quarta-feira, agosto 12, 2009

Notícia de interesse academista

Diário de Viseu (DV) - Que balanço faz dos primeiros 15 dias de trabalho?
Luís Almeida (LA) - O balanço é bastante positivo. Fizemos dois jogos e conseguimos duas vitórias, o que não quer dizer grande coisa, como é evidente, mas os jogadores têm estado a trabalhar bem e eu estou a gostar do que têm feito. Estamos numa fase de observação e toda a gente tem que jogar e, como tal, os métodos que pretendemos ainda não estão a ser utilizados.

DV - O onze base está próximo , ou não?
LA - A partir de agora é que vai ser feito o trabalho para encontrar um onze base sustentado num banco pronto a dar o seu melhor. Até ao momento não houve qualquer preocupação em relação a isso. A verdade é que tenho de ver todos os jogadores a evoluir com os jogos que ainda vamos fazer até ao início do campeonato, mas sempre com a intenção de construir a equipa base, pois a competição a sério está à porta e no dia 30 deste mês vamos já entrar em acção na 1.ª eliminatória da Taça.

DV - O adversário é o Benfica de Castelo Branco, a quem o Académico ganhou no passado sábado. Acha que os albicastrenses estão ao alcance da sua equipa?
LA - Trata-se de um bom conjunto, mas queremos vencer. Estou convicto de que somos superiores, mas temos de o provar no campo e os jogadores têm a noção de que só com determinação será possível chegar à 2.ª eliminatória.

DV - O objectivo principal é fazer um bom campeonato. Com quantos jogadores conta para a prova?
LA - Ainda não sei. Começamos com 20 jogadores e depois ficamos com 22. No entanto, estamos agora com mais quatro miúdos que ainda têm idade júnior e que podem dar uma grande ajuda à equipa de Juniores A, mas vão continuar a treinar com os seniores, de modo a estarem sempre prontos para dar o seu melhor na equipa principal lá mais para o final do campeonato".

DV - Uma reserva a pensar a médio/longo prazo?
LA - Sim. São jovens que têm futuro e boa margem de progressão e podem aproveitar as oportunidades que lhe poderemos oferecer".

DV - Das equipas da zona Centro, quais as que destaca como favoritas?
LA - São várias. Vai ser um campeonato muito equilibrado. Temos um Mafra que assume a subida, tal como o Arouca, a que se junta o Tourizense, uma equipa a ter em conta. Para o 1.º lugar há muitas clubes que vão lutar bastante, e isso quer dizer que o Académico tem de trabalhar sempre mais e cada vez melhor para poder acompanhar a 'pedalada' que possa assegurar um lugar tranquilo".

DV - Como encara a obrigação de viajar aos Açores três vezes?
LA - O problema maior é que os subsídios não são suficientes e os que são dados chegam tarde e a más horas, o que complica a vida aos clubes que deveriam merecer mais consideração por parte da Federação. Mas como temos de ir aos Açores na 2.ª volta, embora eu preferisse que isso acontecesse na 1.ª, vamos tentar vencer e regressar com três vitórias, obtidas contra três equipas muito difíceis, destacando-se o Operário que continua a ser um sério candidato à subida. Há que encarar a deslocação às ilhas com determinação com em qualquer outro lugar do continente".

DV - Apesar da manutenção ser o objectivo, se surgir a oportunidade, a equipa lutará para subir?
LA - Exactamente. De facto, é a manutenção que está na nossa mente, mas se nos deixarem não vamos desperdiçar a oportunidade de subir. Quem não gosta de subir? Todos os que andam no futebol gostam de subir e chegar sempre mais além. O Académico também não foge à regra e como conseguiu uma subida da 3.ª para a 2.ª Divisão num ano de estabilidade, não deixaria de continuar com os pés assentes no chão se o trabalho, eventualmente, desse para chegar à Liga de Honra. O gosto da subida é sempre especial, tanto para o Académico como para as outras equipas que estão em competições nacionais".

Silvino Cardoso in Diário de Viseu

1 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

"O balanço é bastante positivo. Fizemos dois jogos e conseguimos duas vitórias"

Só temos conhecimento oficial do jogo com o BCB, mas ao que parece o Académico jogou com o Vila Meã no Fontelo e venceu por 2-1.

quarta-feira, 12 agosto, 2009