quarta-feira, julho 31, 2013

Ac. Viseu FC 1-2 Leixões SC

Estádio do Fontelo, 31 de julho de 2013
2ª Jornada da Taça da Liga, Grupo B
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Cláudio, Paulo Monteiro e Tiago Rosa; Capela, Bruno Loureiro e Luisinho; Leonel, Ouattara e Samir (Zé Rui, 54). Treinador: Filipe Moreira.

Leixões: Jorge Baptista; João Viana, Nuno Silva, Zé Pedro e João Pedro; Cadinha (Materazzi, 85), Anderson (Moedas, 71) e Tiago Lenho (Novais, int); Rúben Saldanha, Moreira e Maillo. Treinador: Pedro Correia.

Golos: Rúben Saldanha 11 (0-1), Moreira 74 (1-1), Capela 76 (1-2)

Foi com o mesmo onze, e com o mesmo banco, que o Académico de Viseu iniciou a partida com o Leixões. Na bancada podíamos ver os mais recentes reforços academistas (João Alves, João Martins, Lourenço e Marco Lança).
Começou melhor o Leixões mas o Académico, aos poucos, foi melhorando parecendo tomar conta da partida. Mas, em contra ataque, o Leixões marcaria mesmo. Lance de perigo na área leixonense e saída rápida para o contra ataque, com o Académico a abrir um enorme buraco no centro do terreno, bola metida na ala e aí só restava esperar ansiosamente que Janota defendesse, não defendeu e o Leixões marcou. Na primeira vez que chegava com perigo à área academista.
A partir daí brilhou Jorge Baptista o guarda redes do Leixões - e que jeito dá ter um guardião assim! Primeiro é Leonel que com um remate do meio da rua obriga o guardião forasteiro a defesa apertada, a bola sobra para a frente e Samir não consegue marcar. Depois é Luisinho a rematar para brilhante defesa do número 1 do Leixões. Pouco depois Luisinho, de novo, a abrir na direita de forma excelente com Leonel a rematar de pronto e Jorge Baptista, com alguma sorte, a desviar.
Ao intervalo o 0-1 era manifestamente injusto.
A segunda parte teve pouco para contar. O Académico foi a primeira equipa a estar perto do golo mas Cláudio de cabeça atirou por cima, isto já com Zé Rui no lugar de Samir. E de repente o Leixões chegou ao 0-2. Um lance esquisito, após um lançamento lateral, e um jogador do Leixões a desviar para o 0-2. Um golo sofrido de forma inadmissível nos campeonatos profissionais.
A perder por dois o Académico foi com tudo para cima do Leixões mas o máximo que conseguiu foi reduzir por Capela - outra vez Capela!
O resultado pode parecer injusto - e foi - mas mostrou as lacunas existentes no plantel academista.
Com este resultado, e com a vitória do Penafiel no terreno do Atlético, resta esperar que o Académico vença em Penafiel, para depois fazermos as contas.
Em frente Académico!

José Carlos Ferreira, sócio 325 do AVFC

5 comentários:

--FD disse...

Penso que o Académico merecia, pelo menos, o empate. O Leixões entrou melhor em jogo mas aos poucos o Académico foi crescendo. O Leixões chegou ao primeiro golo num lance que me pareceu fora-de-jogo (aguardo pelas imagens mas do sítio onde estava sentado penso que a bandeirola devia ter sido levantada). O Académico continuou a mostrar dificuldades em atacar e o jogo foi-se arrastando até ao intervalo. No intervalo assistiu-se a uma escaramuça entre a claque e o director desportivo do Académico (cenas obviamente dispensáveis). O jogo recomeçou e na segunda parte o Académico foi claramente superior. Esteve em cima do Leixões e, na minha opinião, ganhou com a entrada do Zé Rui para o lugar do Samir. Numa altura em que se aguardava o golo do Académico, o Leixões chegou ao golo numa jogada bastante estranha. Nos festejos, a equipa do Leixões teve tempo para ir festejar com a sua claque, para voltar ao seu meio-campo em passo lento e para beber água. Isto tudo com a conivência do árbitro... O Académico ainda conseguiu marcar o golo de honra mas infelizmente não foi suficiente para o empate. Mais um golo de Capela.

Nada está perdido e só existe um pensamento possível para o jogo contra o Penafiel: vencer!

Na minha opinião os melhores jogadores foram o Cláudio, Luisinho, Bruno Loureiro e Capela. O Tomé, principalmente na primeira parte, também esteve bem.

O árbitro esteve desastroso e para além do primeiro golo do Leixões que deixou dúvidas, perdoou um penalti contra o Leixões (do sítio onde estava sentado não houve margem para dúvidas) e uma expulsão do número 13 do Leixões.

Força Equipa, vamos dar a volta!
Força Académico de Viseu!
Eu acredito!

quarta-feira, 31 julho, 2013
Anónimo disse...

Bom jogo do Académico. Tem defesa, meio campo, mas ataque, não. Precisa de um ponta de lança urgentemente! Samir é constrangedor. Com um ponta de lança decente, tínhamos ganho de caras. Força académico!

quarta-feira, 31 julho, 2013
Anónimo disse...

As datas para inscrições de jogadores nesta fase da taça da liga já devem ter passado e apenas inscrevemos estes 16, é a única explicação que encontro para em 2 jogos seguidos (e no próximo deve ser igual) apenas termos 5 suplentes, 1 deles guarda redes e 2 centrais...

quarta-feira, 31 julho, 2013
Anónimo disse...

Só para esclarecer: a escaramuça foi com o Diretor de Segurança e não com o Diretor Desportivo.As inscrições na liga são até 31 de Agosto.

quinta-feira, 01 agosto, 2013
Anónimo disse...

Não vi o jogo e por isso não posso tecer grandes considerações, no entanto e pelo que foi dito e esctrito tudo leva a crer que a nossa equipa está no bom caminho, está em construção, como Filipe Moreira afirmou e há que ser paciente e não pedir o Céu e a Lua de um dia para o outro.

Domingo estarei em Penafiel e acredito que sem pressão excessiva, o Académico pode ganhar o jogo e passar em frente, o que seria algo de extraordinário, para uma equipa que, repito, está ainda em, fase de construção.

Quanto à produção do nosso ataque temos que ser pacientes e dar tempo ao tempo, pois o lugar de avançado centro é o mais dificil do futebol e o jogador que ocupar essa posição tem de ter a tranquilidade necessária, vinda de dentro e de fora para poder decidir bem, em frações de segundo de modo a poder fazer golo, pois a diferença entre golo e ao lado, é quase nenhuma!

Vamos APOIAR e estar orgulhosos de finalmente termos o Académico nos Jogos com visibilidade. Somos novamente um Clube com dimensão NAcional e vamos tudo fazer para que esta rota de crescimento tenha tudo para andar. Roma e PAvia não se fizeram num dia!


Força Rapazes!
Força Filipe Moreira!

Cumprimentos,

Carlos Silva

quinta-feira, 01 agosto, 2013