quarta-feira, julho 17, 2013

Ac. Viseu 1 - 2 GD. Chaves ( jogo preparação )

( Foto Gil Peres / Abola )

O Académico efetuou hoje mais um importante teste, desta vez frente ao Desportivo de Chaves.

Recorde-se que a equipa de Chaves, ainda ontem jogou contra o Leixões e venceu por 2 bolas sem resposta, mas engane-se quem estava á espera de um Chaves "cansado".

O Académico alinhou com Janota, á sua frente três centrais, Issouf, Claudio e Paulo Monteiro, mais á frente Rosas e Raul, Leonel e Capela, no meio campo, á frente Zé Rui, Luisinho e Wendel.

Filipe Moreira, quis assim testar um esquema tático com três centrais, defesas laterais mais adiantados, dois médios organizadores e na frente trocas constantes de flanco entre Luisinho e Zé Rui, com Wendel, na frente de ataque.

O Académico dominou a primeira meia hora de jogo, com trocas constantes de bola demonstrando já algum entendimento entre os seus jogadores. De realçar que devido ao calor á hora de jogo, a bola rolava sem grande velocidade, mas o suficiente para o Académico ter criado 3 grandes calafrios á defesa flaviense por intermédio de Zé Rui, Luisinho e Wendel.

Foi contra a corrente do jogo que num contra-ataque a equipa flaviense fez o golo, com o seu jogador a fugir pela esquerda, passando por Issouf e Rosas, e rematando cruzado á entrada da área, fazendo a bola entrar no lado direito da baliza de Janota.

Logo a seguir, Capela vai á linha, entra na área e serve Luisinho que rematou torto ao lado.

Por volta dos 40m de jogo Filipe lança Ouattara e Yang, para o lugar de Wendel e Zé Rui.

A segunda parte, contrariamente ao que aconteceu contra o Sporting B, trouxe aos adeptos, um jogo amorfo, muito em virtude do grande numero de substituições.

Logo no reatar da partida, num lance confuso de contra ataque, o Chaves chega ao segundo golo. Um daqueles golos que não devem acontecer, bola em profundidade pelo centro do terreno, o jogador flaviense aparece entre os jogadores academistas, remata de fora da área, Janota ainda toca na bola, mas esta passa-lhe por baixo do corpo. O guarda redes academista, podia e devia ter feito muito melhor. 

A partir daqui o treinador academista começa a rodar a equipa, lança Bruno e Tomé para os lugares de Luisinho e Leonel, e Zé Augusto para o lugar de Raul, Nanissio por Capela, Tiago Gonçalves por Issouf, Diogo Villa por Paulo Gonçalves.

O Académico jogava de forma lenta, mas nesta fase do encontro o Chaves já só fazia o essencial para manter a vantagem no encontro. 

Era através de Bruno e Tomé que a equipa se chegava um pouco á frente de ataque, e após alguns pontapés de canto conquistados eis que surge o golo academista. Confusão no centro da área com os centrais flavienses, a não conseguires afastar a bola e Samir no centro da área, a dar um "biqueirada" na bola para dentro da baliza adversária.

 Notas finais:

O Chaves parece já ter a sua equipa base constituída, uma equipa bem organizada, forte na defesa, meio campo "musculado", e frente de ataque muito rápida.

O Académico ainda está em fase de testes, com muitas substituições, e ainda com muitos jogadores á experiência. 

Yang não deverá ser opção uma vez que se revelou muito lento, e Filipe Moreira concedeu-lhe muito pouco tempo de jogo, uma vez que entrou quase no fim da 1ª parte e saiu logo no inicio da segunda.

Wendel, apesar de ter apenas 19 anos, parece uma boa aposta! Baixinho, muito rápido nas desmarcações, excelente técnica e bom entendimento com os colegas, excelente a procurar as posições na área adversária. Se nos pareceu que as bolas altas não serão concerteza o seu ponto forte, fica a sensação que o nosso pequeno "Romário", pode fazer alguns estragos nas defesas adversárias.

Está quase a começar a nossa "guerra", é tempo de afinar as "armas".

Força Académico, não te abandonamos, estamos sempre contigo.

Apoiem o nosso clube, façam-se sócios, e venham puxar pela nossa equipa!


João Nunes ( sócio nº 100 )







6 comentários:

Unknown disse...

Ja contra o Sporting b o janota se demonstrou muito receoso de sair às bolas. Na minha opinião ou ele perde o medo ou vamos sofrer muitos calafrios durante a época

quarta-feira, 17 julho, 2013
Anónimo disse...

ai que jogo tao fraquinho meu deus... acho que ja toda a gente viu que 3-5-2 ou 3-4-3 nao é tatica para ninguem... so o iluminado é que continua a teimar!
mas antes agora do que no campeonato!

quarta-feira, 17 julho, 2013
Anónimo disse...

Jogo de preparação, é assim que tem de ser analisado, um treino com público, o que por vezes dificulta o trabalho dos jogadores e do treinador. Estamos ainda a fase de testes com sucessivas entradas e saídas de jogadores, com vários esquemas táticos em teste com muito calor, com ainda pouco tempo de trabalho, ou seja tudo ainda muito prematuro para se fazerem análises sobre a real valia da equipa em competição.

Daquilo que vi, o que mais gostei foi a solidez da equipa no jogo contra o Sporting, algo que hoje não aconteceu, pois em 2 3 lances o chave criou muito perigo e fez golos. Há várias soluções para os vários lugares.

Há esquemas táticos difíceis de implementar e vale a pena ver todas as alternativas e trablhar aquelas que deem mais garantias de sucesso e que mais facilmente possam ser assimiladas pelos jogadores, refiro-me obviamente aos 3 homens (centrias) na defesa que é um sistema que para correr bem precisa de muito tempo, muito treino e ainda assim os riscos são grandes.

A equipa tem de ter várias soluções táticas para quando os resultados são adversos e tem de subir no terreno d eoutra forma, com outtra velocidade com mais homens deixando menos gente no sector recuado, ou seja arriscando mais.

Quanto a Yang e a Samir ainda não deu para ver, em concreto, se resolverão os nossos problemas ofensivos, mas há que dar tempo ao tempo e hoje Samir fez um golo numa altura em que o futebol jogado era de pouca qualidade!

Tudo resumido, jogo de preparação, em busca das melhores soluções para os jogos oficiais.

Eu Acredito nesta equipa, nestes jogadores, nesta equipa técnica liderada por Filipe Moreira e estou na 1ª linha de apoio ao trabalho desenvolvido.

Sê Academista, Sê Sócio e traz um amigo.

Nós Somos o Académico


Carlos Silva

quarta-feira, 17 julho, 2013
Paulo Teixiera disse...

a pré época serve mesmo para testar jogadores e táticas. ainda para mais com tanto jogador novo o treinador vê-se obrigado a ver como os jogadores reagem nas mais diferentes táticas e situações. (autor do primeiro comentário)

quinta-feira, 18 julho, 2013
Anónimo disse...

Pareceu me k a equipe na primeira parte esteve bem. Podiamos ter chegado facilmente ao intervalo a ganhar por (2-1 ou mesmo 3-1) nao defrontamos uma equipe qualquer . Um serio candidato a subida. O Chaves e uma equipe ja avançada na sua preparaçao . ( Uma equipe coesa com traquejo etc....) Nos ainda estamos em formaçao . ( Ontem mudamos muito e isso a equipe ressente-se . E Normal......
Atençao subimos agora a Liga profissional ( 2ª Liga) que nada tem a ver com camp seniores etc.....O clube esta a estruturar-se. O objectivo e a manutençao. Que sera todavia dificil mas nao impossivel. Aqui sinceramente nao me parece bem falar do jogador «A» ou «B» etc.....(criticando negativamente).muitos sao novos no clube ,estao a adaptar-se a cidade, ao clube , as suas gentes etc......quando os jogadores sao novos leva sempre algum tempo . ( A pre-epoca com o calor ,cargas fisicas ,tambem nao tem sido facil ......)E obvio que e para todos assim mas alguns ganham a forma um pouco mais tarde o que normal .Ja vi coisas boas mas ha muitas ainda por corrigir. « O Janota ,tal como os outros todos ,inclusive os outros 2 g-redes ,vao-nos dar muitas alegrias com as vitorias que nos vao dar. Agora ,ha que ter um pouco de paciencia e ser optimista.». Força Academico! Vamos Conseguir!

quinta-feira, 18 julho, 2013
Anónimo disse...

O Academico de Viseu tal como o Sp Covilha , O Campomairense , o Gd Chaves etc.....equipes se encontram no interior do Pais tem sempre grande dificuldade e se manter nos campeonatos profissionais. E simples compreender esta situaçao. Ora vejamos : 1 jogador do litoral ganha (x) no interior do Pais vai pedir o dobro (Normal , Tem mudar o seu Habitat etc...). (Lembro que o nosso Pais tem 10milhoes habitantes e 8milhoes estao junto a costa do Atlantico (Ouseja no litoral etc...)Sabendo que todos clubes nacionais encontram-se com grandes dificuldades financeiras ; e facil advinhar quem fica a ganhar. ( Litoral como e obvio ...paga menos pela qualidade etc...). Veja -se o caso do Sp Covilha . Ha 3 anos que desce sistematicamente de divisao e consegue-se manter pelas razoes que todos nos conhecemos. ( Repescagem pela seriedade no $$$ porque desportivamente desciam .....). E apostam claramente em jogadores experientes e caros ( Casos Jorge Baptista, Fabricio , Gaspar etc...so para nomear alguns ....em 2012-13)..Portanto meus amigos ,temos que ser claros. A manutençao na 2ª Liga e a aposta direta e firme. (ObjectivoNº 1) Sao 40 jogos ,todos muito dificeis e complicados ! acreditem que e verdade!
Por outro lado o nosso treinador tem provas dadas no Mafra , Oriental , Tondela , Santa Clara sempre com resultados positvos etc...so temos que acreditar e apoiar!

quinta-feira, 18 julho, 2013