quinta-feira, dezembro 28, 2017

Recordando 2017: Fevereiro

No último dia do mercado, a 31 de janeiro, Joel foi inscrito pelo Académico e no primeiro dia de Fevereiro foi dia de efectuar a sua apresentação e ao mesmo tempo fizemos um balanço do que se havia passado a nível do plantel academista, com destaque para as saídas de Douglas Abner, Nam, Jang e Pedro Paulo e as entradas de Rui Miguel, Joel e a integração no plantel de João Martins.

No primeiro jogo do mês estava agendada a recepção ao Gil Vicente FC. O Académico nunca havia perdido com os gilistas no Fontelo e estava na sua melhor fase da época, pelo que se esperava uma vitória. O jogo até começou bem, mas Paulinho – hoje em dia a brilhar no SC Braga – acabou com os nossos sonhos de alcançar pontos:

Ac. Viseu 1-2 Gil Vicente
Estádio do Fontelo, 5 de fevereiro de 2017
25ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Luís Máximo (Castelo Branco)
Ac. Viseu: Rodolfo; Tomé (c) (Bruno Loureiro, 68), Bura, Bruno Miguel e Stéphane; Capela, Paná (Tiago Borges, 56) e Zé Paulo (Zé Postiga, 82); Luisinho, Moses e Sandro Lima. Treinador: Francisco Chaló.
Expulsões: Aguinaldo 49
Golos: Moses 13 (1-0), Paulinho 45+1 (1-1), Paulinho 65 (1-2)

Seguiu-se a viagem Guimarães para visitar o Vitória SC B. Não era, como não foi, uma viagem fácil até porque os minhotos estavam numa impressionante série de sete vitórias consecutivas em casa. O resultado final acabaria por ser um empate zero-a-zero, um mau resultado dado que o nosso clube, com várias bolas nos ferros, foi superior:

Guimarães B 0-0 Ac. Viseu
Estádio D. Afonso Henriques, 12 de fevereiro de 2017
26ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Ac. Viseu: Diogo Freire; Tomé (c), Bruno Miguel, Bura e Stéphane; Capela (Sandro Lima, 68), Paná e Bruno Loureiro; Moses, Luisinho (Tiago Borges, 68) e Zé Paulo. Treinador: Francisco Chaló.
Expulsões: Joseph 45+1

Foi na «cidade berço» que Luisinho atingiu a histórica marca de 200 jogos pelo nosso clube, facto lembrado por nós, como não poderia deixar de ser.

Depois do empate em Guimarães, o Académico recebia a equipa B do SL Benfica. O momento academista, comparado com o de início de época, era muito bom, mas os encarnados não ficavam atrás já que tinham apenas uma derrota nos últimos 7 jogos. No fim das contas ficamos nós a sorrir!

Ac. Viseu 2-1 Benfica B
Estádio do Fontelo, 15 de fevereiro de 2017
27ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Rui Costa (Porto)
Ac. Viseu: Diogo Freire; Tomé (c), Bura, Bruno Miguel e Stéphane; Capela, Bruno Loureiro e Paná (Rui Miguel, 85); Moses (Yuri, 78), Luisinho e Zé Paulo (Sandro Lima, 39). Treinador: Francisco Chaló.
Golos: Paná 53 (1-0), Moses 57 (2-0), João Félix 90+1 (2-1)

Foi frente ao SL Benfica B que Tomé atingiu a marca de 150 jogos  pelo nosso clube e em que Moses entrou no «Top 20» dos melhores marcadores academistas na Segunda Liga, embora já tenha saído do referido top (22º).

O momento academista desde que Chaló tinha assumido o comando técnico, foi por nós assinalado , com destaque para a boa média de pontos por jogo, que acontecer desde o início da época colocariam o Académico na luta pela subida.

Depois da boa vitória frente aos encarnados, novo jogo no Fontelo desta feita frente ao CD Aves. O Aves estava em zona de subida (subiriam como todos sabemos), mas as viagens até Viseu costumam ser difíceis e a tradição manteve-se já que vencemos:


Ac. Viseu 1-0 Aves
Estádio do Fontelo, 19 de fevereiro de 2017
28ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Ac. Viseu: Diogo Freire; Tomé (c), Bura, Bruno Miguel e Stéphane; Capela, Paná (Tiago Gonçalves, 90+4) e Bruno Loureiro; Luisinho (Carlos Eduardo, 68), Moses (Rui Miguel, 86) e Sandro Lima. Treinador: Francisco Chaló.
Expulsões: Ericson 90+2, Capela 90+3
Golo: Sandro Lima 57 (1-0)


A vitória foi muito importante, mas 19 de fevereiro de 2017 ficará para sempre marcado de forma negativa, pois foi nesse dia que o Senhor Pipa, glória academista faleceu. O post de homenagem foi lido 2221 vezes, o 6º mais lido do ano.


Dias depois, a 23 de fevereiro, mais uma perda irreparável, foi nesse dia que faleceu Pais um dos grandes guarda-redes academistas da história. O post de homenagem teve 2091 leituras, o oitavo mais lido do ano.

Para o último jogo do mês, deslocação a Braga. Em confronto estariam duas equipas que vinham de duas vitórias consecutivas. Foi um jogo disputado com o Académico a começar na frente, mas empatando com um golo nos descontos.


Braga B 2-2 Ac. Viseu
Estádio 1º de Maio, 25 de fevereiro de 2017
29ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Ac. Viseu: Diogo Freire; Tomé (c) (Zé Paulo, 84), Bura, Bruno Miguel e Stéphane; Paná, Bruno Loureiro e Carlos Eduardo (Rui Miguel, 70); Moses, Luisinho (Yuri, 79) e Sandro Lima. Treinador: Francisco Chaló.
Golos: Bura 36 (0-1), Leandro 61 (1-1), Xadas 74 (2-1), Rui Miguel 90+1 (2-2)


Bura foi o melhor academista em fevereiro. 

0 comentários: