sábado, junho 06, 2009

Académico…Académico…Académico…

6 de Junho de 2009

Estádio do Fontelo em Viseu

Árbitro: Pedro Meireles (Porto)

Académico de Viseu: Augusto, Filipe, Sérgio (Parma, 82), Tiago Gonçalves, João Casal (Márcio, 75), Álvaro (Calico, 76), Luís Costa, Milford, Rui Santos, Éverson e Zé Bastos. Treinador: Luís Almeida

Anadia: Manuel Gama, Ventura, Rui Almeida, Miguel Afonso, Ruben Ramalho, Tiago Borges (Chico Trabuca, 78), Marito (Fredy, 72), Nelson Reis, Ruben Ferreira, Diogo André, Simões (Praga, 86)

Cartões amarelos: Éverson (17), Diogo André (44), Álvaro (68), Filipe (76), Ruben Ferreira (83), Rui Santos (89), Milford (89), Augusto (90)

Golos: Luís Costa 50 (1-0), Rui Santos 89 (2-0)
Esta foto é de autoria de Luís Santos a quem A MAGIA DO FUTEBOL agradece. De onde esta veio há mais. Aguardem!


Académico…Académico…Académico…

Foi este o grito mais ouvido na bonita moldura humana do Fontelo. Todos os adeptos academistas responderam ao repto lançado, e compareceram em peso no estádio. Os jogadores foram os heróis da tarde. Dois golos verdadeiramente espantosos valeram esta merecida subida de divisão.

O técnico Luís Almeida, relativamente ao onze na Tocha, produziu uma alteração, saiu Lage (castigado) e lançou Milford. Assim a equipa inicial foi composta por: Augusto; Filipe, Tiago, Sérgio (Parma) e Casal (Márcio); Álvaro (Calico), Costa e Éverson; Milford, Rui Santos e Zé Bastos.

Num jogo onde, nitidamente, o Anadia vinha para não perder por dois golos de diferença, apostando numa toada mais de contra-ataque, jogando inclusive sem ponta-de-lança, os academistas foram superiores, mostrando a força real do clube. O jogo começou com claro sinal mais para o Académico de Viseu. Milford teve a primeira grande oportunidade do jogo, mas o seu cabeceamento saiu ao lado. Depois foi Bastos, que igualmente de cabeça tinha tudo para fazer o primeiro da partida, mas o remate não lhe saiu da melhor maneira. Uma primeira metade sem golos, e que castigava alguma ineficácia dos viseenses.
No segundo tempo a música foi outra. O tempo escasseava, mas os heróis nunca baixaram os braços, e a primeira obra de arte surgiu, aos 50min., pelos pés de Costa, num remate verdadeiramente espectacular, altamente colocado, sem hipótese para o guardião contrário. Era o delírio no Fontelo, 1-0 para o Académico. Isto numa altura, em que o Fiães marcava o seu 2ºgolo em Tondela, o que significava que o Ac.Viseu subia de divisão. Entretanto, o Anadia subiu mais no terreno, chegando mesmo a rematar ao ferro da baliza de Augusto, que foi um gigante na baliza academista, realizando entre outras, uma defesa doutro mundo, após livre do nº10 do Anadia. O jogo aproximava-se do fim, em Tondela, a equipa da casa tinha dado a volta ao jogo, chegando mesmo a vencer por 4-2, o que significaria que, os academistas precisavam de novo golo para a almejada subida. Até que, já no tempo de compensação, um génio, de seu nome Rui Santos, resolveu tirar da cartola um golo só ao alcance de mágicos do futebol. Um remate fantástico, já perto do fim, proporcionou a euforia total no estádio do Fontelo. Já ninguém escondia tamanho contentamento. O Académico estava na 2ªdivisão nacional.


Foi bonito viver este dia, foi indescritível a invasão de campo, a folia academista no seu ponto máximo. As lágrimas muito felizes dos jogadores. Uma moldura humana sublime.

Académico sempre…!!!

P.S.: Hoje (domingo), pelas 17h, a família academista vai ser recebida na instituição da Câmara Municipal de Viseu. Aparece para dar os Parabéns aos nossos heróis.


Quem tiver fotos ou vídeos que queira partilhar com todos os Academistas, teremos todo gosto em publicar.
a.magia.do.futebol@gmail.com

8 comentários:

Anónimo disse...

Brevemente poderei disponibilizar videos no autocarro da equipa.

Rui Carvalho

domingo, 07 junho, 2009
Anónimo disse...

Foi um final de tarde inesquecível!
Os dois golos foram portentosos. No final, a uns adeptos do Anadia lancei o repto que na viagem de regresso fizessem um desvio por Tondela (que fica em caminho) e observassem a outra festa. Pois é... quem durante os 90m, e com a complacência da equipa de arbitragem, só fez antijogo, interrompendo a partida com simulações de lesões, retardando a marcação de pontapés de baliza, de livres (o nº16 do Anadia colocava-se sistematicamente à frente da bola de modo a impedir a sua rápida marcação... e só muito perto do fim é que viu amarelo!!)e de lançamentos de linha lateral... só podia ter aquele fim. O João Pedro Mariz revelou-se nesse capítulo o que de pior têm alguns treinadores portugueses - não obrigarem as suas equipas a fazer um jogo positivo. A esta hora talvez estivesse a fazer a festa com a sua equipa. É capaz de ter aprendido que 45 minutos em futebol é mesmo muito tempo e que pode deitar por terra todo o trabalho de toda uma época. O que quero dizer com isto é o seguinte: ao intervalo, não lhe deve ter passado pelo cabeça que a situação final pudesse vir a acontecer. O jogo estava empatado; o Académico tinha de vencê-lo por dois golos de diferença; e o Fiães vencia em Tondela, naquele momento, por 1-0!!
Pois é, meu caro João Pedro Mariz e jogadores anadienses, para o ano há mais!!! Sejam mais dignos e honestos em campo e menos «habilidosos». Ontem, a vossa postura em campo só contribuiu para que os adeptos abandonem os estádios. Parabéns Académico e Tondela!

domingo, 07 junho, 2009
Anónimo disse...

Antes do jogo tive a oportunidade de conversar um pouco com alguns jogadores do AVFC, transmiti-lhes que tinha colocado aqui um post defendendo-os como ninguem. Tive tambem a oportunidade de lhes dizer que hoje (leia-se ontem) eles só tinham que fazer aquilo que fizeram durante esta época inteira, lutar, transpirar, correr deixar tudo em campo e a subida seria algo de normal para eles. Felizmente todos eles o fizeram sei e porque depois do jogo tornei a falar com eles que alguns estavam de tal maneira estoirados que quase não se pudiam mexer. Isto meus amigos é raça é querer é honrar a camisola do AVFC, e estes jogadores fizeram-no como ninguem. Que me desculpem não entrar na onda de que agora são todos bons, não, se o AVFC subiu deve-o 99,9% aos jogadores pois desde o 1º minuto do campeonato até ao ultimo deram aquilo que tinham e muitas das vezes aquilo que não tinham. Para eles o meu muito obrigado por mais esta alegria que me proporcionaram. CAAM

domingo, 07 junho, 2009
Anónimo disse...

Fantástico!!Melhor era impossível!
Quem já jogou futebol sabe à partida o quão complicado é entrar para um jogo com a obrigação de ganhar por dois golos de diferença.Vi um AFC oscilante durante a época mas num só jogo mostrou que era (e é) o grupo mais forte, mais coeso. Acredito que durante a partida tudo passou pela cabeça dos jogadores mas sabiam que tinham que dar tudo por tudo apesar do peso que tinham nas costas. Gostava de ver pro anó o FONTELO sempre ao rubro com o ACADEMICO. precisamos de chamar a cidade ao clube e esquecermo nos de uma vez por todas do passado mesquinho. Ser academista nao é uma coisa que se escolhe!!SENTE-SE!!!E porque eu sinto, digo: obrigado a todos pelos magnificos 90m de jogo de sabado.
Missão cumprida e mais nao digo.

domingo, 07 junho, 2009
Pedro disse...

estou em espanha de férias e custa muito sofrer à distância. Estive toda a 2a parte na expectativa e não sonhava que o tondela tinha dado a volta. Imagino a explosão aí com o golo do rui. Aqui foi um sentimento de alegria tão grande tão grande.. Foi um dos dias mais felizes dos meus 28 anos. É tão bom ser do académico. Um grande obrigado a todos os jogadores e pessoas do académico. Em especial aos capitães lage e sérgio. Inesquecível. Memorável. Histórico. Abraço Pedro Simões

domingo, 07 junho, 2009
Anónimo disse...

Teria todo o gosto de partilhar fotos e videos da festa por onde andaram os jogadores, apenas tem um senão, o tamanho total.
Poderei gravar num cd e entregar-vos ou combinar em algum sítio para o entregar.
Caso estejam interessados.

asaslb@hotmail.com

Rui Carvalho

domingo, 07 junho, 2009
Diário Regional disse...

Um golo de Rui Santos, a um minuto do final do tempo regulamentar, garantiu ao Académico de Viseu a subida à 2ª Divisão Nacional, fazendo terminar o sonho do seu opositor para conseguir o mesmo desiderato.
Num jogo emotivo, mas nem sempre bem jogado, a formação viseense logrou atingir a meta traçada. Tinha que vencer por uma diferença de dois golos, o que veio a acontecer na etapa complementar. Luís Costa e Rui Santos foram os carrascos da formação da Bairrada.
O Anadia, a quem o empate ou a derrota pela margem mínima serviam para garantir o acesso ao escalão superior, acabou por pagar caro o facto de ter jogado para defender, primeiro o empate e depois a derrota pela margem mínima. Uma perda de bola e uma recuperação de Rui Santos, desfizeram o sonho nos instantes finais da partida. Diga-se, contudo, que tiveram também alguma infelicidade, nomeadamente quando aos 84 minutos Simões atirou ao poste. Mas, a sorte, desta vez, esteve do lado dos donos da casa, aquela que lhes faltou noutros momentos do campeonato.

Início difícil
para os viseenses
O início do jogo foi complicado para a formação orientada por Luís Almeida. Controlar a ansiedade era o mais difícil. A turma visitante parecia querer assumir o comando do jogo, procurando controlar as operações a meio campo. A partida era, por isso, algo atípica. Só que na primeira incursão ao ataque, os viseenses quase marcavam. Rui Santos escapou pela direita, mas Milford não conseguiu acertar no alvo, com o desvio de cabeça a sair ao lado do poste.
À passagem do primeiro quarto de hora, o jogo estava num ritmo lento e só a espaços o perigo rondava uma das balizas. Com a turma da Bairrada a tentar manter um ritmo calmo à partida, Zé Bastos, aos 20 minutos, teve uma excelente incursão pela esquerda, mas da jogada resultou um pontapé de canto.
O Anadia mostrava-se coeso a defender, mas não descurava o ataque. Aos 27 minutos Simões disparou do meio da rua, com Augusto a ter que se aplicar, desviando por cima do travessão. A emoção só voltou às bancadas a cinco minutos do intervalo, quando Everson cruzou da direita e Zé Bastos falhou o alvo.
Golos
só na segunda metade
A segunda parte começou bem para os viseenses. Luís Costa, aos cinco minutos, levou as bancadas ao rubro, com um remate do meio da rua a fazer o golo. O caminho começava a ficar desbravado.
A turma da Bairrada sentiu o golpe, mas depois de um período em que denotou alguma intranquilidade, assumiu o comando do jogo, numa fase em que os donos da casa pareciam adormecidos. Nessa altura, Augusto mostrou-se, nomeadamente aos 69 minutos, a remate de Tiago Borges.
Mas as grandes emoções estavam guardadas para os últimos 10 minutos. Aos 84 Simões atirou ao poste, para a um minuto do final Rui Santos ganhar a bola próximo da área visitante e desferir um remate que só parou no fundo da baliza de Manuel Gama, que nada pôde fazer nos dois golos.
Os visitantes ainda tentaram o golo que lhes permitia desfazer o sonho viseense, mas a clarividência já era pouca, com os donos da casa a segurarem o resultado e fazer a festa.
Trabalho (muito) positivo do trio de arbitragem do Porto.

Adeptos acorreram
em grande número
Há muito que não se via o Fontelo tão bem composto. Os viseenses responderam ao apelo da direcção academista, levando um colorido diferente ao Municipal. Cerca de três mil espectadores viram ao vivo as incidências de um encontro impróprio para cardíacos.
No primeiro tempo, com o jogo em Tondela a pender para o Fiães, a expectativa aumentou e a adrenalina subiu em flecha.
Depois de Luís Costa ter colocado os viseenses na frente do marcador, e o Tondela a conseguir uma reviravolta espectacular, as emoções ficaram ao rubro, com os corações cada vez mais palpitantes.
A descrença foi aumentando até que, finalmente, a um minuto do final do tempo regulamentar Rui Santos pôs fim ao sofrimento, levando os viseenses ao delírio.

segunda-feira, 08 junho, 2009
AsaSLB disse...

Videos colocados por mim no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=bWEw2eQzckA&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=2BihCwtEMs0&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=Qci0Yr1cKFw&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=3kfQ8HR8x-c&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=jknoYvhBXzE&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=a3GcydKjJCg&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=CgCcS7O4PSM&feature=channel

Rui Carvalho

terça-feira, 09 junho, 2009