quinta-feira, novembro 14, 2013

Adversários do passado: SC Vianense

Nome: Sport Clube Vianense
Ano de Fundação: 1898
Localidade: Viana do Castelo
Associação: Viana do Castelo
Estádio: Dr. José de Matos com capacidade para 3000 lugares
Equipamento: Camisola azul, calções brancos, meias azuis ou todo azul como tem acontecido ultimamente

Numa história que já ultrapassa largamente a centena de anos, o Vianense anda nos campeonatos nacionais desde a temporada de 42/43.
Até ao momento o Vianense encontrou-se com o Académico de Viseu – enquanto CAF – por 8 vezes, sendo que o último jogo entre ambos os clubes já foi há mais de 50 anos (5 de maio de 1963).

O primeiro encontro foi na temporada 54/55 na II Divisão Zona Norte. O jogo correu bem para os academistas pois despachou os homens de Viana do Castelo por esclarecedores 3-0 com golos do brasileiro Romero e ainda de Póvoas e Delfim. No final dessa jornada, a última da primeira volta, o Académico era 7º classificado enquanto o seu oponente era último.
Na última jornada da época 54/55, a 26ª jornada da competição, o Vianense vingou-se da derrota da primeira volta e venceu por 3-1. O golo academista, o momentâneo 2-1, foi apontado por Ângelo. Apesar da derrota o certo é que o Académico de Viseu continuou na II Divisão e terminou na 11ª posição. Já o Vianense ficou em 15º classificado - penúltimo lugar – mas uma vez que só o último descia (Oliveirense) safou-se assim da descida.

Na temporada 55/56 os clubes voltaram-se a encontrar na II Divisão, Zona Norte. Na primeira volta, em Viana do Castelo, logo na 4ª jornada o Vianense goleou o Académico de Viseu por esclarecedores 6-2. O Académico até começou melhor com um golo de Cardoso logo ao minuto 9 mas foi incapaz de travar a equipa da casa – o segundo golo academista foi apontado por Silvério a reduzir para 5-2. Velez, do Vianense, foi a estrela do jogo uma vez que apontou 3 golos.
Na 2ª volta, 17ª jornada, Académico de Viseu e Vianense empataram a zero golos. Foi o único empate entre os dois clubes. No final da época o Académico ficou em último e desceu de divisão. O Vianense foi 8º classificado e manteve-se na II Divisão.

Foi preciso esperar até à época 59/60 para ver os dois clubes a jogar de novo entre si. Foi novamente na II Divisão, outra vez na Zona Norte – na altura só havia as zonas norte e sul. Na 13ª jornada, outra vez na última jornada da 1ª volta, o CAF venceu por 4-2 com golos de Orlando, Quintino, Franco e Raúl.
Na última jornada da temporada, na viagem a Viana do Castelo, o Académico de Viseu perdeu por 1-0 com o golo dos homens da casa a ser apontado por Gelucho logo ao minuto 4. Pior do que a derrota academista foi a descida de divisão. À partida para a última jornada o Académico era 13º classificado com 21 pontos, os mesmos pontos que o Sp. Espinho e a União de Coimbra e mais um que o Vila Real. Na última jornada, como já dissemos, o Académico perdeu, o Sporting de Espinho perdeu com o Beira Mar (2-0), a União de Coimbra bateu confortavelmente em casa o Marinhense (4-0) e o Vila Real goleou o Peniche (6-0). Assim sendo Académico (15º) e Sp. Espinho (16º) desceram de divisão.

A época de 62/63 foi a última em que o CAF e o Vianense se encontraram. Para não variar foi na II Divisão Zona Norte. Na primeira volta, na 12ª jornada, o Académico de Viseu perdeu em Viana do Castelo por 2-1 com o golo academista a ser apontado por José Manuel. Pelas crónicas da época este jogo não deixou saudades já que foi muito mal jogado.
Na 25ª jornada o Vianense venceu no Fontelo (0-3) pela primeira e última vez. Ao intervalo o resultado já estava feito. As esperanças de manutenção, que já eram muito ténues, acabaram uma vez que com a derrota o Académico de Viseu desceu. O Benfica de Castelo Branco acompanhou-nos…

Em resumo: em 8 jogos o Académico venceu 2, empatou 1 e perdeu 5, marcou 11 golos e sofreu 17. No Fontelo o CAF venceu 2 jogos, empatou 1 e perdeu outro, marcou 7 golos e sofreu 5. Em Viana do Castelo 4 jogos, 4 derrotas, marcou 4 golos e sofreu 12. Os 11 golos academistas foram marcados por onze jogadores diferentes. Mário e Sebastião com 5 jogos cada foram os academistas que mais vezes defrontaram o Vianense com o manto sagrado vestido.

“Onze tipo” frente ao Vianense: Hélder; Rodrigues, Costa Fernandes, Aniceto e Mário; Amadeu, Sebastião e Silvério; Ramiro, Raul e Ângelo.
Foto: zerozero.pt

Jogadores que passaram por ambos os clubes (dados apurados até ao momento):

Amadeu – Jogou no Académico de Viseu em 78/79 e mais tarde no Vianense em 84/85. No CAF jogou na I Divisão. No Vianense fez parte do plantel que venceu a III Divisão, Série A.

Bruno Graça – Foi jogador do Académico de Viseu na temporada passada, 12/13, e no Vianense de 2009 a 2012. No AVFC fez parte do plantel que alcançou a subida à presente Liga 2 Cabovisão, embora só tenha feito 2 jogos. No Vianense fez parte do plantel que desceu da II Divisão em 09/10 e nas duas épocas seguintes foi 3º e 5º classificado na III Divisão.

Chicabala – Foi jogador no CAF em 04/05 e antes no Vianense. No Académico fez 32 jogos e marcou 10 golos. No Vianense venceu a III Divisão, Série A.

José Artur Jogou no Académico de Viseu em 83/84 e no Vianense mais tarde, em 85/86. Fez 23 jogos pelo CAF e desceu de divisão. No Vianense fez parte do plantel que terminou na 14ª posição da II Divisão, Zona Norte, e também desceu de divisão.

Luizinho – No Académico de Viseu jogou em 09/10 e no Vianense em 11/12. No AVFC fez apenas 2 jogos e saiu logo no início da temporada para o Macedo de Cavaleiros. No Vianense foi 3º classificado na III Divisão, Série A.

Paulo Eduardo Veio do Vianense (00/01) para o CAF (01/02). No Académico não jogou. No Vianense fez parte do plantel que foi 8º classificado na III Divisão, Série A.

Paulo Fernando – Jogou em ambos os clubes na mesma época, 93/94. No CAF fez apenas 2 jogos na Liga de Honra e depois no Vianense jogou na III Divisão, Série A, onde foi 2º classificado tendo subido de divisão.

0 comentários: