domingo, novembro 08, 2015

Ac. Viseu FC 1-3 FC Porto B

Estádio do Fontelo em Viseu

Académico de Viseu: Janota, Tiago Costa, Mathaus, Tiago Gonçalves, Kiko (Belly, 55), João Ricardo, Romeu Ribeiro, Clayton, Bruno Carvalho (Forbes, 59), Alex Porto e Tiago Borges (Fábio Martins, 80).
(Suplentes: Ruca, Tiago Gonçalves, Gradíssimo, Tomé, Belly, Lameirão, Fábio Martins e Forbes).
Treinador: Ricardo Chéu.

FC Porto B: Gudiño, Francisco Ramos, João Graça (Tomás, 72), Lichnovsky, Gleison, Rafa, Victor Garcia, Verdasca, Omar, Ismael Dias e André Silva (Leonardo, 86).
(Suplentes: João Costa, Pité, Tomás, Leonardo, Rui Moreira, Fede Varela e Ruben Macedo).
Treinador: Luís Castro.

Árbitro: João Capela (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Carvalho (21), Lichnovsky (24), Kiko (40), e Romeu Ribeiro (56).

O Académico entrou no jogo praticamente a vencer, estavam decorridos apenas 4 minutos, quando Tiago Borges entra na área pelo lado esquerdo, remata á baliza de Gudino, que defende, e aparece Clayton na recarga a encostar para o fundo das redes.

O Porto em desvantagem no marcador, assume o jogo, e o Académico recua um pouco no terreno, á espera do erro adversário, para sair em contra ataque.

Clayton era o jogador academista em destaque, e por volta dos 20 minutos de jogo volta a testar a atenção de Gudinho, que defendeu um remate forte, que levava muito perigo.

O Porto tudo fez para para chegar á igualdade antes do intervalo, e quase o conseguia, quando André Silva, cabeceou ao lado da baliza,  após uma saída em falso dos postes de Janota.

O Segundo tempo começou praticamente com o golo portista, lance de ataque pela esquerda, os defesas academistas ficam a pedir fora de jogo, e Rafa marca o golo da igualdade.

A equipa academista, desorientou-se, e o Porto, aproveitou para fazer o segundo golo num lance bastante caricato. Kiko, cai no terreno de jogo, junto á linha de meio campo, a equipa portista tinha o domínio de bola junto á sua área, o árbitro da partida, Sr. Capela, não interrompe o jogo, Luis Castro treinador portista, em vez de pedir aos seus jogadores para colocarem a bola fora, pediu ao seu jogador para colocar a bola no lado direito do ataque, onde não estava nenhum academista, e foi simples a Gleison, marcar o segundo da partida.

Aqui 2 questões se podem colocar, se o 4º árbitro em alguns jogos pode invalidar marcações de grandes penalidades, o que o impede de pedir ao colega para interromper o jogo para ser prestada assistência a um jogador? O Académico não estava a ganhar, não seria com certeza a intenção de Kiko, queimar tempo de jogo. 

A segunda questão vai para o Sr. Luis Castro, tem uma excelente equipa, e muito jovem, o que fez foi feio, muito feio, aproveitou-se da fragilidade adversária para marcar um golo. Sim Sr. Castro o fair play é uma m#rda de uma treta…

O Académico ainda esboçou uma reacção, mas o cabeceamento de Tiago Gonçalves esbarrou na trave de Gudino.

Chéu face á lesão de Kiko, é obrigado a lançar Belly em jogo, mas nada alteraria em termos táticos.

O Porto vencia confortavelmente, e por esta altura limitava-se a controlar a bola no meio campo.  A resistência física e anímica academista acabou no segundo golo portista.

A 30 minutos do fim, sai Bruno de Carvalho, para a entrada de Forbes, que num dos lances em que foi interveniente, irritou e de que maneira o público viseense, uma vez que poderia ter rematado por 3 vezes á baliza, e andou perdido em “rodriguinhos”. 

Ismael ainda marcou o 3 golo portista a pouco mais de 15 minutos do final da partida.

Tiago Borges deu o seu lugar a Fábio Martins a 10 minutos dos 90, mas pouco ou nada acrescentou.

Vitória justa da equipa portista, justificando o porquê de estar na 1ª posição do campeonato.


Os adeptos academistas saíram resignados e preocupados do Fontelo,  se os lugares de subida estão apenas a 4 pontos, o certo é que os de descida estão á distância de 3 pontos. 

Destaque para o pouco publico presente no Fontelo, apesar do bom tempo e das iniciativas da direção.




Subir? Para onde?

Joao Nunes Sócio nº 81 

7 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro a arbitragem.

O primeiro golo do Porto pareceu em fora de jogo, mas só vendo as imagens posso ter a certeza, e também houve dois lances em que se pediu penaltie na áera do Porto na 1ª parte. A lei da vantagem não existe para este árbitro. Se o Académico, foi uma vez mais prejudicado pela arbitragem, a direcção tem de tomar uma posição de força que defenda o Académico.

Quanto á equipa, apenas veio reforçar as ideias que sempre tive: tem bom plantel, bom treinador, mas falta aquela concentração extra, aquela atitude competitiva em campo, que faz a diferença entre os campeões e os conformados. Temos um Tiago Costa ou um Clayton, que jogam sempre em intensidade máxima, mas o resto anda ao sabor do jogo. Já não sei em que jogo esta época, sofremos um golo porque um jogador na barreira estava literalmente a dormir, hoje temos um Janota completamente displicente, a mandar bolas para fora, a saír em falso. Depois entra o Forbes, supostamente para ajudar a virar o jogo, que se correse metade do velho do Cafu, já era bom.

E essa atitude, tem de ser incutida pelo treinador, que sem dúvida é bom e não tem medo de arriscar quando é preciso atacar o jogo, mas que continua a não conseguir passar uma atitude competitiva á equipa como um todo.

Espero que estes 15 dias sem jogos, ajudem a equipa a superar esta série negra de resultados.

Miguel

domingo, 08 novembro, 2015
paulo teixeira disse...

Vitória justa se bem que se fosee pela margem minima não se perdia nada, confesso que quando ganhavamos ao intervalo cheguei a sonhar em vencer este fortissimo Porto mas os 10 minutos iniciais da segunda parte deitaram tudo a perder e aconteceu aquilo que muita gente já previa, começou a vir ao de cima a qualidade desta equipa, e a qualidade do adversário mais a falta de sorte que tem acompanhado o Academico mais algumas decisões pouco acertadas da equipa de arbitragem ditaram esta derrota e deixam-nos numa posição muito complicada, pensava que era este ano que não iriamos sofrer mas parece que é sina nossa andar com o coração nas mãos numa altura do campeonato este ano não foge á regra cá estaremos para sofrer!
Outra situação que me deixa preocupado é o virar costas do pessoal de Viseu á sua equipa, são sempre os mesmos 400 ou 500 apesar de todas as iniciativas da direcção em levar publico ao Fontelo as pessoas não aparecem, tenho impressão que se fosse de borla acontecia o mesmo, isto deixa-me triste e deixa-me a pensar numa coisa, será que a cidade merece ter um clube na segunda liga?
O que vale é termos ainda um bom punhado de sócios que não viram a cara a luta senão já tinhamos voltado de onde saímos, será que é isto que uma boa parte da cidade quer? pensem bem amigos, pensem em quantos cidades por esse pais fora não gostaria de estar na nossa posição, será que custa assim tanto ir ao Fontelo ver um jogo do Académico? hoje não estava a chover!!!

Paulo Teixeira sócio 433 á

domingo, 08 novembro, 2015
--FD disse...

Vi as imagens da sporttv e desta vez parece que não houve grandes erros de arbitragem: no estádio pareceu que na primeira parte ficaram duas grandes penalidades por marcar a favor do Académico e que o primeiro e segundo golo tinham sido marcados em fora-de-jogo. Depois de ver os lances na televisão parece-me que foram bem ajuizados.

Mais uma vez repito, mais do que a subida de divisão o grande objectivo parece-me que devia ser (re)conquistar adeptos. É verdade que a hora não foi a melhor mas menos de 700 pessoas num jogo "grande" e com borla para os sub16?!

domingo, 08 novembro, 2015
Anónimo disse...

É certo que as arbitragens não andam a favorecer-nos, mas não é por isso que perdemos este jogo e alguns que tenho visto.

Aí quando se fala que o árbitro devia ter pausado o jogo está errado porque o jogador já estava fora, e a questão do fair-play é treta nesses casos. Quando um jogador está fora nunca vi uma equipa abdicar de atacar.

Ora bem, em relação ao que interessa, é não desistir, esta 2ª Liga está bastante renhida, nada está perdido, mas se realmente queremos subir equipa tem de estar mais concentrada.Sinto que o principal problema é o ataque. Não temos um ponta de lança de jeito. Aquele Forbes até meteu dó naquele lance na área. O Janota é que parece que já não é o mesmo, apesar de ter apenas 28 anos. Talvez uma fase infeliz na carreira, ou então é mesmo o fim que já no ano passado os adeptos do Oriental não gostavam muito dele.

Em relação à afluência das pessoas ao estádio, foi bastante pouca. Esperava mais adeptos na coberta e na lateral. A superior estava bem composta, mas muitos não pagaram com a campanha. Agora, tenho a sensação que se esta campanha for deita contra o Benfica B e o Sporting B (equipas com mais adeptos cá) vai haver casa mais compsota.

segunda-feira, 09 novembro, 2015
Anónimo disse...

O principal problema do Académico não é o ataque nem a defesa, nem o meio-campo ou o guarda-redes, o grande problema do Académico é este divórcio entre a cidade e o clube! Com o clube nos lugares cimeiros e a procurar algo mais, 300 pessoas a ver um jogo; contra um "grande" ainda para mais a liderar a classificação, 700! Assim não dá! Como querem um clube na primeira liga sem adeptos no campo? Uma cidade como Viseu não gosta de futebol? Não dá para entender!

segunda-feira, 09 novembro, 2015
academicomania disse...

O povo de Viseu só gostava que o Académico estivesse na primeira liga para depois la poderem ir ver os grandes a jogarem lá e nada mais.. a cidade não quer saber do clube,e só são apenas meia dúzia de pessoas que gosta do clube e quer um Académico de Viseu forte.. Fico triste,mas infelizmente é assim. Melhor cidade para se viver,para ficar em casa e andar a passear em centros comerciais... Não é a melhor cidade para se viver o futebol apesar de algumas boas condições!!

segunda-feira, 09 novembro, 2015
Anónimo disse...

Portugal é um país de inúteis. Muitos que se dizem apoiantes de Benfica, Porto ou Sporting nem sabem as regra se só falam das arbitragens. Enquando a mentalidade portuguesa não mudar, não haverá casas cheias na 2º Liga, como em Espanha, em Inglaterra ou na Alemanha onde aí preocupam-se em jogar e falar de futebol.

segunda-feira, 09 novembro, 2015