quinta-feira, novembro 21, 2013

Adversários do passado: AD Fafe

Nome: Associação Desportiva de Fafe
Ano de fundação: 1958
Localidade: Fafe
Associação: Braga
Estádio: Parque Municipal dos Desportos com capacidade para 8000 espectadores
Equipamento: camisola preta e amarela listada verticalmente, calções pretos, meias pretas


Fundado em 1958 a Associação Desportiva de Fafe tem andado de forma ininterrupta nos nacionais desde 67/68. Neste momento é um dos líderes da Zona A do Campeonato Nacional de Seniores.

Até ao momento Académico de Viseu e Fafe encontraram-se por 6 vezes. O Académico venceu dois jogos, empatou outro e perdeu três, tendo marcado quatro golos e sofrido oito. No Fontelo o CAF venceu dois jogos e perdeu um, marcou quatro golos e sofreu três. Em Fafe mandaram os da casa com duas vitórias e um empate, cinco golos marcados e zero sofridos.

A época 79/80 foi a primeira em que os dois clubes se encontraram. Disputaram então a Liguilha de acesso à I Divisão. O outro adversário era o Lusitano de Évora. No Fontelo vitória dos academistas por 2-0 com golos de Ramon e Basto.
No segundo jogo, já com a subida garantida, o Académico perdeu em Fafe por 1-0 num jogo em que José Moniz, o treinador do CAF, aproveitou para rodar a equipa.

Em 83/84 disputaram ambos a II Divisão Zona Norte. O primeiro jogo foi no Fontelo, à 8ª jornada, e o Académico venceu por 2-0 com os golos a serem apontados por Edy e Zé Maria. Estávamos no dia 20 de novembro – fez ontem 30 anos! – e contam as crónicas que sobre o Fontelo caiu imensa chuva.

Na segunda volta, em março de 1984, o Académico foi goleado por 4-0. Estávamos na jornada 23 da competição e apesar da derrota pesada, o jogador academista mais elogiado foi Madureira, o guarda-redes academista, que inclusive defendeu uma grande penalidade. No final da época o Fafe foi 8º classificado, o Académico teve menos sorte e desceu de divisão.

Na época 88/89 os dois clubes jogaram na I Divisão. Em Fafe, na primeira volta, as duas equipas empataram a zero bolas. O jogo decorreu a 5 de outubro de 1988 em jogo a contar para a 1ª jornada. O campeonato começou em agosto mas o “caso Famalicão” fez com que este jogo se disputasse apenas em outubro. O Record destacou a exibição do academista Kappa.

Na segunda volta, 20ª jornada, o Fafe venceu por 0-2 em Viseu. Nos fafenses destacamos o nome de Perduv que viria a ser, mais tarde, jogador do Académico de Viseu. O Record, que elegeu Leal como o melhor academista, destacou a força de vontade dos academistas – treinados por Fernando Cabrita – mas disse também que nos faltou talento. Tal como em 83/84 o Académico, que foi último, desceu de divisão e o Fafe desta vez acompanhou-nos.

Jogadores que jogaram em ambos os clubes (nomes apurados até ao momento):

Carlos Lima – Estreou-se como sénior no Fafe (97/99), em Viseu jogou na última época de existência do CAF. No Fafe venceu a III Divisão, Série A e na época seguinte foi 3º classificado na Zona Norte da II Divisão. Em Viseu fez 27 jogos e marcou 4 golos sendo um dos jogadores mais importantes da época, a última do CAF.

Chicabala – Tal como Carlos Lima jogou no CAF em 04/05 e no Fafe em 00/01. Em Viseu foi o melhor marcador da época (10 golos) tendo acontecido o mesmo no Fafe.

Flávio – Jogou em Viseu nas temporadas de 80 a 82 sempre na I Divisão. No Fafe jogou de 87/89 tendo sido adversário dos academistas na época de 88/89.

José Artur – Do CAF (83/84) transferiu-se para o Fafe. Em Viseu não conseguiu evitar a descida à III Divisão. No Fafe foi 8º classificado na II Divisão Zona Norte.

Melo – Veio para Viseu, vindo dos juniores do Benfica, logo no seu primeiro ano de sénior. Em Viseu não evitou a descida. Em Fafe, na época 90/91, tentou levar o clube à subida à Liga de Honra feito alcançado pelo Rio Ave.

Miguel– Jogou no CAF em 91/92 e no Fafe em 00/01. Em Viseu desceu da Liga de Honra à II Divisão Zona Centro não conseguindo ser o goleador que a equipa precisava. Marcou mais golos no Fafe mas também aí desceu de divisão – da II para a III.

Nogueira– Do Académico 88/89 saiu para o Fafe. Em Viseu desceu de divisão, no Fafe não foi além do 9º lugar na II Divisão, Zona Norte.

Nuno Claro – Mais um que se transferiu do Académico para o Fafe. Em Viseu esteve 3 épocas sem atuar (94/97). No Fafe subiu de divisão em 97/98 – da III para a II – e em 98/99 foi titular absoluto numa época em que o clube terminou no 3º lugar da II Divisão, Zona Norte.

Perduv – Veio para Portugal para jogar no Fafe que estava então na I Divisão (88/89) tal como o Académico de Viseu. Em Viseu foi um jogador importante e só não conseguiu a subida à I Divisão por causa de um autogolo tardio…


SotilJogou primeiro no Fafe (87/89) e depois no CAF (90/92). Em Fafe subiu à I Divisão para na época seguinte descer. Em Viseu quase conseguiu alcançar a subida à I Divisão (90/91) e acabou por descer na época seguinte (91/92).

0 comentários: