domingo, abril 11, 2010

Académico 2 - 0 Tondela

Foto: Diário de Viseu


O Académico de Viseu, recebeu e venceu no fontelo o Tondela por 2 bolas sem resposta. É sempre bom ganhar derbies regionais, e então quando os pontos são preciosos ainda sabe melhor. Vitória Justa da melhor equipa em campo. Destaque ainda para a agradável moldura humana presente no Fontelo, naquela que foi de longe a melhor casa da época.

Académico de Viseu: Rui Marcos, Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico, Álvaro (Éverson, 67), Fernando Ferreira (Marco Almeida, 57), Tomé, Rui Santos (Paulo Gomes, 84) e Guima. Treinador: António Borges.

Tondela: Bruno Sousa, Tarzan (Ruca, 63), Luís Carvalho (Cássio, 63), Diego, Carlos André, Abel (Piojo,33), Gomes, Penela, Vítor Borges, Luís Santos e Ricardo. Treinador: António Jesus.

Golos: Marcelo Henrique 6 (1-0), Rui Santos 36 (2-0)


O Académico dominou toda a 1ª parte. Entrou bem no jogo, adiantando-se no marcador logo aos 6m de livre directo por intermédio de Marcelo. O Tondela respondia muito timidamente, e raramente incomodava o tranquilo e seguro Rui Marcos. Aos 36m o "mágico" Rui Santos fez o segundo golo academista, após uma jogada individual ao nível do nosso capitão. 2-0 para o Académico. Resultado esse que já não se alteraria até final.
Na segunda metade os academistas deixaram o Tondela dominar o jogo, mas sempre sem perigo. Os índices físicos academistas quebraram com o passar do tempo, e o técnico academista optou por segurar o resultado e com sucesso, a meu ver. Os segundos 45m não tiveram grandes ocasiões de golo, realce para duas perdidas por parte de Everson que podia ter dilatado ainda mais o resultado. Numa delas notou-se mesmo alguma falta de confiança de Éverson, que seguia isolado, mas não conseguiu desfeitear Bruno Sousa.

Uma vitória justíssima dos academistas, que assim continuam na luta pela manutenção, que agora estende-se, imaginem, a 10 equipas.

…7ºSertanense 36 pontos; 8ºOperário 36 pontos; 9ºPraiense 36 pontos; 10º USerra 35 pontos; 11ºEléctrico 34 pontos; 12ºAc. Viseu 33 pontos; 13ºMarinhense 31 pontos; 14ºO. Bairro 30 pontos; 15ºMonsanto 28 pontos; 16º V. Pico 25 pontos

Força Académico!

29 comentários:

João Nunes disse...

Resultados completamente loucos na nossa serie:

Oliv. Bairro 2-1 Arouca
Praiense 0-0 Operário
Monsanto 0-2 Mafra
Pampilhosa 1-0 Sertanense
Ac. Viseu 2-0 Tondela
Marinhense 0-3 Vitória do Pico
Tourizense 0-2 Eléctrico
UD Serra 1-0 Esmoriz

Está aguerrida a nossa luta...

domingo, 11 abril, 2010
Anónimo disse...

Grande académico.. parabéns ás pessoas de viseu que foram apoiar o clube.. palavra muito especial para a claque do académico que tinha muitos elementos.. vitória justíssima do académico... não me recordo de um jogada de muito perigo na baliza do académico.. está tudo em aberto.. reparem que desde o 12º e o 7º classificado vão apenas 3 pontos... força academico.. Manuel Almeida

domingo, 11 abril, 2010
Anónimo disse...

Uma palavra de apreço para a claque do Tondela que entrou a fazer barulho com o bombo, mandou umas asneiradas na primeira parte e depois pufff nao se ouviu mais eheh taditos =)

Bom jogo, grande Rui Santos, já tinha saudades, o defesa ainda deve estar a tentar perceber como foi fintado :)

domingo, 11 abril, 2010
Unknown disse...

Académico na zona de permanência, pois é o melhor 12º classificado. Vamos continuar a jogar bem e a ganhar os jogos para acabarmos no 7º lugar. Reparem só, se o Académico tem ganho os 2 jogos ao Marinhense e ao Monsanto (equipas com muitas limitações, onde o Académico, em 10 jogos, ganharia calmamente, nove e ganho no Domingo, na Sertã, onde falhou, 2 penalties, em que lugar estávamos? Pois é, mesmo lá em cima a lutar para subir de divisão. Nesta divisão, repito, o Arouca vai subir por falta de comparência do Académico, pois somos claramente a melhor equipa, mas mau início de época, lesões, castigos, muita intranquilidade, etc., etc., levaram a que agora estejamos a lutar para ficar na 2ª Divisão, mas Futebol é assim mesmo, por isso temos que aprender com os erros e corrigir, para na próxima época, mantendo a estrutura da equipa, com poucos, muito poucos reforços, atacarmos a subida de Divisão.

Quanto ao jogo, boa primeira parte do Académico, em que constrói o resultado, com um Rui Santos, a marcar um golo à Rui Santos, e na 2ª parte domínio do Tondela consentido pela nossa equipa, que ainda assim em contra-ataque acaba por ter as melhores oportunidades da 2ª parte. Vitória justa, muito importante, e que faz da viagem além mar, o jogo que tudo pode decidir a nosso favor, pois 3 pontos aí conseguidos farão que no próximo Domingo no Fontelo, já possamos assegurar a manutenção!

Finalmente, o Fontelo, com mais público, cá fora já não havia onde estacionar, a não ser na Feira. Temos que subir de Divisão e chegar à primeira para enchermos de novo o Fontelo.

Parabéns à Direcção pela iniciativa de dar entrada grátis às sras, pois é desta forma que vamos conseguir mais e mais adeptos e adeptas para o Académico. Todos somos poucos, mas juntos faremos a diferença!

Uma só nota para o nosso Guarda-redes que esteve simpelesmente impecável, nas saídas aos cruzamentos, nos remates de longe, nos cantos, seguro, seguríssimo, transmitindo uma enorme confiaça a toda a equipa.

Força Académico

Carlos Silva

domingo, 11 abril, 2010
Anónimo disse...

BOA ACADEMICO!!!!!!!!!!!
Parabéns Equipa.
Desejo muitas mais Victórias.
EP

domingo, 11 abril, 2010
Anónimo disse...

Grande vitória! Existem imagens do jogo? Quantas pessoas estavam no Fontelo?

Infelizmente este fim-de-semana não estive em Viseu :( . Daqui a duas semanas, regresso ao Fontelo! Cumprimentos.

Força Académico!
Rumo à manutenção!

domingo, 11 abril, 2010
Unknown disse...

vou arriscar uma previsão, mas sem quaisquer dados científicos, apenas constantando o seguinte, havia pela primeira vez, gente em todos os sectores do estádio. O Estádio do Fontelo é enorme, como sabemos, pelo que cheio leva cerca de 15 mil pessoas.

Diria, comparando com o Estádio da Naval que parece estar sempre vazio, em que se vêem sectores inteiros sem uma única pessoa, e ainda assim apresenta assistências na cada das 400 pessoas, que hoje no Fontelo, tudo somadinho, estavam mais de mil pessoas, que vos parece?

Já havia ambiente de bola, no Fontelo, algo que há muito não aocontecia, por isso, temos que alimentar esta onda e tudo fazer para que mais , mais e muitos mais venham ao Fontelo, pois parece o Estádio NAcional, onde se realiza a final da Taça de Portugal, é um espaço magnífico, com alma, algo que não existe por exemplo, na maioria dos estádio novos, do Euro. O Fontelo é um espaço magnífico, como poucos!

Há que publicitar que as senhoras não pagam e que os sócios podem adquir um cativo por 60 Euros para toda esta época (quase no fim, é certo) e a próxima e ainda com direito a um livre trânsito para um amigo, também para esta e a próxima época.

Mais barato do que isto, acho que não pode ser, pois quase 60 Euros, chega a pagar-se por um lugar para um só jogo da 1ª Divisão!

Tudo reumido:

Esta e a próxima época, tudo incluído, por apenas 60 Euros, é possível ver todos os jogos, mais um livro trÂnsito para um amigo ou conhecido para a Superior e além disso as senhoras têm entrada livre.

A única falha da Direcção tem sido a publicitação desta campamha, pois a campanaha é excelente, mas julgo que muitos pessoas ainda não tomaram conhecimento dela. Já faeli com várias que nem acreditavam que era tão barato assistir aos jogos do Académico e ser sócio!

Vamos todos Divulgar, pois o Académico, tem tudo, mesmo tudo para ocupar o lugar da Naval, na 1ª Divisão!.

Força Académico

Carlos Silva

domingo, 11 abril, 2010
Gonçalo disse...

Tenho varias imagens do jogo de hoje,caso queiram contactem-me:

goncalommsc@hotmail.com

domingo, 11 abril, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Já mandamos o mail!

domingo, 11 abril, 2010
Anónimo disse...

Alguém me sabe responder se o próximo jogo no Fontelo será no dia 25 de Abril ou se, por força do feriado nacional, será no dia 24? Obrigado.

Força Académico!
Rumo à manutenção!

domingo, 11 abril, 2010
Pedro disse...

Grande resultado. Estava à espera de algo mais dificil. Penso que já nao ganhávamos no Fontelo por mais do que um golo desde a vitória sobre o Vitória do Pico.
Fico contente por termos tido uma "moldura humana" em condições.
Mas também é verdade que pode ter sido pela presença dos Tondelenses.
Sobre a campanha, posso-vos dizer que de facto ha muita gente que nao sabe. Eu já me fiz sócio e tenho 8 pessoas que se inscreveram depois de falar com elas.
Continuamos a contar com o passa palavra, porque também é importante.
Em relação ao jogo, queria saber como foi o golo do Rui Santos, se pudessem descrever. É que as expressões usadas de "golo à Rui Santos" não me ajudam muito.. :)

Lá estarei em Esmoriz a festejar a permanência, mas espero que seja o quanto antes possível!

Abraço academista,
Pedro Simões

domingo, 11 abril, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

No site da FPF a jornada 29 d
está marcada para 25/04

domingo, 11 abril, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Golo à Rui Santos?

"Agarra" na bola, não olha para mais ninguém, tira dois, ou mais, adversários do camimho, puxa a culatra atrás e golo!

Não vi o jogo. Mas um golo "à Rui Santos" para mim é assim!

domingo, 11 abril, 2010
Nuno_Costa@Vis_PT disse...

Mais uma boa vitória contra uma equipa de topo, mas que perante um Académico muito bem organizado, não teve espaço para grandes veleidades.
Mais uma prova de que com outra organização inicial, hoje o Académico andava lá para cima. Assim vai ser sofrer até ao fim.
Atenção ao próximo adversário, Vitória do Pico! Parece que andam a acordar. Na jornada passada ganharam ao Tourizense, hoje foram "espetar" três "buchas" à Marinha Grande!
Olho aberto e pé ligeiro na semana que vem!

domingo, 11 abril, 2010
Unknown disse...

Golo, à Rui Santos, hoje, foi assim, entrou muito bem pelo flanco, driblou quem apareceu, como só ele sabe fazer, ou seja, jogada, à Rui Santos, ganhou a linha de fundo e já de ângulo apertado remata, fazendo a bola entrar junto ao poste.

Tudo resumido, golo à Rui Santos, golo de grande categoria, diferente do golo da Subida, no ano passado (esse um golo do outro mundo), mas um grande golo, pela arrancada em si e dpois pelo remate.

Espero ter ajudado, mas quem tiver mais jeito pode descrever melhor o lance!

Carlos Silva

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

lol Recuperação de bola do lado direito do ataque academista (Ruben?), sobra para o Rui à entrada da área, tem um adversário pela frente, passa a bola por um lado e vai buscar pelo outro, com pouco angulo e descaido para a direita remata forte e rasteiro junto ao poste mais distante ;) Resumindo, mais um grande golo :)

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

Quanto ao publico, não me pareceu existirem (muitos) tondelenses... a não ser a pobre claque dos palavrões claro... pelo menos não dei por eles, também a jogarem assim à base da pancada e mais nada eu tambem me calava lol

Rui Marcos, um senhor guarda redes, muito bom mesmo, nao me lembro de ver nada melhor no fontelo... aquelas saidas segurissimas em que agarra a bola la no alto e no meio de quem fosse e nao larga vez nenhuma...

segunda-feira, 12 abril, 2010
AsaSLB disse...

O golo do Rui Santos foi assim: ele arrancou com a bola, flectido pelo lado direito, ao entrar na àrea, e tendo um adversário pela frente, mete-lhe a bola por um lado e vai buscar por outro e à entrada da pequena àrea remata rasteiro e cruzado ao 2º poste. Creio que é uma explicação bem detalhada do lance.

segunda-feira, 12 abril, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Como dá para perceber não fiquei longe da descrição do golo do Rui Santos. E sem ver o jogo!

segunda-feira, 12 abril, 2010
Diário Regional I disse...

O "dérbi dos dérbis" no distrito de Viseu voltou a coroar o Académico. Depois do 3-0 com que a equipa de António Borges 'despachou' o rival na primeira metade do campeonato, agora a receita foi de 2-0, num Fontelo longe do que se esperava, em matéria de público, mas mesmo assim com mais gente que o habitual.
Para este encontro, de carácter decisivo para as duas equipas, embora com objectivos diferentes, os dois técnicos tomaram diferentes posturas. António Borges escolheu o 'onze' mais previsível, à imagem dos jogos anteriores, enquanto António Jesus mexeu, porventura até demais. O técnico tondelense quis surpreender o adversário e colocou Tarzan na ponta direita do ataque, atirando para o banco o argentino Piojo. Na defesa, a recolocação de Diego no seu lugar habitual revelou-se um desastre, tal como o desvio de Abel para o lado direito, que haveria de ser substituído ainda na primeira parte. No jogo táctico, pelo menos nos primeiros 45 minutos, em que se decidiu o encontro, António Borges, sem ter que 'inventar' muito, voltou a 'golear' o colega Jesus.
Mas se o Académico entrou melhor na partida, à 'construção' do resultado não fica alheio o guarda-redes Bruno Sousa. Ao minuto seis, Rui Santos, de regresso ao Fontelo, ganha um livre sobre Luís Carvalho e, na conversão, Marcelo Henrique marcou como quase sempre faz, ao primeiro poste. Ou o Tondela não estudou bem o rival ou 'esqueceu-se'. Bruno Sousa ainda tentou emendar o erro de ter deixado o poste demasiado desprotegido mas quando tira a bola, esta está já dentro da baliza. A reacção do próprio comprova a decisão do auxiliar.
Sem dúvidas, o Académico colocava-se em vantagem mas, antes de Rui Santos entrar em acção, o Tondela de meia distância ia avisando Rui Marcos. Primeiro Ricardo atira à figura do guardião academista e depois Gomes não consegue melhor.
À passagem da meia hora de jogo, com este repartido, o Académico reanimava o ataque. Aos 31', Fernando tenta surpreender de livre mas Bruno Sousa defende para o lado. Na recarga, Guima fez uma espécie de cruzamento-remate para nova intervenção importante do guarda-redes do Tondela.
Pouco depois, o capitão do Académico provou como fez falta nos últimos meses. Arrancada pelo lado direito, finta sobre Diego que fica pregado ao relvado e à saída de Bruno, um 'tiro' cruzado com 'selo' de golo merecido. Golo fantástico de Rui Santos, aliado a uma alegria de jogar que fazia falta ao futebol regional.
O Tondela relembrava o 'filme' do 'João Cardoso' e o Académico procurava aumentar a diferença só que aos 41', Rui Santos não acertou com a baliza, fazendo a bola tirar tinta ao poste direito.
Do outro lado, Vítor Borges, com um remate cruzado, imitava o capitão viseense três minutos depois.

segunda-feira, 12 abril, 2010
Diáro Regional II disse...

Tondela foi 'presa' fácil
À entrada do segundo tempo, cedo se percebeu que o Académico estava mais disposto a preservar a vantagem do que em procurar 'matar' o encontro. Fez bem, dirão uns, ou mal, dirão outros, sobretudo se pensarmos como seria o resto do jogo caso o Tondela marcasse cedo. Provavelmente o 'ai jesus' que o Académico já por diversas vezes sofreu no Fontelo.
Mas a essa postura dos viseenses não conseguiu encontrar resposta o Tondela que, apesar de ter mais bola, manter o adversário no seu meio-campo e deixar Bruno Sousa como mero espectador durante longos períodos de tempo, nunca soube furar a coesa defesa da casa.
A excepção só aos 73 minutos, quando Ruca, inacreditavelmente sozinho no coração da área, fica com um ressalto e dispara sem nexo apesar de ter a baliza à sua mercê.
Enquanto António Borges foi refrescando o meio-campo como podia (entraram Marco Almeida, Everson e Paulo Gomes), António Jesus meteu a 'carne' toda no 'assador', ao tirar Luís Carvalho e Tarzan para lançar Cássio e Ruca. Em boa verdade, pouco ou nada ganhou com isso, tirando o infernal 'engarrafamento' no ataque.
Quem podia ter aproveitado os riscos do Tondela foi Everson. O brasileiro ficou isolado à frente de Bruno Sousa e depois ficou literalmente estático à espera do corte de Diego. Já antes, Calico esticou-se todo e evitou que Gomes se isolasse na 'cara' de Rui Marcos, seguríssimo como sempre.
Vitória importantíssima para o Académico que assim saltou para o 12.º lugar e está a um ponto dos lugares mais 'calmos' da classificação. Já o Tondela, pode ter dito o adeus definitivo à subida.
Má arbitragem de Raul Valega. Acumulou demasiados erros, mostrou amarelos quando não devia e deixou outros por mostrar, embora sem prejuízo no resultado final.

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

O académico mostrou mais segurança em todo o jogo o Tondela não é a mesma equipa da primeira volta, pois algo não estará bem naquele balneario. Gostaria de ver o central Carlos André no académico, jogador "fino" com vuma elevação acima da média, e rapidissimo.

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

Com as descrições que puseram, já dá para visualizar. É que o Rui Santos já marcou tantos e bons golos de forma tao diferente, que cada um é uma obra de arte individual. Rui Santos a museu :)

Obrigado
Pedro Simões

segunda-feira, 12 abril, 2010
Unknown disse...

grande academico, força rui santos, es maior, domingo mais uma vitoria no pico e vamos garantir a permanencia em casa com electrico, tendo neste dia estadio com boa moldura humana.so queria daixar uma palavra a afv, pela excelente organizaçao de marcar o apuramento do campeao distrital amesma hora, a escassos metros de campo para outro, obrigado ribeiro viseu

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

Rui Marcos, um senhor guarda redes, muito bom mesmo, nao me lembro de ver nada melhor no fontelo... aquelas saidas segurissimas em que agarra a bola la no alto e no meio de quem fosse e nao larga vez nenhuma.......

Querido anónimo ñao viu nem irá ver porq o Rui é mesmo muiiiito bom Guarda Redes. Sintam-se orgulhosos de o ter e dem sempre o valor q ele merece.
Parabéns para a equipa por esta Vitória e para ti Rui M, sempre o melhor.
EP

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

Mostraram a tal raca e ambicao que estavamos a espera. Obrigado rapazes!

segunda-feira, 12 abril, 2010
Diário As Beiras disse...

Uma grande exibição de Rui Santos, o homem do jogo, ajudou o Académico a superiorizar-se ao Tondela. Dois golos na 1.ª parte resolveram o jogo.

Era grande a expectativa perante o desafio entre as duas equipas do distrito de Viseu que disputam o “nacional” da 2.ªdivisão. Vencer era importante para o Tondela, por poder continuar a acompanhar os primeiros classificados, mas também para os viseenses, por garantirem estar acima da linha de descida.
O jogo começou bem para os academistas, após alguma iniciativa atacante dos visitantes. Uma falta cometida aos cinco minutos de jogo sobre Rui Santos (finalmente o grande homem do jogo) fez com que Marcelo, na marcação, conseguisse dar efeito à bola, colocando-a dentro da baliza de Bruno Sousa.
O golo dos da casa motivou a equipa, levando contudo a um tempo de equilíbrio entre as duas fomações. Desde contra-ataques a tentativas de jogo organizado, ambas as equipas começavam a falhar lances sucessivos, retirando interesse a jogadas que poderiam ser perigosas para ambas as partes.
Aos 36 minutos e depois de uma pequena confusão com um lançamento, o Académico ressurgiu através do seu melhor jogador em campo. A bola é atirada a Rui Santos que, após fintas sucessivas, chega à frente do guarda-redes do Tondela e remata certeiro.
Na 2.ª parte, o jogo ficou em toada morna, com os tondelenses a insistirem sem grande afinco e espírito assertivo.

segunda-feira, 12 abril, 2010
Raúl Paiva disse...

http://conversasredondas.blogspot.com/2010/04/rui-borges.html

Deixo-vos aqui um post, sobre o vosso ex jogador, Rui Borges.

Felicidades para o Académico.

segunda-feira, 12 abril, 2010
Anónimo disse...

Grandes Ruis temos na equipa, grande equipa temos...!! Grande exibição...!! Força rapazes.

Ps á nossa direcção: Para quando uma equipa de segurança privada nas portas do estádio?? É assim, eu conheço os porteiros, como acho que todos os Viseenses conhecem, não tenho nada a dizer deles como pessoas. Agora a questão está, com tantos anos de Académico estes senhores talvez tenham adquirido vicios, mas vicios esses que têm de acabar. Eu vou ao futebol, pago bilhete, em dia do Clube pago bilhete, tenho lugar cativo pago.O que não admito, é que na 2ª parte (intervalo) não seja preciso mostrar qualquer tipo de documento, e qualquer pessoa possa entrar no fontelo, então como é lógico os "mitras" ou como lhe queiram chamar, entram sem pagar um tostão...!!NÃO SE ADMITE!! A direcção perde o clube perde. Depois acaba o jogo, nem a porta maior são capazes de abrir, e obrigam centenas de pessoas a sair pela porta mais pequena onde só passa uma pessoa.Entrar no fontelo de graça é fácil... basta levar um papel preto... que ninguém olha pra nada...!!

terça-feira, 13 abril, 2010