domingo, setembro 28, 2014

Ac. Viseu FC 1-2 FC Famalicão

Estádio do Fontelo, 28 de setembro de 2014
2ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)

Ac. Viseu: Ricardo Ribeiro; Tomé (c), Eridson, Vinícius e Dalbert; Renan, Alex Porto, Ricardo Ferreira (João Coimbra, 56) e Tiago Almeida (Tiago Borges, 75); Paulo Roberto e Sandro Lima (Luisinho, 56). Treinador: Alex Costa.

Famalicão: Murta; Joel Monteiro, Luiz Alberto, Vilaça e João Pedro; Ibraima (Éder Diego, 87), Vítor Lima e Mércio; Feliz, Diogo Torres (Diogo Medeiros, 68) e João Paulo (Correia, 75). Treinador: Daniel Ramos


Golos: Sandro Lima 17 (1-0), Mércio 55 (1-1), Diogo Medeiros 72 (1-2)
Foto: academicodeviseu.pt

O Académico tinha hoje uma excelente oportunidade, de passar á próxima eliminatória, da prova rainha, do futebol português, a Taça de Portugal, que dá prestigio, e pode ser benéfica em termos financeiros.

Uma duvida que fica, ainda antes do inicio do jogo, olhando para o onze academista: o treinador Academista queria passar esta eliminatória?


Pareceu-nos que não, desprezou os adeptos, e arriscou demais, quando deixou, Luisinho, Tiago Borges, Coimbra e Alphonse no banco.


Não teve, ao não quis ter a noção, que seria demais deixar 4 titulares de fora, quando tem ao seu dispor, apenas 3 substituições.


Quanto ao jogo, muito pouco a dizer, mal disputado, desgarrado, onde apenas e só a equipa de branco, a de Famalicão, demonstrou que queria ganhar o jogo .


O Académico até chegou ao intervalo a ganhar, quando num cruzamento para a área, Paulo Roberto amortece de peito para Sandro Lima, que remata á saida do guarda redes e faz o primeiro golo da partida. 


Minutos depois é Paulo Roberto, que isolado na área, não teve arte nem engenho para desfeitear Murta, que fez uma grande defesa. Podia ter sido o lance capital do jogo, mas quem não marca acaba por sofrer.


No inicio da 2ª parte só deu Famalicão, o meio campo academista, não existia, e permitia que os jogadores chegassem á área adversária com bastante facilidade.


O treinador academista demorou 10m a perceber, aquilo que todos no Fontelo, já tinham adivinhado, o golo famalicense.


Nesta altura em desespero lança Luisinho e Coimbra, para os lugares de Ricardo Ferreira, e Sandro Lima, mas já era tarde, muito tarde, no futebol é raro acontecerem milagres!


Com o segundo golo famalicense, o descrédito caiu sobre os jogadores academistas, Luisinho e João Coimbra, não surtiram os efeitos pretendidos, porque a pressão era muita, e nada saia bem.


O meio campo academista continuava miserável, com Renan, a ter uma estreia muito aquém do esperado, uma vez que vem de uma longa paragem e ainda sem ritmo para jogos desta natureza.


Houve taça, vitória justa do Famalicão, que deu uma verdadeira lição de entreajuda aos profissionais academistas.


Esta derrota, só teve um responsável, aquele que não estudou bem a lição, e menosprezou, a ambição dos adeptos do seu clube.


Não é demais pedir aos profissionais do nosso clube, que na próxima oportunidade, honrem o "manto sagrado" que hoje, envergonharam. 


João Nunes, sócio nº 100 

11 comentários:

paulo teixeira disse...

Aconteceu taça paciência, muito sinceramente já estava á espera disto, este Famalicão não é uma equipa qualquer e o esforço de quarta-feira pagou-se bem caro, não temos um banco de suplentes onde pudessemos ir buscar soluções para estes jogos, temos 11 bravos jogadores que não maquinas e de vez enquando nós adeptos temos de descer á terra.
Depois disto como se diz na giria popular que se f... a taça, agora temos de pensar seriamente em ganhar ao Maritimo B na quarta e aí sim voltar ao nosso caminho normal, não gostei e fico bem irritado com as derrotas do nosso Académico, mas tambem não tenho ilusões nunca iriamos ganhar a taça, mas uma nova eliminatória podia trazer um clube grande a Viseu e por sua vez um bom encaixe financeiro, mas tambem com a sorte que temos tido nesta competição nada garantia isto.
Não quero com isto amenizar esta derrota mas no fundo nem tudo foi mau, podemos jogar com o Sporting B (jogo da jornada 11 marcada para 22 de Outubro quarta-feira) no dia 19 de Outubro domingo dia da 3ª eliminatória da taça e assim evitar que este jogo seja numa quarta-feira, por isso dirigentes do Académico mãos á obra para tentar levar este jogo para um domingo.

Paulo Teixeira sócio 752.

domingo, 28 setembro, 2014
Famaboy disse...


Muito bom resultado.
A taça não interessa mas pode dar moral e dinheiro.
Força para a subida à Honra.

Boa sorte Académico, Viseu merece!

domingo, 28 setembro, 2014
Anónimo disse...

Taça de Portugal
Estádio do Fontelo, Viseu - 28 de Setembro de 2014,
Ac. Viseu – 1 ; Famalicão - 2
Não gostei do resultado, não gostei da exibição, e isso é algo comum a todos os Academistas, mas as divergêncisa começam a partir daqui e passo a explicar.
O Académico perdeu um jogo que todos queríamos ganhar para continuar em frente na Taça de Portugal com a legítima ambição de ir passando jogo a jogo até que um Clube de encher o Fontelo nos visitasse, obviamente refiro-me a Benfica, Porto ou Sporting e isso, repito, era um ambição legítima, mas não aconteceu a nossa vitória, e há quem encarar os factos e pensar apenas e só no próximo jogo, que é daqui a 3 dias.

A estratégia de Alex Costa para este jogo, muito contestado no final, foi a seguinte: estamos a jogar de 3 em 3 dias, jogos todos eles de uma exigência enorme, tenho 27 jogadores à minha disposição, tenho de contar com todos eles, e hoje, parece ser o jogo certo para poupar alguns dos jogadores mais influentes na equipa e com mais jogos nas pernas, pois Alex foi jogador de Futebol ao mais alto nível, sabe o que é a exigência da competição, o que é o esforço despendido em cada jogo, e que é o descanso que é necessário dar aos atletas para que possam render quando chamados a jogo. Jogadores de Futebol não são máquinas e não é suportável fazer 50 e tal jogos numa época, sempre com os mesmos onze.
Depois da tremenda exibição contra o Belenenses, hoje, todos esperavam um jogo que nos levasse à vitória, é verdade, mas desde cedo se percebeu que o jogo não iria ser fácil. O Famalicão descansado, pois apenas tinha jogado no passado domingo, entrou bem, e o Académico por sua vez entrou com pouco ritmo, pouco entrosamento e há que dizê-lo sem quaisquer rodeios com pouca qualidade de jogo. Ainda assim na 1ª oportunidade o Académico faz o 1-0 por Sandro Lima e pensava-se que poderia, apesar da exibição menos conseguida seguir em frente na Taça de Portugal, que no funo era isso que interessava.
Com a equipa a ganhar 1-0, embora sem jogar bem, Alex Costa foi deixando o jogo correr, na esperança que o 2º golo surgisse e desta forma a eliminatória ficasse em definitivo resolvida, e a verdade é que essa oportunidade até existiu mas foi desperdiçada.
Na 2ª parte, a qualidade do futebol do Académico piorou ainda mais e Alex Costa viu-se forçado a mexer, ainda com a equipa a ganhar 1-0, mas azar dos azares, quando a placa das substituições estava para ser levantada, eis que o Famalicão chega ao empate e aí tudo se complicou. Os jogadores que entraram colocaram o Académico a jogar melhor, mas o Famalicão faz o 2-1 e a faltar já pouco tempo e com a equipa já muito intranquila, Alexa ainda laça Tiago Borges, estrondosa exibição na 4ªf contra o Belenenses, mas o tempo escasseava e as coisa não saiam a e derrota acabou mesmo por acontecer. Temos de ser justos na análise e dizer que o Famalicão e os seus adeptos mereceram ganhar o jogo e seguir em frente. Grande falange de apoio do Famalicão, a maior dos últimos anos no Fontelo e o Clube a mostrar que merece claramente estar na 2ª Liga.
Onde eu discordo em absoluto de alguns Academistas que comigo se sentaram na bancada do Fontelo, é na forma como se dirigem ao jogadores e ao Treinador com a equipa está a perder e a jogar mal, pois isso em nada ajuda e pelo contrário impede mesmo que ainda se consiga algo de positivo no jogo. Não contem comigo para insultar Treinador, Jogadores ou sem quem for, contem comigo sim, para apoiar e apoiar sempre e o Académico, criticando, obviamente quando acho que o deva fazer, mas nunca, nunca durante um jogo ,em que ainda se pode dar a volta, mesmo estando a jogar mal.

(Continua)

Carlos Silva

domingo, 28 setembro, 2014
Anónimo disse...

(Continuação)

Ser do Académico é saber sofrer para dar mais valor às vitórias que conseguimos sempre com grande sacrifício, pois nunca nada para nós, Académico foi fácil, e é bom que as pessoas se lembrem disso.
Todos temos de estar cientes de que para ajudar o Clube a crescer temos de “desculpar” acidentes de percurso como este que aconteceu e dar APOIO a quem trabalha durante a semana para nos dar vitória e alegrias. 4ª f, temos novo jogo e estou em crer que a equipa vai responder com grande categoria, e se assim for, a estratégia de Alex Costa está mais do que percebida, e concordando ou discordando, foi a sua estratégia par anão comprometer o Campeonato, objectivo principal do Académico, e nisso, penso todos estaremos de Acordo.
Não vamos jogar com o Benfica, via taça de Portugal, quem sabe tal pode vir a acontecer via Taça da Liga, quem sabe?

Estou com o Académico estou com o seu Treinador Alex Costa, e tudo farei para estar 4ªf, no Fontelo, às 16 horas para APOIAR em mais jogo, e mais uma Vitória, é nisso que eu Acredito.

Na hora da Derrota e da Vitória, SEMPRE Académico!

Força Alex.
Força Académico
Carlos Silva

Nota: Excelente arbitragem, exceto talvez no tempo de compensação que poderia ser um pouco maior dadas as muitas paragens por assistência a jogadores, para além de todas as substituições (6), na 2ª parte.
Alex Costa devolveu ao Académico na última 4ªf, algo que nos fugia há 20 anos, ganhar a uma equipa da 1ª Divisão, com uma estrondosa exibição. Hoje, o Académico jogou mal e perdeu um mas daí a por tudo em causa, vai uma grande distância.
Temos uma grande equipa, temos um Treinador que é Jovem, mas tem um passado como jogador e como capitão do Vitória de Guimarães que lhe dá a estabilidade necessária para encarar e enfrentar estes momentos difíceis de digerir. É um homem que não se esconde na hora da derrota, fala e explica e assume o seus erros e motiva para o próximo jogo com um discurso de muita exigência, muito trabalho, muita seriedade e muita vontade de vencer, seja contra quem for. Eu revejo-me a 100% nesse atitude e nesse discurso e estou na 1ª linha de APOIO ao Treinador e à Direção.
Fiquei triste com a derrota, mas percebo-a no contexto em que aconteceu e a minha solidariedade para quem, tal como, eu irá ter dificuldades em adormecer, esta noite, os jogadores e o Treinador Alex Costa, mas 4ªf, temos jogo e há que esquecer o que hoje se passou durante a tarde, pois amanhã, a cabeça tem de estar limpa para os importantes 3 pontos de 4ªf..

domingo, 28 setembro, 2014
Anónimo disse...

Há por aqui uns teóricos que se calhar ainda vão dar os parabéns ao Alex. Pronto, ganhou ao Belenenses "b" já pode perder tudo... Enfim ao k se chega!!!

domingo, 28 setembro, 2014
--FD disse...

Hoje foi um dia triste para o Académico pois perdeu em sua casa a hipótese de seguir em frente na Taça de Portugal. O Famalicão apesar de militar num escalão abaixo do Académico é uma equipa bastante forte - está em primeiro lugar no seu grupo do Campeonato Nacional de Séniores - e hoje jogou com muito menos pressão do que o Académico. Há também que dar destaque à fabulosa falange de apoio do Famalicão! Penso que desde o jogo em que recebemos o Cinfães que não tínhamos tantos adeptos visitantes como hoje. Proporcionaram um bom ambiente de futebol e ouviram-se durante toda a partida.

Foi um Académico com muitas alterações que hoje subiu ao relvado e se por um lado concordo que, dentro de certos limites se vá rodando a equipa dando oportunidades a todos os jogadores, a verdade é que facilitámos demasiado. Bem sei que o objectivo principal do Académico de Viseu é o campeonato mas sabendo que na próxima eliminatória já entram equipas da Primeira Liga, aumentando as probabilidades de obter uma boa receita - mesmo que o jogo fosse fora de portas a receita é a dividir entre os dois clubes, o Académico tinha hoje a obrigação de passar. Não aconteceu, o Académico desapareceu completamente do jogo quando marcou o golo e a verdade é que o Famalicão foi um justo vencedor. A partir do momento em que o árbitro apitou para o início da segunda parte a sensação do golo iminente do Famalicão ia crescendo de minuto para minuto e acabou por acontecer por duas vezes...

Enfim, há que reflectir nas coisas que correram mal e que contribuíram para esta derrota e fazer os possíveis para as melhorar. Há também um aspecto extra quatro linhas que já vem sendo referido de há muito tempo para cá e que não há maneira de melhorar. Apenas uma bilheteira a funcionar para a bancada coberta num dia em que os sócios também precisam de adquirir bilhete é muito pouco. Felizmente a 2 minutos do apito inicial foi dada a possibilidade de os sócios comprarem o bilhete fora da bilheteira mas estes aspectos têm de começar a ser melhorados para bem do nosso Clube.

Resumindo, agora não podemos alterar o resultado - que foi tão mau como a exibição - mas temos de reflectir no que correu mal e de tudo fazer para já na quarta-feira entrar em campo com outra vontade e outra ambição. No fundo há que honrar a camisola que envergam!

Força Académico!

domingo, 28 setembro, 2014
Anónimo disse...

a vaga do dia da taça não dá para jogar com o Sporting B porque o Alex disse na sala de imprensa que Marítimo e Sporting não aceitaram adiar os jogos

domingo, 28 setembro, 2014
Anónimo disse...

Jogos a mais "que se lixem as taças", bamos mas é ganhar o campeonato!

segunda-feira, 29 setembro, 2014
Anónimo disse...

Boa falange de adeptos de Famalicão mas daí dizer que foi das melhores com Cinfães..dúvida..o Leixões o ano passado trouxe mais e mais barulhentos e sem insultos para a nossa terra!

segunda-feira, 29 setembro, 2014
Anónimo disse...

Será possível que ninguém diga ao Tomé que a defender não se deve juntar aos centrais, faz sempre a mesma asneira. A defender é um zero, em vez de marcar o opositor junta-se aos centrais e deixa o adversário sozinho. Foi assim que se deu o 2º golo do Famalicão, deu todo o espaço do mundo ao avançado e foi o que se viu. É bom a atacar mas péssimo a defender, o lugar dele é no meio campo.

segunda-feira, 29 setembro, 2014
--FD disse...

No meu comentário apenas me referi à claque do Cinfães pelo número de adeptos que se deslocaram ao Fontelo. Não fiz nenhum comentário sobre a prestação deles.

segunda-feira, 29 setembro, 2014