segunda-feira, dezembro 21, 2009

Fernando Ferreira na pele de matador!

Fernando Ferreira (3,5) – o melhor do Académico. As críticas começavam a ser ferozes para consigo e para isso nada melhor do que dois golos plenos de oportunidade para “fazer as pazes” com os adeptos. No primeiro golo correspondeu com um cabeceamento no rés-do-chão da pequena área tondelense, no segundo aproveitou um passe açucarado de Guima e à saída o guardião tondelense atirou com classe. Quando a bola lhe chega aos pés não engana. Podia ter nota melhor se não fossem os toques de calcanhar despropositados e certas picardias evitáveis. O “Fernando´s” voltou!

Augusto (3) – uma ou outra hesitação não lhe tiram o mérito de uma exibição segura o quanto baste. Sempre atento.

Marco Almeida (2,5) – foi a surpresa no onze academista, não por fazer parte da equipa inicial mas sim por actuar a defesa direito. Valha a verdade que o Tondela nunca o colocou verdadeiramente à prova mas notou-se aqui e além a falta de rotina no lugar. Exibição com nota positiva.

Tiago Jonas (3,5) – Tiago “SEGURANÇA” Jonas. Penso, mas não tenho a certeza, que foi ele a fazer o desvio ao primeiro poste para o golo inaugural da autoria de Fernando Ferreira. Durante os 90 minutos não se lhe viu uma única falha e para compor o ramalhete fez dois cortes absolutamente fantásticos tirando o pão da boca aos tondelenses.

Tiago Gonçalves (3) – calhou-lhe fazer as dobras a Marcelo Henrique e como este não falhou tanto como Marco Almeida não deu tanto nas vistas como o seu colega de sector. Que falta fez ao Académico no início da temporada.

Marcelo Henrique (2,5) – viu actuar pela primeira vez e ia preparado para ver um defesa esquerdo com falhas defensivas. Não foi isso a que assisti. Nota positiva. Podia (e devia?) ter subido mais pelo seu flanco.

Calico (3) – de volta à posição de trinco deu a consistência que havia faltado no jogo com o Sertanense. Esteve autoritário nas suas funções. Ouve-se cada vez mais a sua voz de comando nesta equipa do Académico de Viseu. É um exemplo a seguir para todos os atletas das nossas camadas jovens, a prova de que é possível chegar
à equipa principal.

Álvaro (3) – duro, mas leal, foi sempre um muro aos intentos dos tondelenses.

Tomé (2,5) – do Tomé esperamos sempre um pouco de magia. Ontem não era dia para isso, o adversário era valoroso e o terreno de jogo muito pesado para o seu estilo mais tecnicista. Cumpriu e foi ele que sofreu a falta que deu origem ao golo de Rui Santos.

Rui Santos (3,5) – já não via um golo como o do Rui Santos desde os tempos de Carlos Santos. Podem dizer que o guardião tondelense estava mal colocado mas o seu remate/golo foi magistral. Foi ele que apontou o canto que deu o golo inaugural. Obrigou o guarda redes do Tondela à defesa da tarde. E ainda por cima ontem juntou-se ao combate a meio campo. Muito bem!

Guima (3) – não sei quanto tempo ficará no Académico mas sei que será um jogador a recordar por muito e bom tempo. A sua altura pode levar os adversários a pensar que está ali um poste mas quando a bola lhe chega é quase impossível lhe retirarem. Assistência fabulosa para Fernando Ferreira apontar o terceiro numa jogada absolutamente magistral, tirando da sua frente todos os adversários que lhe iam surgindo. Um jogador de equipa!

Filipe (0,5) – fez os últimos 5 minutos e dos descontos na posição de defesa direito.

Bruno Sousa (0,5) – não jogava desde 25 de Outubro de 2009 na derrota caseira frente ao Pampilhosa (4-5).

Renato (0,5) – nos poucos minutos em que esteve em campo ainda teve tempo para se mostrar mas estava muito desamparado.

0 comentários: