domingo, dezembro 20, 2009

CD Tondela 0 - 3 Ac. Viseu FC

Estádio João Cardoso em Tondela, 20 de Dezembro de 2009

Árbitro: Pedro Ribeiro (AF Lisboa)

Tondela: Bruno Sousa (Rui Vale, 52), Tarzan (Gomes, int), Luís Carvalho, Diego, Carlos André, Xico, Nuno Pedro (Piojo, int), Vitor Borges, Ruca, Luís Miguel e Ricardo. Treinador: António Jesus.

Académico de Viseu: Augusto, Marco Almeida, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico, Álvaro (Renato, 90+2), Tomé (Bruno Sousa, 88), Fernando Ferreira (Filipe, 85), Rui Santos e Guima. Treinador: António Borges.

Cartão amarelo: Rui Santos (39), Marco Almeida (41), Tarzan (44), Ruca (57), Ricardo (76), Tomé 887), Álvaro (90+1), BNruno Sousa (90+4) e Filipe (90+2-5)

Golos: Fernando Ferreira 25 (0-1), Rui Santos 36 (0-2), Fernando Ferreira 46 (0-3)

Foto: Diário de Viseu



Quem esperava que o Académico viesse de Tondela com o “saco cheio” enganou-se. Redondamente.
Foi sem qualquer tipo de surpresa que se assistiu a um Tondela mais mandão nos minutos iniciais, eram vice líderes e pela frente tinha um Académico afogado abaixo da linha de água. Essa tónica – Tondela mais mandão – durou os 90 minutos, mas os primeiros minutos viriam também a ser o espelho de toda a partida, mais bola para o Tondela mas o maior perigo corria sempre na área contrária. Foi o Académico o primeiro a criar real perigo com um grande remate de Rui Santos a fazer brilhar Bruno Sousa, com o azarado guardião local a tirar a bola para canto. Foi mesmo na sequência de um canto que o Académico iniciou a vitória, Rui Santos marcou o canto, houve um desvio a primeiro poste e no coração da pequena área surge Fernando Ferreira a desviar de cabeça para o 0-1.
O Tondela tinha que reagir e reagiu mesmo. Em dois pontapés de canto consecutivos o perigo rondou a sério a baliza academista, a bola não entrou mas os corações academistas estremeceram. Mas poucos minutos depois o Académico iria marcar o segundo, Tomé foi carregado perto da área e na marcação do livre, Rui Santos – o mágico academista – colocou a bola onde a “coruja dorme”. Dois a zero para o Académico!
Voltou à carga o Tondela sempre a rondar a baliza academista. Rondar é um bom verbo porque era isso mesmo que acontecia, muita parra tondelense mas pouca uva já que Augusto não teve que se aplicar a fundo em nenhum lance. Foi mesmo o Académico a estar perto do 0-3 quando um contra ataque conduzido por Fernando Ferreira encontrou pelo caminho Tomé com este a isolar sobre a direita Rui Santos e este à saída de Bruno Sousa não conseguiu encontrar o caminho da baliza, mérito ao guardião da casa. Chegava o intervalo.
No iniciou da segunda parte o técnico do Tondela fez duas alterações fazendo entrar Gomes (excelente jogador) e Piojo. O que António Jesus não esperava eram as duas contrariedades que se seguiram: no primeiro minuto da etapa complementar Guima “armou-se” em Maradona, tirou da sua frente todos os adversários que lhe surgiram e serviu em bandeja de ouro Fernando Ferreira com este à saída de Bruno Sousa a fazer o segundo da sua conta pessoal e o terceiro do Académico de Viseu; a segunda contrariedade para António Jesus foi a lesão do guarda-redes local que caiu inanimado no solo. Bruno Sousa teve mesmo que abandonar em ambulância o estádio rumo ao hospital São Teotónio.
A partira daí pouco se passou. O Tondela teve o mérito de nunca ter desistido e o Académico chegou mesmo a introduzir a bola na baliza do Tondela por intermédio de Fernando Ferreira mas havia falta – na opinião do árbitro e na minha – do viseense sobre Rui Vale o “novo” guardião do Tondela.
Realce para dois factos: nos dois primeiros golos – o terceiro teve os contornos dramáticos acima contados – a festa foi feita em conjunto com o técnico academista; no final, com o João Cardoso já despido de público, todo o grupo uniu-se no relvado e demonstrou toda a sua união. É nisto que o Académico de Viseu está diferente.
Ao Bruno Sousa (Tondela) A MAGIA DO FUTEBOL deseja rápidas melhoras. Força Bruno!
Em Tondela assistiu-se a um “FESTIVAL DE EFICÁCIA”!

José Ferreira (ogirdoR), Sócio 525 do AVFC

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente vitória! Confesso que não estava à espera de um resultado tão dilatado mas o Académico surpreende de vez em quando ;) .
São 3 pontos preciosos que espero que sirvam para ajduar o Académico a manter-se na Segunda Divisão. Sim, sejamos realistas, este ano a subida está fora do alcance :( . Convém relembrar que há muito pouco tempo atrás, o Académico jogava nas divisões distritais. O caminho está a ser trilhado mas ainda falta dar muitos passos importantes. A Cidade tem de estar unida para que se atinjam voos mais altos.
Quanto ao Tondela, está a fazer uma época espectacular e não subindo o meu Académico de Viseu, ao menos que suba o Tondela.

Cumprimentos.

domingo, 20 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Grande academico parabéns.
a que continuar assim sempre a sumar,como se sabe nem sempre se pode ganhar mas nunca se pode perder a esperança. era muito bom que todos aqueles adeptos que criticam a equipa,o treinador,e direçao viessem aqui deixar vos um comentario de apoio e felicitar vos por todo o vosso trabalho. porque nao é so criticar,quando voces perdem tambem a que vos felicitar qiuando é preciso. mas é assim ! desejo-vos um bom natal e continuem com essa garra ...


grande abraco deste fiel socio

domingo, 20 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Excente resultado!
Boa Arbitragem!
Excelente estádio com um relvado em bom estado, embora de qualidade inferior ao do Fontelo, talvez o melhor relvado do País, actualmente.
Muito frio!
Uma lição táctica de António Borges a António Jesus, resultou numa vitória justa e merecida por parte do Académico, embora por números que obviamente se podem considerar exagerados, mas a vitória é indiscutível.

O Académico tem 4 oportunidades de golo e marca por 3 vezes, o Tondela, oportunidades flagrantes, terá tido, no máximo 2, portanto o Académico mereceu Ganhar!

Há que dar tempo ao tempo como pediu António Borges, e de facto a última hora do jogo da semana passada (má, muito má) foi um acidente de percurso, num caminho que vem sendo trilhado desde que António Borges assumiu o comando e que se tem caracterizado por jogos claramente mais conseguidos por parte do Académico, excepto repito e não me canso, para que não volte a acontecer, a última hora, 2/3 do jogo, portanto do último Domingo contra o Sertanense.
Fora isso, o Académico tem jogado bem melhor e não tem tido a sorte do jogo, para que mais vitórias tivessem acontecido.

Acho que hoje, foi encontrada uma equipa tipo que apresenta muita solidez em termos defensivos, embora ainda haja algumas dificuldades, o que é perfeitamente natural, em termos de construção de jogo ofensivo, apesar das transições já aconteceram com alguma solidez até ao ultimo terço do terreno.

Vitória muito importante, numa altura muito importante, pois o Académico fica sem jogar muito tempo o que vai permitir aos jogadores, algum merecido descanso, e depois regressarem com força e vontade (algo que ninguém pode dizer que os jogadores do Académico não têm tido, pois a sua atitude, memso quando tudo sai mal, é a de tudo tentar, até à exaustão, para mudar o estado das coisas!)

Rápidas melhoras para o guada-redes do Tondela, que sofreu um traumatismo craniano e que recupera rapidamente de forma a passa ro Natal com a sua família.

Para todos os desportistas e em especial para toda a família Academista, Jogadores, treinadores, Sócios e Adeptos, um Feliz Natal!

Força Académico!

Rumo à Subida (?!)

Carlos Silva

domingo, 20 dezembro, 2009
Pedro disse...

GRANDE RESULTADO, E LOGO EM DERBY!!

Força Académico
Parabéns

domingo, 20 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Uma excelente prenda de Natal, que espero seja a primeira de muitas mais!
Bom Natal para TODOS

LUMAGO

domingo, 20 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Parece que jogaram bem.
Será que os jogadores receberam os ordenados?


RP

domingo, 20 dezembro, 2009
academicomania disse...

Grande vitoria!! estao de parabens e que continuem assim...
cumpz academistas e bom natal

segunda-feira, 21 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Ola academistas!O nosso clube precisava de uma vitoria como esta, em casa do ate entao segundo classificado. Este resultado nao e mais do que uma "bofetada" aqueles que de certa forma nao acreditavam numa possivel recuperacao da equipa.
Nada esta conseguido, mas muito menos algo esta perdido...ha muito campeonato pela frente! Mas, nao e dos que nao acreditam que eu queria falar, mas sim dos que para alem de nao acreditarem ainda conseguem "espicacar" com as sua palavras maldosas e insinuosas. Vejam quantos comentarios foram aqui deixados aquando do semi desaire com o Sertanense e outros!
"O clube e isto e aquilo, os jogadores nao receberam os ordenados, o treinador nao presta, etc, etc".
Estas pessoas destroem o clube perante os insucessos e nao sabem reconhecer o valor da mesma quando as coisas correm melhor. Em Viseu e sempre assim...tao bem conheco a historia.
Fico-me por aqui, senao ainda mando ca pra fora aquilo que eu nao quero dizer e certamente muitos nao quereriam ouvir.
Um abraco Academista para todos e aproveito para desejar a todos, um FELIZ NATAL e muitos sucessos pessoais no proximo ano.
Por aqui, esta na hora de fazer as filhoses com o vento a soprar e a temperatura a rondar os -15.
ATE P'RO ANO
C FERREIRA
Toronto

segunda-feira, 21 dezembro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ontem no Estádio do Tondela vi por lá a dupla técnica campeão distrital (Idalino de Almeida e Fernando Raposo, deu até para conversarem com Zé Bastos enquanto este aquecia. José Miguel Borges também estava por lá.

segunda-feira, 21 dezembro, 2009
Daniel Ferreira disse...

Fui dos que critiquei na semana passada. Pedi mais empenho e mais dedicação. Não se pode pedir empenho e dedicação? Pedi menos palavras bonitas e mais acção? Não se pode pedir mais acção? Quando se critica com educação não vejo onde está o problema.

Ontem em Tondela houve emprenho, dedicação, acção. Muito bem, nada a dizer.

Um aplauso muito grande para o Calico e para o Álvaro. Tanta raça, tanto querer, tanto amor ao Académico. São das escolas.

segunda-feira, 21 dezembro, 2009
Miguel disse...

Queria só deixar uma mensagem de apreço aos (ainda muitos) academistas presentes ontem no estádio...todos a acreditar no nosso Académico. O facto de onde o Académico vá ser dia do clube e os preços dos bilhetes seres inflacionados mostra bem a nossa dimensão...
Cumprimentos a todos, acreditem e puxem pela equipa que ela corresponderá mesmo quando menos se espera...Para os amigos tondelenses que não se cansaram e não se cansam de nos chamar o Farminhão só risos e desejos que a zia tenha passado...
Bom Natal a todos, Carrega Académico!

segunda-feira, 21 dezembro, 2009
www.academicodeviseu.pt disse...

Vitória inequívoca e inquestionável do Académico de Viseu em Tondela por números bem expressivos.
O Académico de Viseu apresentou no Estádio João Cardoso os mesmos onze que defrontou na semana passada o Sertanense com uma ligeira nuance, Calico ocupou posição no meio campo academista e Marco Almeida foi o defesa direito.
Ao maior domínio do Tondela começou a responder o Académico de Viseu aos 20 minutos da primeira parte criando algum ascendente e foi sem surpresa que se adiantou no marcador. O golo inaugural foi aos 25 minutos por intermédio de Fernando Ferreira, golo na sequência de um pontapé de canto, mas já antes Rui Santos obrigaria Bruno Sousa à defesa da tarde. Aos 36 minutos o Académico de Viseu marcaria mesmo o segundo golo, Tomé foi carregado inequivocamente à entrada da área tondelense e o capitão academista, Rui Santos, cobrou o livre de forma magistrl fazendo o 0-2. Rui Santos ainda teve nos pés a oportunidade de fazer o 0-3 mas Bruno Sousa foi soberbo a fazer a mancha. Ao intervalo 0-2 para os academistas.
A segunda parte não podia ter começado melhor, começou com o terceiro golo academista, Guima teve uma jogada magistral e serviu Fernando Ferreira para o terceiro golo da tarde do Académico de Viseu, o segundo na partida da parte de Fernando Ferreira. Ficava aí carimbado o resultado final
Na jogada do terceiro golo do Académico Bruno Sousa, guarda-redes do Tondela, saiu lesionado rumo ao Hospital São Teotónio. O academicodeviseu.pt deseja as melhoras ao valoroso atleta do Tondela.
Boa arbitragem.

segunda-feira, 21 dezembro, 2009