domingo, abril 15, 2012

SC Alba 0-2 Ac.Viseu FC

Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira, 15 de Abril de 2012
4ª Jornada da Fase de Subida da III Divisão, Série C
Árbitro: Jorge Maia (Santarém)

Alba: Luís, Ruizinho, Resende, Samer, Praga, Pedro, Alex, Diego (Sousa, 80), Eduardo (Nélson, 60), Simões e Zé Bastos (Sucena, 69). Treinador: Óscar Mendes.

Ac. Viseu: Nuno; Casal, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Luís Vouzela (Álvaro, 59), João Paulo e Rui Santos; Luisinho (Baio, 23), Hélder Rodrigues e Doumbouya (Bacari, 81). Treinador: António Lima Pereira.


Golos: Hélder Rodrigues 47 (0-1), João Paulo 90 (0-2)



Hoje o Académico voltou a ganhar fora, o que já não acontecia desde 5 de Fevereiro, quando ganhámos ao Valecambrense por 3-1.
Foi a 3ª vitória da época fora do Fontelo e deve ter sido das mais categóricas da época.
Um jogo bem conseguido, seguro, confiante, com bom futebol, com boas jogadas, com garra, atitude, organização e união.
Não tenho dúvidas que os vários adeptos do Académico presentes em Albergaria ficaram muito agradados com a exibição, além do resultado.
O jogo começou eqiulibrado, com algum controlo por parte do Alba nos minutos iniciais. No entanto, aos poucos fomos pegando no jogo e mostrávamos que a vitória estava ali para ser conquistada pelos 11 de negro.
Ricardo percebeu cedo que o vento que se fazia sentir na 1ª parte era a nosso favor, mas nao houve praticamente remates. No entanto, ainda fez alguns centros e um centro-remate que geraram algum "frissom" e quase golo.
A frente de ataque estava muito dinâmica, com Hélder , Luisinho e Doumbouya a trocarem a bola. No entanto, faltava criar ocasiões verdadeiras de golo. Aos 20 minutos, Luisinho tenta passar por 2 adversários e sozinho cai.. lesão aparentemente no joelho, com pedido de substituição imediato. Estranhei nao haver uma maca para tirar o Luisinho de campo, e teve que ser o nosso massagista e o Augusto a pegarem em Luisinho para o transportar para o balneário... Entrou Sulemaine Baio para o lugar do nosso "pequenino" grande extremo.
Voltando ao jogo, o único remate enquadrado com a baliza foi de livre directo marcado pelo mesmo Ricardo Ferreira, ao angulo da baliza do Alba. Mas a velocidade nao era muita e o guarda-redes defendeu com facilidade.
Vejam aqui:


Aos 45 minutos um canto para o Académico , a bola é desviada perto do primeiro poste por João Paulo (pareceu-me) e seguiu rasteira paralela à linha de golo, a um palmo da linha! Sem ninguém lhe tocar e fazer golo. Esteve muito próximo o primeiro academista.
Na 2ª parte, o Académico entrou com um espírito e uma garra muito boas. Por isso, nem 5 minutos passaram e Rui Santos pega na bola no meio campo, faz um passe longo para a área, Hélder foge do marcador directo, recebe a bola e remata para o poste mais distante... e GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOO ACADÉMICO!!
Boa visão de jogo e grande finalização do Hélder, que reforçou a liderança nos melhores marcadores academistas.

Este golo reforçou a atitude da equipa, a organização, a segurança na troca de bola e percebeu-se que o nosso domínio nao ia ser alterado.
Então o resumo do resto da 2ª parte é a soma de várias perdidas na frente de ataque que podiam ter dado mais tranquilidade ao jogo.
O Alba, com o "nosso" :) Zé Bastos na frente, ia incomodando com livres para a área, aproveitando o vento a favor. Por isso, o nosso GR Nuno teve que socar várias vezes a bola para fora da área a remates de livres perigosos, ja que também se percebeu que nao queria facilitar.
Aos 60 minutos, Luís Vouzela sai para a entrada de Álvaro.
Rui Dolores e Bacari Djaló começam também a aquecer.
Entretanto , surgiram 2 ocasiões para Doumbaya matar o jogo mas incrivelmente a bola não entrou. Na primeira , desmarcou-se bem do lado esquerdo, entrou na área fintou o guarda redes..e .atirou ao lado do poste.
Na segunda, após boa jogada do meio campo, entra na área.. isola-se, tinha Hélder ao seu lado direito e o GRedes contrário em frente e decidiu rematar.. A bola passou por cima da barra e foi a desolação. duas perdidas que podiam ter posto o Académico com a vitória na mão. Mas futebol é mesmo assim.
O certo é que o jogador ficou desolado, até porque ainda teve outra oportunidade num canto, em que cabeceou como se deve, de cima para baixo, e a bola passou novamente por cima.
Logo depois, entrou Bacari para o seu lugar.
Rui Santos entretanto decide abrir o livro e começa com a bola no meio campo, finta 1, 2, 3...entra na área e remate um pouco por cima. Merecia golo o n.10! Está em boa forma.
Aqui parte da jogada:


Bacari entrou muito bem no jogo, dinâmico e a abrir espaços na frente.
E foi assim que surgiu o segundo golo. Já ao cair do pano, Rui Santos pega na bola mais uma vez, e ha uma troca de bola rapida de contra ataque, entre os médios academistas e os avançados, que culmina com um passe do Hélder para João Paulo. Este segura a bola e remata para

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLOOOOOOOO ACADÉMICO!

Aqui está o remate final, com o golo muito festejado por toda a equipa:

O jogo estava já perto do final!. Pouco depois o árbitro apitou pela última vez e os 3 pontos entraram directamente para "os cofres" do Académico.
Muito merecida sem dúvida.
Assim temos equipa.
Assim mostramos valor.
Assim subimos!
Só é preciso manter esta performance e continuar esta ponta final excelente de campeonato.

Boa recuperação ao Luisinho, ao Marco Almeida e ao Filipe, bem precisamos deles!

7 comentários:

Anónimo disse...

26ª Jornada – Alba - 0 Académico – 2
(4ª jornada da 2ª Fase - Subida à 2ª Divisão).

Vitória justa, resultado escasso, excelente exibição! Pode resumir-se desta forma a atuação do Académico, hoje, em Albergaria, diante do Alba.
Tarde fria, devido ao muito vento que se fazia sentir, ainda assim sem chuva, sintético em excelente estado.
Defrontavam-se, dois dos mais sérios candidatos à 2ª divisão. Duas equipas, defensivamente muito fortes, com esquemas táticos, que dificultam em muito, ao adversário, a criação de oportunidades de golo. O jogo começou exatamente dessa forma, e até ao minuto 40, o equilíbrio foi a nota dominante, sem que alguma das equipas tivesse criado lances de verdadeiro perigo. Por volta do minuto 40, o Académico tem a 1ª grande oportunidade de golo, mas o nosso jogador, em posição frontal, no coração da área, não consegue fazer golo. Perto do fim da 1ª parte, por volta do minuto 45, a grande, grande perdida do Académico, com a bola a passar em cima da linha de golo e ninguém a conseguir dar o toque final, que podia ser de calcanhar, pé, joelho, barriga, era apenas empurrar, pois não era possível falhar, bastava tocar e era golo, mas assim não aconteceu e o intervalo chegou, com o Académico claramente por cima. Se assim acabou a 1ª parte, Lima Pereira, certamente terá dito, ao intervalo, que só é golo depois de a bola passa o risco e de preferência tocar no fundo das malhas. Pois bem, a mensagem passou e logo no 1º minuto, Hélder Rodrigues, excelente forma de Hélder, isolado, faz um excelente golo e coloca justiça no resultado.
Devo referir que, ainda na 1ª parte, Luisinho, em excelente forma, lesiona-se e é substituído por Baio. Força Luisinho recupera rápido, pois precisamos de ti, nesta fase decisiva.
A partir daí o Alba teve que jogar de forma diferente e passou a dar muito espaço nas suas costas, espaço esse, muito bem aproveitado pelo Académico para construir um mão cheia de oportunidades flagrantes de golo, mas teimosamente a bola não entreva e o 1-0, dava esperanças ao Alba de ainda poder empatar o jogo. Hoje, no entanto, o Académico fez uma exibição a rondar a perfeição. Em termos táticos, defensivamente, perfeito, pois não me recordo de uma só oportunidade de golo do Alba, não teve nenhuma. O Académico dispôs de umas 5 claras, claríssimas oportunidades de golo, pelo que o resultado, acaba por ser escasso, mas só contam as que entram e por isso nada a dizer. Perto do fim do jogo, a melhor jogada do desafio, com uma combinação excelente entre todos os jogadores do Académico (parecia o Barcelona) e João Paulo, a finalizar com categoria, e assim surge o 2-0 e o fim da incerteza quanto ao vencedor.

Toda a equipa esteve muito, muito bem, mas Luís Vouzela, enquanto aguentou, perfeito, a defender, a passar, excelente no meio campo, Rui Santos, em grande forma. Toda a defensiva impecável, o meio campo, perfeito e o ataque pecou apenas na finalização, mas muito bem na quantidade de lances de perigo que construiu.
Hélder Rodrigues está no melhor momento de forma da época, é um quebra cabeças para os adversários. Ninguém o para, só em falta.

Estamos, em 1º lugar, não ganhamos nada, até ao momento, temos agora, 2 jogos no Fontelo, onde apelo desde já, a todos os Academistas para estarem presentes, pois se obtivermos, nestes 2 jogos, os resultados que todos esperamos, o objetivo fica mais próximo.

Marco Almeida e Filipe, na Bancada, por lesão, pelo que daqui lhe desejo rápida recuperação e que, se possível, já no próximo Domingo possam dar o seu contributo, à equipa, pois todos somos precisos, para JUNTOS, alcançarmos a merecida e justa subida de DIVISÃO!
Arbitragem, em excelente nível, ninguém deu pelo árbitro, e quando assim é, só podemos elogiar o seu (difícil) trabalho!



Vamos APOIAR o Académico rumo à Subida!

Nós somos o Académico!


Carlos Silva

P.S. para Domingo, deixo a sugestão de colocar os bilhetes a 5 Euros e para a senhoras a 3 Euros, por exemplo!

* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 15 abril, 2012
Viriatus disse...

Parabéns Academico! Com humildade, garra e competência, a equipa técnica e os jogadores vão levar o Académico à segunda divisão. Confiamos em vós..............

Post: os comentadores da desgraça, parece que meteram a viola no saco e forma pregar para outra freguesia.

segunda-feira, 16 abril, 2012
Anónimo disse...

Se ganharmos os próximos dois jogos em casa a subida fica praticamente garantida.

Força ACADEMICO!!!

APOLI

segunda-feira, 16 abril, 2012
Anónimo disse...

Bilhete único a 5€ e entrada grátis a senhoras e estudantes até aos 18 anos Domingo segundo o facebook do Académico...

Toca a chamar os amigos e criar um grande ambiente.

segunda-feira, 16 abril, 2012
Anónimo disse...

Acho que era interessante deixarem entrar todos os estudantes trajados. domingo começa a semana académica. Entrar em contacto com a FAV nao era má ideia!!!

segunda-feira, 16 abril, 2012
José Lino disse...

Com esta vitória de grande classe o Académico deu um grande passo para a almejada subida de divisão.
Só espero é que não venham dar entrevistas para os jornais, pois da ultima vez que isso aconteceu no jogo anterior ao Olveira do Hospital, a equipa começou a andar para tras. Se vierem os jornais para entrevistas só no fim da época pois da ultima vez correu mal.

segunda-feira, 16 abril, 2012
Anónimo disse...

Gostei do ultimo comentario, sobre as entrevistas, porque tem razao.
Entrevistas so no fim da epoca... sao as melhores!!!

quarta-feira, 18 abril, 2012