terça-feira, junho 23, 2009

Gamarra em entrevista

Nome: Ricardo José Figueiredo Babo “Gamarra
Data de nascimento: 21/02/1980
Posição: médio defensivo
Local de nascimento: Viseu
Altura: 1,75 cm
Peso: 69 kg
Ídolo: Nenhum em particular, mas gosto das qualidades do Pirlo.
Clube de futebol: Benfica
Morada: Farminhão

A alcunha, Gamarra, vem do facto de ser um central que praticamente não faz faltas e é excelente a defender, ou é por ser do Benfica?

A alcunha Gamarra vem dos tempos do Repesenses, os meus colegas de equipa acharam que eu me identificava com ele, e assim ficou o nome.

Os menos atentos ao que se passou no Penalva – e nós fazemos parte desse grupo – perguntam: como é o Gamarra como jogador? Qual a sua posição preferida? Joga a central? Faz outras posições no terreno?

Não gosto de falar de mim, acima de tudo considero que sou um jogador de equipa, gosto de ser útil mas de passar despercebido dentro de campo. A minha posição preferida e onde acho que exploro todas as minhas capacidades é a de médio defensivo, em relação a fazer outras posições, ao longo da minha carreira também joguei a defesa central, lateral direito e médio centro, mas como disse atrás, a minha posição é a de médio defensivo.

Foste capitão no Penalva do Castelo. És um líder?

Não me considero um líder, procuro acima de tudo dar-me bem com todos.

Nas últimas 5 épocas jogaste no Penalva do Castelo: e antes, onde actuaste?

Actuei no Penalva do Castelo as últimas 7 épocas e não 5. Antes do Penalva do Castelo actuei 3 épocas no Social de Lamas.

Infelizmente o Penalva do Castelo desceu de divisão. Que erros o Académico de Viseu deve evitar para não seguir o mesmo caminho?
Acredito e tenho a certeza de que não vamos seguir o mesmo caminho. Erros acontecem sempre, vamos tentar que aconteçam o menos vezes possível, vamos trabalhar para isso.

Quais as ambições pessoais para esta nova época? Quando assinaste pelo Académico quais foram os objectivos apresentados?

Espero jogar o maior número de jogos possível para ajudar o Académico a ficar nos lugares da frente do campeonato. Os objectivos são exactamente esses, andar nos lugares da frente, junto dos melhores.


Ao longo destes anos em que fizeste parte do plantel do Penalva jogaram contigo vários jogadores que passaram pelo CAF e alguns que também já jogaram no AVFC. Fala-nos um pouco sobre eles:

Bruno Almeida – Jogador polivalente, faz qualquer posição da defesa.

Negrete – Grande profissional. Central de grande classe. Grande amigo fora do futebol.

Megane – Jogador com o melhor pé esquerdo com quem joguei até hoje.

Pedros – Jogador de qualidade, dá tudo em campo.

Paulo Listra – A jogar na posição dele, ponta de lança, é matador.

Ascenso – Muito forte no passe. Excelente na execução de livres.

Rogério – Central muito experiente, de uma regularidade impressionante.

Álvaro, Lopes , Luís Costa – Na altura que joguei com eles, eram eles ainda muito novos, mas os três com muita qualidade e com muita margem de progressão.

Sérgio – Fortíssimo no jogo aéreo, um verdadeiro líder.

Porque é que aceitaste vir para o Académico de Viseu? Tinhas mais propostas?

A principal razão que me levou a aceitar a proposta do Académico foi o facto de poder continuar a jogar na 2ª divisão e também os objectivos ambiciosos do clube. Propostas concretas não tinha, mas o Penalva já me tinha transmitido a vontade que tinham em que eu continuasse.

Por vezes os jogadores criticam os adeptos por só apoiarem nos momentos bons. Como convives com a crítica?

As críticas construtivas, feitas com sentido e com o intuito de melhorarmos, aceito-as e tento evoluir no sentido das mesmas, quantas às críticas feitas só para deitar a baixo e provocar, nem perco tempo com elas.

Falemos de treinadores: qual aquele que mais te marcou? Já trabalhaste com Luís Almeida?

Todos os treinadores que tive até hoje foram importantes na minha evolução como jogador. Vai ser a primeira vez que vou trabalhar com o mister Luís Almeida.

És um jogador caro?

Tenho a certeza que não.

Num clube os adeptos são a coisa mais importante. Queres deixar uma mensagem aos academistas?

A única que posso dizer é que vamos fazer sempre tudo para ganhar em todos os jogos. Com o apoio dos adeptos sentimo-nos ainda mais motivados para ganhar.

4 comentários:

Joao Monteiro disse...

Gamarra, bem-vindo a esta grande família chamada Académico...!!!

terça-feira, 23 junho, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Este é o melhor clube do mundo!

BEM-VINDO!

terça-feira, 23 junho, 2009
Negrete disse...

Sou um bocado "suspeito", para falar do meu amigo Gamarra. O Académico de Viseu fez uma optima contratação. Muito disciplinado tacticamente, forte no passe e bastante agressivo. Resta-me desejar-lhe boa sorte.
Aproveito também para dar os meus sinceros Parabéns ao Magia do Futebol, pelo optimo trabalho que continuam a desenvolver.
Um Abraço.
Negrete

terça-feira, 23 junho, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Grande Negrete! Aproveito para te dar os parabéns "pessoalmente" pela subida! Ainda fazes falta ao Académico...

terça-feira, 23 junho, 2009