sábado, outubro 20, 2018

SC Espinho 3-3 Ac. Viseu FC, 11-10 gp


Este jogo entre dois "históricos" de Portugal foi dos mais emocionantes dos últimos anos, no que toca ao nosso clube. Infelizmente para o Académico, saímos da prova de forma dramática, mesmo na ponta final do desempate.
Tentando descrever o mais possível o filme do jogo, para quem não assistiu, segue uma pequena crónica.

Estádio recheado de adeptos do Espinho, com uma claque ativa do início do ao fim, a apoiar, a cantar, divertida, um excelente exemplo. Falta ao Académico uma claque assim. Do lado do Académico, talvez 30 adeptos.

Em relação ao jogo, o onze do Académico foi : Jonas - Tomé - Lucas - Kevin Medina - Pica - Fábio Santos - Latyr Fall - Paná - Luisinho - Barry - Kwame NSor. 
Ou seja, um claro 3-5-2, com Luisinho a nº10.
Desde cedo se notou duas características do jogo: O Académico apostava em demasia nas bolas longas para NSor , que alem do desgaste que causou, não dava mais do que isso porque não gerava combinações nem jogadas de ataque. A 2ª bola era sistemática do Espinho.
A outra característica era que o lado esquerdo do Ataque do Espinho aproveitou alguns buracos e chegavam à área facilmente.
Foi assim que nasceu o 1º golo. Uma arrancada do lado esquerdo, centro e golo do Espinho. 1-0, grande festa local. 
O Académico continuava igual, sem fio de jogo, sem ideias, sem ligação entre setores e dificuldades visíveis no ataque. Oportunidades zero. Faltava profundidade ao jogo e com Luisinho a 10 e bolas constantemente aéreas pior ainda.
O primeiro remate foi de Paná, aos 15 minutos, ao lado.
A única forma de criar algum frissom foi com cantos e livres mas que eram afastados pela defesa do Espinho 
Manuel Cajuda percebeu isso e mexeu na equipa antes do intervalo.
Saiu Pica e entrou Gabriel. Não demorou muito a dar golo. Jogada de Lucas do lado esquerdo, mete para dentro, fora da área cruza e na pequena área NSor desvia subtilmente a bola para o fundo das redes. Um golo com eficácia porque foi de facto o único remate à baliza. 

2ª parte 

Na 2a parte, não houve alterações. O Académico tentou o jogo mais pelo pé, não apostou tanto nas bolas aéreas mas não criou perigo. Não havia passes de rutura, profundidade e a pressão do Espinho era forte também.
Entretanto, Jaime Poulson tira um coelho da cartola do lado esquerdo, entra na área , centra ao 2º poste e um avançado do Espinho cabeceia para o outro poste, sem hipótese para Jonas. 2-1 e a festa do Espinho aos 72 minutos.

Entram de imediato Gasilin e João Mário no jogo para ainda abrir mais o ataque. A partir daí, sim, o Académico mostrou algo mais. João Mário e Gabriel combinaram bem na direita centram e Gasilin recebe a bola à meia volta e dispara para golo. 2-2, festa dos viseenses no estádio.
Até final nada mais de registo e tínhamos prolongamento.

PROLONGAMENTO


Ao contrário do esperado, o prolongamento não foi um arrastar das duas equipas. O jogo ficou mais partido e houve mais ocasiões para ambos. O Espinho sempre mais por cima, mais perigoso e  com 2 remates perigosos anunciava-se o 3-2. Pois foi do lado esquerdo que Carlitos , experiente jogador da II Liga, faz um golaço, com um remate  de fora da área do lado esquerdo, a entrar no ângulo da baliza de Jonas que ainda tocou  mas não evitou. Pensou-se que o jogo estava acabado.

Só que Manuel Cajuda faz uma substituição que mudou bastante o rumo do prolongamento e dos últimos 15 minutos. Tira Barry e põe Rui Miguel.
A partir daí o nosso 10 pegou no jogo, aproveitou os espaços e em combinações com Gabriel e Luisinho foi criando ocasiões. Foi assim que surgiu o 3-3. Jogada do lado direito, centro e aparece Rui Miguel à boca da baliza a fazer o 3-3. Golooooooooooooooooooo do Académico!! Grande festa, grande festejo do Rui. É bom ter jogadores assim no plantel, com verdadeiro amor à camisola.
Perto do final, jogada com Gasilin bem a antecipar-se ao redes numa atraso do jogador espinhense, a baliza fica desguarnecida, Gasilin centra e NSor com a baliza em frente… manda para a bancada. Foi o desespero dos academistas, porque teria sido uma reviravolta épica e passaríamos de eliminatória.

Eis então que surge um lance polémico no final do prolongamento. Um avançado do Espinho entra na área, Medina faz carrinho, parece-nos que toca na bola e depois é que se dá o contacto, mas o árbitro (que sofreu muita pressão dos adeptos durante todo o jogo, marca penalty. O jogador do Espinho parte para a bola, mas Jonas fez uma grande defesa e evita o 4-3 a sentença final no jogo. Foi uma boa defesa e que augurava uma motivação extra para o guardião nos penalties

PENALTIES

Muito sofrimento em todos os adeptos. Rui Miguel marca o primeiro (ver vídeo abaixo, Latyr Fall falha o segundo. A partir daí nunca mais houve falhas dos jogadores do Académico e do Espinho. Foram 11 penaltys seguidos, incluindo os guarda redes. Por isso voltou ao início da rodada e aí Rui Miguel atirou por cima e o Espinho marcou. Vitória para o Espinho, uma passagem merecida.


4 comentários:

215 disse...

Jogo miserável do Académico. Sem ideias, sem força, sem vontade, sem intensidade, com uma atitude completamente amorfa foi uma derrota mais do que justa. O Espinho foi melhor!

O Académico entrou macio, com 3 centrais, e com Luisinho a jogar atrás dos avançados. O meio campo foi servido de bandeja ao espinho. Com extremos muito rápidos e incisivos, o espinho fez o que quis do lado direito do CAF. Pica teve de sair antes do intervalo, tais as dificuldades que sentiu.

O Espinho jogou melhor e mereceu passar.

O CAF não ganhou um duelo ou uma bola de cabeça ou um ressalto. Nada! Só se viu alguma coisa quando teve de correr atrás do prejuízo.

Tenho de salientar o Medina que foi o melhor jogador do CAF.

O CAF tem um plantel de grande qualidade. Não se entende este futebol tão fraco.

Acho que o Cajuda deve ponderar a sua situação no CAF.

sábado, 20 outubro, 2018
paulo teixeira disse...

Tá complicado, o pior infelizmente ainda está para vir (espero que esteja enganado) mas a jogar como jogamos em Braga quem perde com aqueles putos tambem perde com o Espinho, vá lá a sorte ainda esteve do nosso lado grande parte do tempo senão nem teriamos ido para penalties.
Cajuda culpado? não, nem pensar, equipa fraca sem ligação e só se começa a ver qualquer coisa quando soa o alarme, guarda redes mediocre, já nos safou algumas vezes mas foi mais aquelas que nos enterrou, mister meta lá o Elisio, faça qualquer coisa um gr mais positivo hoje e tinhamos ganho nas g.p`s não mereciamos é certo mas quantas vezes já merecemos ganhar e não ganhamos!
A vida continua se vamos ganhar o próximo jogo não sei, nem eu nem ninguem mas façam por isso equipa!
Força Académico, força equipa SEMPRE DO VOSSO LADO em qualquer momento!

Paulo Teixeira

domingo, 21 outubro, 2018
pmarq disse...

Não percebo o que passa com Cajuda, um treinador tão experiente e com tanto currículo, parece perdido se joga com 3 centrais, com 2, não percebo... e aqui a magia refere que jogámos em 3-5-2, para mim e para todos os efeitos jogámos com 5 defesas contra uma equipa de escalão inferior.

Se a mais-valia de jogar com 3 centrais é discutível e subjectiva, não deixa de ser um sistema que precisa de muito treino para ficar afinado, porque os jogadores não estão habituados a jogar assim, e necessita de 2 laterais que façam o corredor todo, o que implica grande disponibilidade física e grande consistência táctica para se saber quando defender ou atacar. É difícil...e não ganhámos um jogo com 3 centrais, as vitórias com Arouca e Oliveirense aconteceram depois de as coisas estarem a correr mal e se mudar para 4 defesas.

Não sei as estatísticas, mas não me lembro, desde que estamos na 2ª liga, de os adversários terem tanta facilidade em criar oportunidades de golo como este ano.
É claro que a indefinição táctica não ajuda, mas as exibições de Jonas e Pica ainda contribuem mais para o descalabro defensivo que tem sido esta época. Lamento estar a individualizar, mas é a verdade.
Parece-me que a saída de Bura foi bem compensada com Medina, chegou ainda o bom reforço Tiago Almeida. Depois saiu o craque Avto mas entraram os craques Luisinho e Gabriel, Gasilin entra sempre bem... penso que temos um bom plantel que dá para muito mais do que tem sido feito. Gostava apenas de ver jogar Cléber e perceber porque nunca foi utilizado. Se for pior que Jonas, temos urgentemente que ir ao mercado em Janeiro.

Não peço a demissão do treinador, reconheço-lhe valor e sei que pode ajudar o clube, mas tem que fazer melhor do que tem feito.

domingo, 21 outubro, 2018
caf disse...

Falta um patrão na defesa e isso o Bura faz muita falta, ele limpava tudo! O Pica tem estado muito mal, tem sido sempre comido é incrível. O Medina gosto muito de o ver jogar, pena ja ter enterrado, mas também tem safado muito. Vamos ver se os jogadores recuperam das lesões e se temos um plantel na máxima força. O Jonas na epoca passada com o Pecenha, quando foi preciso o Jonas jogar sempre mostrou qualidade e mostrou que era melhor que o Peçanha, esta epoca que não tem "concorrência" anda a tremer e aos papeis...

segunda-feira, 22 outubro, 2018