domingo, março 14, 2010

Ac. Viseu FC 1 - 0 FC Arouca



O Académico de Viseu venceu esta tarde a equipa do Arouca por 1-0. Uma exibição fantástica da formação academista, que não deu quaisquer hipóteses à equipa vice-líder da prova.

Académico de Viseu: Augusto (Rui Marcos, 45), Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico (c), Fernando Ferreira, Marco Almeida (Everson, 18), Tomé, Hugo Seco (Paulo Gomes, 64) e Guima. Treinador: António Borges.

Arouca: Pedro Soares, Filipe Babo, Fernando, Hélder Silva (c), Pedro Santos (Emerson, 66), Bruninho, André Soares, Jorge Leitão, Beré (Zongo, 61), Diogo Santos e Paulinho (Mário Loja, 64). Treinador: Henrique Nunes

Expulsões: Fernando Ferreira 47, Zongo 75

Golo: Marcelo Henrique 54 g.p. (1-0)


Foto: Diário Viseu

A verdade é só uma: o Académico fez tudo para merecer esta vitória, e conseguiu para satisfação de todos. Desde cedo se percebeu que os jogadores academistas iam dar tudo neste jogo, e foi o que aconteceu. Só para se ter uma ideia, na primeira metade, o Arouca não chegou com perigo à baliza de Augusto. Já os viseenses, desperdiçaram algumas ocasiões para fazer o golo nos primeiros 45 minutos. Primeiro M. Almeida, após cruzamento de F. Ferreira, por muito pouco não fez o golo; depois Guima, num remate já dentro de área; a ocasião mais flagrante foi mesmo a de Everson, que já tinha entrado para o lugar do lesionado M. Almeida. O jogador do Académico tira dois adversários do caminho e remata, mas o guardião arouquense não lhe permite o golo. Faltava o golo à aguerrida equipa do Académico.

No segundo tempo, logo no 3º minuto, um dos “casos do jogo”. O Sr. árbitro quis ser protagonista e F. Ferreira é expulso. O jogador academista ganha posição e é carregado na área de rigor. O árbitro além de nada assinalar, transforma a grande penalidade em simulação de F.F., mostrando-lhe o segundo amarelo e consequente expulsão. A partir daqui, o árbitro comete erros atrás de erros. Aos 56 minutos, num lance que oferece muitas dúvidas, para não dizer que foi uma espécie de compensação, o árbitro marca penalty a favor do Académico. Marcelo com frieza fez o 1-0, e pôs em êxtase o estádio do Fontelo. Pouco depois, Hugo Seco consegue isolar-se e é carregado por um defesa do Arouca, mas o árbitro decide-se, apenas, por mostrar amarelo ao jogador forasteiro. A jogar com 10, o técnico António Borges colocou o experiente P. Gomes, para o lugar de Hugo Seco. E mais uma vez o treinador academista acertou. É verdade que o Académico recuou no terreno, tentado explorar o contra-ataque por Tomé, Everson ou Guima. A equipa uniu-se, e Rui Marcos mais uma vez mostrou ser um guardião seguro, o que tranquilizou a equipa e adeptos. O mesmo jogador teve tempo para brilhar já no tempo de compensação com uma defesa apertada. O Académico foi a equipa mais forte, mais unida, mais coesa, e saiu do Fontelo debaixo duma forte ovação, diga-se, mais que merecida.

Esta vitória faz com que o Académico mantenha a mesma posição, a 12ª posição, agora com 27 pontos. A luta continua! Parabéns Académico pela fantástica vitória!

16 comentários:

Blade disse...

Excelente resultado para o nosso Académico!

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Óptimo resultado! Contudo, convém recordar que o Académico ainda se encontra em 12º lugar (não garante a permanência) em virtude da vitória do União da Serra.

Vamos Académico!
Rumo à manutenção

domingo, 14 março, 2010
João Nunes disse...

O Académico hoje, sem fazer um grande jogo, mereceu ganhar, e conseguiu empolgar o publico presente.
Na primeira parte dominámos por completo o jogo, mas jogamos sempre com pouca determinação, mas mesmo assim poderíamos ter ido para o intervalo em superioridade no marcador.
Curiosamente a equipa acordou com mais uma daquelas habilidades das equipas de arbitragem, que mais uma vez nos quis prejudicar.
Foi em inferioridade numérica que mostrámos a garra que até aí tinha faltado, e foi aí com a ajuda do publico, que nos chegámos á frente no marcador. Os árbitros quando são maus compensam erros com outros erros( quero acreditar que havia observador no estádio, porque desconfio muito do brinde que o Sr. do apito nos deu quando marcou o penalty que deu o nosso golo).

Depois nos minutos finais foi o sofrimento do costume. Parece que a bola é de metal e a nossa baliza é o himen, tamanha é a dificuldade em afastar a bola da nossa área, e tamanha é a dificuldade em circular, e manter a bola em nosso poder.

Foi uma grande vitoria, contra um adversário a quem me sabe muito bem ganhar.

Ps. A equipa do Arouca: é esta a equipa que está em segundo lugar? Muito, muito fraquinha... que má imagem deixou em Viseu, com tão fraco futebol.

Ps. Ac. De Viseu: Não percebo como pode uma equipa como a nossa jogar em pontapé para a frente, com bons executantes técnicamente, temos de trocar mais a bola. O Augusto ou o Rui Marcos, têm de colocar a bola nos defesas, estes têm de a deixar no trinco seja ele o Calico, o Paulo Gomes, ou o F.F., e os alas têm de se desmarcar. O que se viu na 1ª parte foi pontapé para a frente, e o Guima que se desenrasque.

Isso não é futebol caro amigo António Borges, ponha os homens a jogar de pé para pé, porque temos equipa para isso, e garanto-vos que quando o fazemos damos futebol espetáculo.

Força Académico, hoje homenageámos em uníssono equipa/publico, o nosso clube. Grande festa no fim do jogo

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Oliv. Bairro 1-4 Monsanto
Pampilhosa 0-2 Praiense
Ac. Viseu 1-0 Arouca
Marinhense 1-1 Operário
Tourizense 0-0 Mafra
UD Serra 2-0 Sertanense
Esmoriz 2-0 Tondela
Eléctrico 2-0 Vitória do Pico


1 Pampilhosa 43
2 Tourizense 39
3 Arouca 39
4 Sertanense 35
5 Esmoriz 35
6 Praiense 35
7 Tondela 35
8 Mafra 34
9 Operário 31
10 UD Serra 29
11 Marinhense 28
12 Ac. Viseu 27
13 Eléctrico 25
14 Monsanto 25
15 Oliv. Bairro 23
16 Vitória do Pico 19

domingo, 14 março, 2010
Unknown disse...

Excelente jogo, com ritmo, emoção, casos (que se dispensavam). O público presente esteve bem no apoio ao Académico, num dia excelente (muito sol, sem calor), num relvado excelente!
O Fontelo é um epaço magnífico, o Académico um clube com tudo para merecer o apoio de mais e mais pessoas no seu estádio! Presisamos de mais sócios e adeptos.

Falando do jogo de forma muito rápida. O Académico e o Arouca na 1ª parte equivalem-se de alguma forma, em jogo jogado, mas as melhores oportunidades são do Académico. Na 2ª parte o Académcio entra muito forte e logo no início, F. Ferreira, entra na área pelo lado esquerdo, passao adversário e é derrubado, sem quaiqer dúvidas .Penalti indiscutível. O árbitro que já anteriormente havia amostrado um cartão amarelo a FF, sem qualquer razão, considera que houve simulação e mostra 2ª amarelo expulsando F. Ferreira. O penalti é indiscutível, mas se o árbitro tem dúvidas, não marca, agora o cartão é que não tem a mínima razão de ser, pois Fernado não simula, nada rigorosamante nada.

O Académcio, a jogar com 10 cria as melhores jogadas e várias oportunidades de golo.
Surge então, uma jogada, em que o guarda-redes do Arouca, faz falta sobre Everson. O árbitro assinala o penalti (este bem menso claro, do que sobre FF). O Académcio faz 1-0 e daí em diante continua a criar oportunidades e a jogar bem. O Arouca começa a eeuilibrar e o Académico defende como pode, bem, mas um pouco recuado. Em saída para o ataque, falta feia sobre Tomé e explusão do jogador do Arouco. Novamente 10 contra dez, o Académico gere bem a vantagem em consegue uma vitória justo e muito importante!

O Arouca, vai ganhar a série, por falta de comparência do Académico, pois estas 2 equipas são claramente as melhores desta série. Pena o Académico, não ter aparecido, logo no início do campeonato!

Para o Ano, temos que logo deste o 1º jogo, assumir que estamosnesta divisão para lutar claramente para SUBIR!

Este ano, há que assegurar rapidamente a manutenção e olhar para o 4º lugar (tal como o Sporting :-) que está apenas a 8 pontos. Nunca se sbae que arranjo se pode vir a fazer nos campeonatos, por isso, e não só, é importante acabar o mais acima possível, pois a Divisão de Honra pode vir a ser reformulada, e isso irá mexer certamente com a 2ª Divisão.

Força Académcio!

Carlos Silva

P.S. não sei quais os resultados da campanha, mas parece-me que já deu alguns resultados, pois na superior já se viam algumas (poucas) centenas de pessoas, ainda assim, mais do que no Naval - Leiria. Há que continuar com a divulgação da campanha, pois está no caminho certo!

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Muito coração e pouco futebol. Jogamos bola na frente e fé no Guima. Rui Marcos deu segurança quando a equipa tremeu atrás. A vitória foi justa, pelo que os jogadores correram e se entregaram ao jogo, mas é preciso mais futebol. Vamos primeiro assegurar a manutenção para depois ver se a equipa se liberta e joga um bocadinho mais à bola. Mas foi bom.

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Grande Académico...

Unidos somos muito fortes, foi um grande jogo da nossa parte.Pareceu-me que com a união da equipa, a quando da expulsão(injusta) do FF, foi essencial para a vitória.Quanto á equipa do arouca, ficou a ideia que tem um ataque forte, mas a defesa muito permeável, aqueles centrais quando o Académico apertava tremiam todos.

Ps: A direcção voltou a não separar os adeptos da casa e os visitantes.Toda a gente se lembra dos confrontos do jogo com o Porto, se alguns adeptos forasteiros vierem com más intensões (que desta vez não foi o caso) as coisas podem-se complicar muito.Será dificil fazer divisão de bilhetes??Acorda direcção...

Sprees

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Ou alguns da casa terem más intenções, ou são só os outros os maus?

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

A saparação dos bilhetes é só para as claques. Quando vou a qualquer campo ver os jogos do Académico ninguém me pergunta se sou do Académico ou dos outros e entro para junto deles, sem problemas. Mas se fosse um grupo grande, em claque com viagem organizada, talvz se justificasse

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Boa noite amigos academistas hoje mais do que 1 bom jogo assistiu-se a 1 jogo de garra e atitude de 1 equipa que só tenho pena não ser treinada por este senhor desde início e ter todos os jogadores disponíveis para a luta que certamente estaríamos aqui a falar de subida de divisão.
Em relação ao jogo tivemos mais uma vez 1 artista com apito que não nos vinha dar nada desde a entrada a matar ao Marco Almeida que o tirou do jogo e nem amarelo foi, passando pela expulsão ao Fernando que não só foi mal expulso como ainda ficou 1 penalti por marcar e ficámos com 10, não fosse a união e atitude da equipa e não tínhamos conseguido.
Força académico , força Rui , Álvaro e espero que tenhamos Augusto e Marco para a próxima batalha.

Bruno Gonçalves

domingo, 14 março, 2010
Pedro disse...

Embora acompanhe os resultados ao minuto em quase todos os fins de semana, o facto de morar na Maia não me dá grandes hipóteses de assistir ao vivo aos jogos.
Hoje consegui ir, embora só na 2ª parte. Já nao ia ao Fontelo para jogos de campeonato há anos.. anos mesmo. O último foi um Académico - Oliveira do Bairro em que o Rui Santos era uma jovem promessa e se lesionou gravemente. De resto, só 2jogos para a Taça e 1 particular.
Portanto, a alegria de sair do estádio com uma vitória vista ao vivo foi excelente, muito boa mesmo.
Pelo que vi, a equipa parece de facto unida e confiante em conseguir cada vez mais pontos.
O meio campo talvez precisasse de mais bola, como diz o João, mas também nao temos todos os jogadores disponíveis.
Ainda acredito que conseguimos chegar aos 9 primeiros.
O próximo jogo a que devo ir é a Esmoriz para o último jogo, já para a festejada manutenção, espero!!

Abraços ,
Pedro Simões

domingo, 14 março, 2010
Anónimo disse...

Jogos com equipas grandes são sempre adeptos separados, claro que não podem proibir as pessoas de comprar bilhete para um central, mas se fizerem uma fila de venda de bilhetes para adeptos da casa e adeptos de fora, certamente evitam muitos problemas. Vejam o que aconteceu no Lousada-Boavista, se fosse em Viseu certamente seria muito complicado, muito mais do que o que aconteceu.
Sprees

segunda-feira, 15 março, 2010
Diário Regional I disse...

O Académico de Viseu deu ontem uma lição de humildade ao Arouca, 2.º classificado da tabela, sobretudo porque foi uma equipa unida, solidária, agressiva q.b. e que mostrou um espírito de entreajuda pouco visto, sobretudo quando se viu durante cerca de 30 minutos em desvantagem numérica. Fica, por isso, a pergunta. Porque não se jogou, ou joga, mais vezes assim?
António Borges colocou em campo um 'onze' muito próximo do habitual, com Marco Almeida no seu lugar natural (de extremo) e Rúben a ocupar a lateral direita. Augusto repetiu a titularidade já trazida da deslocação ao campo do Praiense. Álvaro e Rui Santos continuam a ser 'cartas' fora do 'baralho' pelos motivos já sobejamente divulgados.
Expectativas em alta para este encontro que mereceu sol e o mesmo desfecho da partida realizada na 1.ª volta, apenas com a inversão no nome das equipas. Ganhou, novamente, a 'turma' da casa com um golo de grande penalidade.
Entraram bem melhor os academistas que aos 6 já podiam estar a vencer. Fernando aproveitou desentendimento defensivo para cruzar pela direita. O guardião Pedro Soares desvia subtilmente com uma 'palmada' mas o suficiente para Marco Almeida não conseguir desviar para golo. Marco que seria substituído pouco depois por Everson, devido a lesão.
Com o Arouca 'atrofiado', continuava a ser o Académico a 'mandar' no jogo. Aos 20', e após cruzamento de Everson, Guima cabeceou à figura de Pedro Soares, deixando os adeptos com o grito de golo a meio.
A primeira jogada de algum perigo para Augusto foi criada por um 'conhecido' do futebol viseense: Beré. O brasileiro tirou 3 do caminho e rematou à figura do guarda-redes viseense que, certamente por causa do sol que lhe batia de frente, defendeu de forma estranha a dois tempos com a bola a passar-lhe, primeiro, por cima.
Voltou o Académico a estar perto do golo com Tomé, após hesitação dos 'centrais' de Arouca, a rematar rasteiro para defesa segura.
À beira do intervalo, Diogo Santos quase marcou para os visitantes mas o seu cabeceamento saiu ao lado. Isto pouco antes de Augusto ser a segunda contrariedade para António Borges. O guardião ter-se-á ressentido da lesão na coxa ao pontapear o esférico e teve de ser substituído por Rui Marcos. Daqui nada de grave, até porque Marcos revelou-se seguríssimo no resto do encontro.

segunda-feira, 15 março, 2010
Diário Reginal II disse...

Fernando expulso
Não poderia começar pior a 2.ª parte para o Académico. Aos 47 minutos, Fernando Ferreira, em boa jogada pelo lado esquerdo, tirou um adversário do caminho e cai na área. Sem esboçar grande 'protesto' por eventual grande penalidade, o número 18 dos viseenses vê o árbitro mostrar-lhe o segundo amarelo e consequente vermelho. Caía o 'Carmo e a Trindade' no banco academista, onde António Borges mostrava sinais de nervosismo pouco comum. Ainda assim, não havia caso para tanto, até porque começaria aí o melhor período do Académico, mesmo jogando com menos um. Aos 50', Everson sozinho ao 2.º poste cabeceou para fora e aos 53', com remate potente, obrigou Pedro Soares a defesa apertada para canto. No seguimento deste, e após algumas 'carambolas' na área, o guardião do Arouca choca com Everson na tentativa de evitar o remate do brasileiro. Sem dúvidas, o árbitro assinala grande penalidade que Marcelo converteu com sucesso.
A perder, e sabendo que o líder Pampilhosa não fazia melhor, Henrique Nunes apostou tudo no ataque com as entradas de Zongo e Emerson mas foram os da casa que, novamente, podiam ter marcado. Primeiro Guima cabeceia por cima e depois é Everson que volta a não aproveitar uma 'prenda' de Tomé para facturar.
A partir daqui, e a 20 minutos do fim, os viseenses encostaram à defesa e começaram a jogar 'feio', como, aliás, se espera de uma equipa em inferioridade numérica e a vencer. A defender com 9 homens (Guima sozinho na frente), o Académico foi quase sempre muito coeso e extremamente seguro, tendo em Rui Marcos um alicerce fundamental já que tudo o que foi 'chuveirinho' do Arouca acabou nas mãos dele.
De resto, foi o guardião academista que salvou o resultado com uma defesa já nos 'descontos' a um cabeceamento defeituoso de Guima (?) para trás.
Antes disso, nota para a expulsão de Zongo por entrada 'a matar' sobre Tomé e para mais uma enorme defesa de Marcos a remate de Jorge Leitão.
Vitória inequívoca da equipa que mais e melhores oportunidades de golo criou perante um adversário que acabou 'engolido' numa teia de sacrifício e entreajuda dos academistas que, diga-se, deram a resposta em campo que um 'blackout' nunca poderá dar fora dele.
Boa arbitragem de Ricardo Lourenço, embora com exagero na expulsão de Fernando, talvez compensado com o penálti sobre Everson.

segunda-feira, 15 março, 2010
academicodeviseu.pt disse...

O Académico de Viseu bateu no Fontelo, “sem apelo nem agravo”, o Arouca por 1-0. Bateu um Arouca que é um dos maiores candidatos a vencer a Zona Centro e que tem nas suas fileiras jogadores de inegável valor. Contra tudo isto, e muito mais, bateu-se o Académico com enorme galhardia superiorizando-se em classe e em entrega ao seu valoroso adversário.


Na primeira parte o Académico esteve perto do golo por três ocasiões e o Arouca só por uma vez incomodou o guardião academista. Neste jogo, mais uma vez, o azar das lesões bateu à porta dos academistas, Marco Almeida teve que sair aos 18 minutos e sobre o intervalo foi Augusto que teve que ceder o seu lugar a RUI Marcos.


No início da segunda parte dá-se o caso do jogo, Fernando Ferreira foi atropelado na área visitante com o árbitro a errar a duplicar, primeiro porque não marcou a inequívoca grande penalidade e depois porque expulsa Fernando Ferreira por acumulação de amarelos por, pasme-se, simulação. Aos 54 minutos o Académico chegou mesmo ao golo, desta vez Ricardo Lourenço viu a falta sobre Éverson e na transformação da grande penalidade o 32 academista, Marcelo Henrique, atira a contar. A partir daí o Arouca carregou sobre a área academista mas foi o Académico de Viseu que esteve sempre mais perto do segundo golo.


Vitória justa dos academistas rumo à manutenção!

segunda-feira, 15 março, 2010
Anónimo disse...

Grande vitória do Académico. Relativamente ao Black Out, continuo a não ter dúvida que só interessa a uma pessoa, ao sr. monteiro, que fica com o rabinho a tremer, ele e o senhor que treinou o Nelas. Já agora aproveitem e no próximo fim de semana,vençam o jogo nos Açores, e colocoquem o sr. Black... Out of The Plane.

terça-feira, 16 março, 2010