domingo, novembro 05, 2017

Real SC 0 - 1 Ac. Viseu FC

Complexo Desportivo de Monte Abraão, 5 de novembro de 2017
13ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Luís Godinho (Évora)

Real: Tom; Jorge Bernardo (Tiago Morgado, 83), João Basso, Lytvin (Marcos Barbeiro, 61) e Paulinho; Rúben Marques (Abdoulaye, 65), Fokobo e Brash; Abou Touré, Marcelo Lopes e Carlos Vinícius. Treinador: Filipe Martins.

Ac. Viseu: Peçanha; Joel, Pica, Bura e Kiko; Capela, Zé Paulo, João Mário (Erivaldo, int) e Avto (Bruno Miguel, 88); Fernando Ferreira e Barry (Sandro Lima, 71). Treinador: Francisco Chaló.


Golo: Pica 56 (0-1)
O Académico venceu o Real no Complexo Desportivo de Monte Abraão, golo de Pica, e reforçou a liderança da tabela classificativa depois do empate a um entre os mais próximos adversários (Santa Clara e Leixões).

O jogo ficou marcado, pode mesmo dizer-se estragado, devido ao forte vento. A jogar contra a ventania o Académico não começou bem a partida, com  mais Real, sem bem que a equipa da casa não tenha criado grande perigo, isto graças ao bom jogo de Pica, Bura e Peçanha.

Apesar de menos interventivo, foi o ataque academista que mais perto esteve de abrir o marcador, isto após uma boa arrancada de Avto pela esquerda, que ao fletir para o meio tabelou com Barry que colocou o georgiano na cara do «redes» adversário. No entanto o extremo esquerdo não conseguiu desfeitear  o guardião da casa, numa mistura de mérito do adversário com demérito de Avto, embora tenha ficado a sensação que o vento também não ajudou travando a bola e dando tempo a quem defendia.

O intervalo chegava com um empate a zero, num mau jogo de futebol.

Na segunda parte, com o vento a favor, o Académico melhorou e após livre apontado por Kiko, Pica apareceu ao segundo poste a encher o pé e a fazer o golo que seria da vitória.

A partir daí o Real mostrou o que não havia mostrado e começou a dar muito mais trabalho à defensiva academista, que teve de sofrer. 

No contra ataque o Académico também ia mostrando que podia fazer o segundo. Numa das melhores jogadas de todo o encontro, Avto e Fernando Ferreira combinaram bem com o georgiano a vir da esquerda para o meio, rematando para defesa apertada do homem que defendia a baliza do Real.

Perto do fim tudo se ia estragando, altura em que o árbitro da partida assinalou grande penalidade contra o Académico. Do outro lado do campo ficou a sensação que foi mal assinalado, com o jogador do Real SC a deixar-se cair.

Vinicius, o artilheiro do campeonato, partiu para a bola com muita convicção mas Peçanha defendeu!

Até ao fim, mesmo com os 5 minutos de desconto, o Académico defendeu com personalidade os três pontos.

Valeu pelos 3 pontos, dado que o espectáculo não foi grande coisa.

Em frente Académico!

2 comentários:

--FD disse...

Foi um excelente resultado que nos permitiu consolidar a liderança. É também positivo termos vantagem (pelo menos para já) no confronto directo com académica, Porto B (que não pode subir), Leixões e também Famalicão.

Deixo esta entrevista do mister https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/francisco-chalo-assiste-ao-renascer-do-futebol-em-viseu_a1038520?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+RtpNotcias%2FGeral%2FDesporto+%28RTP+Not%C3%ADcias+%2F+Geral+%2F+Desporto%29 onde são abordadas algumas questões actuais do Académico.

segunda-feira, 06 novembro, 2017
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

11 CURIOSIDADES APÓS RSC 0-1 AVFC

1: Estreia de Pica a marcar pelo Académico aos 31 anos, seis meses e 26 dias. Só Carapinha, Manoel, Paulo Ricardo, Marcelo Henrique, Luís Miguel, Mauro, Fabian, Bruno Miguel, Osvaldo Silva, Barry, Cafú e Cavém se estrearam mais tarde a marcar golos pelo Académico;

2: Pica tornou-se no 17º marcador diferente desde que Chaló é treinador academista;

3: Pica tornou-se no 93º jogador a marcar pelo Académico na Segunda Liga:;

4: Pica tornou-se no 16º jogador a marcar pelo Académico no ano civil de 2017;

5: Bruno Miguel foi pela primeira vez, na «era Chaló», suplente utilizado;

6: Cinquenta e seis dias depois Bruno Miguel voltou a jogar pelo Académico, tal não acontecia desde 10 de setembro de 2017 quando foi expulso frente ao Nacional (derrota por 2-0);

7: Terceiro jogo consecutivo sem perder fora de casa;

8: Terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos fora de casa (sobre este item faremos um post próprio);

9: Quarto jogo consecutivo sem sofrer golos, cinco se contarmos com o jogo para a Taça de Portugal com o Feirense;

10: Quarto jogo consecutivo sem perder;

11: Apenas uma derrota nos últimos 7 jogos;

12: Joel fez o 19º jogo pelo Académico na Ledman LigaPro e passou a figurar no «top 100» dos jogadores academistas que mais vezes vestiram a nossa camisola na competição em questão (é 99º);

13: Quarto jogo a titular de João Mário que pela quarta vez foi substituído;

14: Sandro Lima foi pela primeira vez suplente utilizado na Ledman LigaPro na presente época;

15: Jogadores que actuaram sempre como titulares na presente época (Ledman LigaPro): Bura, Fernando Ferreira, Joel e Peçanha;

16: Jogadores que actuaram em todos os jogos da presente Ledman LigaPro: Barry, Bura, Fernando Ferreira, Joel, Peçanha e Sandro Lima;

17: Jogadores totalistas na presente Ledman LigaPro: Bura e Peçanha;

18: Kiko continua sem perder neste seu regresso ao Académico – 4 vitórias e 2 empates em 6 jogos;

19: Com Capela em campo o Académico estava sem vencer há 4 jogos (3 empates e uma derrota), ou seja, desde 30 de Setembro;

20: Com João Mário em campo o Académico voltou a vencer, dado que não vencia desde 27 de agosto (1-0 ao Benfica B);

21: Na estreia de Erivaldo o Académico perdeu (2-0 com o Nacional), mas desde aí sempre que ele joga o Académico não perde (3V, 3E);

quarta-feira, 08 novembro, 2017