domingo, abril 29, 2018

Ac. Viseu FC 1-0 Gil Vicente FC




Estádio do Fontelo, 29 de abril de 2018
36ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Bruno Rebocho (Lisboa)

Ac. Viseu: Jonas; Joel (Rui Miguel, 79), Bura, Fábio Santos e Kiko; Capela e Zé Paulo (Barry, 68); João Mário (Tarcísio, 73), Avto e Sandro Lima; Nsor. Treinador: Manuel Cajuda.

Gil Vicente: João Costa; Sandro, Tormena, Henrique e Reko; Alphonse, James Igbekeme e Camara (André Fontes, 68); João Vasco (Marcos Dimba, 78), Aldair (Frederic, 87) e Jonathan. Treinador: Pedro Ribeiro.

Golo: Nsor 85 (1-0)

O Académico recebeu esta tarde o Gil Vicente, e era grande a expectativa dos poucos academistas, que se deslocaram ao Fontelo para assistir á partida.

A curiosidade não residia, na hipotética luta pela subida de divisão, mas sim no comportamento da equipa no regresso aos jogos em casa.

De um lado uma equipa que ainda alimentava uma ténue oportunidade de subir de divisão, do outro uma equipa que corria o risco de descer de divisão.

O inicio do jogo foi lento e sonolento, não fosse o frio que se fez sentir esta tarde em Viseu, e poderiamos estar a assistir a um jogo amigável de inicio de época.

O Gil Vicente, foi talvez a pior equipa que passou esta época pelo Fontelo, mas o futebol português é rico nestas vicissitudes, o Gil não luta por nada, joga para entreter, já que a primeira liga os espera na época 2019/20.

O Académico também não aproveitou, e embalou num jogo pobrezinho, numa clara falta de respeito por quem ainda comparece no Fontelo para os apoiar.

Já que nenhuma equipa quis, obviamente o jogo chegou ao intervalo empatado a zero golos.

Na segunda parte, havia uma réstia de esperança, que os jogadores academistas viessem com outra dinâmica, outra assertividade e acima de tudo com outra garra e vontade de vencer.

Lances houve, em que os habituais assobios, deram lugar a sorrisos, tal era o desacerto das jogadas academistas.

Aos 68m de jogo, a primeira substituição, Barry entra para o lugar de Zé Paulo, e aos 73 Tarcisio para o lugar de João Mário. 

O jogo subiu um pouco de intensidade, uma vez que o Académico finalmente dava mostras de querer assumir o controlo, mas sempre sem perigo para a baliza de João Costa.

Aos 85m finalmente o golo academista, Nsor de cabeça marca.

A partir desta altura o Gil Vicente, corre um pouco mais, e acercou-se duas ou três vezes sem perigo da baliza Academista.

A ultima substitução ocorreu aos 79m, com Rui Miguel a entrar para o lugar de Joel.

Vitória academista justa, porque apesar de tudo foi a equipa "menos má" em campo.

Com seis pontos em disputa, e com cinco de atraso para os lugares de subida, apenas um milagre nos permitirá subir esta época. 

Há no entanto ainda muita coisa em disputa, já que temos pela frente dois jogos que serão seguramente decisivos nas contas de quem quer subir - o primeiro em Penafiel (4º com 61 pontos a dois pontos dos lugares de subida) e finalmente no Fontelo frente ao Santa Clara (que está em lugar de subida).

Com esta derrota os «gilistas» desportivamente desceram de divisão (Sporting CP B também desceu).

JN

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje é um dia que pode ser visto de muitas maneiras e há uma que ninguém está a ver, mas que tenho a obrigação de aqui referir:
Veja-se este título do zerozero:
"LUTA PELA MANUTENÇÃO NA SEGUNDA LIGA Sporting B despromovido, oito equipas procuram evitar descida"
http://www.zerozero.pt/news.php?id=220023
http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=109370

Era esta, podem querer, a nossa situação se a aposta não tivesse sido para subir e esse mérito é todo, todo do Sr. António Albino que percebeu que quem nesta época não lutasse para subir, arriscava-se a descer, pois eram apenas 20 equipas, 5 delas equipas B, com possibilidades de recorreram aos "A" em situação de emergência, desciam 4 e veja a situação 2 jornadas do fim, 8 equipas na luta par anão descer, quase metade, incrível. Sporting B já desceu, veja-se portanto,, aquilo que passamos na época anterior e o que nos esperava nesta época, não fosse a nossa aposta, a Subida à 1ª Liga que nos deixou de imediato a salvo de uma descida que essa sim, seria trágica para as ambições do Académico.
Posto isto, há que olhar a próxima época com toda a seriedade com toda a determinação, pois são apenas 18 equipas, descem apenas 2, pelo que os Sócios e os Adeptos têm de demonstrar claramente e o que querem, se lutar para evitar os 2 lugares do fundo ou para lutarmos pelos 2 lugares do cimo, só há essas 2 opções, mas para isso Sócios e Adeptos têm de dar um sinal claro à Direção, têm de estar em força no APOIO à Equipa nestes 2 últimos jogos e em especial no último jogo da época no Fontelo. Temos de acorrer a tornar-mo-nos Sócios do Académico e a levar os nossos amigos e conhecidos a fazerem o mesmo. A força do Académico está nos Academistas, nunca se esqueçam disso, não está em falsos profetas que prometam Liga Europa e coisas do género, isso não existe. O que existe é o Académico e os seus Sócios e Adeptos, de agora, de sempre, são esses o garante da continuidade do Académico e esses têm de dar o devido APOIO a quem lidera os destinos do nosso Clube, que sempre demonstrou segurar o barco, mas nas horas em que o que apetecia era saltar fora e deixar tudo à deriva, como outros o fizeram no passado, é bom termos, sempre, sempre, isso presente.

Falando, agora, da época presente, o que há dizer?

Manutenção assegurada ainda na 1ª volta
Luta pela subida à 1ª Liga, durante todo o campeonato, sendo que:
na 1ª volta fomos sempre a equipa mais favorita a subir
depois uma sucessão de jogos sem ganhar, muiiitos empates, seguidos de uma sucessão de jogos sem ganhar em casa, uma calamidade. Na 2ª volta, hoje, foi a nossa 2ª vitória em casa, incrível, inacreditável, nem nos piores anos, tal nos aconteceu.


(continua)

domingo, 29 abril, 2018
Anónimo disse...

(continuação)

Nesta fase final fruto de excelentes jogos fora, fomos iludindo a tabela e as esperanças foram ficando sempre em aberto, até:
Jogo com o União em casa (a 4 jornadas do fim); aí acabaram as hipóteses reais de subida;
Jogo com o Braga fora (a 3 jornadas do fim);: aí acabou o sonho;
Jogo com o Gil Vicente em casa (a 2 jornadas do fim); aí ficou, em aberto, ainda o Milagre!

Foi, portanto, uma época onde há muito para aprender, onde Manuel Cajuda tem 2 jogos para ganhar, os jogadores têm 2 jogos para mostrarem aos Treinador e aos Adeptos da fibra de que são feitos e quais o que merecem e não merecem, quais os que têm qualidade futebolística e humana para continuarem no Académico na próxima época.

Estamos em 6º, podemos subir várias posições e isso é IMPORTANTE, é muito IMPORTANTE, ficar em 6º está longe de ser aquilo que aceitamos como inevitável, temos de TUDO, TUDO fazer para chegar mais, mais, mais acima.

No futebol, nunca se pode dar nada como adquirido e a meio do Campeonato já se falava demasiadas vezes na subida à 1ª LIGA e isso não foi bom, não deu resultado, tal como na época passada na 1ª Jornada, perdemos em casa com o Vizela e no final em conversa com adeptos do Vizela, que já falavam com alguma segurança, acerca da sua equipa, eu disse-lhes "Olhem que nesta 2ª Liga é muito dificl ganhar um jogo, as vitórias são muito complicadas de conseguir, não se iludam"

Pois, a verdade é que depois de andarem pelo 5º lugar, acabaram por descer de divisão.

Com a experiência que esta época nos deu, mantendo a nossa qualidade de jogo fora de casa e os bons resultado, trazendo mais e mais gente ao Fontelo e com uma equipa mais mandona em casa, os resultados vão aparecer, tamnbém em casa e seremos, aí sim, candidatos da 1ª à última jornada.

Sempre Académico!

Carlos Silva

domingo, 29 abril, 2018
Anónimo disse...

O que mais me assusta é haver tão poucos comentários na página oficial do académico, adeptos apenas de ocasião, muito excitados por o Académico estar para subir para poderem ver os jogos das suas equipas no Fontelo. Triste mentalidade. Este era o ano mais difícil de subir e tentámos, é verdade que não subimos por culpa própria da equipa e de tantos pontos desperdiçados.. Que inveja tenho do Tondela, está na primeira e já ganhou a um grande..

segunda-feira, 30 abril, 2018
paulo teixeira disse...

«Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer

Como esta pedra cinzenta
Em que me sento e descanso
Como este ribeiro manso
Em serenos sobressaltos

Como estes pinheiros altos
Que em verde e oiro se agitam
Como estas aves que gritam
Em bebedeiras de azul

Eles não sabem que sonho
É vinho, é espuma, é fermento
Bichinho alacre e sedento
De focinho pontiagudo
Em perpétuo movimento

Eles não sabem que o sonho
É tela, é cor, é pincel
Base, fuste ou capitel
Arco em ogiva, vitral,
Pináculo de catedral,
Contraponto, sinfonia,
Máscara grega, magia,
Que é retorta de alquimista

Mapa do mundo distante
Rosa dos ventos, infante
Caravela quinhentista
Que é cabo da boa-esperança

Ouro, canela, marfim
Florete de espadachim
Bastidor, passo de dança
Columbina e arlequim

Passarola voadora
Pára-raios, locomotiva
Barco de proa festiva
Alto-forno, geradora

Cisão do átomo, radar
Ultra-som, televisão
Desembarque em foguetão
Na superfície lunar

Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos duma criança»

É A UNICA COISA QUE NOS PODEMOS AGARRAR NESTE MOMENTO!
FORÇA ACADÉMICO, FORÇA VISEU, SEMPRE COM VOCÊS.

Paulo Teixeira

segunda-feira, 30 abril, 2018
Anónimo disse...

Ja subiu o Nacional e a Académica! Agora resta tentar lutar pelo terceiro lugar!

segunda-feira, 30 abril, 2018
Anónimo disse...

Nós é que vamos decidir se sobe a Académica ou o Santa Clara. Como estou pelo bem do Académico, ganhávamos contra o Santa Clara e subia a Académica.

Sobre este jogo, muito triste mas não surpreendido pela pouca gente no estádio. O tempo não justifica isto. São meros adeptos de ocasião e que só estão lá para apoiar quando a equipa está a lutar por algo (nomeadamente para subir). Pensava também que com menos gente, com menos adeptos infiéis, iria haver menos pessoas a insultar, a criticar, a meter mais pressão na equipa, mas não... Enquanto a equipa não se sentir confortável no Fontelo, nunca, nunca, nunca, vai subir de divisão. Pode-se criticar, mas nas alturas certas, e não é constantemente e em voz alta para os jogadores ouvirem.

terça-feira, 01 maio, 2018