sábado, dezembro 10, 2011

Recordar: FC Porto 2 - 0 Ac.Viseu



Estádio das Antas, 10 de Dezembro de 1980
11ª Jornada da I Divisão
Árbitro: Raul Ribeiro (Aveiro)
FC Porto: Tibi; Gabriel, Simões, Freitas e Lima Pereira; Frasco (Niromar, int), Teixeira e Sousa; Walsh, Albertino e Romeu (Duda, 70). Treinador: Stessl
Ac. Viseu: Hélder; José Manuel, Fernando, Emanuel e Sobreiro; Inaldo (Simões, 73), Chico Santos (Gerúsio, 87) e Baltasar; Flávio, Águas e Moreira. Treinador: José Moniz.
Golos: Duda 81 (1-0), Walsh 86 (2-0)

8 comentários:

Anónimo disse...

Foi um bom jogo do Académico que não deu grandes espaços ao Porto e podia ter aproveitado a calma dos jogadores do Porto que achavam que estava no papo.
A legenda da foto não diz nada de especial porque jogar contra o Walsh nas alturas não era nada fácil.
O Académico fez uma boa partida e uma boa época e salvou-se na liguilla, o que não conseguiram o Académico de Coimbra (na altura chamava-se assim), o Marítimo e outro que não me lembro, que cairam directamente. Mas houve jogos muito manhosos, como é habitual e muitas más vontades contra o Académico, que mais se acentuaram nas épocas seguintes, quando o académico esteve uma série de vezes para subir e havia sempre uns Guimaros, uns Maias, uns Leças e quejandos a impedi-lo, sem que nunca o Académico tivesse sido justiçado pelas roubalheiras de que foi alvo.
Por onde andou a Associação de Futebol de Viseu? Por onde andaram os representantes do distrito? Quem se amanhou com todas estas histórias que se perderam no esquecimento dessa gente? Nós, os academistas, ainda esperamos vir a saber as histórias todas das mafias que se movimentaram contra o Académico, talvez por ser o alvo mais fácil para abater, por estar longe dos centros de decisão. E o senhor Valentim Loureiro, como homem com enormes ligações a Viseu devia pôr a boca no trombone e contar aquilo que sabe sobre as conspirações que se deram contra nós!
Ele sabe! E podia, pelo menos, fazer alguma justiça ao Académico, mesmo que fosse só moral.
Nenhuma equipa foi tantas vezes envolvida e roubada, como a do Académico, sem ter absolutamente nada que ver com os assuntos que puniram outros, mas não repararam o Académico. É fácil dizer que o clube x subornou o árbitro y para ter uma vitória. O árbitro é preso, o clube desce e é punido, mas o desgraçado que perdeu pontos por aldrabice não é compensado! Nem os pontos roubados lhe deram! O senhor Valentim Loureiro sabe porquê e eu também suspeito, mas a diferença é que ele SABE e eu NÃO!
Espero não fechar os olhos definitivamente sem saber toda a verdade do que foram estes anos loucos.
Academistas, o feito do Académico ter ficado na 1.ª divisão nesta época é absolutamente cpmparável a qualquer título europeu ou mundial. O Académico NÃO PODIA FICAR NA 1.ª DIVISÃO. Leram bem, NÃO PODIA! Mas conseguiu ficar! Contra tudo e contra todos, porque em campo, com a ajuda de Todos os viseenses e beirões, que conseguiram enchentes atrás de enchentes em todos os estádios, tiraram as hipóteses de maiores aldrabices. O Académico obrigou a que ficasse na 1.ª divisão, mesmo que com liguilla.
Um feito notável.

Lumago

quarta-feira, 07 julho, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

A outra equipa que descei directamente foi o Varzim. O Académico ficou com os mesmos pontos do Amora mas os do Sul à frente de nós.

quarta-feira, 07 julho, 2010
Anónimo disse...

Exactamente, foi o Varzim. O Amora ficou à frente porque nos ganhou 2-0 na Amora e só lhe ganhámos 1-0 no Fontelo.
Só para complementar o meu comentário anterior, o sr. Valentim Loureiro respondia sempre ao Académico com um "não posso" quando era solicitado para pôr alguns jogadores do Boavista a rodar no Académico. Não posso! era curioso. E o Académico como filial do Sporting, nesta altura também pouco conseguiu. Também não podia! Havia gente a mais a não poder! Pudera, ninguém queria o Académico na 1.ª divisão! Isto não é mania da perseguição, porque EU ESTIVE LÁ, assisti! Não ouvi dizer, OUVI! Até o Belenenses chegou a dizer que os seus jogadores não renderam o habitual por causa do esforço da viagem!!!!
Coitados, parecia que iam a pé para a Sibéria!!
Um nojo que ainda um dia há-de ser esclarecido completamente!Depois já se sabe, dezenas de equipas com dívidas, umas a pagar com títulos sem valor e coisas do género, certidões das finanças falsas, mas foi o académico que foi ENCERRADO, perante o silêncio dos restantes clubes, da federação, da associação, sei lá de quem mais.
Academistas, é chegado o momento da união em torno do nosso Académico, para o levarmos de novo à 1.ª Liga e darmos uma bofetada em todos os hipócritas que ainda gravitam no futebol.
Lumago

quarta-feira, 07 julho, 2010
João Nunes disse...

Bem, no dia em que o conseguirmos desafiar para um encontro da Magia do Futebol, terá de ser um fim de semana inteiro, de tão interessantes são esses episódios que passou no nosso clube, caro amigo Lumago.

Era interessante ter uma rubrica no nosso blog... pense nisso, dar-nos-ia muito prazer ouvir as suas historias!
Abraço

quinta-feira, 08 julho, 2010
Anónimo disse...

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=123432171052905&set=a.123432124386243.19359.100001583671373&ref=nf

impressionante como o academico ja nao consegue mobilizar uma cidade para eventos desportivos e futebolisticos e tondela consegue... Falta inovaçao, sangue jovem misturado com experiencia, saber aproveitar as novas tecnologias e os novos meios... Tudo faz parte para se sentir o clube... Senhor Presidente, ajudaria o nosso academico, apenas demitindo.se e depois pode ser que tenha mais tempo para ir à net e não só quando vai para a cama...

terça-feira, 07 dezembro, 2010
Anónimo disse...

O Académico fez algo muito parecido à pouco tempo...

terça-feira, 07 dezembro, 2010
Anónimo disse...

talvez tenha sido apenas divulgado pelos comerciantes da rua direita!

quarta-feira, 08 dezembro, 2010
Anónimo disse...

Isso não é verdade. Desta vez foi bem publicitado. Jornal do Centro, magia e outros falaram disso. Mas compreendo. A ânsia de falar mal é muita, mesmo sem razão.

quarta-feira, 08 dezembro, 2010