domingo, dezembro 22, 2013

Ac. Viseu FC 0 - 2 Moreirense FC

Estádio do Fontelo, 22 de dezembro de 2013
22ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Rui Silva (Vila Real)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Tiago Gonçalves, Cláudio e Ricardo Ferreira; Ibraima (Diogo Alves, 78), João Martins e Leonel (João Alves, 64); Luisinho (Ouattara, 81), Zé Rui e Cafú. Treinador: Filipe Moreira.

Moreirense: Marafona; André Simões, Anilton, Ricardo Nascimento e Elízio; Idris e Filipe Melo; Diogo Cunha, Wagner (Tiago Borges, 86) e Rui Miguel (Márcio Madeira, 78); Pires (Mendy, 81). Treinador: Vítor Oliveira.

Golo: Idris 58 (0-1), Pires 60 (0-2)
Foto de Jorge Paulo retirada do grupo de antigos jogadores do Académico de Viseu no Faceebook

O Moreirense, o Real Madrid da Segunda Liga como alguém já os apelidou, jogou 15 minutos à campeão e derrotou o Académico de Viseu quando o melhor em campo foi Marafona o guarda redes dos verdes e brancos de Moreira de Cónegos.

Com várias mexidas, que muito prejudicaram o nosso clube, foi mesmo assim o Académico que entrou melhor em campo e João Martins esteve perto do golo por duas ocasiões, sendo que no minuto 19 começou a brilhar Marafona.

Pouco depois, também o Moreirense esteve perto de marcar, mas Wagner não conseguiu chegar a tempo de empurrar para a baliza de Ricardo Janota. O mesmo Wagner que ao minuto 30 rematou rente ao poste. Dois lances de perigo, é certo, mas em que o guardião academista não foi chamado a intervir.

Do outro lado voltou a brilhar Marafona. Aos 24 minutos, numa excelente jogada de envolvimento, entre Luisinho e João Martins, a bola sobra para Leonel que remata para grande defesa do número 87 do Moreirense e na sequência a bola é rematada por Cafú com um defesa Moreirense a evitar, com a cabeça, que a bola entrasse na baliza de Marafona. Aos 44 de novo Leonel a rematar para mais uma defesa de Marafona.

Era injusto o resultado ao intervalo.

No primeiro quarto de hora da segunda parte tudo mudou. O Moreirense sufocou o Académico, que pareceu desorientado, e notava-se que o golo da equipa forasteira podia chegar a qualquer altura. Filipe Moreira viu o que toda a gente estava a ver mas nada fez para mudar, mais tarde percebeu-se porquê, no banco não havia soluções.

Assim ao minuto 58 Idris saltou mais alto que toda a gente – a diferença de alturas entre as equipas é assustadora – e, de cabeça, atirou para o fundo da baliza de Ricardo Janota. Ainda mal refeitos do que se havia passado, eis que chega o segundo golo. Uma bola chutada para as alturas, Tiago Gonçalves perde a noção de onde está, não afasta a bola perde-a para André Simões que obriga Janota a defender para a frente, Pires reage primeiro que todos academista e remata para a baliza deserta. Um grande balde água gelada no Fontelo.

Foi um grande murro no estômago dos academistas que tirou ânimo aos espectadores e aos jogadores. Mas o Académico reagiu.

Aos 63 minutos Ibraima colocou Cafú na cara de Marafona mas o ponta de lança academista atirou ao lado; três minutos depois cruzamento de Luisinho, Cafú remata à meia volta e Marafona – outra vez – a fazer uma defesa verdadeiramente inacreditável; ao minuto 76 penalty para o Académico, Cláudio rematou e Marafona defendeu; aos 79 excelente cruzamento de Ricardo Ferreira com Diogo Alves a mostrar o porquê de ser suplente, tinha tudo para marcar e não o fez.

Resultado extremamente injusto num bom jogo de futebol do Académico de Viseu. O Moreirense foi feliz mas sabe que o AVFC merecia mais. Filipe Melo deveria ganhar uma medalha pelo seu antijogo e falta de fair play.

José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube

13 comentários:

Anónimo disse...

Continua a haver quem fale em aplicar chapa 3 e outras barbaridades, sem perceber nada do que se passa no Académico.
O Académico tem um treinador que não tem a confiança de ninguém, nem da direcção do clube, nem dos adeptos e penso que nem dos jogadores. Porque é que está tão seguro ao tacho, não sei, mas penso que tem a ver com quem o meteu no Académico, que ameaça tirar o tapete se ele sair.
O problema é que o Académico não passa disto com ele a treinar. Os campeonatos não se jogam contra aqueles que são superiores, mas com os que são iguais e lutam pelo mesmo. Aí é que temos de ganhar os jogos, em casa e fora e marcar as diferenças. Uma equipa na primeira liga não se safa se ganhar aos três grandes e depois perder com os seus iguais! Acaba por desder de divisão!
Aqui é o mesmo. Ninguém acredita no FM e agora já nem penalties se marcam. Os balões de oxigénio que tem havido, com boas vitórias contra candidatos à subida, tem disfarçado a incapacidade de ganhar ou pontuar fora de portas contra os nossos iguais etem adiado a saída inevitável deste senhor FM. Não é pelo jogo de hoje, que até foi bem conseguido, mas demonstrativo de falta de andamento para as equipas do top, quando elas querem acelerar e não jogam só para não perder. Hoje viu-se isso muito bem.

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

Má fé, só pode. Falar mal por falar sem saber o que se diz ou sem dizer o que se sabe. É por adeptos como o Senhor que não vamos a lado nenhum.

domingo, 22 dezembro, 2013
--FD disse...

Boa primeira parte do Académico que fez uma boa primeira parte e chegou ao intervalo com um 0-0 bastante injusto. Na segunda parte entrou em campo um Moreirense com 15 minutos diabólicos e marcaram dois golos. Reagimos e se não tivéssemos falhado a grande penalidade iríamos disputar o resultado até ao final.

Uma nota negativa para a assombrosa falta de fair-play do Moreirense. Quando pensava que já tinha visto tudo no jogo contra o Desportivo de Chaves eis que o jogo de hoje me prova que estava errado. É triste mas a verdade é que o fair-play na realidade é uma enorme treta.

Força Equipa, força treinadores, força direcção. Perdemos hoje mas continuamos com o objectivo intacto. Um só pensar, GANHAR! Vamos a Braga com a intenção de VENCER.

Força Académico!
EU ACREDITO!

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

Não se trata de má-fé, como disse um adepto. O 1º comentário é acertadíssimo. Eu também achei uma barbaridade falar-se em chapa 3. São desculpas a mais.. Ou é azar, ou é o GR adversário, ou o que for conveniente dizer... o FM pensa assim: Eu sou muito bom. Aliás, sou o melhor.. A culpa será de alguém, não minha, de certeza.. O 2º comentário diz que "É por adeptos como o Senhor que não vamos a lado nenhum". Não é nada. É por culpa do treinador, porque ele é que comanda a equipa. Esse raciocínio que fez é fraco. Seria igual dizer que o país está em crise por as pessoas andarem tristes e a dizer mal do governo... O FM anda tranquilo, pois tem um contrato até ao final da época, com 10.000 eurinhos por mês... Eu também estava... Hoje era um jogo importantíssimo para a viragem da sorte do CAF, e falhou-se. Afinal não somos assim tão bons... Até já perdemos em casa... Para a semana, em Braga, é que vai ser bonito... Estou mesmo a ver... No autocarro do Académico, vai uma equipa de trolhas com cimento e yijolos para montar um muro à frente do Janota, aliás, do grande Janota... Não me venham com histórias... O FM não dá para a 2ª liga... Digo-o desde o início... E digo, também, que quem sofre com isto é o CAF, os seus sócios e os adeptos, menos os que insistem em adorar aquela abécula...

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

O treinador está por conta própria, segundo o presidente. Quer 45.000 para sair mas entretanto vai recebendo no fim do mês... e fazendo má figura.

A. Silva

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

Tirem as palas dos olhos, porra! Olhem para equipas que não valem metade da nossa, União, Leixões,Farense, Aves,mesmo o Beira Mar e vejam onde elas andam, num campeonato normal sem sobressaltos. Olhem o Covilhã, que só está cá porque a Naval foi à vida!
Como pode o sr. Albino estar satisfeito? Como podemos nós estar satisfeitos? Como pode haver alguém a falar em má fé?
Má Fé, meu caro? Trate-se, vá ao médico.
Vamos ver se no final da época não o veremos a carpir as mágoas com essa sua boa-fé.
Espero bem que não, mas isto não augura nada de bom.
Repito, não pelo jogo de hoje, mas pelo que não tem sido feito com os nossos concorrentes em casa deles, Santa Clara, Trofense...
Se isto é má-fé...

domingo, 22 dezembro, 2013
--FD disse...

Deixo também um apontamento negativo para a equipa de arbitragem. Ainda que não tenha tido influência no resultado teve bastantes erros. Para dar um exemplo, quando uma equipa demora cerca de dois minutos a festejar cada golo e ainda obrigou o jogo a muitas e demoradas paragens por causa do enorme antijogo dar quatro minutos de compensação é no mínimo estranho.

domingo, 22 dezembro, 2013
Rafael disse...

Ao anonimo do primeiro comentário: Para que se dá ao trabalho de ainda vir aqui criticar o trabalho dos outros semanas consecutivas???
Alias pelo seu comentário posso perfeitamente ver que não é um adepto que apoia e segue o clube no estadio (onde eles necessitam de apoio) senão não dizia uma barbaridade como "o treinador não tem o apoio dos adeptos" pois se tivesse visto o regresso das cabines, o treinador foi largamente aplaudido pela central.

Há igualmente aqui comentários que são dignos de um clube muito exigente, as vezes penso se não será um qualquer real Madrid que tem de ganhar todos os jogos...
A nossa equipa tem a dimensão que tem e luta para não descer...mentalizem-se disso...so podemos ambicionar subir mais uns degraus e não descer os que subimos ultimamente...
Tudo o resto são fait divers...sem ovos...

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
22ª Jornada, 22 de dezembro de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu-0 ; Moreirense – 2

Ricardo Janota na Baliza,
Tomé, Tiago Gonçalves, Cláudio, Ricardo Ferreira,
Leonel, João Martins, Ibraima;
Luisinho, Zé Rui e Cafú.
Entraram na 2ª parte João Alves, Diogo Alves e Ouatara para os lugares de Leonel, Luisinho e Ibraima

Treinador: Filipe Moreira


Resultado mau, exibição boa, aconteceu futebol, no Fontelo, apenas isso, não vale a pena inventar outro tipo de desculpas. O Académico faz uma boa primeira parte, cria três excelentes oportunidades de golo, mas desta vez, ao contrário do que aconteceu nos últimos jogos em casa, nada, mesmo nada nos correu bem, a começar pela estrondosa exibição do guarda-redes do Moreirense, que nega na 1ª parte por 3 veze so golo ao Académico, com defesas à Roberto no jogo Olimpiacos- Benfica e na 2ª parte evita mais 2 golos certos, um deles a defesa de um Penalti.
Hoje o Académico perdeu 2-0 com o principal candidato à subida de Divisão, o mesmo resultado que aconteceu no jogo com 40º na 1ª jornada em Moreira de Cónegos. Mas quem viu os 2 jogos, como eu vi, não há a mínima comparação entre o jogo jogado pelo Académico, hoje, no Fontelo, e nessa altura, em Moreira. Lá o Académico até podia ter trazido um empate, mas a vitória, essa jamais aconteceria, dada a ausência total e completa do nosso jogo ofensivo. Hoje, o Académico jogou, rematou, criou perigo, não marcou porque do outro lado estava um guarda-redes que repito, fez um exibição à Roberto, no jogo Olimpiacos- Benfica, o que julgo diz tudo, chegando, no Fontelo, a dizer-se, este guarda-redes tem de ir à Seleção.
Há uma lance em que faz duas defesas seguidas “impossíveis” a negar o golo do Académico, quando no Fontelo já se gritava golo.
Este Moreirense, como candidato que é desde o 1º dia, nota-se que ocupa bem os espaços, mas em termos ofensivos, nada de especial, ou seja uma equipa com a marca de Vítor Oliveira, não encanta no futebol que pratica, mas os resultados aparecem sempre.
Na 1ª parte o Académico não marcou e o intervalo chegou com o muito injusto 0-0. Na 2ª parte Moreirense com mais posse de bola, não consegui, contudo criar o mínimo perigo junto à Baliza do Académico, no entanto num lance meio confuso faz o 1-0 de cabeça e 2 minutos depois num lance infeliz da nossa defesa faz o 2-0. Sem que nad ao fizesse prever, o Académico via-se de repente a perder por 2-0, logo no início da 2ª parte. Estes Jogadores, este Treinador, e estes Adeptos, hoje, muito bem, no apoio à equipa, mesmo com um resultado muito adverso, nunca desistiram e foram em busaca de conseguir algo, ainda deste jogo. Numa jogada de Cafú em grande velocidade, entra na área e é derrubado. Penalti e amarelo par ao defesa do Moreirense, que não contestou minimamente. Cláudio chamado a marca, atirar junto ao poste, mas Marafona, uma vez mais vai buscar a bola, e na recarga, a bola, tb teimosamente não entrar. Poucos minutos volvidos grande remate de Cafú e mais uma defesa impossível de Marafona.
No final do jogo, comentava com Ramon, grande glória do passado Academista o seguinte: Hoje, mesmo que o Académico jogasse 5 horas, não marcava um golo, há jogos assim, e o Futebol é um desporto único por isso mesmo e não vale a pena dizer que foi por isto ou por aquilo, há jogos em que por mais que façamos bem as coisas, de nada vale, pois não é dia e nada vai sair bem.
O Guarda-redes do Moreirense já deve ter um lugar guardado no Estádio de Moreira para uma estátua, pois quem defende desta maneira tem de ser alvo de todos os elogios.
Vítor Oliveira e o seu Moreirense ao que rezam as crónicas já tinha sido muito feliz em Tondela, mas hoje abusou da sorte e obteve uma vitória, quando em boa verdade, me pareceu que ficaria satisfeito com um empate.


(Continuação)

Carlos Silva

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

(continuação)

Mérito para os jogadores do Académico pela forma como correram, como lutaram contra tanta adversidade. Mérito para Filipe Moreira, que apesar de ter 3 baixas, Marco Lança, Tiago Rosa e Bruno Loureiro, conseguiu montar a equipa de modo a manter a competitividade demonstrada nos últimos jogos, tendo, hoje, faltado, apenas e só eficácia no momento de fazer o golo, mas essa ineficácia em 5 ocasiões, pelo menos ficou a dever-se À exibição única, repito, à Roberto, nesse tal Olimpiacos-Benfica, que tudo defendeu, e assim, impediu uma vitória do Académico.
Hoje, no Fontelo, uma boa casa, talvez a maior da época, tirando o jogo com o Tondela, o público, muito bem, no Apoio À equipa, e mesmo muito bem no final, na forma como soube reconhecer a atitude da equipa e a aplaudiu.
A Claque uma vez mais excelente na forma como APOIOU sempre, a ganhar e a perder, é assim que o Académico cresce e esta derrota, tem de ser vista da seguinte forma, hoje, com a malapata que nos perseguiu na melhor das hipóteses empatávamos o jogo, e por isso, apenas somaríamos, um ponto. Como não somámos nenhum, estou em CRER que vamos a Braga recuperar estes 3 pontos perdidos, hoje, de forma injusta, no Fontelo.

Arbitragem, sem influência ano resultado, bem nos aspeto técnico, contudo algum exagero de cartões no aspeto disciplinar e muitas paragens evitáveis, ou seja poderia ter feito uma arbitragem mais à inglesa. Contudo, hoje, o Académico apenas se pode queixar do Guarda-redes adversário que defendeu o possível, o impossível e o inimaginável!

Não ganhámos, mas mostrámos que seja qual for o adversário, nós o encaramos de frente e discutiremos o resultado, ou seja a equipa cresceu, está muito mais competitiva, joga muito melhor futebol, tem ainda margem para melhorar, e com a atitude que hoje equipa e adeptos mostraram, temos tudo, para ir subindo, subindo na tabela.

Grande ambiente, no Estádio, a apelar a que mais e mais venham, ao Fontelo. A força do Académico reside nos seus adeptos, e por isso se queremos um Académico mais forte, sós temos um caminho: Ir ao Fontelo e APOIAR a Equipa.

Esta é uma época de aprendizagem para TODOS, Direção, Treinador, Jogadores, Sócios e Adeptos, e por isso, vamos em cada jogo, retirar os ensinamentos desse mesmo jogo, par ano seguinte jogar mais e melhor e ganhar o jogo. Este jogo ensinou muitas coisas, e há que retirar o que de bom aconteceu e aquilo que não saiu bem e que não pode voltar a repetir-se.

Vamos vencer o Sporting de Braga B e dar a prenda de Natal, já depois da quadra a todos os Sócios e Adeptos que hoje, e sempre foram merecedores da Vitória!

Feliz Natal para toda família Academista e para todos os desportistas em geral!


Nós Somos o Académico!

Carlos Silva

domingo, 22 dezembro, 2013
Anónimo disse...

Meus Amigos. Em parte concordo com o primeiro comentario etc......
Tem muito de ralismo e do que passa no AScademico.(neste Momento).
Mas vejamos. (minha opiniao pessoal)
O Academico ( Ontem ) com o Moreirense ate fez um bom Jogo. ( com as armas que tem e que nao sao muitas .....). O Treinador teve que mexer na defesa ( nos 2 Laterais ) e a equipe resssentiu-se. ( Normal). O Bruno nao jogou. Peça fundamental no n/ meio campo. O Luisinho nao apareceu como e de costume e o ataque esteve praticamente so entregue a Cafu ( excelente jogo ). Mas e muito pouco ........Foi pena o Claudio nao ter concretizado o Penalti .Mas e futebol. Acontece aos melhores .....

Agora nos nao nos podemos comparar com esta estrutura do Moreirense.( Altamente profissional ). Todos os jogos esta equipe estagia no Hotel. ( Inclusive ontem o fizeram na Zona do Mondego. Depois tem um treinador (V. Oliveira)que ja subiu 4 vezes a Liga Zon Sagres ,Tem um plantel de Luxo. (10 vezes mais o N/ Orçamento ).Um Presidente ( Sr Magalhaes ) cheio de experiencia futebolistica (tanto no V.Guimaraes como no Moreirense etc....e depois tem papel $$$$). Portanto perder com estas equipes nao me aborrrece nada. Embora repita que gostei da n/ equipe . Batemo-nos muito bem mas somos perfeitamente no geral inferiores ao Moreirense. Ha que admiti-lo e reconhece-lo!

Mas Atençao:
Fico triste e bastante chateado quando perdi com o Beira Mar , Trofense , Uniao da Madeira , Chaves em casa .....;Braga B etc.....ja com o FC Porto B .Perdemos com um golo magnifico de Crevallero etc....ja perto do final do jogo .
Ha jogos que temos obrigatoriamente de pontuar. Seja em casa ou Fora. E e esta mentalidade que falta ao n/ treinador e alguns jogadores. ( Falta »Tarimba» competitiva).

Vamos Levantar a cabeça porque no Sabado ja temos um jogo importantissimo em Braga. E o Campeonato continua. O que nos queremos como socios esta epoca e ficarmos na 2ª liga cabovisao. IMPORTANTISSIMO PARA O CLUBE E CIDADE. Depois pra proxima epoca ha que repensar toda a estrutura obviamente..........Mas este ano e fazermos os 40-45pontos pra ca ficarmos novamente (2ªLiga). Sera um grande Feito . Acreditem!
Feliz Natal Pra Todos. Viva o Academico.

segunda-feira, 23 dezembro, 2013
Anónimo disse...

Desculpe Sr Fm . Aqui nao ha nenhum Santo Marafona. O que Houve foi falta de qualidade ou inspriçao na n/ Finalizaçao. Nenhum grande G Redes Mundial defende tudo quando o Ataque e produtivo c/ qualidade e Inteligencia. Nos ,ontem nao Fomos .........Ha que treinar mais e melhor . E e necessario mais qualidade ofensiva. So isto.........Academico Sempre!

segunda-feira, 23 dezembro, 2013
Anónimo disse...

O Rafael devia era ter visto também os nossos jogos fora, na Trofa, por exemplo ou em Aveiro, para não falar da madeira e Açores onde não foi de certeza.
Aí é que se devia envergonhar com o triste espectáculo e só depois falar.
Tome um pouco mais de cuidado com o que diz, porque AQUI só há pessoas que querem que o Académico vença quando deve vencer e não quando calha as coisas saírem, ok? Dê-se aotrabalho de ir assistir ao vivo a um treino e ficará elucidado do que estamos a falar. O FM não serve! É só isso. Espero que não tenhamos de vir aqui lamentar o que se passa. Uma volta já lá vai. Defrontámos toda a gente, podemos retirar conclusões que nos dizem que 6 equipas que estão à nossa frente são muito inferiores a nós, mas nós, graças às técnicas apuradas do sr. FM fomos lá moralizá-los com vitórias e ainda moralizámos alguns na nossa casa.
estamos no Natal, mas tanta caridade já chateia

segunda-feira, 23 dezembro, 2013