sexta-feira, dezembro 30, 2011

Refletindo...

Aproveitando a pausa no campeonato, resolvemos brincar um pouco com os números, comparando a prestação academista esta temporada até à presente jornada (12ª), com os números das épocas anteriores (2008/2009 que nos deu a subida de divisão e a época transacta 2010/2011 em que não alcançamos o objectivo). Assim,

Na época passada (2010/2011 – que não deu a subida) à 12ª jornada o Ac. Viseu tinha:

  • 20 pontos (menos três que este ano);
  • 6 vitórias (igual);
  • 2 empates (temos cinco esta temporada);
  • 4 derrotas (apenas uma este ano);
  • 24 golos marcados e 17 sofridos (17 marcados e 7 sofridos esta época), ou seja, defensivamente a equipa tem estado irrepreensível, tem menos dez golos sofridos, o que revela, claramente, a forma mais compacta como o Académico defende esta temporada (é uma das 4ªas melhores defesas da 3ª Divisão Nacional, apenas batida pelo Vianense – série A, e Praiense – série Açores e Caniçal – série Madeira). No ataque, estamos menos finalizadores, o que também é um facto claríssimo, apesar de termos um dos grandes concretizadores do campeonato – Hélder Rodrigues com 6 golos.
  • Na época transacta, estávamos a 5 pontos do líder (Monsanto) e o 2º era o Nogueirense (com 23 pontos). Este ano, estamos a dois pontos do líder, este mesmo Nogueirense, sendo que o próximo confronto é com o adversário directo.
Na época de subida (2008/2009), na mesma jornada, éramos lideres a par do Fiães com 25 pontos, fruto de 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. 24 eram os golos marcados e 16 os sofridos.

Em suma, parece-nos que o Académico, apesar de não ter sido o campeão de Inverno, está perto do pódio, e na luta pelos seus objectivos, que passa pela subida de divisão. Com um plantel carenciado num ou noutro sector, mas com individualidades claramente superiores, estamos convictos que estamos no bom caminho. Uma palavra para o treinador Lima Pereira, dizendo-lhe que tem o apoio da equipa da magia, e aposto que da maioria da massa adepta, apesar da sua exigência. É necessário tempo para a equipa técnica trabalhar, e nesse sentido, penso que está tudo no trilho certo. Nos 12 jogos realizados, talvez se destaque negativamente, os resultados em Canas de Senhorim e na recepção ao Nogueirense, apesar deste ser um forte candidato ao topo da classificação final. De resto, pensamos que os resultados são positivos, com 5 vitórias caseiras, e sem derrotas fora do Fontelo. Se a equipa não deslumbra, ou não joga bem? Isso já serão outras análises que deixamos para os treinadores de bancada. A verdade é só uma, no final só contam os resultado obtidos, e nesse capítulo estamos privilegiadamente bem colocados… Que 2012 seja um ano desportivamente bem sucedido para o nosso clube, é o nosso desejo!

Confira ainda o actual plantel academista:
GR – Nuno e Augusto
DL – M.Almeida e Cabido; Casal e Jorge
DC – Calico, Tiago e Canelas
MD – Filipe, Álvaro e Vouzela
MC – João Paulo, Ricardo, Rui Santos
MA – Luisinho, Baio, Rui Dolores e Hélder Rodrigues
AV – Bacari e Doumbouya

2 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com o jornal A Bola o plantel está fechado com a entrada do PL e uma excelente notícia Luis Vouzela está recuperado. Vamos atacar a subida com mais soluções e tenho a convição de que seremos campeões. Força Académico

sexta-feira, 30 dezembro, 2011
Anónimo disse...

ACADEMICO...SEMPRE!!!

domingo, 01 janeiro, 2012