domingo, novembro 29, 2015

Ac. Viseu FC 1-1 GD Chaves

Estádio do Fontelo, 29 de novembro de 2015
17ª Jornada da Liga 2
Árbitro: André Moreira (Leiria)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tiago Costa (c), Mathaus, Bura e Kiko; Romeu Ribeiro, Alex Porto e Clayton (Yuri, 55); Carlos Eduardo (Bruno Carvalho, 80), Tiago Borges e Diogo Fonseca (Forbes, 63). Treinador: Ricardo Chéu.

Chaves: António Filipe: Tiago Almeida, Fábio Santos, Miguel Ângelo e Stéphane; Braga (João Mário, 64), Assis e Patrão; João Reis (Siaka Bamba, int), Luís Silva e Luís Barry (Sandro Lima, 76). Treinador: Vítor Oliveira.

Expulsões: Stéphane 45, Luís Silva 85



Golos: Braga 30 (0-1), Forbes 84 (1-1)


Foto Facebook do Académico de Viseu.



Se duvidas houvesse, que as tão famosas “estruturas” ganham pontos, hoje ficaram dissipadas…

O Chaves entrou melhor em campo, equipa mais esclarecida, e recheada de excelentes jogadores, com uma curiosidade, o nosso bem conhecido Tiago Almeida, na posição de defesa direito.

O meio campo academista, não conseguia criar espaços, e nas raras vezes, que o conseguiram, nunca tiveram o melhor seguimento por parte de Carlos Eduardo ou Clayton.

O Chaves chegaria à vantagem aos 30m de jogo, através da marcação de um canto, com Braga a rematar em força para a baliza de Janota.

O Académico a perder ainda sentiu mais pressão, e continuou sempre a jogar um futebol de fraca qualidade e sem oportunidades de golo.

Quase em cima do minuto 45, contrariedade para o Chaves, Stéphane  a ser expulso por acumulação de cartões amarelos.

O árbitro apita para o intervalo, e é logo neste momento que a tal “estrutura”, começa o seu trabalho de campo. José Luis ex-diretor desportivo do Académico de Viseu, dirige-se ao árbitro, e após algumas palavras, recebe ordem de expulsão, logo a seguir vem o Sr. Vitor Oliveira, que manteve um diálogo bastante aceso, mas não recebeu ordem de expulsão.

A segunda parte continuou na mesma toada do final da 1ª, com o Académico a tentar tudo para se aproximar da baliza flaviense, mas sempre de uma forma bastante atabalhoada. 
O Chaves a jogar com menos 1 jogador, manteve-se uma equipa coesa, e sempre que podia tentava sair em contra ataque, abusou por vezes da perda de tempo para arrefecer os ímpetos atacantes academistas.

Ricardo Chéu, lança em campo Yuri, Forbes e Bruno Carvalho, para os lugares de Clayton, Diogo e Carlos Eduardo.

O Chaves dava a iniciativa de jogo à equipa de Viseu, mas as oportunidades tardavam em aparecer.

O árbitro da partida, nesta altura já mostrava algum receio em apitar, e em caso de duvida, apitava sempre contra a equipa viseense.

Ao minuto 84, finalmente o golo do empate, canto da direita, confusão na área e Forbes a chutar para o golo.

Enquanto a equipa de Viseu festejava, Luís Silva recebia cartão vermelho direto, talvez por palavras ao árbitro, uma vez que se queixava do rosto e de uma agressão no lance do golo. 

Caricato foram os momentos seguintes, Luis Silva abandona o campo junto à linha de meio campo; Ricardo Chéu e Vitor Oliveira lado a lado nessa mesma zona, troca de algumas palavras, e Vítor Oliveira empurra Ricardo Chéu, criando-se momentos de grande confusão.

O árbitro expulsa os dois técnicos, Ricardo Chéu, sai logo para a bancada, e o “Sr. Todo poderoso” o “rei das subidas”, fica a dar instruções infinitas aos seus jogadores, demorando uma eternidade a sair do campo.

Ia-se jogar mais 5 minutos, e nesta altura já Tiago Costa, jogava como extremo, a municiar o ataque academista na procura do golo da vitória.

O Académico jogava contra 9!

Aos 93m o caso do jogo, há um homem do académico que cai na área, mesmo à frente do árbitro, e este manda seguir, e logo a seguir nova falta quase em cima da linha de área, com este lance a ser sancionado.

Do livre nada resultou, com o jogo a terminar logo a seguir.

Este lance dos 93m, vai com certeza ser dissecado pelas imagens do jogo, e aqui a questão é muito simples, o árbitro não teve a coragem de assinalar um penalty em cima do final do encontro, devido aos incidentes da partida, e devido à “artilharia pesada” vinda de Chaves, presidente, director desportivo e Sr. Vitor Oliveira, o tão famoso “ rei das subidas de divisão”.

O resultado até foi justo, mas os 3 pontos poderiam ter ficado em Viseu.

O Académico de Viseu, pode tirar uma forte ilação deste jogo, as “estruturas” ganham pontos.

Vamos Académico, vamos continuar a incomodar.


João Nunes sócio nº 81 do AVFC.

10 comentários:

paulo teixeira disse...

Um jogo de luta, muita luta como é apanágio nesta 2ª liga, num jogo entre um super candidato á subida (Chaves) e um candidato á... posição que ocupa actualmente (Académico),acabou com um empate que sabe a pouco ainda por cima com o adversário reduzido a 9 mas vale mais 1 ponto na mão do que 3 a voar, vou esperar pelas imagens e analisar aquele ultimo lance da partida que deixou muitas duvidas a muita gente, a ser penalti são mais dois pontos á vida á custa destes labregos do apito.
Mais uma vez muito pouco publico para a importancia do jogo esperava-se muito mais, paciência já estamos habituados é bom é que os habituais 300, 400 não virem a cara á luta.
Quarta-Feira lá estarei em Alcochete para mais um jogo do Académico nos arredores de Lisboa, sempre que posso nem que chova picaretas estarei presente nos jogos do Académico e sinceramente espero regressar pela Vasco da Gama com um grande sorriso, até a luz verde da via com a mesma cor vai passar a negro!!!

Paulo Teixeira sócio 433

domingo, 29 novembro, 2015
Anónimo disse...

o academico Viseu continua a ser roubado HAI HAI HAI HAI...
uma penalidade não assobiou. Incrível.mais uma.
de qualquer maneira a federação não quer como nós subiu na primeira divisão.
alguns clubes são planejadas e desde o início do campeonato.
QUE VERGONHA, Bravo futebol Português, terceiro mundo da Europa ..

domingo, 29 novembro, 2015
Anónimo disse...

Verdade e só uma, não há penaltis para o académico são todos livres directos, sempre a roubar o mesmo. Joga se contra 15 ou 16 porque quando não é o quarto arbitro e o bandeirinha.
Estou farto de ir ao Fontelo ser roubado e ver anti jogo por parte de todas as equipas. Vergonha esta 2 liga profissional, que de profissional só tem o nome. Que mal é que fez o académico? Sinceramente, NÃO SEI.

domingo, 29 novembro, 2015
Anónimo disse...

Mais um jogo de fraca qualidade por parte do nosso académico, assim não vamos a lado nenhum. Os adeptos e gentes de Viseu mereciam mais. Acho que a Direção esta a demorar muito em perceber que este treinador não tem estaleca!
Ganhou um estado de graça da nossa massa associativa pelas duas vezes que pegou na equipa e conseguiu a manutenção, mas analisando bem essas duas passagens, convenhamos que fazer pior era dificil. A direção tem que perceber que este treinador é um pau mandado e esta ao serviço dos interesses dos amigos empresarios que tem ai jogadores e por sinal muito maus, porque senão como se explica que este Clayton sai quase sempre ao intervalo, mas sempre titular Outro é esse yuri jogador muito fraco sem qualidade nenhuma e por ai fora. Alias quem manda na equipa é o adjunto e a malfadada figura do diretor desportivo e andamos nos adeptos a tapar os podres de semana para semana! Não tarda muito estamos a beira do poço. Todas as semanas apoiamos a equipa mas chega uma altura que temos que dizer basta! Falamos muito de pragmatismo mas isso nao significa jogar mal, nao ter fio de jogo. Luta-se muito, alias so se fala em ter garra, parece que qualidade e estrategia não é precisa para esta equipa técnica...só garra muita garra...

domingo, 29 novembro, 2015
Anónimo disse...

4ªf, vamos tudo fazer para ganhar em Alcochete e chegar mais perto dos da frente!

Hoje, não ficaram com a ideia de que o árbitro apontou mesmo para os 9 metros, no último minuto e depois mudou de ideias? eu fiquei com essa sensação e começa a acontecer vezes demais, pois em 2 jogos o jogo estava empatado a 1 e mesmo no fim podiam ser mais 4 pontos e com isso em lugar de subida.

Falta muiiito campeonato, estamos a distância que nos permite ainda alimentar o sonho de ganhando 3 jogos seguidos, a começar já na 4ªf, chegar rapidamente perto dos primeiros.

TODOS ao Fontelo, pois houve emoção, muita emoção, veja-se a forma como foi festejado o nosso golo. Se há um segundo imagino a alegria de toda aquela gente e esteve tão perto :-)

Vamos tornar o Fontelo Mágico e temível para qualquer adversário, tem de estar aí a nossa Força, como já esteve na década de 80. Em 1981/82 o Sporting foi Campeão NAcional e ganhou apenas mais um jogo em casa do que o Académico, que, estranhe-se desceu de divisão com 9 vitórias em casa, apenas menos uma que o Sporting, Campeão, nessa época.

O Fontelo era a nossa Fortaleza e tem de voltar a sê-lo, pois fora as coisas estão muito melhores e Ricardo Chéu é o grande responsável por essa atitude fora de casa.

Sempre Académico!

Carlos Silva




domingo, 29 novembro, 2015
Anónimo disse...

Eu nunca vi isso, quase todos os jogos somos roubados
e mais todos é contra a academico Viseu ????
FODES ...

segunda-feira, 30 novembro, 2015
--FD disse...

O Académico não fez um bom jogo, é verdade, mas o que se tem passado já começa a ser demais.
Antes de mais uma nota: na bancada dizia-se que é mais difícil para o Académico jogar no Fontelo do que fora de casa. Infelizmente tenho de dar razão a quem disse isso. Não é a mandar bocas, insultos e recados para jogadores e treinador que estamos a apoiar a equipa! Nós estamos na bancada e eles estão lá dentro, treinam durante a semana e mais do que ninguém sentem a frustração quando as coisas não saem bem. O nosso dever é apoiar a equipa, não lhes causar mais intranquilidade e devíamos transformar os jogos em casa numa vantagem. Temos de ser mais comedidos. Pelo menos é assim que eu acho que se deve ver o futebol.

Já foi aqui discutido várias vezes e o próprio treinador do Académico reconhece isso, que jogamos melhor contra equipas que praticam um futebol positivo, que não jogam para o ponto. O Chaves claramente veio ao Fontelo para jogar no erro do adversário e na segunda parte foram apenas uma vez ou duas à baliza do Académico (em contra-ataque).

O treinador do Chaves diz que tem vergonha de pertencer ao mundo do futebol. Certamente não viu, desconhece ou esqueceu-se que:
1) instantes antes do segundo amarelo e expulsão do Stephane o jogador do Chaves, Tiago Almeida, desviou uma bola com o braço e não foi marcada falta (já tinha amarelo);
2) no intervalo a sua equipa fez uma grande pressão sobre a equipa de arbitragem;
3) o Chaves, que na primeira parte teve uma atitude de fair-play (há que reconhecer e elogiar) e atirou a bola para fora para o Tiago Borges ser assistido, fez um anti-jogo horrível na segunda parte e a verdade é que teve a conivência dos árbitros. O guarda-redes do Chaves num lance atirou-se sozinho para o chão e esteve durante minutos a ser assistido, no instante seguinte marcou o pontapé de baliza como se nada fosse (e não foi!), o Barry atirou uma bola para longe já com o jogo interrompido e apenas foi avisado, um elemento da equipa técnica do Chaves, e já com o jogo empatado, estava em pé no banco e fez algo do género. Após o golo do Académico foi o que se viu. Apesar destes lances todos e de 5 substituições na segunda parte (não digo 6 porque um jogador do Chaves saiu ao intervalo) o árbitro deu 5 minutos de desconto. Enfim... O anti-jogo compensa mesmo.
4) provavelmente não viu também o seu jogador Luís Silva a encostar a cabeça num elemento da equipa de arbitragem após ter sido expulso. Será que alguém vai ter coragem de acrescentar isso no relatório?

A somar a isto há o tal lance do grande penalidade que ficou por marcar. Admito que não seja trivial ajuizar lances destes mas vi o árbitro apontar para a marca de grande penalidade e depois alterar para um livre fora da área.

Enfim, também não sei se iríamos converter o penalty contra o Leixões e agora este. Não sei, nem nunca saberemos, quantos mais pontos teríamos mas é verdade que isto começa a ser preocupante. Quem andamos a incomodar?

Concordo com a utilização de tecnologias no futebol para evitar situações destas mas acho que mais importante que isso seria uma maior transparência na arbitragem. Saber quem nomeia, e porquê, os árbitros e observadores e ser pública a nota dos árbitros e o respectivo relatório. Provavelmente estes dados só interessam nos jogos dos três estarolas...

Só mais uma nota para realçar a atitude do Tiago Costa. Dá gosto vê-lo jogar. Continua!

Força Académico!
Força Academistas!

segunda-feira, 30 novembro, 2015
Anónimo disse...

Só tu é que vês isso...mas como não te identificas perdes o crédito todo... ass:Rodrigues

segunda-feira, 30 novembro, 2015
paulo teixeira disse...

Infelizmente o meu receio confirmou-se, se não é(são) grande(s) penalidade(s) então o que é preciso fazer no Fontelo para haver grande penalidade a favor do Académico????
É certo que não estamos a jogar muito mas os outros estão?? tirando Feirense e Portimonense o resto está muito igual a diferença está em alguns lances que fazem muita diferença...
O que está a acontecer deixa-me revoltado mas não admirado, já estou habituado a estes circos comandados pelos palhaços do costume, no longínquo ano que subimos á primeira subimos porque tínhamos uma super equipa que pulverizava tudo o que lhe aparecia pela frente, se se lembram a maior parte das equipas que visitavam o Fontelo saíam de cá com 3, 4, 5, 6 até 7, no ano seguinte na primeira não nos preparamos bem e lá fomos de vela novamente para a segunda e nessa época de regresso ao segundo escalão com Alvaro Carolino ao leme chegámos a estar a escassos 3 pontos do líder Salgueiros mas quando vem o jogo com estes no Fontelo mais uma arbitragem encomendada deitou tudo por terra com uma derrota por 1-0, no ano seguinte a história já é bem conhecida, para mim o maior vergonha do futebol Português com o caso do golo na própria baliza do jogador do Maia no últimos instantes da partida, investigou-se alguma coisa? não era o Académico não valia a pena,depois houve um grande interregno talvez porque começamos a ficar arredados das grandes competições mas os abutres voltaram na época 2010-11 quando tudo fizeram para subirem á segunda uns fregueses que provavelmente devem ter descarregado uns presentes na federação e lá ficámos mais um ano de castigo na terceira, mais recente já na segunda liga quem não se lembra das vergonhas dos jogos com o Trofense, Benfica B na época 2013-14, ou na época passada com o Tondela, Oriental em Marvila (pela primeira vez na minha vida de espectador de bancada tive vontade de saltar lá dentro para fazer algo tal a revolta com que fiquei)e Atlético, esta época já são muitos os roubos a que temos assistido e tenho a certeza que não vamos ficar por aqui, temo que quarta-feira a palhaçada continue pois jogamos com um B grande e nisto os srs do apito continuam a prestar vassalagem como prestam quando arbitram o principal estarola, já vi 3 jogos no Seixal do Académico e apesar de bem derrotado dá-se sempre conta da inclinação do relvado a favor dos lampiões B, tal como aconteceu em Pedroso nos dois jogos frente tripeiro B e na época passada em Alcochete frente aos lagartos B onde ficou por marcar uma grande penalidade e com os meninos da academia a queimar tempo por tudo e por nada perante a conivência do arbitro, por isso quarta-feira já vou vacinado para mais alguma coisa esquisita que possa acontecer!
O porquê desta atitude dos árbitros perante o Académico não tenho explicação, mas que a direcção deve fazer algo deve, porque dizer BASTA já dissemos muita vez.
FORÇA ACADÉMICO EU ESTOU COM A EQUIPA

Paulo Teixeira socio 433

segunda-feira, 30 novembro, 2015
--FD disse...

Notícia de interesse academista: https://www.facebook.com/AcademicodeViseu/photos/a.212751852103061.56253.212741718770741/1081324355245802/?type=3&theater

segunda-feira, 30 novembro, 2015