domingo, novembro 17, 2013

Ac. Viseu FC 3 - 0 Atletico CP

Estádio do Fontelo, 17 de novembro de 2013
15ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tiago Rosa, Tiago Gonçalves (c), Paulo Monteiro e Marco Lança; Ibraima, Bruno Loureiro (Luisinho, 33), Leonel (Cláudio, 74) e João Martins; Zé Rui e Cafú (Diogo Alves, 82). Treinador: Filipe Moreira.

Atlético: Leão; Pedro Caipiro, Eridson, Marinheiro e Bacar; Hugo Pina; Pedro Moreira (Silva, 68), Taira, Mauro Antunes (Tiago Pereira, 50) e João Mário (Tiago Cerveira, int); Rui Varela (c). Treinador: Carlos Pereira.

Golos: Cafú 36 (1-0), Paulo Monteiro 48 (2-0), Zé Rui 81 (3-0)
Foto de Jorge Paulo retirada do Facebook

O Académico de Viseu venceu esta tarde no Fontelo, o Atlético, por esclarecedores 3-0 e subiu à 19ª posição ultrapassando de uma assentada o seu adversário de hoje bem como o Feirense que empatou em Chaves (1-1).

Poderemos dizer que houve dois jogos hoje no Fontelo. O jogo antes da entrada de Luisinho e o jogo depois da entrada de Luisinho. Antes do "ai Jesus de Viseu" entrar o Académico, a jogar numa espécie de 4x4x2, foi uma equipa sem chama, sem habilidade e a levar ao desespero os adeptos academistas que esperavam ver uma equipa a lutar pelos 3 pontos desde o apito inicial e, pelo contrário, acabaram por ver um Atlético mais mandão, embora sem grandes oportunidades de golo.

Mal Luisinho entrou - saiu Bruno Loureiro que já tinha visto um cartão amarelo - o Académico teve logo uma boa jogada pelo lado direito, o lado do 7 academista, lance esse que teve o condão de acordar a equipa e, porque não dizê-lo, teve também o condão de acordar os adeptos academistas que começaram a perceber que mais valia gastar energias a apoiar a equipa do que a apupar Filipe Moreira. Após um canto do lado direito - lá está! - marcado por João Martins, Cafú, o aniversariante, de cabeça marcou o primeiro golo academista. Ao intervalo 1-0.

A segunda parte prometia bom futebol e logo nos primeiros minutos Paulo Monteiro, também ele de cabeça, a após cruzamento remate de Luisinho encostou de cabeça e fez o 2-0.

A partir daí o Atlético veio para a frente, causou bastante perigo na área academista e deu um colorido especial à vitória do Académico pois foi um digno vencido. Falhou, no entanto, na pontaria e só por uma vez fez brilhar a grande altura o guardião academista Ricardo Janota.

O Académico, no contra ataque, podia também ter marcado mais dois ou três golos. Leão, o guarda redes do Atlético, com duas defesas de grande nível evitou que Cafú e Luisinho marcassem, este último quando o resultado já estava em três a zero. Destaque também para aquela que foi, no meu entender, a melhor jogado do desafio com Luisinho e Tiago Rosa a combinarem bem, com o defesa direito a cruzar atrasado para Leonel atirar à barra. Destaque óbvio também para o bonito golo de Zé Rui, num grande momento de inspiração.

Agora segue-se o jogo na Trofa. Que bom que seria que os 3 pontos viessem para Viseu!

José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube

11 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
11ª Jornada, 15 de novembro de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu-3 ; Atlético Clube de Portugal (Lisboa) – 0

Tiago Janota na Baliza,
Marco Lança, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro, Tiago Rosa,
Leonel, Bruno Loureiro, João Martins, Ibraima;
Zé Rui, Cafú.
Entrou ainda na 1ª parte Luisinho para o lugar de Bruno Loureiro
Entraram na 2ª parte Cláudio para o lugar de Leonel e Diogo Alves para o lugar de Cafú

Treinador: Filipe Moreira


Vitória muito preciosa, 3 pontos magníficos, resultado justo tendo em conta as nossas últimas exibições, onde jogámos bem e não obtivemos os resultados merecidos.
Hoje, não fizemos uma grande exibição o tempo todo, longe disso, no entanto a espaços tivemos jogadas de grande qualidade, com pormenores individuais a decidirem um jogo que ganhámos e que nos permitiu respirar um pouco melhor a todos, Sócios, Adeptos, Jogadores, Treinador, Direção!
Assim de forma rápida diria que hoje, tudo saiu bem, apesar de uma exibição algo pálida em 70% do jogo, ao contrário do jogo de Coimbra, onde fizemos na 2ª parte do prolongamento uma exibição extraordinária e acabámos penalizados com uma injusta eliminação da Taça de Portugal.
O Futebol é um desporto único e por isso tem tantos adeptos, pois a sua imprevisibilidade não tem igual em qualquer outro desporto colectivo.
Hoje, o Académico ganha folgadamente no resultado, quem não foi ao Fontelo, pensa que foi um jogo de sentido único e de massacre do Académico, mas não foi, longe, muito longe disso.
1ª parte começa com as 2 equipas muito apáticas, futebol de fraca qualidade, jogo aparentemente controlado pelo Académico pois o Atlético não importunava, mas futebol de péssima qualidade. O público dava sinais de intranquilidade, e aqui mal, muito mal, parte do público, uma minoria, é verdade, mas era a que se ouvia e que em nada contribuía para ajudar a equipa. A Equipa estava a jogar mal, sim, é verdade, mas a equipa a joga em casa, e o mínimo que pode esperar é a tranquilidade dada pelos seus adeptos, já que o APOIO nem sempre aparece quando se joga mal, mas intranquilizar mais a equipa, ISSO NÃO, pois este jogo era muito, muito importante, pois em caso de derrota ficávamos a 5 pontos da equipa que é uma séria candidata a ficar em último lugar, e em caso de vitória ultrapassávamos essa equipa, que no inicio do Campeonato, ganhou por exemplo, ao Sporting B.
Hoje não havia margem para falha em termos de RESULTADO, e é bom que as pessoas percebam isso, e a exibição teria que ser relegada para 2º plano, pois boas exibições tínhamos feito nos últimos jogos e os resultados foi o que se viu.
Jogar bem e ganhar é o que qualquer adepto do Académico quer, e eu não sou exceção, mas hoje, dada a determinância do jogo, o resultado teria de estar à frente das prioridades.
Filipe Moreira, teria na sua cabeça que hoje, jogando bem, ou menos bem, o resultado só poderia ser um, a vitória do Académico e por essa razão entra no jogo com um meio campo super reforçado de modo a não dar a mínima possibilidade à equipa adversária, e nessa parte resultou, o piro é que a nossa equipa também nada criava.
Como as coisas não estavam a resultar, e não é preciso assobiar e “mandar” bocas para o campo, pois o Treinador viu isso, antes de nós, os Adeptos, Filipe Moreira vê-se forçado a fazer algo e aposta em Luisinho para a ala, tirando um homem do meio-campo, Bruno Loureiro, como poderia ter sido qualquer outro, por isso o Bruno só tem de perceber que foi em prol da equipa, nada mais, e certamente que entendeu, pois Bruno é um jogador esclarecido, como poucos.
Com a entrada de Luisinho, quase de imediato o Académico começou a criar jongadas de perigo, e 3, 4 minutos depois chega ao golo por Cafú no excelente cabeceamento na pequena área. Desde a entrada de Luisinho até ao intervalo assistiu-se ao melhor período do Académico, arrisco-me a dizer em todo o jogo, e mais ocasiões aconteceram, contudo o 1-0 ao intervalo justificava-se pelos 15 minutos finais da 1ª parte.

(COntinua)

Carlos Silva

domingo, 17 novembro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação)

Na 2ª parte o Académico, hoje, com a sorte do jogo do seu lado, chega logo no inicio ao 2-0, num grande lance de Luisinho que cruz a bola, de forma laboriosa, sendo que em cima da linha de golo, ou já dentro Paulo Monteiro de cabeça, para que não houvesse dúvidas, empurra para as redes.
Dúvidas quanto ao vencedor do jogo, acabaram aqui, mas daí em diante o Atlético que nunca desistiu do jogo, criou várias situações de perigo junto à baliza Academista, mas hoje, repito, era o nosso dia de sorte, ao contrário, repito também, do que aconteceu nos últimos 3 jogos, Porto B, Aveiro e Coimbra,
O Académico depois do 2º golo, não jogou bem, o Atlético foi em busca do golo, mas numa jogada magnífica de Zé Rui, sai o golo da jornada, numa finalização digna de passar nas televisões por essa Europa fora, grande golo de Zé Rui, em grande forma, pois já em Aveiro e em Coimbra esteve muito, muito bem!
Com o 3-0 o resultado estava feito e até final, ainda várias jogadas de perigo junto de ambas as balizas.

Se me perguntarem se 3-0 é um resultado justo, eu diria que 3-1, 3-2, 4-2 ou mesmo 4-3 seria mais justo, pois o Atlético pela 2ª parte merecia pelo menos marcar um golo.
Hoje encontraram-se 2 históricos do Futebol Português, equipas que se podem orgulhar do seu passado, sendo que o Atlético, no ano em que o Benfica ganha o Campeonato apenas com 2 empates (década de 70), de resto tudo vitórias, um desse empates foi precisamente na Tapadinha, o outro foi no Estádio das Antas

Para nós adeptos, aquilo que eu acho é o seguinte, nem tudo está mal quando se perde, como aconteceu nos últimos 3 jogos, nem tudo está bem, quando se ganha e ainda por cima, por 3-0, como aconteceu hoje, e nem Filipe Moreira é o pior treinador do mundo quando perde e a equipa até produziu futebol de qualidade, nem é o melhor do mundo quando ganha 3-0.
Em Coimbra, Filipe Moreira mostrou que é melhor treinador, por exemplo do que Sérgio Conceição, pois para quem viu o jogo, vê que aquela 2ª parte do prolongamento se deve à forma como Filipe Moreira mexeu na equipa, na altura certa.
Hoje, a equipa entrou mal, possivelmente Filipe Moreira exagerou no número de unidades do meio-campo, mas perante o desenrolar do jogo, leu bem o que tinha de fazer e fez bem e resultou.
Já tinha dito no último jogo, com a exibição conseguida, em Coimbra, era altura de deixar de lado a contestação a este e àquele e procurar sim, APOIAR, contar com os que estão, recuperar os que estão lesionados, e sim, temos plantel com qualidade para ir subindo, subindo na tabela e sair desta zona aflitiva.

Saúdo com grande alegria o regresso de Cláudio, pois Cláudio é um jogador que todos os colegas certamente reconhecerão, é um exemplo para todos, Joga bem, empenho a 100% em todos os jogos, bom companheiro, qualidade a defender, a sair a jogar, a incentivar os colegas, a cabecear nas bolas paradas ofensivas, bem, um jogador à parte, eu diria, mesmo, nesta 2ª Liga, perdoem-me todos os outros.
O Regresso de Cláudio coloca contuso um problema a Filipe Moreira daqueles que qualquer treinador quer ter, pois os nossos centrais Tiago e Paulo Monteiro têm estado simplesmente impecáveis e por isso, a opção passará por colocar Cláudio e Tiago no centro da defesa e fazer avançar Paulo Monteiro mais para a zona de meio-campo, onde com a sua capacidade física será de grande utilidade. O que todos os jogadores têm de perceber, é que a época é muito longa, muito desgastante, há tempo de todos terem a sua oportunidade e se todos criarem bom ambiente, houver companheirismo, certamente, o Académico e todos eles vão a tempo de fazer uma boa época!

(Continua 2)

Carlos Silva

domingo, 17 novembro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação 2)

Bruno Paixão, o controverso árbitro do Futebol Português fez uma boa arbitragem, nada a dizer. Nota-se que é um árbitro mal-amado, mas outros haverá com menos qualidade e são bem menos contestados.

No Fontelo, hoje uma casa razoável, mas temos de apelar por todos os meios a que mais e mais pessoas venham ao Fontelo, pois há lugar para todos, o nosso Estádio é muito grande!

Vamos em cima desta vitória, pois são as vitórias que chamam os adeptos faze ruma campanha de angariação de Sócios, por exemplo, ou dar um convite na compra de um bilhete para o próximo jogo, ou dar um cartão de convite para quem se associar e pagar logo as cotas de um ano, por exemplo, são apenas algumas ideias para que mais e mais pessoas se juntam a nós e juntos possamos ser a grande Família ACADEMISTA. Em Coimbra mostrámos o que significa ser do Académico! No Fontelo temos de voltar a ter o ambiente que ganhava jogos, pois era mais do 1ue o 12º jogador. No ano em que o Sporting foi campeão, década de 80, ganhou 10 jogos em casa, o Académico ganhou 9! O Fontelo intimidava quem nos visitava, tal a moldura humana que o compunha, 10, 15, 20, 30 mil pessoas!



Nós Somos o Académico!



Sê Sócio e traz um amigo!


Força Académico!

Carlos Silva

domingo, 17 novembro, 2013
Anónimo disse...

Boa vitória e antes de mais o meu obrigado a todos que colaboraram nesta vitória pois como já tinha sido meu pedido na semana passada para que nos fizessem felizes hoje para esquecer aquela derrota da taça, a mim custou muito digerir nem imaginam, lá diziam os meus amigos ´deixa lá cairam de pé` mas o que fica é o resultado, agora depois desta importante vitória já estou melhor, saltámos três posições e vamos começar a respirar melhor e a fazer as coisas com mais cabeça.
É certo que muitos dirão o Atlético é uma equipa fraca, e têm razão mas mesmo com equipas fracas temos de mostrar o nosso poderio e o Académico hoje mostrou.
Nunca duvidei que começaríamos a sair do fundo da tabela faltavam três ingredientes fundamentais num desporto coletivo como o futebol, a sorte, a confiança e a equipa e o mister conseguiu finalmente ganhar uma equipa parabens, merece o meu elogio mas como dizia na epoca passada ainda não ganhámos nada, não vamos andar por aí de saltos altos!
Agora é continuar esta senda positiva e muito importante jogar para ganhar na Trofa domingo, a primeira de duas batalhas está ganha falta a outra.
Os meus sinceros parabens ao Cafu nada melhor que enfeitar o dia de aniversário com um golo!
Agora vou continuar a saborear esta vitória e espalhar amanhã no meu trabalho o meu orgulho viseense e o meu sorriso de orelha a orelha.
FORÇA ACADÉMICO, O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Paulo Teixeira sócio 752

domingo, 17 novembro, 2013
José Matias disse...

Depois de Coimbra e com esta vitória, julgo que vamos embalar para o meio da tabela... Não esquecer que só este ano se regressou às competições profissionais! É necessário estabilizar para depois se pensar noutros voos...
Alguém sabe quantas equipas descem este ano de divisão? O Record indica apenas um e a Bola indica os três últimos!
Saudações academistas.

domingo, 17 novembro, 2013
--FD disse...

Parabéns EQUIPA!

Mais uma importante vitória que nos fez subir de 21º para 19º. Não é um bom lugar, mas o que interessa é que estamos a caminhar no bom sentido. Não foi um jogo fácil mas estivemos à altura e o mister Filipe Moreira soube mexer no jogo quando foi preciso. Foi notória a ajuda que o Luisinho deu - antes de entrar em campo já tinha recebido uma ovação, tal era a ânsia dos adeptos em verem o número 7 dentro das quatro linhas.

Destaque também para mais um golo do Paulo Monteiro, para a grande entrega do aniversariante e marcador Cafu e para o grande golo do Zé Rui.

Respondendo ao Sr. José Matias, este ano desce apenas uma equipa devido às alterações que a Segunda Liga vai sofrer.

No próximo domingo temos uma deslocação importantíssima ao terreno do Trofense. Uma vitória dar-nos-ia um novo fôlego visto que ficaríamos com mais seis pontos do que o Trofense e... com um jogo a menos! Em cinco jogos o Académico já fez mais um ponto do que nos primeiros dez jogos e há que dar seguimento a esta caminhada!

Deixo também o desafio à direcção do Académico para tentar levar mais gente ao Estádio. O Académico é o sexto Clube da Liga Cabovisão com mais adeptos em casa mas é possível fazer melhor. À semelhança do que o Sr Carlos Silva diz, por que não criar novas categorias de associados, por exemplo para a família? Ou criar preços especiais para quem se inscrever agora? Ou pontualmente organizar excursões para os jogos fora de casa - penso que para o jogo contra o Trofense seria importante?

Força Académico!
EU ACREDITO!

domingo, 17 novembro, 2013
Anónimo disse...

Parabéns pela vitoria!! Força académico rumo as vitorias,ganhar o próximo jogo fora é muito importante...
Força Académico!!

segunda-feira, 18 novembro, 2013
Anónimo disse...

"Deixo também o desafio à direcção do Académico para tentar levar mais gente ao Estádio. O Académico é o sexto Clube da Liga Cabovisão com mais adeptos em casa mas é possível fazer melhor."

Diria que é impossível fazer pior... a "matchday experience" no Fontelo tem lacunas que não se percebem num campeonato profissional:

. Para toda a superior ontem havia uma bilheteira aberta (sem trocos, apesar do bilhete ser 6€);
. Não foi possível aceder a um ponto de venda de água no intervalo (o que nem é legal, mas enfim). Nuns jogos foi possível, noutros não... nunca se sabe;
. Às vezes há uma espécie de quiosque a vender cachecóis, outras vezes não... foi penoso ver como o Académico desperdiçou receita em Agosto, com tanto emigrante na bancada desejoso de levar o cachecol;
. Calendarizações à quarta-feira à tarde, como quem pede às pessoas que não venham;
. Cd's riscados a passar no intervalo... pode parecer pormenor, mas se se quer cativar pessoas é necessária outro tipo de atitude, menos letárgica.

segunda-feira, 18 novembro, 2013
Anónimo disse...

E para completar o ramalhete, no pasquim A Bola o jogo do Académico nem aparecia nos jogos a decorrer!
Estavam todos e mais alguns, mas o do Académico não!
A Direcção do Académico tem de interrogar o porquê desta indiferença para connosco!
Mas também a Magia tem de informar porque não deu qualquer notícia sobre o jogo. Há muitos e muitos academistas que vêm ao blogue para saber onde joga, com quem, a que horas e nem uma só referência. Não quero acreditar que já não acreditem.

segunda-feira, 18 novembro, 2013
Anónimo disse...

Concordo com quase tudo o que foi dito, desde a tática sem nexo até à entrada do Luisinho, à boa consistência defensiva, passando pela falta de trocos na bilheteira (com o gajo dos bilhetes armado em parvo).

De resto, o jogo confirmou uma vez mais o ADN desta equipa: contra-ataque com os 3 golos nascidos de cruzamentos. Em casa devíamos pegar no jogo e não estar sempre a insistir em lançamentos longos dos centrais e gr para o Cafu ter de ganhar de cabeça. Penso que se não tivermos medo de assumir o jogo e com umas pitadas de imaginação pelo centro do terreno, temos equipa para muito mais, porque atitude não falta.

Realço também 4 jogadores que me parecem de 1º liga: Ibraima, Claudio, Cafu e Paulo Monteiro. Só estes já me davam garantia que nunca desceríamos.

Uma nota final para o melhor aspecto do Fontelo. Espero que as obras sejam para continuar. O nosso estádio é talvez o maior postal da cidade, agora que temos jogos transmitidos pela tv.

Domingo, queremos mais uma vitória, para podermos respirar melhor na tabela.


Miguel

segunda-feira, 18 novembro, 2013
Anónimo disse...

Uma 1ª nota para a organização do jogo, como é possível na única bilheteira para a superior não haver trocos? Inadmissível!

Quanto ao jogo, vitória justa, é verdade que por números talvez exagerados para o futebol praticado, mas o que é certo é que podiam ter sido mais tal as oportunidades flagrantes desperdiçadas na 2ª parte. Exibição cinzenta até aos 30 minutos, um sistema de 4 médios centro pouco esclarecido, tirando ibraima não se percebia muito bem a posição dos restantes elementos e com bruno loureiro, por exemplo, a aparecer várias vezes como médio direito, o que não é de todo a sua posição. Ao corrigir com a entrada de luisinho, tudo mudou para melhor e penso que ficou demonstrado que este é o melhor sistema de jogo e que basta não inventar…

Filipe Moreira tem agora um problema em mãos com a recuperação de cláudio, que quanto a mim é o melhor central do académico, no entanto paulo monteiro e tiago gonçalves têm tido desempenhos extraordinários e nenhum merece sair da equipa. Pela importância que tem no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo, parece-me que paulo monteiro está um passo à frente. Espero apenas que não voltemos ao tempo dos 3 centrais ou a encostar tiago gonçalves à esquerda, porque os resultados ficaram à vista…

Sugiro também que a direcção disponibilize um autocarro para acompanhar a equipa à trofa, uma vitória pode mudar o rumo da época e era muito importante termos o máximo apoio possível. Eu estarei lá!

Miguel Marques

segunda-feira, 18 novembro, 2013