domingo, dezembro 07, 2014

Gala Centenário: Homenageados do futebol!

Decorreu ontem na Expocenter a Gala/Janta do centenário do Académico de Viseu. Foi a demonstração da enorme vitalidade daquele que é, indubitavelmente, o melhor clube do mundo!
Muita gente homenageada, de todas as modalidades do Académico de Viseu, aí fica a lista dos nomes no que ao futebol diz respeito.


Foto de Jorge Paulo

José Miguel: Chegou a Viseu já com 31 anos mas bem a tempo de entrar na história centenária do Académico fazendo 103 jogos. Foi peça fulcral na caminhada triunfante na temporada 92/93 que levaria o Académico a subir de divisão.

Augusto: Dezasseis épocas no Académico de Viseu não é para qualquer um. Com os seus 308 jogos é o guarda redes com mais jogos na história do Académico.

Pais: Fez 180 jogos ao longo das temporadas que esteve no nosso clube, numa altura em que o Académico andava pela II e III Divisão. É o segundo guarda redes com mais jogos pelo Académico.

Zé Duarte: Esteve nove épocas no Académico de Viseu, repartidas por duas ocasiões, ou seja, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2003. No total fez 233 partidas pelo nosso clube, sendo nesse aspecto o 8º jogador com mais jogos.

Calico: Começou pelos distritais, onde foi campeão em 2006/2007, e ajudou o Académico de Viseu a subir até ao local onde de momento se encontra.

Tiago Gonçalves: É o atual capitão do Académico de Viseu. Fez na sexta-feira o jogo 200 pelo nosso clube.

Emídio: Oito épocas no Académico de Viseu, como futebolista, e mais algumas como massagista do clube.

Leal: Chegou ao Académico de Viseu em 85/86 ajudando na ascensão à I Divisão onde também jogou. Foi internacional português por 15 vezes.

Amadeu Marques: Um nome incontornável da história academista, onde foi jogador e dirigente! Nas épocas em que vestiu a camisola do Académico, alcançou quatro títulos distritais. Nessas épocas conseguiu também três subidas à II Divisão, feito glorioso para a época.

Afonso Ferreira: Esteve 6 épocas no Académico e está no top 50 dos jogadores com mais jogos ao serviço do nosso clube.

Mário Vasconcelos: Além de futebolista fez parte de várias equipas técnicas do Académico. Os seus 264 jogos fazem dele o 6º jogador que mais vezes vestiu o manto sagrado!

Silvério: Um dos históricos capitães academistas. Foi cinco vez campeão distrital!

Rogério: Esteve um total de 15 épocas no Académico, actuando em 338 jogos, sendo o terceiro jogador que mais vezes envergou a camisola academista!

Sérgio: É o segundo jogador da história academista que mais vezes envergou o camisola do Académico de Viseu - fê-lo por 341 ocasiões! Um eterno capitão.

Eduardo: Esteve nove épocas no clube ajudando-o a subir da III à I Divisão Nacional.

Chico Santos: A 3 de setembro de 1978 foi ele o autor do primeiro golo que o Académico marcou na I Divisão, na derrota caseira com o Belenenses por 1-3. É o jogador com mais jogos pelo Académico na I Divisão, ou seja, 71 jogos!

Adelino: Jogador de grande valia, mais um atleta que ajudou o Académico a fazer o trajecto entre a III e a I Divisão do futebol português!

Álvaro: Jogador com formação no Académico, estreou-se nos seniores academistas pela mão de Rui Bento, tinha então pouco mais de 19 anos. Campeão distrital pelo clube em 2006/2007 fez o trajecto completo que trouxe o clube dos regionais até aos campeonatos profissionais, onde atualmente se encontra!

Santos: Os seus 213 jogos ao serviço do nosso clube tornam-no no 10º jogador que mais vezes vestiu a camisola academista. Foi campeão distrital na época 2006/2007

Chalana: Os seus 254 jogos fazem dele o 7º jogador com mais jogos ao serviço do Académico de Viseu, feito notável tendo em conta que os 6 jogadores com mais jogos ao serviço do nosso clube são viseenses, ou seja, Chalana é o jogador "não viseense" com mais jogos ao serviço do clube academista.

Basto: Bem se pode dizer que Basto passou a vida ao serviço do Académico de Viseu. Foram 12 épocas como jogador e mais umas quantas como técnico adjunto ou mesmo técnico principal. É o jogador com mais jogos ao serviço do clube (352) e o terceiro com maior número de golos (96).

Rodrigo: Nove épocas no Académico de Viseu. Fez parte dos dois plantéis que conseguiram as duas primeiras subidas à I Divisão jogando aí, ao serviço do nosso clube, nas três primeiras épocas em que o Académico disputou a principal divisão do nosso futebol.

Quim: Dez épocas no nosso clube fazendo parte do fantástico plantel que alcançou a subida à I Divisão em 87/88. Está no top 10 dos jogadores academistas com mais jogos na I Divisão ao serviço do Académico de Viseu.

Rui Lage: Treze épocas no Académico de Viseu, divididas por 3 períodos e 326 jogos ao serviço do nosso clube, o quarto atleta que mais vezes vestiu o manto sagrado!

Carlos Marta “Águas” - Fez parte do plantel que na época 79/80 conseguiu a segunda subida à I Divisão. Foi o autor do golo histórico que derrotou o campeão Sporting, em pleno Estádio José Alvalade, no dia 20 de janeiro de 1981!

Pipo: Terminou a sua formação futebolística no Académico de Viseu e estreou-se bem jovem nos seniores, ainda antes de completar 19 anos. Esteve 11 anos a treinar as camadas jovens academistas, desde as "escolinhas" até aos juvenis e juniores.

Ramon: Presença assídua no Fontelo. Jogou na primeira época de I Divisão (78/79) e, na seguinte, foi ele o autor do golo decisivo que valeu o regresso ao convívio dos grandes.

Marco Almeida: Formado no clube. Regressou já depois dos 30 anos onde alcançou duas subidas de divisão. Foi o autor do golo que carimbou a última subida de divisão do Académico de Viseu!

Paulo Listra: Oito épocas no nosso clube ultrapassando a marca dos 200 jogos tornando-o num dos jogadores com mais actuações pelo Académico de Viseu!

Bruno Madeira: Produto das camadas jovens do clube, Bruno Madeira, iniciou-se como sénior de forma bem precoce - é o 11º jogador mais novo da história a marcar pelo Académico - e o perfume do seu futebol levou-o ao futebol internacional, onde nas últimas quatro épocas actuou na I Divisão romena.

Cruz – Ajudou o clube a fazer o trajecto entre a III Divisão e a principal divisão do nosso futebol. Na fantástica época de 87/88, a tal que levou o Académico até à I Divisão, foi um dos jogadores mais utilizados por Carlos Alhinho!

Rui Santos – Teve várias tardes de glória. A melhor de todas aconteceu a 6 de junho de 2009. Quando já poucos acreditavam na subida, o "mágico" disparou um verdadeiro míssil que só parou na baliza do Anadia. O Fontelo entrou em ebulição! O Académico estava de regresso à II Divisão!

Pipa – Um dos maiores nomes do Académico de Viseu. O segundo melhor marcador da história academista com um total de 113 golos, isto nos números apurados até ao momento!

Albasini – Fez parte do plantel academista que assegurou a primeira subida do Académico à I Divisão, sendo um dos melhores marcadores dessa época. Depois de ter jogado pelo nosso clube na I Divisão, na época seguinte voltou de novo a ajudar o Académico em nova subida à principal divisão do nosso futebol.

João Luís – Foi o melhor marcador da equipa na fantástica temporada de 87/88 - a tal que levou à última subida à I Divisão. Voltou anos  mais tarde para jogar na Segunda Liga - é um dos jogadores com mais jogos pelo Académico nessa competição. 

João Pereira – Nome incontornável da história academista o capitão João Pereira foi 4 vezes campeão distrital ao serviço do Académico de Viseu. Os seus 46 golos - números apurados até ao momento - tornam-no num dos melhores marcadores da história academista!

Rui Miguel – Estreou-se com 17 anos e 25 dias, sendo nesse aspecto o segundo jogador mais jovem da história do Académico, apenas suplantado por Gerson. Já o seu primeiro golo, aos 17 anos, 1 mês e 22 dias é mesmo o "golo mais jovem" de sempre, deixando na segunda posição Basto.

Zé de Angola: Chegou ao Académico de Viseu com 22 anos. Veio da Académica de Coimbra. Esteve  5 épocas em Viseu tornando-se num dos melhores marcadores da história academista.

João cavaleiro: Com 180 jogos é o treinador que mais vezes se sentou no banco do Académico de Viseu. Também foi jogador do clube. Estreou-se aos 17 anos e 6 meses, o terceiro mais novo de sempre da história do Académico de Viseu.

Idalino Almeida: é o segundo treinador com mais jogos ao serviço do Académico de Viseu. Conhecido por muitos como o treinador da vitória em Alvalade, foi, no entanto, muito mais do que isso. Conseguiu a manutenção na I Divisão na época 80/81. Em 84/85 subiu o Académico da III para a II Divisão. Na época 2006/2007 alcançou o título distrital garantido deste modo o regresso aos nacionais do nosso futebol.


José Moniz: Três subidas de divisão. As duas primeiras, em 77/78 e em 79/80, fizeram com que o Académico acedesse à I Divisão. A terceira, em 92/93, da II Divisão à Divisão de Honra que era como se apelidava então a Segunda Liga.



Vítor Santos: Treinador da formação desde o ano 2000! 

3 comentários:

Anónimo disse...

GRANDES, GRANDES, GRANDES CAMPEÕES!!
ORGULHO!

ACADÉMICO!

domingo, 07 dezembro, 2014
Hugo Pereira disse...

Devo comentar que fico extramamente contente por darem o devido reconhecimento a duas excelentes pessoas e amigos com quem tive o prazer de travar amizade :Listra e Cruz merecem este louvor,Gala e ao Académico de Viseu Futebol Clube PARABENBÉNS por esta nobre ação

segunda-feira, 08 dezembro, 2014
Jorge Paulo disse...

Grandes profissionais, bons amigos. Faltam cá outros tantos.

quarta-feira, 10 dezembro, 2014