segunda-feira, novembro 11, 2013

Orgulho Viseense na (quase) festa da taça!

Orgulho Viseense na (quase) festa da taça!
Académica 1-1 Ac.Viseu (4-3 a.p.)



Surpresa só para quem não viu. Em jogo a contar para a IVª eliminatória da Taça de Portugal, o Académico de Viseu deslocou-se a Coimbra e jogou cara a cara frente à turma local, de escalão superior, e só foi vencida pela “maldita” lotaria das grandes penalidades. Uma exibição superior que encheu de orgulho os inúmeros viseenses que marcaram presença no Estádio Cidade de Coimbra.

Filipe Moreira procedeu a algumas alterações em relação ao jogo de 4ªf em Aveiro, dando a titularidade de Marco Lança na esquerda da defesa, bem como o saudoso regresso de Ibraima ao onze.

Assim alinharam: Janota; Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Marco Lança; Ibraima, Bruno Loureiro, Leonel, João Martins; Ouattara e Cafú. Jogaram ainda: Zé Rui, Luisinho e Diogo Alves.

Os primeiros 45 min. foram mal jogados e tiveram poucos motivos de interesse, com uma Académica de Coimbra surpreendentemente apática, e o Académico de Viseu a tentar o contra ataque através das duas setas ofensivas. Pareceu-nos que a táctica – hoje audaz – do mister Filipe Moreira passava por isso mesmo: coesão defensiva, meio-campo guerreiro com qualidade de passe superior e um ataque entregue aos velocistas Ouattara e Cafú, mais tarde substituídos por Luisinho e Zé Rui. Digno de registo no 1ºtempo apenas um remate de Leonel aos 25min que saiu por cima do travessão de Ricardo.

A 2ªmetade continuou com a mesma toada. Contam-se pelos dedos de uma mão as oportunidades de golo de ambas as equipas. A Académica optava pela circulação de bola, esperando o erro dos viseenses, mas bem os comandados de FM, a defenderem com categoria. Foram inexcedíveis no que respeita à determinação e entrega ao jogo os academistas de Viseu. 0-0 no final do tempo regulamentar.

Com o prolongamento veio a emoção e os golos. A briosa viria a marcar primeiro, através de Diogo Valente, numa autêntica oferta do GR do Ac.Viseu. Janota ficou mal na fotografia. Acontece. 1-0 aos 92min de jogo. Desde então, arriscamo-nos a dizer, assistiu-se ao melhor Ac.Viseu da época até ao momento, com 25min. de luxo, encostando completamente a Académica para o seu reduto defensivo. Tiago Rosa primeiro, Luisinho depois eram as oportunidades mais flagrantes. Até que uma jogada colectiva superior, originaria o golo do Ac.Viseu, apontado por Zé Rui a passe de João Martins, para gaudio dos muitos adeptos que viajaram de Viseu. Era a alegria e o sentimento de justiça pelo desenrolar da partida. 1-1 e prémio mais que merecido no final dos 120min.

Seguiu-se a lotaria das grandes penalidades, e aí foi mais feliz a turma de Coimbra, vencendo 4-3. Falharam para os viseenses, Diogo Alves e Luisinho.

Parabéns à Académica pelo apuramento, Parabéns ao Académico pelo jogo extraordinário. Parabéns aos adeptos viseenses que se deslocaram e não se cansaram de apoiar o melhor clube do mundo. Orgulho Viseense. Agora, resta apontar as baterias para o campeonato, com a convicção de que, com a atitude e ambição de hoje, o sucesso estará garantido já no próximo jogo.

Força Académico!!!
João Monteiro


Estádio Municipal de Coimbra, 10 de novembro de 2013
4ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

Académica: Ricardo; Marcelo Goiano, Aníbal Capela, Reiner Ferreira e Djavan; Nuno Piloto (Magique, 77), Fernando Alexandre e Cleyton; Marinho (Diogo Valente, 66), Ivanidlo e Manoel (Rafael Oliveira, 56). Treinador: Sérgio Conceição.

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Marco Lança; Ibraima, Bruno Loureiro e João Martins; Ouattara (Luisinho, 67), Leonel (Diogo Alves, 74) e Cafú (Zé Rui, 67). Treinador: Filipe Moreira.

Golos: Diogo Valente 93 (1-0), Zé Rui 113 (1-1)


Grandes penalidades: Diogo Alves falha – defesa de Ricardo (0-0); Cleyton ao lado (0-0); golo de Marco Lança (0-1); golo de Fernando Alexandre (1-1); Luisinho falha – Ricardo defende (1-1); golo de Diogo Valente (2-1); golo de Paulo Monteiro (2-2); golo de Ivanildo (3-2); golo de João Martins (3-3); golo de Magique (4-3)

13 comentários:

Paulo disse...

O espelho do que se passou. Parabéns pela crónica. De referir, o excelente remate à meia volta do Diogo Alves e que foi à figura do Ricardo.

segunda-feira, 11 novembro, 2013
João Costa disse...

Durante os 90 minutos tivemos demasiado respeito pela Académica. No prolongamento perdemos a vergonha e foi o que se viu! Incrível como o Janota tem um jogo quase irrepreensível e comete aquele erro no prolongamento. Não menos incrível foi a alma com que a equipa encarou a desvantagem e partiu para cima do adversário! Merecíamos mais, bem mais mas o futebol é assim mesmo. Valeu-lhes um gigante Ricardo na hora da lotaria.

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Taça de Portugal
1/16 de Final
10 de novembro de 2013 – Estádio Cidade Coimbra
Académica - 0; Ac. Viseu – 0 (tempo regulamentar)
Académica - 1; Ac. Viseu – 1 (após prolongamento)
Académica - 5; Ac. Viseu – 4 (após desempate por penalties)



Ac. Viseu
Ricardo Janota na Baliza
Marco Lança, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro, Tiago Rosa
Bruno Loureiro, Ibraima, João Martins, Leonel
Cafú e Ouatara

Entraram na 2ª parte Zé Rui, Luisinho e Diogo Alves para os lugares de Ouatara, Leonel e Cafú

Nós Somos um Clube Fantástico! Nós Somos o Académico!
Esta é a primeira e importante nota que quero dar do jogo desta tarde, em Coimbra. O Académico regressou a um grande estádio com um grande ambiente e com uma equipa (a nossa equipa) com uma excelente postura, uma excelente prestação, falhando apenas no objectivo, que tem de estar sempre presente, ganhar e seguir em frente na Taça de Portugal.
Tarde agradável para a prática do futebol, bom ambiente no Estádio com muitos adeptos do Académico, nas bancadas e com um apoio impressionante à equipa, do princípio ao fim do jogo, como devia acontecer sempre.
Início do jogo em toda morna com as equipas a encaixarem uma na outra. Quem entrasse no estádio e não conhecesse nenhuma das equipas não conseguia dizer qual era a equipa da 1ª divisão e qual a da 2ª, ou se o fizesse enganar-se-ia certamente, pois o Académico equilibrava o jogo sem a mínima dificuldade. Durante a 1ª parte não houve grandes ocasiões de parte a parte. No 2ª tempo Filipe Moreira faz entrar 3 homens e o Académico melhora muito, com sangue novo, passa a controlar o jogo mas até ao fim do mesmo, o nulo manteve-se. Vem o prolongamento e aí sim, assistimos ao melhor Académico da época, apesar de logo ao 2º minuto sofre o golo, numa infelicidade de Ricardo Janota que esteve impecável em todo o jogo. A partir daí só existiu uma equipa em campo, o Académico, que é bom lembrar teve uma 2ª parte em Aveiro de um desgaste tremendo pois massacrou o Beira-Mar e não conseguiu marcar, caiu em cima da Académica, o s jogadores e os Adeptos sentiram a injustiça do resultado e uniram-se no apoio à equipa em busca do golo do empate, no entanto chega ao fim a 1ª parte do prolongamento sem que conseguíssemos marcar. NA 2ª parte do prolongamento , o Académico mais fresco jogou que se fartou, criou 3 ocasiões de golo, uma delas seria um golo espantoso, remate à meia-volta de Diogo Alves, numa grande defesa do guarda-redes da Académica, depois remate com selo de golo de um homem do Académico, com outra estrondosa defesa do guarda-redes da Académica. Até que a 6 minutos do fim, grande golo de Zé Rui, em grande jogada de toda a equipa do Académico. O Académico ainda tentou chegar À vitória, mas já não foi possível. Ambiente de imensa alegria, quando o Académico chega ao empate, que até os Adeptos da Académica aplaudiram perante a tremenda injustiça que era o resultado até essa altura.
Não conseguimos ganhar durante o prolongamento, onde a haver um vencedor só poderia ser o Académico, podem fazer essa pergunta a qualquer adepto da Académica, ou mesmo ao seu treinador Sérgio Conceição que dará, certamente a mesma resposta.
Nos penalties, aí as coisas não correram bem e acabámos fora da Taça de Portugal de forma injusta, mas ganhámos uma equipa, um Treinador, que esteve excelente nas substituições, embora na bancada houvesse quem não concordasse com a saída de Cafú, mas a verdade é que com as 3 substituições o Académico deu um banho de bola a uma Académica a jogar com pouquíssima, nenhuma qualidade.
Ganhámos uma massa Adepta, entusiasta, a fazer lembrar o Académico de outros tempo, que passo a passo estamos a reencontrar, hoje, tivemos ambiente, apoio, bom futebol, faltou apenas a passagem.

(Continuação)

Carlos Silva

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

(COntinuação)

A jogarmos desta forma, sem receio seja de quem for, o Académico, pode em qualquer campo, no Fontelo e fora, hoje deu essa demonstração clara, tal como já tinha feito em Aveiro, lutar por GANHAR qualquer jogo e obter os 3 pontos em disputa. Esse tem de ser o nosso segredo, querer apenas e só os 3 pontos, pois 3 jogos a 3 pontos dá logo 9 pontos, quase tantos como os que temos agora.
Eu Acredito que é possível ganhar os 3 próximos jogos e assim sair desta zona da tabela, que foram os próprios adeptos da Académica a dizer, nada tem a ver com a qualidade da equipa do Académico!
Vamos deixar de ter medo de poder ganhar muitos jogos, como hoje aconteceu, pois se nos libertarmos do medo de não conseguir ganhar e quere a todo o custo pelo menos um ponto, isso não leva a lado nenhum, pois não soma nada e não motiva ninguém. Jogo como o de hoje, sim, levam pessoas ao Estádio, fazem com que mais e mais pessoas se sintam adeptas deste Académico e eleve os níveis de confiança de toda a gente, Treinador, Jogadores, Direção, Sócios e Adeptos!
Grande jogo, Grande ambiente, Grande Estádio, Grande Académico, excelente a forma como fomos recebidos em Coimbra, por gente que efectivamente sabe estar no Futebol, assim vale a pena.
A Claque do Académico merece o maior de todos os ELOGIOS, foram enormes no Apoio à equipa e carregaram a equipa às costas, puxando pelos restantes Academistas no Estádio, e nunca, nunca desistiram. Assim vale a pena ter uma Claque e assim vale a pena apoiar uma Claque e assim com a alegria que transmitem todos notam a sua falta no Estádio, mas há que não permitir, NUNCA que alguém se infiltre com outo intuito que não o de APENAS e SÓ APOIAR o Académico. Uma sugestão, que tal um Bandeira grande, muito Grande com “Nós Somos o Académico!” Fica a sugestão!
Hoje, foi daqueles dias, em que senti, e julgo que não fui o único, que perdemos, e isso não podemos ignorar, mas ganhámos uma equipa para o Campeonato, e demos um “salto” que precisava ser dado, voltámos a ser uma equipa de 1ª linha, em termos de repercussão na Radio Nacional (Antena 1), imagens na televisão, voltámos a ser uma equipa falada e com dimensão.
Foi o nosso ponto de viragem, há que aproveitá-lo bem.
Vamos concentrar-nos apenas e só, no Campeonato, preparar bem todos os jogos, dar tranquilidade a toda equipa e acreditar no seu trabalho, pois hoje, a bola entrou mesmo, e poderia ter acontecido mais do que uma vez. Para a próxima, em casa com o Atlético, no próximo Domingo, em Força AO FONTELO!
Defesa do Académico impecável!
Arbitragem isenta, é o melhor adjectivo que tenho para a qualificar, pode ter tido um ou outro lapso, mas mostrou total isenção, ao contrário do que aconteceu em Aveiro, em que houve caseirismo, à moda antiga.
Repito, Somos um Clube Fantástico, Somos o Académico!
Temos de tudo fazer e acho que pouco tem sido feito a esse nível, para chegarmos mais e mais ao Jovens, pois temos de os trazer ao Estádio e com eles os Pais. Proponho e volto a propor, Bilhete Família, a 8 Euros para Pai, Mãe e 2 crianças na Superior.
Estamos no bom caminho, faltam as vitórias, venham elas!
Proponho também que haja uma campanha de angariação de Sócios, do Género:
Até final da época, 45 Euros para um Sócio e um Amigo!
Sê Sócio e Traz um Amigo!
Força Académico,

Carlos Silva

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Excelente a organização do jogo no preço que estabeleceu para os Bilhetes

3 Euros para Sócios do Académico e da Académica e 5 Euros para o úblico em geral.

Um exemplo a seguir!


Carlos Silva

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Não foi por este jogo que tenho mais orgulho nesta equipa, simplesmente já o tenho desde o principio da epoca.
Mais uma vez a sorte voltou a virar-nos as costas, começo a acreditar que neste momento o melhor será mesmo ir á bruxa, depois de dois jogos onde a sorte foi 80% causadora do não sucesso do nosso Académico só faltava mesmo este jogo para na lotaria dos penalties a taluda ir parar ás mãos do adversário.
Grande reacção da equipa perante o golo da Académica, gostei e a partir daqui espero de uma vez por todas que compreendam que o mal do Académico não é FM, ele não é um grande treinador mas tambem não é o pior, e se ele sair de Viseu não tenham duvidas que vai para outro clube e se tiver aquela pontinha de sorte acaba por brilhar só espero que não seja num adversário directo...
Depois de tudo o que temos passado (dirigentes, jogadores, treinadores, sócios e adeptos) mereciamos hoje ter tocado no ceu, mereciamos ter aquela alegria porque não a tivemos?, não sei mas fizemos por isso, acredito que a equipa tenha feito o trabalho de casa nos penalties mas hoje e ao contrário da eliminatória anterior não tivemos sorte, bastava termos 30% da sorte que tivemos contra o Oriental e neste momento estaríamos a festejar a passagem á eliminatória seguinte.
Espero que equipa reaja a esta adversidade e começe a pensar nos próximos dois jogos que são de capital importância quanto ao futuro da equipa,
acredito que vamos mudar o rumo disto, os deuses do futebol vão aparecer que é isso que necessitamos neste momento.
Dirigentes, equipa tecnica e jogadores desejo-vos uma semana tranquila e trabalhosa, façam algo que nos devolva a nossa alegria domingo porque merecemos nós e vós, pois não acredito que não queiram o melhor para a equipa.
Eu vou continuar a acreditar que o melhor está para vir!
VIVA O ACADÉMICO, PROVAVELMENTE O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
Paulo Teixeira sócio 752

segunda-feira, 11 novembro, 2013
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Estivemos muitos em Coimbra hoje a ver provavelmente o melhor jogo do nosso Académico esta época.
Chegamos a vulgarizar a Académica especialmente na segunda parte do prolongamento, em que encostamos os conimbricenses às cordas, tendo empatado o jogo depois daquele lance infeliz de Janota.
Perdemos nas GPs mas penso que ganhamos uma equipa para o resto do campeonato.
Ficou demonstrado que o Académico afinal sabe atacar...
Vamos voltar às vitórias e paulatinamente subir na tabela.

Saudações Academistas
Marco Ferreira (sócio 360)

segunda-feira, 11 novembro, 2013
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Os comentários foram "transportados" do post inicial sobre o jogo para ficarem centralizados.

segunda-feira, 11 novembro, 2013
--FD disse...

ENORME ORGULHO NA NOSSA EQUIPA!

Para grande pena minha não consegui ir a Coimbra assistir ao jogo - sofri e muito à distância - mas pelo relato que ouvi, pelos comentários que li e pelas notícias que vi demonstrámos ser uma grande equipa. Não tenho dúvidas, caímos de pé!

Que grande bravura demonstrámos contra uma equipa que estava na máxima força e que começou a preparar este jogo logo após a derrota contra o Benfica já no passado dia 1 de Novembro. O Académico de Viseu na quarta-feira passada teve jogo em Aveiro!

Um excelente esforço colectivo que merecia ser premiado de outra forma mas a vida é mesmo assim. Há que recuperar os jogadores e extrair o que de bom aconteceu ontem (e foi muito!). Ganhámos o respeito de muita gente, demonstrámos ter um público fantástico (não estive no Estádio e não posso confirmar mas quem relatou o jogo disse várias vezes que só se ouviam os adeptos do Académico de Viseu) e apesar da derrota demonstrámos que podemos defrontar sem medo qualquer equipa do nosso campeonato. Resumindo, FOMOS GRANDES e estou mesmo muito orgulhoso pela atitude da equipa! Assim, SIM!

Vamos lá recuperar os jogadores, força Ricardo Janota, lances do género só acontecem a quem lá está, força direcção - as sugestões do Sr Carlos Silva fazem todo o sentido - força equipa técnica, em particular FM, vamos conseguir a manutenção!

Domingo lá estarei no Fontelo para assistir ao jogo contra o Atlético e quero ver a mesma garra e atitude.

Força Académico de Viseu!
EU ACREDITO!

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Deixo, se me permitirem, uma sugestão: era bom que estas mensagens positivas fossem, de alguma maneira, passadas ao balneário academista. Hoje, apesar de derrotado, sinto-me bastante orgulhoso. E não serei o único!

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Olhem nunca me senti tao orgulhoso em ver o meu Academico se bater de igual para igual com a Academica 1ª liga . E obvio que o Janota foi infeliz naquele lance do 1-0. Fica mal na fotografia . Fica sim senhor ......Tinha feito ate entao uma um jogo irrepreensivel tinha sim senhor .....mas o futebol e assim .( Levantar a cabeça e vamos em frente .....ontem ja era tarde...... .Digo tambem que so depois do golo sofrido ,Acordamos ofensivamente.O Rui Patricio continua a cometer erros atraz uns dos outros e e sempre desculpavel.......porque nao se ha-de desculpar Janota. ( o nosso Keeper........???). Meus amigos. Agora temos 2 jogos ,em que temos fazer 6 pontos para conquistar .......corra por onde correr. Temos que os obter ......Eu acredito nesta Equipe! Os Briosos fomos Nos em Coimbra.A Lotaria tramou-nos ........mas e Futebol......

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Parabens aos Adeptos Do Academico de Viseu. Simplesmente Maravilhoso .........Vamos ,malta assim ate ao Fim do Campeonato......O academico Precisa de Vos ...........

segunda-feira, 11 novembro, 2013
Anónimo disse...

Ok, perdemos com a académica nos penalties e já está tudo bem… ganhámos à oliveirense e também estava tudo bem… e aí não falámos da sorte, de a oliveirense ter tido a 1ª grande oportunidade de golo que nos colocaria a perder e de termos jogado uma hora contra 10. Depois disso, duas derrotas e um jogo em casa com o porto em que na 2ª parte só quisemos defender o empate e tivemos o merecido prémio da derrota. Dizem aqui que o mal não é do filipe moreira, pois não, o mal é de quem o escolheu e de quem o mantém! E digo mais, tomara que ele fosse treinar um adversário directo, era mais uma esperança para a manutenção!... Mas vejo uma luz ao fundo do túnel, pela 1ª vez este ano, se não estou enganado, o académico jogou com 4 defesas e com um lateral esquerdo e um lateral direito de raíz, além de um verdadeiro trinco como é ibraima e vi uma equipa mais consistente e equilibrada . Penso que capela, lourenço ou bruno loureiro que também jogaram nessa posição serão mais um 8, e se calhar não era má ideia contratar uma alternativa a ibraima no mercado de inverno. Não tenha dúvidas que trofense e companhia se vão reforçar e as coisas serão mais difíceis, até porque quando chegarmos à recta final do campeonato, outros factores que normalmente favorecem as equipas das associações mais fortes começam a aparecer. Posso dizer que estive presente em quase todos os jogos no fontelo das várias épocas na liga de honra e, mesmo a jogar em casa, as arbitragens eram muitas vezes tendenciosas e prejudiciais ao nosso académico. É necessário então começar a somar o máximo nº de pontos possível, é obrigatório vencer o atletico e jogar para ganhar na trofa, eu vou estar nos 2 jogos e espero ver uma equipa lutadora, com ambição de vencer e, já agora, sem invenções tácticas do sr filipe moreira.

Miguel Marques

segunda-feira, 11 novembro, 2013