terça-feira, agosto 26, 2008

Afinal, foi Bem assinalado o "tal" "penalty".

Segundo um grande "especialista" do futebol mundial, como é o caso do Sr. Rui Cartaxana, jornalista do Record, o penalty que foi assinalado a favor do Trofense, foi bem assinalado. Diz este senhor: "Tem, pelo menos, uma base regulamentar aplicável. Trata-se, de resto, de uma conhecida recomendação do International Board".

Para que não restem duvidas da lucidez deste Sr. Jornalista, passamos a transcrever a sua leitura deste caso:

"Contra o coro de críticas, protestos e até ameaças que começaram em Paulo Bento e se espalharam em rede por comentadores encartados, ex-árbitros-comentadores e outros especialistas, o penálti assinalado pelo juiz-auxiliar Luís Ramos, que o árbitro Paulo Baptista confirmou, foi bem assinalado. Tem, pelo menos, uma base regulamentar aplicável. Trata-se, de resto, de uma conhecida recomendação do International Board, a que a FIFA deu seguimento, e que, pelo menos os senhores árbitros tinham obrigação de conhecer, a começar pelo sr. Paulo Baptista.

Que diz a tal recomendação? Que os senhores árbitros, perante um jogador defensivo que inicie uma acção faltosa sobre um atacante fora da grande área (por ex., um agarrão), que venha a terminar dentro da grande área, devem assinalar grande penalidade! Precisamente o que aconteceu (o agarrão do texto da recomendação é apenas um exemplo) no jogo de sábado entre o Sporting e o assustador Trofense.

O mais surpreendente em tudo isto foram as proporções do protesto “oficial” leonino em relação a uma jogada quando a equipa já ganhava, não ao FC Porto ou ao Benfica, mas ao Trofense, e por uma margem folgada (3-0), uma jogada, como se viu, sem consequências para os donos da casa (a expulsão de Polga era inevitável, em qualquer circunstância). Mas eis que, de súbito, como se se tratasse do principal jogo da jornada, colunistas, especialistas e alguns jornalistas apareceram a fazer amém às queixas de Paulo Bento, arrasando, não o árbitro Paulo Baptista, que pôs o rabinho de fora, reconhecendo um erro que não cometeu, mas o pobre juiz auxiliar Luís Ramos.

Um jornal desportivo, como quem colabora para o clima de violência social de um País que deixou de ser de brandos costumes, anunciava ontem em parangonas balísticas que “Luís Ramos está sob a mira da SAD leonina”. O que é preocupante, para lá do surto de amnésia colectiva sobre normas regulamentares que deviam ser conhecidas, e respeitadas, é a dimensão das reacções a uma decisão de uma equipa de arbitragem, sem consequências, num jogo em que os donos da casa esmagaram o seu frágil adversário. O que não seria, se fosse num jogo importante e uma decisão com influência no resultado?

As generalizações sobre a arbitragem feitas pelo treinador do Sporting, antes e depois deste caso, no seu estilo sincopado e repetitivo, mostram, aliás, um Paulo Bento tenso e irritável (como se viu nalgumas respostas a jornalistas), o que constitui para mim, que o tinha por um homem tranquilo, uma surpresa. E um mau sinal para, como acentua sempre o doutor Hermínio, esta Liga Sagres…sem álcool." - Crónica assinada por Rui Cartaxana no Record de 25/08/08

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje o árbitro auxiliar já reconheceu que também errou. Este texto do Sr. Cartaxana é um delírio "lampiónico"

terça-feira, 26 agosto, 2008
João Nunes disse...

Cheguei a ter o Record em boa consideração, e até é o jornal desportivo a que dou preferência, mas com artigos destes, se calhar vou ter de deixar de comprar.

Existe muita juventude a acabar o curso de Comunicação Social. Por favor Sr. Rui Cartaxana, dê lugar aos mais novos, pode ser que sejam mais isentos e inteligentes...

terça-feira, 26 agosto, 2008
Anónimo disse...

Este Senhor anda xéxé. A lei diz que um jogador que comece a ser agarrado fora da área e acabe dentro é penalti. Aqui o caso é outro: a falta foi cometida fora da a´rea...não há contacto nenhum dentro desta, pelo que tem de ser assinalada onde o Polga faz o contacto com o adversário. a falta é marcada no ultimo sitio do contacto. Imagina um atleta rasteirado a 10, 15 metros da área...rebola até dentro desta e é penalti. Mesmo burro este homem.

terça-feira, 26 agosto, 2008
Anónimo disse...

Viram o Trio de Ataque?viram o falhado do milhafre este comsegue ser pior que o Cartachana,mas é de bradar aos ceus é:o Sr.O.e Costa assiste impávido e sereno e não sai em defeza do P.Bento e do clube quando aquele milhafre depenado ataca o SCP.

sexta-feira, 29 agosto, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ainda perde tempo a ver esse tipo de programas?

sábado, 30 agosto, 2008
Anónimo disse...

sem duvida é um erro grosseiro o penalty a favor trofense,mas já agora pergunto eu,aossportinguistas não teria havia uma grande penalidade em braga? espero que haja alguma ponderação principalmente quando chamam nomes de animais a homens.

Luis Simoes

quarta-feira, 03 setembro, 2008