sábado, abril 03, 2010

Sertanense FC 0-0 Ac. Viseu FC

Sertanense: André Moretto, Ventosa, Marco Farinha (Joca, 89), Flávio, Pedro Miguel, Leandro, Anderson, Grou, Platini, Casquinha e Idirssa. Treinador: Bizarro.

Académico de Viseu: Rui Marcos, Marco Almeida, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico, Tomé, Álvaro (Éverson, 67), Fernando Ferreira (Rúben, 89), Rui Santos (c) (Zé Bastos, 83) e Guima. Treinador: António Borges.

Suplentes não utilizados: Paulo Freitas, Cabido e Paulo Gomes.

Começou muito mal o mês de Abril que é, e continuará a ser, de decisões mil. De início o Académico apresentou sobre o terreno aquele que é o seu melhor onze, um onze que não conseguia juntar há mais de dois meses. Rui marcos na baliza, Marco Almeida, os “Tiagos” no centro da defesa, Marcelo Henrique, Calico, Álvaro, Tomé, Fernando Ferreira, Guima (com o joelho ligado) e… Rui Santos! Um segredo bem guardado e que terá surpreendido muita boa gente, o certo é que volvidos dois meses ainda não há decisões sobre o caso e como tal a “suspensão preventiva” esfumou-se, por enquanto.
No mal tratado relvado (demasiado irregular para uma II Divisão) do Campo de Jogos Dr. Marques Santos foi o Académico de Viseu a primeira equipa a rematar à baliza contrária decorria o minuto 6 e o autor do disparo (torto) foi Fernando Ferreira. Estava dado o sinal de aviso, o Académico iria ser durante os 90 minutos a melhor equipa sobre o terreno se bem que no minuto seguinte a equipa passasse por um momento de alguma tensão quando uma falha de comunicação entre Tiago Gonçalves e Rui Marcos só não deu golo porque o passe do central saiu com pouca força. Aos 21 minutos da primeira parte saiu a única grande oportunidade de todo o encontro para o sertanense quando um elemento da casa surge iolado depois de uma bola bombeada para a área de Rui Marcos, valeu que o atleta Sertanense acertou mal na bola e esta parou nas mãos do seguríssimo Rui Marcos. No minuto seguinte Rui Santos decidiu abrir o livro combina bem com elementos do meio campo academista indo da esquerda para a direita sempre em tabelinhas sucessivas cruzando para a entrada de Tomé que à meia volta não consegue acertar na bola e com isso gorou-se uma boa oportunidade. Com a bola pelo chão o Académico fazia sempre a diferença e num desses "carrosséis" Fernando Ferreira escapa-se pela direita e quando se apresta para passar por Moretto – já tinha picado a bola – o guarda-redes brasileiro do Sertanense toca-lhe no pé de apoio, eu de muito longe não consigo ajuizar a preceito mas o fiscal de linha no enfiamento da jogada não tem dúvidas, grande penalidade para o Académico. Para a conversão Marcelo Henrique. Mais uma vez o 32 com uma grande penalidade e sobre grande pressão. Pressão que não o afectou em Março. Marcelo Henrique atira para a esquerda do seu compatriota e este defende. Ao meu lado alguém, percebendo que pela minha reacção que eu era adepto do Académico disse-me, “aquele rapaz já defendeu 3 penaltys num jogo”. Ao minuto 39 Tomé foi agarrado na área na área Sertanense e deixou-se cair para mim havia grande penalidade o árbitro assim não entendeu, correu na direcção do academista, colocou a mão no bolso mas depois arrependeu-se, e ainda bem porque 4 minutos antes Tomé havia visto um amarelo injusto. Nos últimos 5 minutos duas oportunidade para o Académico: minuto 42 Marcelo Henrique na transformação de um livre directo obriga Moretto à defesa da tarde; minuto seguinte e na conversão de um pontapé de canto – marcado por Marcelo Henrique – Calico desvia ao primeiro poste e ao segundo Fernando Ferreira não faz o golo quando bastava “encostar”… de cabeça. Ao intervalo o 0-0 já era injusto.
A segunda parte iniciou-se verdadeiramente ao minuto 53 altura em que Fernando Ferreira com toda a classe do mundo coloca Tomé na cara do guarda-redes mas o 7 academista acossado por um contrário e atrapalhando-se num tufo do relvado perdeu espaço e tempo de remate e quando o fez a bola saiu tão enrolada que terminaria nas mão de Moretto. Aos 60 minutos – após Fernando Ferreira ter ganho uma falta (é mesmo esse o termo) – Rui Santos aprestou-se para marcar um livre directo, dois meses depois outro livre directo, mas a bola saiu por cima. Minuto 64 um rápido contra ataque academista Rui Marcos desmarca Rui Santos, o 10 academista troca a bola de forma exemplar com Guima e este amortece para o remate de Fernando Ferreira que tenta colocar o remate mas este morre nas mãos de Moretto. O Académico abusou demasiadas vezes das solicitações por alto para Guima quando era pelo chão que criava sempre mais perigo. Aos 66 minutos saiu Álvaro e entrou Éverson. Aqui terminou o jogo, ou quase. Todos sabemos pelo que passou Álvaro e ninguém melhor que António Borges sabe o que Álvaro pode dar, mas a verdade é que a partir do momento em que Álvaro saiu o Académico perdeu o meio campo e a bola sobrevoava invariavelmente o centro do campo sempre à procura de Guima, o jogo ficou completamente partido e valeu aqui que o Sertanense não teve nem arte nem engenho para se aproveitar do facto. Mesmo sobre o fim do tempo regulamentar, grande penalidade para o Académico. Pontapé de canto da direita, Calico salta com um adversário e este com as mãos bem esticadas faz grande penalidade. Nas caras dos jogadores academistas não se vê alegria, vê-se preocupação, Marcelo Henrique já falhara uma grande penalidade, Rui Santos já sairá do terreno – entrou Zé Bastos – e foi Éverson que se encarregou da marcação. Olhei para o brasileiro e vi falta de confiança. O meu vizinho de lado dizia-me novamente "aquele rapaz já defendeu 3 penaltys num jogo”. Confesso-vos que nem eu conseguia transmitir confiança para dento das 4 linhas. Éverson atirou para a direita de Moretto e ele defendeu. Terminou como começou. Zero a zero.

Nota: Falhar grandes penalidades não é azar. Falhar grandes penalidades não é como acertar na lotaria. Há mérito e demérito. Muito mérito para Moretto. Demérito para Marcelo e Éverson. Há dias assim. A vitória tirava-nos da zona aflitiva, o empate fez-nos cair uma posição. Tondela, Pico e Eléctrico, são precisos estes 9 pontos para a viagem a Esmoriz ser para descomprimir.

O Cromo: há deles em todo o lado. Também há na Sertã. Passou o jogo todo a criticar a arbitragem. “Pegou-se” com Tiago Jonas por este reclamar um lançamento a favor do Académico. Disse das boas ao Álvaro desejando que ele “partisse um braço”. Até deu para Marco Almeida se rir para a personagem. Ponto alto? Reclamou com o fiscal de linha por este estar a 5 metros do local da bola “ tu não percebes nada disto”! O erro do fiscal de linha? Estar em linha com o último defesa do Sertanense!

Sertã: o relvado era mau, mas a Vila da Sertã é muito bela!

15 comentários:

Anónimo disse...

realmente o azar persegue-nos. Perder ou empatar no ultimo minuto tem sido a sina. E hoje muito importt o jogo.. Falhamos um penalty q nos daria vantagem. Estamos condenados infelizmente ao insucesso...

sábado, 03 abril, 2010
Anónimo disse...

Isto anda mesmo bonito, quero ver o que vai sair do processo ao Rui Santos... quer dizer, fica 2 meses sem jogar e depois volta do nada --' e quem fica mal é o jogador e o clube, para os chulos que fazem as coisas nao há nada.

sábado, 03 abril, 2010
JOSE PINHEIRO disse...

O azar não nos deixa desespero...
é os castigos,os jogos empatados no fim só faltava hoje os penaltys,que falta de sorte tem aquele excelente grupo de trabalho

sábado, 03 abril, 2010
João Nunes disse...

Nem sei o que dizer.

Falhar dois penaltys no mesmo jogo, não sei se é azar, se azelhice, mas aflitos e a falhar penaltys assim!

Vai ser sofrer até ao fim.

Ainda custa acreditar, estou pior que estragado.
Mister, ponha os moços a bater penaltys o resto da semana.

sábado, 03 abril, 2010
Pedro disse...

Enfim. penso que é azar a mais, talvez alguma precipitação e de facto uma pressão grande que se começa a revelar.
Os ultimos minutos têm sido completamente para esquecer. só de imaginar os pontos que teríamos com estas situações de quase vitórias, dá vontade de desanimar.
Mas força clube. Temos 5 finais. Já nao perdemos ha 6 jogos. Mas até é preferível perder um e ganhar outro, do que empatar 3 como foram os últimos!
Já estou a imaginar que a 30ª jornada em Esmoriz vai ser até ao último minuto.

Pedro Simões

sábado, 03 abril, 2010
Anónimo disse...

Assim não dá!

Queremos acreditar, mas...

Empate fora é bom, mas o Académico está sempre por cima e acaba por perder 2 pontos em vez de ganhar 1. Depois em casa ainda é pior porque também não ganha e o empate não serve.Era preferivel ganhar em casa e perder fora.
Mas pronto. No próximo joga lá estaremos para ganhar ao Tondela.

Lumago

sábado, 03 abril, 2010
Anónimo disse...

gostaria de saber o pk de o everson ter ido marcar o penalti... quando estavam em jogo jogadores como bastos entre outros,que ja o tinham efectuado e o fizeram a 100 por cento! nao entendo mas tambem nao deve ser para entender.
muito contente com o regresso de rui santos ,já fazia imensa falta a equipa é bom ver te de novo nos relvados rui.



abraco

forca ai academico

sábado, 03 abril, 2010
Unknown disse...

Se até aqui considerava o Académico a melhor equipa desta série, com a exibição de hoje, considero o Académico, de longe, a melhor equipa desta série, tal a qualidade do Futebol apresentado. O Académico jogou bem, criou imensas oportunidades claras de golo, 6, mais concretamente, consentindo apenas uma da equipa adversária. Tudo o que tínhamos que ter de falta de sorte, aconteceu hoje, e de agora até ao fim, a sorte vai acompanharmos, e a jogarmos desta forma, vamos ganhar todos os jogos que faltam.

Força Marcelo, força Everson e foça Mister António Borges, pois o Académico está de parabéns pela excelente exibição produzida. As vitória, vai aparecer, já no Domingo.

Os 2 penaltis falhados, não são muito mal marcados, são é 2 excelentes defesas do guarda-redes.

Fernando Ferreira, falhar uma oprunidade a 50 cm da Baliza, sem guarda-redes, não sei, nem saber F.F., como a bola não entrou.

Rui Santos, entrou e está em grande forma, após tão prolongada ausência.

Toda a equipa do Académico jogou bem, estandoa defesa e o Rui em excelente plano.

Força Académico!

Carlos Silva

sábado, 03 abril, 2010
Anónimo disse...

Boa noite amigos hoje assisti a 1 grande jogo do nosso académico e quero desde já dar força ao Marcelo e ao Everson que proporcionaram 2 grandes defesas para nosso desespero mas é o futebol.... grande jogo e este é sem dúvida o 11 que mais e melhor joga e se não fossem as lesões e os castigos vergonhosos certamente estaríamos certamente a lutar por outros objectivos.Tivemos grandes oportunidades do Tomé e do Fernando por exemplo. O Rui teve 1 bom regresso o Álvaro está ainda um bocado pesado e sem ritmo e não posso deixar de realçar a nossa defesa e guarda-redes que estiveram simplesmente impecáveis mas não posso deixar passar em branco o grande jogo que o Marco fez principalmente na 1ªparte. De resto mais do mesmo Guima bem no meio dos centrais.... enfim vamos ganhar domingo FORÇA ACADÉMICO
Bruno Gonçalves

sábado, 03 abril, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Boa Páscoa a todos! A partir de amanhã estarei na minha aldeia. FINALMENTE!

domingo, 04 abril, 2010
Anónimo disse...

Não está fácil, cada vez mais dificil, precisamos de vitórias, precisamos correr riscos, precisamos de golos!! VAMOS ACADÉMICO!!! VAMOS EQUIPA!!

Sprees

domingo, 04 abril, 2010
Anónimo disse...

Quero deixar aqui um apelo a todos os academistas.. domingo o jogo é de extrema importância... por isso vamos reviver o ambiente do jogo cm o anadia.. vamos todos ao fontelo... como têm visto a equipa tem dado tudo em campo para conseguir a vitoria.. mas quando está mal.. tudo corre mal.. até golos a 20 cm da baliza falhamos.. deixo um apelo à magia do futebol para fazer algo nesse sentido... uma vez que no fundo é praticamente o site "oficial" do clube, já que é o mais visitado... o tondela de certeza que vai trazer muita gente.. e nós temos que ter a humildade para apoiar a equipa neste momento difícil... nós adepto do clube, não podemos apoiar o clube e ir ao estádio, quando o clube está para subir de divisão.. e são nestes momentos que se vê a grandeza e o amor pelo clube... façam esse esforço.. tragam um amigo.. a mulher, que não paga para entrar... os filhos.. tem que ser... como adepto lá estarei... e vou levar amigos.. façam o mesmo.. A MAGIA, obrigado pelo que têm feito pelo clube... façam algo no sentido do jogo de domingo.. obrigado e força académico.. entre nós e o 10º classificado estão 2 pontos.. estão 12 pontos em disputa... até ao fim do campeonato ainda vão haver 4 jogos entre equipas que estão a lutar pela manutenção... por isso eu acredito.. OBRIGADO.. Sou do académico com orgulho.. abraço ass: Manuel Almeida

segunda-feira, 05 abril, 2010
Anónimo disse...

Manuel Almeida, é isso... todos juntos a uma só voz!! Quanto mais melhor, temos que continuar a fazer do fontelo, o Inferno para as equipas adversárias, já não apelo á direcção para colocar os adversários numa bancada só, porque não vale a pena.Resta esperar-se desportivismo pelo povo da Beira, somos vizinhos, não como em Tondela, que por trás da bancada "choviam umas borraxas" não sei quem as atirava. No Fontelo mandam os Academistas, e os nossos jogadores, todos os que marcarem serão poucos.

Sprees

segunda-feira, 05 abril, 2010
Joao Monteiro disse...

Concordo com o academista Manuel Almeida. Reviver o ambiente do jogo com o Anadia seria fantástico. A equipa merece todo o apoio, tem dado tudo em campo. O repto tem de ser lançado a toda a cidade e região. Força Académico!

segunda-feira, 05 abril, 2010
Anónimo disse...

Que enfiem os adeptos visitantes na superior norte ao sol e que deixem a superior sul a claque, que sempre foi a bancada deles.

terça-feira, 06 abril, 2010