sábado, setembro 27, 2014

Apresentação do adversário: FC Famalicão

Nome: Futebol Clube Famalicão
Ano de fundação: 1931
Associação: Braga
Estádio: Municipal 22 de Junho
Equipamento: Camisola branca, calções azuis, meias brancas


48/49 – Encontraram-se pela primeira vez na Segunda Divisão (2ª fase). No Campo do Freião, em Famalicão, o nosso clube foi goleado por esclarecedores 7-1. Pelo nosso clube marcou Zeca. Ramiro e Sampaio, com dois golos cada, destacaram-se nos famalicenses. Apesar da pesada derrota o jornal A Bola dizia que “o Académico de Viseu agradou plenamente”.
Na segunda volta, a 30 de Janeiro de 1949, foi a vez do Académico despachar o Famalicão por 5-2 com golos de Moita, Zeca (2) e Pipa. Sampaio voltou a marcar pelo Famalicão. O jornal A Bola destacava a boa exibição academista na segunda parte.

53/54 – Novo encontro, outra vez na segunda divisão. A 1 de novembro de 1953 o Académico venceu no Fontelo, por 5-1, com dois golos de Pipa, e um de Pino, Raul Silva e Póvoas. Pelo Famalicão marcou Diamantino. “O Académico foi a melhor turma no terreno” dizia A Bola.
Na segunda volta, em Famalicão a 28 de janeiro de 1954, as duas equipas empataram. Para o Académico marcou Ângelo, mas Aníbal acabaria por empatar para o Famalicão.

66/67 – Passaram 12 anos, 7 meses e 27 dias até haver novo encontro entre os dois clubes e de novo na Segunda Divisão. Na 2ª jornada, no Fontelo, Octávio adiantou os famalicenses mas Óscar, de penalty, e João Pereira viraram o jogo para o CAF.
Na segunda volta o Famalicão retribuiu o resultado vencendo também por 2-1 Osvaldo e Octávio marcaram para os azuis e Óscar apenas reduziu já no minuto 88, através de uma grande penalidade que rezam as crónicas não foi bem assinalada.

67/68 – Outra vez na segunda divisão. Na primeira volta, no Fontelo, vitória academista pela margem mínima com o golo apontado por… novamente Óscar. Foi na 11ª jornada – “vitória má, mas triunfo justo” adiantava o Record.
Na 24ª jornada, na segunda volta, em Famalicão – no Estádio dos Bargos – empate a um. Marcou primeiro o nosso clube por Rodrigo, mas Fita empataria o jogo para a equipa da casa. “O empate foi o resultado mais certo” (Record).

68/69 (II) – Nova época, outra vez na II Divisão. Na 5ª jornada o melhor clube do mundo bateu no Fontelo o seu adversário por 2-0 com golos de Basto e Osvaldo Silva (treinador/jogador). “Bom vencedor e óptima réplica do vencido” dizia o Desportivo das Beiras – a foto em baixo é desse jogo.

Na segunda volta o Famalicão venceu por 3-1. Miranda ao minuto 4 adiantou os da casa mas Rodrigo empataria ainda na primeira parte. Na última meia hora Leonardo bisou e os famalicenses venceram. “Escassa vantagem para tanto domínio” (A Bola).
Pelo meio houve jogo da Taça em que o Académico foi eliminado pelo Famalicão como mostramos aqui.
69/70 – Outra vez na Segunda Divisão. Na primeira volta empate em Famalicão, a dois golos, Quim e Luís Pereira chegaram ao 2-0 mas Morais Alves, e Basto, empataram a partida. “Os locais tiveram o jogo na mão” (Record).
Novo empate, agora no Fontelo, na segunda volta. Nery fez o golo academista mas ao minuto 88 Miranda empatou, ficando o Académico a lamentar a grande penalidade entretanto falhada.

78/79 – Nesta época encontraram-se na I Divisão. Ao 14º jogo o Académico ficou pela primeira vez em branco com os famalicenses. Na 10ª jornada, no Fontelo, o Famalicão venceu com um golo solitário de Rufino.
Na segunda volta os famalicenses golearam por 3-0, com dois golos de Lula e outro de Jacques. Segundo o Record o resultado era “escasso” e adiantavam ainda uma evidência – “Famalicenses sem culpa dos problemas alheios".

83/84 – Novo encontro no sítio do costume, a II Divisão. Na primeira volta, em Famalicão, as equipas empataram a um golo, Ladeira adiantou a equipa da casa mas Henrique empatou. “Visitantes mais expeditos” (Bola).
Na segunda volta a equipa nortenha veio vencer a Viseu com o golo a ser apontado por Albino logo no minuto 8. De referir que na jornada anterior Fernando Valente, o treinador, tinha sido despedido, Peres e Manoel (jogadores) foram os treinadores.

87/88 – Encontraram-se na fase de apuramento de campeão da II Divisão. No Fontelo o Académico venceu por 2-1 com golos de Abel e Rui Madeira, tendo Vicente respondido pelos famalicenses. “Viseenses superiores” dizia o Notícias de Viseu.
Na segunda volta o Académico foi goleado por 5-0. A curiosidade é que o CAF foi informado no próprio dia que iria haver jogo e até chegou atrasado… Quem se lembra?

95/96 – Encontraram-se pela primeira no atual formato da Segunda Liga. Em Famalicão, na 16ª jornada, Welder no último minuto da partida marcou o golo da equipa da casa.
Na segunda volta o resultado foi igual, mas desta vez com o Académico a vencer. Marcou Gerson. Foi a 5 de maio de 1996. Mais de 18 anos depois vem aí novo encontro.

Plantel:

Guarda Redes:

Murta (1) – Português, 35 anos, ex AD Oliveirense, primeira época no clube. Guarda-redes de grande valia, já jogou na I Divisão ao serviço do Gil Vicente. É a segunda vez que defronta o Académico. Na primeira vez, em 08/09, ao serviço do Vizela, eliminou o nosso clube, para a Taça de Portugal, quando a sua equipa venceu (1-2).

Emanuel Novo (24) – Português, 22 anos. Formado no Varzim e no Rio Ave, está na sua primeira época no Famalicão proveniente do Balasar (regionais). Nunca defrontou o Académico.

Júlio (12) – Português de 20 anos. Terminou a sua formação nos famalicenses e é lá que evoluiu há 3 anos.

Defesas:

Joel Monteiro (23) – Defesa direito, 23 anos, português, ex Salgueiros, primeira época no Famalicão. Nunca defrontou o Académico.

Daniel (14) – Defesa direito/esquerdo, 26 anos, ex Ribeirão, primeira época no Famalicão. Formado no FC Porto tem feito carreira entre III Divisão e CNS. Nunca defrontou o Académico.

João Pedro (3) – Defesa esquerdo, português, 34 anos, ex Penafiel. Jogador de basta experiência, formado no FC Porto, natural de Famalicão, já jogou na I Divisão ao serviço de Estoril e Gil Vicente. Ao serviço do Penafiel, na época passada, defrontou o Académico – fez os 90 minutos na vitória na Taça da Liga (1-0) e os 90 da 38ª jornada (3-0). Não teve o prazer de pisar a relva do Fontelo.

Jorge Miguel (15) – Defesa esquerdo, português de 23 anos, quinta época no clube. Formado no Famalicão esteve ausente do clube na época 12/13 quando actuou no Lousada. Nunca defrontou o Académico.

Luiz Alberto (22) – Defesa central, brasileiro de 31 anos, primeira época no clube, ex Trofense. Está em Portugal desde 05/06 onde tem construído uma carreira da qual se pode orgulhar (Estoril, Belenenses, Chaves, Trofense). Defrontou o Académico na época passada ao serviço do Trofense – jogou os últimos 6 minutos na derrota academista na Trofa (1-0) e jogou os 90 minutos na segunda volta em outra vitória Trofense.

Palheiras (8) – Defesa central/médio defensivo, português, 30 anos, quinta época no clube. Natural de Barcelos transformou-se nas últimas épocas numa das grandes referências famalicenses. Nunca defrontou o Académico.

Silvério (4) – Defesa central, português, 18 anos, primeira época no clube. Vem dos juniores do Rio Ave.

Vilaça (6) – Defesa central/defesa esquerdo/médio esquerdo, português de 29 anos, segunda época no Famalicão. Antes do Famalicão apenas tinha jogado no Tirsense. Nunca jogou com o Académico.

Médios:

Ibraima (26) – médio defensivo, 26 anos, guineense, primeira época no Famalicão, ex Académico de Viseu. Dispensa apresentações. Vai defrontar pela primeira vez o nosso clube.

João Pedro (2) – médio defensivo, 20 anos, segunda época no clube. Formado no FC Famalicão.

Éder Diego (10) – médio centro/ médio ofensivo, brasileiro de 29 anos, segunda época no clube. Chegou a Portugal para jogar no Sp. de Braga (formação) mas é em clubes de menor expressão que se vai impondo. Nunca defrontou o nosso clube.

Mércio (7) – médio centro, brasileiro, 34 anos, segunda época no clube. Chegou a Portugal em 01/02. Fez um interregno no futebol português entre 2010 e 2013 jogando no Chipre. Nunca defrontou o Académico.

Vítor Lima (19) – médio centro, português de 33 anos, ex Iraklis, primeira época no clube. Outro jogador que dispensa apresentações pois jogou no Académico em 04/05. Desde que saiu do Académico andou sempre pelo estrangeiro. Nunca pisou o relvado do Fontelo como adversário.

Mauro Alonso (20) – médio centro, brasileiro de 26 anos, ex Lyubimets, primeira época no clube. Pela primeira vez no nosso futebol.

Avançados:

Diogo Torres (27) – Médio ofensivo/extremo direito, português de 27 anos, ex Tirsense, primeira época no clube. Já jogou no nosso distrito ao serviço de Tondela e Cinfães. Pelos cinfanenses defrontou o Académico em 12/13 – venceu em Cinfães (1-0, 90 minutos) e perdeu em Viseu (3-0, titular, 76 minutos).

Feliz (30) – Extremo português de 25 anos, primeira época no clube, ex Ribeirão. Formado no Guimarães já fez um jogo na I Divisão ao serviço do Rio Ave. Nunca defrontou o Académico.

Moreira (21) – extremo esquerdo/médio ofensivo, português de 22 anos, ex Castelense, primeira época no clube. Tem andado pela distrital pelo que nunca jogou com o Académico.

Chico (9) – Ponta de lança português de 32 anos, terceira época no clube. Formado no clube, natural da cidade. Já andou pelo futebol romeno. Nunca defrontou o Académico.

Correia – Ponta de lança português, 25 anos, primeira época no clube, ex AD Oliveirense. Nunca defrontou o Académico.

João Paulo (29) – ponta de lança português com 34 anos, primeira época no clube, ex Aves. Pode estar na fase descendente da carreira mas é jogador de classe e com muita experiência. Já marcou na I Divisão (Beira Mar, Paços de Ferreira, União de Leiria e Leixões). A primeira vez que se encontrou com o Académico já foi há mais de 14 anos – em 99/00 empatou em casa ao serviço do Feirense (0-0, 90 minutos; na época passada perdeu no Fontelo ao serviço do Aves (3-0, 90 minutos) e venceu na segunda volta (4-2, 90 minutos).

Diogo Medeiros (11) – avançado brasileiro de 21 anos, ex Santa Clara, primeira época no clube. Quando estava no Santa Clara não foi utilizado nos jogos com o nosso clube.

Jogadores que actuaram nos dois clubesAlexandre, Amadeu, Arsénio, Bacari, Baltasar, Bertinho, Braga, Chicabala, Gomes, Hugo, Ibraima, Jacinto, João Carneiro, Jorginho, Lourenço, Marito, N´Habola, Paulo, Paulo Fernando, Renato, Rodrigo, Rui Carlos, Rui Gama, Sílvio, Tellechea, Tiago, Vítor Lima, Alexandre, Zé Nando.

1 comentários:

Joaquim Cinzento disse...

Cara equipa da Magia,

Não sei se é conhecimento do blogue, mas há um canal do youtube, «LUSITANIATV», que vai fazendo o upload de vários momentos televisivos dos anos 80 e 90. Na parte desportiva, descobri vários vídeos com reportagens sobre jogos do Académico, todos eles relativos à última passagem do nosso clube na primeira divisão, na época 88/89.

Podem encontrar uma lista com vários desses vídeos na seguinte hiperligação:
https://www.youtube.com/user/LUSITANIATV/search?query=viseu

Há, curiosamente, um vídeo sobre o jogo Famalicão x Académico de Viseu, de 21/08/1988, julgo que para o campeonato, que pode ser visto aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=izlOm6Kt2mA

Pode constatar-se facilmente a força popular que apoiava o Académico. Nos jogos em casa, mesmo sem ser contra os três grandes, o Fontelo estava apinhado de gente.

Espero que estes vídeos possam ser úteis para futuras publicações.

Cumprimentos.

sábado, 27 setembro, 2014