quinta-feira, janeiro 04, 2018

Recordar 2017: outubro

O mês de outubro iniciou-se com uma notícia que vinha de setembro, ou seja, Bura ao fazer o jogo nº 82 pelo Académico na Segunda Liga entrou no «top 10» dos jogadores academistas que mais vezes vestiram a nossa camisola na competição em causa.

O primeiro jogo de outubro foi em Aveiro frente à Oliveirense. O nosso clube não perdia frente ao seu adversário desde 2011, éramos o líder, tínhamos 10 pontos de avanço, mas uma má entrada em jogo valeu-nos uma derrota:

Oliveirense 2-1 Ac. Viseu
Estádio Municipal de Aveiro, 7 de outubro de 2017
8ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Sérgio Piscarreta (Algarve)
Ac. Viseu: Peçanha; Joel, Bura, Pica e Lucas; Capela, Bruno Loureiro (Zé Paulo, int) e Fernando Ferreira (Paná, 76); Sandro Lima, Yuri (Avto, int) e Barry. Treinador: Francisco Chaló.
Golos: João Amorim 4 (1-0), Mathaus 17 (2-0), Lucas 24 (2-1)

Apesar da derrota, e também como forma de levantar a moral academista, fizemos questão de mostrar que este era o melhor Académico dos últimos 23 anos.

Tarcísio, que havia sido apresentado como reforço, mas que nunca chegara, deu uma «prova de vida» e assinalámos isso mesmo.

Entretanto chegou o dia de mais uma eliminatória da Taça de Portugal frente ao CD Feirense. O Académico jogou bem, foi superior ao adversário, mas caiu nas grandes penalidades:
Foto retirada do site zerozero.pt

Ac. Viseu FC 0-0 CD Feirense, 3-4 gp
Estádio do Fontelo, 14 de outubro de 2017
3ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Vítor Ferreira (Braga)
Ac. Viseu: Jonas; Joel, Pica, Bura e Kiko; Fernando Ferreira e Capela (c); Erivaldo (Zé Paulo, 102), Paná (Barry, 110) e Avto (João Mário, 69); Sandro Lima. Treinador: Francisco Chaló.
Expulsão: Capela (116)
Desempate: Bura (1-0), Edson Farias (1-1), Kiko falha (Caio Secco defende), Fernando Ferreira (2-2), Ermel (2-3), Sandro Lima (3-3), Briseño (3-4), Zé Paulo falha (Caio Secco defende).

O Académico caía assim da Taça de Portugal, através das grandes penalidades e mostramos como se comportava o Académico com o referido método de desempate.

Voltando ao campeonato, havia um osso muito duro de roer, a visita ao Famalicão onde nunca tínhamos ganho. Mas ganhámos! O que não se sabia é que o Académico começaria aí uma curva descendente, que nos tiraria a liderança, mas não o sonho de subida:
Foto retirada do site do jornal Record

Famalicão 0-1 Ac. Viseu
Estádio Municipal 22 de junho, 21 de outubro de 2017
10ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Ac. Viseu: Peçanha; Joel, Bura, Pica e Kiko; Fernando Ferreira, Paná e Zé Paulo; Erivaldo (Fábio Santos, 86), Avto (Yuri, 90+2) e Sandro Lima (Barry, 81). Treinador: Francisco Chaló.
Golo: Avto 34 (0-1)

Para terminar o mês mais uma deslocação, desta feita ao terreno do Cova da Piedade. Havia 10 pontos a separar as duas equipas e os pontos de diferença manteram-se, já que houve empate:
Foto retirada do site do Académico

Cova da Piedade 0-0 c. Viseu
Estádio José Martins Vieira, 29 de outubro de 2017
11ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa)
Ac. Viseu: Peçanha; Joel, Bura, Pica e Kiko; Capela (c) (Fábio Santos, 86), Fernando Ferreira e Zé Paulo; Avto, Erivaldo (João Mário, 63) e Sandro Lima (Barry, 73). Treinador: Francisco Chaló.

Fernando Ferreira foi eleito o melhor de outubro! 

0 comentários: