domingo, janeiro 15, 2012

Ac. Viseu FC 2-1 UD Sampedrense


"O suspeito do costume"

Numa tarde fria e cinzenta, o Académico recebeu e venceu a formação de São Pedro do Sul por 2-1. Luisinho e o matador Bacari, já em cima do apito final, marcaram para os academistas. Resultado que permite alcançar o topo da classificação.



Estádio Municipal do Fontelo, 15 de Janeiro de 2012
14ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro: Pedro Rocha (Viana do Castelo)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Casal (João Paulo, int); Filipe (Rui Dolores, 83), Álvaro e Ricardo Ferreira; Luisinho, Rui Santos (Doumbouya, 67) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.

Sampedrense: André Maló; Baixote, Heitor, Gouveia, Beto, Marcos, Luís Costa (Mathieu, 65), Johny (Jusko, 74), André Valente, Sérgio (Guilherme, 78) e Tagui. Treinador: Carlos Sousa.

Golos: Luisinho 68 (1-0), Guilherme 86 (1-1), Bacari 90 (2-1)


A primeira parte foi bastante fraca, com maior posse de bola do Académico, mas sem efeitos práticos, não havendo, inclusive, grandes situações dignas de registo. Bem diferente foi o 2º tempo, que nos proporcionou um jogo bastante emotivo, principalmente na ponta final da partida. Ao intervalo, o técnico academista acertou na alteração produzida, colocando Ricardo na lateral esquerda, fazendo entrar o organizador João Paulo (para o lugar de Casal). O Académico além de dominar territorialmente o jogo, começou a criar mais perigo junto da baliza de Maló. Antes do primeiro golo, que surgiria à passagem dos 75min de jogo, Doumboya fazia a sua estreia no Fontelo, entrando para o lugar de Filipe – era o tudo por tudo do treinador Lima Pereira. E pouco tempo depois, após cruzamento de Ricardo (?) no lado esquerdo do ataque academista, a bola sobra para Luisinho, que num remate perfeitamente intencional, junto ao poste esquerdo da baliza de Maló, colocava os academistas em vantagem no desafio. 1-0 para o Académico. A Sampedrense, que demonstrou ser uma equipa bastante certinha e organizada defensivamente, e nunca descorando do ataque, chegou ao empate já em cima do minuto 90. Um atraso dum defensor academista muito à queima para Nuno, que pontapeou contra Guilherme, e com muita sorte à mistura, a bola entrava mesmo na baliza academista. Era o empate e o balde de água fria no Fontelo já perto do final da partida. Contudo, ainda havia para jogar os 4 minutos de compensação, e Rui Dolores, praticamente na última jogada do encontro, arrancou pelo lado esquerdo do ataque e com “conta peso e medida”, cruzou para a cabeça do inevitável Bacari que não perdoou e desfez todas as dúvidas, colocando novamente o Académico na frente, para gáudio de todos os academistas presentes. Bacari, o “suspeito do costume”, reforço esta temporada do Académico, e que tem sido decisivo em vários jogos até ao momento. Um golo bastante festejado por todos, com destaque para Lima Pereira que se virou para todos os adeptos academistas presente no Fontelo, dizendo: “Vamos acreditar até ao fim…”. E assim finalizou o jogo, 2-1 para o Académico de Viseu.


Resultado que coloca o Académico no primeiro lugar, igualado com a equipa de Avanca (que perdeu em Oliveira de Frades, 3-1). O Nogueirense também foi derrotado no terreno do Bustelo. Na próxima jornada, o Académico visita a difícil equipa da Sanjoanense, que hoje até foi surpreendentemente (ou não) derrotada pelo Alba por 5-1.


Classificação (14ª jornada):

1ºs Avanca e Académico 27 pontos; 
3ºs Nogueirense e Penalva 26 pontos; 
5º Alba 24 pontos; 
6º Bustelo e Sanjoanense 21 pontos



João Monteiro

11 comentários:

virginia silva disse...

grande resultado!!
os saltos que eu dei aqui em Lx a ouvir as rádios online, mas era desnecessária tanta aflição...
cumprimentos e boa sorte para são joão da madeira.
PS-> obrigado pelos esclarecimentos sobre o baio e o rui dolores

domingo, 15 janeiro, 2012
Anónimo disse...

14ª Jornada – Académico - UDS

Académico-2; UDS-1


Finalmente na liderança após vitória muito difícil sobre a UDS. Ao fim de muitos meses, o Académico regressa novamente à liderança de um campeonato, algo muito importante para fazer renascer, a de alguma forma adormecida, alma Academista.
Relativamente ao jogo de hoje, há que dizê-lo de forma franca e aberta que o resultado foi bem melhor do que a exibição e que a sorte, hoje, esteve a 200% do nosso lado. Dito isto, há que dizer também que se trata de um campeonato de pontos, e em que as que contam são as que entram, e nesse particular o Académico marcou 2 e a UDS apenas 1.
Perante a exibição produzida e pelas oportunidades criadas, a UDS não merecia de forma alguma ter pedido este jogo e poderia mesmo tê-lo ganho, se tem concretizado a flagrantíssima oportunidade já mesmo perto do fim do jogo, quando completa e totalmente isolado o seu jogador permite a defesa do nosso guarda-redes.
Na 1ª parte o Académico entra bem e logo no início tem uma boa oportunidade, com a bola a ser retirada em cima da linha de golo por um defensor da UDS. Quem pensou que o jogo ia ser fácil e que as ocasiões iam abundar, rapidamente percebeu que se tinha equivocado, e efetivamente assim foi, pois a UDS com uma estratégia muita defensiva, é verdade, mas a defender muito, muito bem, com João Heitor. o seu capitão a comandar de forma perfeita o setor recuado. Para além de defender bem, a UDS, nunca descurou a possibilidade de ir lá à frente, e perante a extrema dificuldade do Académico em entrar no último reduto da UDS, em rápidas, muito rápidas transições para a ofensiva, a UDS cria duas claras oportunidades de golo, durante a primeira parte, as duas mais flagrantes do jogo, até então. O Académico tinha mais bola, é verdade, mas as maiores oportunidades foram da UDS. Desta forma ao intervalo o 0-0 acabava por ser lisonjeiro para o Académico. Na 2ª parte, o fio de jogo pouco ou nada se alterou, até que Lima Pereira se decide por tirar Filipe e lançar Doumbouya. Na jogada imediata Luisinho marca um excelente golo e dá vantagem ao Académico. Notava-se claramente que a UDS tinha algumas dificuldades em termos físicos, mas após sucessivas substituições, nomeadamente na troca dos seus avançados, acaba por acercar-se mais da baliza do Académico e num lance aparentemente inofensivo, já perto do fim do jogo, acaba por fazer o golo do empate, quando o guarda-redes do Académico, Nuno, ao tentar aliviar acerta no jogador da UDS, e desta forma surge o golo do empate. Fazia-se justiça no resultado, embora de forma algo estranha.
Quando se julgava que já mais nada este jogo iria dar, eis que o melhor estava ainda para surgir:
O Académico tenta em desespero ir em busca da vitória, e claro, deixou muito espaço nas costas, vai daí, a UDS num contra-ataque ultrarrapidíssimo, em que aparecem várias jogadores da UDS para apena 1 ou 2 do Académico, aparece completamente isolado um jogador da Sampedrense, mas perante o nosso guarda-redes foi imcapaz de fazer o golo, que ditaria a derrota do Académico, pois era já mesmo muito próximo do fim do jogo.
O Académico, é o Académico e tem outro plantel que não tem a UDS, há que dizê-lo e assumi-lo e por isso as críticas vindas de (algumas) pessoas da bancada, à forma com a UDS se apresentou, falando em autocarro e duplo autocarro, são exageradas e sem fundamento, pois foi a sua estratégia, defender bem, muito bem e espreitar a usa oportunidade para fazer golo, revelou-se correta, e ia resultando, e só não resultou porque futebol, é assim mesmo, e nem sempre as coisas correm como seria expectável, é perfeitamente compreensível, pois é um jogo!

(continua)

domingo, 15 janeiro, 2012
Anónimo disse...

14ª Jornada – Académico - UDS

Académico-2; UDS-1


(continuação)


Mas, como estava a dizer o Académico é o Académico e tem jogadores como Rui Dolores, com muitos anos de 1ª divisão e BACARI. Rui Dolores, no pouco tempo que esteve em campo, tem 2 centros magníficos, o 2º dos quais milimetricamente para a cabeça de BACARI que faz, uma vez mais, um golo de belo efeito e decisivo, tal como muitos dos que marcou em anteriores jornadas, inclusive, na última. Bacari é aquele jogador, que parece que está no campo, e que nada lhe sai bem, as tabelas, a receção, etc., mas trabalha muito e desgasta muito a defensiva contrária e na hora decisiva não falha e decide o jogo, é isto um ponta de lança.

Tudo resumido: importante mesmo foi a vitória e os 3 pontos somados, mas há que deixar uma palavra de apreço, à Sampedrense pela atitude e pelo brilho que deu ao espetáculo. A UDS tem tudo para se manter na 3ª Divisão e vai consegui-lo.

Lima Pereira revelou-se um treinador, pragmático, muito pragmático, percebeu, como ninguém que isto é 3ª Divisão, e é um campeonato de pontos, e privilegia sempre o resultado. Se a este poder juntar a exibição ótimo, mas dá sempre primazia ao resultado e a verdade, é que após um início desastroso, o Académico já está em 1º lugar.

Arbitragem, em excelente plano, tal como na jornada anterior em Nogueira do Cravo. Não se deu pela presença do árbitro, em campo, e quando assim é, já se sabe que a arbitragem foi boa.



Força Académico rumo à Subida!
Força UDS rumo à manutenção!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 15 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Boa noite.faltou apenas referir o golo mal anulado ao nosso Academico!!na unica falha do fiscal de linha que sucumbiu a pressão vinda de uns senhores bastante mal educados(adeptos do sampedrense. Atenção que nao foram todos mas apenas alguns!)!esse lance tinha resolvido o jogo!de referir que o Academico foi um justo vencedor!Parabens aos jogadores!mais uma vez foram uns heróis e mostraram o porque de se acreditar nesta equipa!nada de entrar em euforias e é irmos ganhando jogo a jogo,com a mesma atitude!por fim uma palavra de apoio para o Lima Pereira pois bem merece!Forca Academico!

domingo, 15 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Mais um resultado obtido!
O jogo foi fraco, fraco demais na primeira parte e mais mexido na segunda.
O Académico deu-nos mais do mesmo, mau futebol, mas vitórias e aqui o que contam são os pontos.
Não esperava tanto sofrimento hoje porque o Sampedrense é uma equipa bem organizadinha, mas nada mais que isso.

Gostei que o Sampedrense desse réplica, porque ainda tenho em mim alguma coisa de São Pedro do Sul, onde morei em miúdo, quando o meu Pai foi para lá trabalhar. E das idas a Viseu, domingo sim, domingo não, ao Fontelo, ver o Académico! E nos outros domingos, era estrada fora, atrás o Académico, no velhinho Ford Taunus 12M!
Recordações...

Voltando a esta época, continuo à espera do bom futebol, mas se não vier, que venham pelo menos os resultados.
Domingo lá estarei, uma vez mais, para puxar pelo Académico.
ACADÉMICO!

Lumago

domingo, 15 janeiro, 2012
José Carlos Ferreira disse...

Sampedrense com seis ex academistas. Cliquem nos nomes deles e vejam o recordar!

segunda-feira, 16 janeiro, 2012
José Carlos Ferreira disse...

14ª Jornada

Oliveira do Hospital 1-1 Valecambrense
(Carlos Almeida 18) (Bruno Sousa 39)

Oliveira de Frades 3-1 Avanca
(João Pedro 8, Zé Carlos 63, Jackson 65) (Carlos Pesquina 22)

Alba 5-1 Sanjoanense
(Nélson 44, Zé Bastos 65 e 71, Tiago 77, Ribeiro 90+3) (Rui Miguel 72)

Ac. Viseu 2-1 Sampedrense
(Lusinho 68, Bacari 90) (Guilherme 86)

Bustelo 2-0 Nogueirense
(Gonzaga 36 gp, Saraiva 77)

Canas de Senhorim 1-2 Penalva do Castelo
(João Miguel 11) (Bruno Loureiro 35, Mikael Lopes 55)

segunda-feira, 16 janeiro, 2012
José Lino Esteves disse...

Porque não apostar em definitivo com o Ricardo Ferreira a defesa esquerdo (subiu muito de produção quando passou para esse lugar), e com o Casal para trinco lugar onde rende mais e onde actuou na 1ª epoca que representou o Académico. O Casal a lateral esquerdo não rende.

segunda-feira, 16 janeiro, 2012
Anónimo disse...

O Academico pode nao jogar bem, mas também nao tao mal como dizem. Penso que é algo inconstante, tem momentos bastante bons e outros apagados(1ª parte de ontem). No entanto esta mais equipa, mais soluçoes, que vem dar razão ao treinador -atacar com o adversario menos concentrado - por isso vamos continuar a apoiar. ACADEMICO...SEMPRE!!!

segunda-feira, 16 janeiro, 2012
Joao Monteiro disse...

Na 3ª divisão não é de todo fácil "jogar bem". Acima de tudo contam os resultados, e nisso o Académico tem sido pragmático. Algo muito importante que está acontecer nesta temporada, é que o Académico marca em momentos-chave dos jogos, e isso dá pontos, e acredito que nesta divisão é um factor decisivo.
Força Académico!

terça-feira, 17 janeiro, 2012
ribeiro disse...

o amigo jose lino tem razao no que diz, o ricardo ferreira rende mais a lateral esquerdo, o casal devia jogar a frente da defesa, utilizado o rui dolores atras do ponta de lança, e o filipe podia ser uma soluçao de banco. é acredito que no final do campeanato vao estar todos a festejar a desejada subida. força rapazes força academico

terça-feira, 17 janeiro, 2012