domingo, setembro 02, 2012

Ac. Viseu FC 1 - 1 FC Cesarense

O primeiro embate desta 2ª Divisão Nacional ditou um empate a uma bola entre Académico de Viseu e Cesarense. Um resultado que é de todo injusto, face ao maior domínio da equipa academista, mas que é um mal menor, visto que a formação de Carlos Agostinho esteve em desvantagem durante largos minutos, até aparecer a magia de Luisinho.



Estádio do Fontelo, 2 de Setembro de 2012
1ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Pedro Maia (Porto)

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Marco Almeida, Campinho, Tiago Gonçalves e Rodolfo Simões (Bruno Loureiro, int); Calico, Ricardo Ferreira e Pedro Ribeiro (David Nunez, 52); Luisinho, Hélder Rodrigues e Luís Cardoso (Zé Rui, 71). Treinador: Carlos Agostinho.

Cesarense: Marco Sá (c); Oliveira, Nuno Rosas, Américo Rocha e Mosca; Tiago Ferreira, Tó Frangolho e Ricardo Pina (Fábio Valente, int); Miguel Carvalho, Magno (José Manuel, 74) e Bruno Anciães (Luís, 71). Treinador: Joaquim Martins.

Expulsão: Tó Frangolho 70

Golos: Bruno Anciães 29 (0-1), Luisinho 71 (1-1)

O Académico entrou muito bem no jogo, um pouco à imagem do que havia feito no jogo anterior. O primeiro inconformado foi Hélder Rodrigues com um remate fantástico fora de área, mas para uma não menos vistosa defesa do guardião da equipa do Cesarense, que se cotou, aliás, como um dos melhores em campo. O segundo remate saiu dos pés de Pedro Ribeiro, ele que jogou nas costas do ponta-de-lança Luís Cardoso. E foi da cabeça deste, que quase surgiria o primeiro golo da tarde, após excelente cruzamento de Luisinho. Nos primeiros 25min. só deu Académico, mas faltava o golo, que já se justificava. À passagem da meia hora do jogo Nuno Ricardo faz uma defesa magnífica após um livre muito bem marcado por Pinto. Mas pouco depois, o guardião academista comete a fífia da tarde. Após um livre da equipa forasteira, a bola escapa-lhe das mãos, e surge o golo do Cesarense, quase sem ter feito nada para o merecer. (Acontece aos melhores! Força Nuno R.). Balde de água fria no Fontelo. E a verdade é que a equipa da casa sentiu o golo e demorou a reagir. 0-1 ao intervalo.

A 2ª metade começou com uma alteração. Saiu Rodolfo, já com amarelo, e entrou Bruno Loureiro, recuando Ricardo para lateral esquerdo. Mas os primeiros minutos não foram fáceis. Até porque o Cesarense tinha no ataque o irrequieto Fábio Valente, que deu muito trabalho à defesa academista. Entretanto entrara no jogo Nunez para a saída de P.Ribeiro. O Académico apenas chegaria ao golo de bola parada através da magia de Luisinho, num livre superiormente executado (ver e rever nos vídeos da sportviseu e estação diária). Estava difícil bater o guardião Rui(?), mas o pequeno grande jogador deu a alegria da tarde aos adeptos academistas.  Ainda faltavam 15min. e a esperança de vencer a partida parecia alcançável, até porque a equipa de Cesar acabava de ficar reduzida a 10 elementos. No momento do golo, saiu Luís Cardoso para Zé Rui fazer a estreia pelo nosso clube. Mesmo acabar, Nunez num grande remate quase quase dava a vitória, mas o guardião da equipa adversária, mais uma vez, estragou a festa.

Um resultado algo injusto, dado que o jogo praticamente teve sentido único. O Académico tentou, lutou, mas não foi possível vencer. Contudo, realçar que a formação do Cesarense foi bastante competitiva, e certamente fará uma época tranquila. A próxima jornada será apenas a 23 Setembro nos Açores, frente ao Operário. Agora todas as baterias estão apontadas para a Taça de Portugal dia 16 de Setembro frente ao Portimonense.
Força Académico!

Outros resultados:
Tocha 1-1 Operário
Espinho 1-0 Sousense
Cinfães 2-1 Nogueirense
Coimbrões 1-0 Lusitânia
S.J.Ver 0-1 Anadia
Tourizense 1-1 Pampilhosa
Bustelo 0-0 BCBranco


João Monteiro

10 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
1ª Jornada, 2 de setembro de 2012 – Estádio do Fontelo – Viseu
Ac. Viseu-1; Cesarense (Cesar – O. Azeméis)-1


Não foi o resultado que todos aguardávamos, jogadores, treinador, sócios e adeptos, nem foi o resultado que a equipa merecia dado o empenho colocado em campo, perante, uma vez mais, uma adversário terrível que foi o muito calor que se fez sentir.
Entrou bem o Académico, jogando pelas alas e criando várias situações de perigo para a baliza do Cesarense, mas aquela pontinha de sorte que no futebol, muitas vezes dita a diferença, não esteve do nosso lado, e o jogo que em termos de lances de perigo era de sentido único, apesar disso, tudo estava, aina a zeros.
O Cesarense muito bem organizado, não consegui contudo em termos ofensivos criar qualquer lance de verdadeiro perigo. A 1ª parte decorria de forma, a que quem via o jogo pensava, isto com mais ou menos dificuldade só poderia dar a vitória do Académico, mas para quem como eu já muitas vezes, presenciou, naquelas cadeiras do Fontelo, os jogos do Académico, sabe que os jogos nunca são fáceis e os adversários quando se apanham a ganhar defendem com tudo e o Académico fica com a vida nada fácil. Ora, hoje, uma vez mais, assim aconteceu, e o Cesarense, num lance de muita felicidade, faz o seu golo, sem que até então tivesse feito algo para merecer a vantagem. Mas como sabemos, no futebol, só contam as que entram, e nesse particular, o Cesarense na 1ª parte teve a felicidade de marcar um golo e o Académico nenhum. O Académico sentiu o golo e de alguma forma até final da 1ª parte não consegui manter o bom futebol que até aí tinha praticado.
Na 2ª parte, e após as várias alterações introduzidas por Carlos Agostinho, a equipa mostrou alguma ansiedade, pois o resultado era adverso, o tempo ia passando, o calor era muito, e futebol não fluía como jogadores e treinador pretendiam, apesar de o Académico tudo tentar para chegar á área adversária. O Cesarense contudo defendia muito e bem, e o Académico durante toda a 2ª parte não criou assim tantas ocasiões flagrantes de golo, quantas as que se esperariam, pois era muito difícil entrar na área adversária com perigo.
Acaba por ser uma excelente jogada de Marco Almeida, em velocidade, a cruzar com a bola dominada toda a área do Cesarense, que leva a que um adversário o derrube e desta forma origine um lance de grande perigo perto da meia-lua, descaído sobre a esquerda. Ma sequência do lance, o defesa do Cesarense vê 2ª amarelo e sai do jogo. Luizinho encarregado da marcação marca um golo estrondoso, à especialista e coloca de novo a igualdade no marcador.
Até final, sinal mais do Académico, mas as forças já eram poucas, o Cesarense fechou-se na sua defensiva e acaba por conquistar um empate, que acaba por ser injusto para o Académico, pois a a haver um vencedor, esse só podia ser a equipa da casa, mas que o Cesarense, também acaba por merecer.
Sem particularizar este ou aquele jogador, em minha opinião a equipa que entrou em campo estava a jogar bem, e não fosse aquele lance infeliz, julgo que seria a equipa capaz de vencer o jogo, mas dada a adversidade do resultado foi necessário mexer e os jogadores que entraram ainda não tem, nem poderiam ter o ritmo e entrosamento necessário para poderem dar o safanão que a equipa precisava.
Nota-se, no entanto, olhando para o banco do Académico que temos mais soluções do que na época passada, e hoje, ainda tínhamos caso fosse necessário Álvaro, Rui Santos para entrarem e darem qualidade ao jogo do Académico.

(continuação)

Carlos Silva

domingo, 02 setembro, 2012
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

(continuação)

Tudo resumido, hoje não correu bem, como normalmente não corre o primeiro jogo ao Académico, tal como costuma acontecer ao Benfica, no entanto a exibição foi muito aceitável, e o resultado, não sendo bom, não foi catastrófico. É bom não esquecer que na última presença do Académico na 2ª Divisão, os 3 primeiros jogos foram 3 derrotas, e o 1º jogo foi uma goleada.

Eu acredito nesta equipa e neste treinador e a direcção só tem que se preocupar em dar à equipa e ao seu treinador tudo aquilo que for possível, pois os bons resultados vão parecer, e acredito que na próxima viagem aos Açores virão os 3 pontos na bagagem, isto claro depois de passarmos à fase seguinte da Taça de Portugal. Estes 15 dias são excelentes para aprimorar o trabalho, especialmente em termos ofensivos, dado que defensivamente, a equipa está segura, a menos da infelicidade do lance de hoje, que só não acontece a quem está na bancada, pois lá dentro, acontece a qualquer um!
Arbitragem em bom plano, pesa embora, alguma contestação vinda das bancadas, a meu ver injusta, pois tomar o Académico ter em todos os jogos árbitros com esta qualidade, e especialmente nas partidas fora. Foi isento, esteve sempre em coma dos lances, deixou jogar, poderá ter falhado num ou noutro amarelo, numa ou noutra falta, mas no cômputo geral, arbitragem positiva, e não foi por isso que o Académico não ganhou o jogo!



Há que renovar o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogo do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva, na Banda Central coberta, são apenas 60 Euros por ANO, para todos os jogos do campeonato nacional da 2ª divisão!
Na Superior são apenas 45 Euros /ano, pouco mais que o preço de um café por semana!

Sê Sócio e traz um amigo!

Força Nuno!

Força Académico!

Carlos Silva




* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 02 setembro, 2012
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Os comentários de cima são do Carlos Silva e não de A MAGIA DO FUTEBOL. Pedimos desculpa ao Sr. Carlos Silva mas inadvertidamente clicamos no "rejeitar" em vez de no "aceitar" e depois tivemos que corrigir o erro.

domingo, 02 setembro, 2012
c.jose disse...

primeira parte boa,pena foi sofrer aqele golo e nao termos conseguido concretizar algumas oportunidades criadas. a segunda parte,mais com o coraçao do q com a cabeça... as alteraçoes efetuadas nao surtiram efeito. o RICARDO nao pode sair do meio campo,pois perdemos um jogador q joga e faz jogar. sera concerteza um campeonato mt eqilibrado.

segunda-feira, 03 setembro, 2012
Anónimo disse...

Finalmente alguém que parece perceber um pouco de futebol e vê com olhos de ver e que não olha a amizades como já reparei em alguns comentários acima... Ricardo não pode nem deve sair do meio campo academista pois é no meu entender o único que procura jogar a bola pelo chão...a continuar assim tenho a impressão que o treinador não dura 5 jogos ... espero muito sinceramente que ele saiba bem o que esta a fazer pois no meu ver o académico este ano é sem duvida o melhor académico dos últimos tempos a nível de plantel ... resta saber como se vai portar como grupo ou equipa em si ...

segunda-feira, 03 setembro, 2012
Anónimo disse...

Resultado extremamente injusto. O treinador foi obrigado a tirar o lateral esquerdo Rodolfo pois este já tinha amarelo e o árbitro Pedro Maia é manhoso muito manhoso- A única alternativa é Riacrdo. Vamos apoiar este grupo pois tenho a certeza que nos vão dar muitas alegrias este ano. Fomos e somos claramente superiores ao Cesarense mas temos que entrar a matar nos jogos pois os adversários vão apenas apostar em transiçoes rápidas pois não vão dividir o jogo com o académico. O Ibraima vai dar mais força e consistência ao meio campo.

segunda-feira, 03 setembro, 2012
Rafael disse...

"a continuar assim tenho a impressão que o treinador não dura 5 jogos"

Sinceramente? Cale-se... pré-época sem derrotas, 1º jogo da época 6-0, segundo 1-1 e o treinador não dura mais 5 jogos, santa paciência... apoie e deixe-se de tretas isso sim, será que estava lá no Domingo?

O Rodolfo tinha amarelo, o treinador queria arriscar, optou por isso... pior esteve na minha opinião na última substituição, acabados de marcar e com mais 1 era de arriscar, mas alguém sabe se o ponto não fazia parte dos planos? Estamos a começar, 1 ponto é 1 ponto, o que muita gente parece esquecer-se é que acabamos de subir de divisão e o objectivo para já não é subir... deixem estabilizar o clube se faz favor, senão daqui a uns meses não é o treinador, é tudo que vai embora!

segunda-feira, 03 setembro, 2012
Anónimo disse...

que pena ver o relvado do fontelo daquela maneira...

segunda-feira, 03 setembro, 2012
Anónimo disse...

Sinceramente, na minha opiniao quanto ao treinador, provavelmente estaremos neste momento com o melhor tecnico a seguir ao saudoso Carlos Alhinho! Isto claro, com o devido respeito e consideração por todos aqueles que serviram e muito deram ao Academico, não esquecendo o mais recente Lima Pereira, que nos voltou a colocar na 2ª b. ACADEMICO... SEMPRE!!!(voltei)

segunda-feira, 03 setembro, 2012
Anónimo disse...

Uma pessoa vê aqui cada comentário...dá vontade de perguntar se são academistas ou se escrevem a mando de alguém?!?!então o treinador não dura 5 jogos?!?!porquê tem algum amigo que queira o lugar? O rudolfo tinha amarelo e o treinador da equipa adversaria assim que se apercebeu da forma do árbitro apitar mandou aquecer aquele miúdo(com a cabeleira igual à do David Luiz) para tentar arrancar uma expulsão!Volto a repetir, se há adeptos com problemas na vida,deixem-nos a porta do estádio pois o Académico não é propriamente conselheiro matrimonial ou semelhante! Força Académico!Rumo a uma época tranquila!

segunda-feira, 03 setembro, 2012