quarta-feira, junho 06, 2018

Aniversário do «Quinhentinhos»!


Na época 92/93 o Académico disputava a IIB, Zona Centro, e lutava para subir à Segunda Liga. Foi uma luta titânica com o Caldas SC, com a subida a decidir-se no último jogo da temporada, curiosamente nas Caldas da Rainha selada, com um golo de Besirovic. Esse jogo está recordado aqui.

Como vencedor da zona centro o Académico apurou-se para a Liguilha que ia decidir o campeão nacional, juntamente com o Leça FC (Norte) e Portimonense SC (Sul). Em Leça o Académico perdeu por 3-0 e a ficha de jogo foi a seguinte:


Foto:record.pt

Estádio do Leça, 6 de Junho de 1993
Jornada de apuramento de campeão
Árbitro: José Guímaro (Porto)

Leça: Paulo Brás; Quim Santos (Stielik, int), Armando, Dusco e Adalberto; Fernando, Jarrais e Lourenço (Tião, 61); Lopes, Domingos e Cerifo. Treinador: Fernando Festas.

Ac. Viseu: José Miguel; Rogério, Sérgio (Rocha, 75), Nilson, Cartaxo e Arsénio; Luís Vouzela, Besirovic e Quim (Cláudio, 79); Zé de Angola e Muller. Treinador: José Moniz.

Golos: Dusco 45 gp (1-0), Jarrais 80 (2-0), Cerifo 84 (3-0)

Na crónica, do jornal Record, não há qualquer referência à arbitragem. No entanto o nosso treinador, José Moniz, fez vários reparos ao trabalho do trio comandado por José Guímaro. Dizia o seguinte: «penso que a arbitragem deu cabo da moral dos nossos jogadores, porque os dois primeiros golos foram autenticamente oferecidos pelo árbitro.»

Podia ser apenas desculpa de mau perdedor? Até podia, mas o certo é que o árbitro dessa partida seria mais tarde detido, julgado e condenado por ter beneficiado a equipa da casa, a troco de quinhentos contos (2500 Euros). Um caso que ficou conhecido como o «Quinhentinhos».

Como não podia deixar de ser, o caso demorou anos a resolver-se. Como castigo o Leça FC, que, entretanto, estava na Primeira Divisão, foi relegado para a Segunda Liga. Quanto ao Académico nunca foi ressarcido por ter sido, deliberadamente, prejudicado!

Faz hoje 25 anos!

1 comentários:

Anónimo disse...

E mais um crime se avizinha!!
O Santa Clara prepara-se para seguir para a I Liga com aldrabices e mais aldrabices, algumas delas que já foram castigadas em outros clubes com perdas de pontos, que num caso deu descida de divisão!!
Portanto, a gravidade do que aconteceu está mais que reconhecida, mas agora, como a justiça ia ser para o nosso Académico, parece que já não vai ser assim, o santa Clara paga umas multitas e ficamos assim!!!!!!!!!
Quinhentinhos ou Queijinhos açorianos, vai tudo dar ao mesmo, desde que o Académico seja prejudicado!!!
O crime, em Portugal e no futebol, compensa mesmo! (desde que seja cometido pela gente certa!)

quarta-feira, 06 junho, 2018