domingo, setembro 23, 2018

Ac. Viseu FC 3-4 FC Famalicão

O Académico entrou no jogo a perder. A atitude da equipa que entrou nas 4 linhas não foi a melhor, e pior ficou quando se viu a perder aos 10m de jogo, num cruzamento inofensivo para a área, com Pica a introduzir a bola na própria baliza.

Aos 18m de jogo Walterson isola-se em jogada de contra ataque, e á saida de Jonas, só teve de atirar para o fundo da baliza, fazendo o segundo da partida.

O jogo esvatava péssimo para o Académico, e o incrível acontece aos 21m com Fabricio a marcar o terceiro golo.

O Famalicão foi 3 vezes á baliza academista, e marcou 3 golos.

Cajuda retira Paná do jogo e lança Gabriel.

Fernando Ferreira ainda devolveu uma réstia de esperança, ao marcar o primeiro golo academista aos 38m de jogo, mas 1m depois novo balde de água fria, com Pathé a marcar o 4º golo forasteiro.

Chegava o intervalo, com muita descrença do lado dos adeptos academistas, que não perceberam como foi possível tamanha passividade defensiva do Académico, onde apenas se salvou Medina.

Veio á memória o jogo contra o Arouca, onde a equipa saiu para o intervalo com uma desvantagem de 2 golos. Certo é que muitos Academistas já não viram a 2ª parte.

A segunda parte foi totalmente diferente da primeira, para melhor. Cajuda deve ter "sacudido" os jogadores no balneário, porque a equipa veio totalmente diferente. João Mário não voltou ao relvado e cedeu o seu lugar a Gasilin.

Notava-se outra dinâmica na equipa, com Gabriel a "pensar" o jogo, Luisinho a criar oportunidades, e Nsor por 2 vezes, e Gasilin a desperdiçarem excelentes oportunidades de marcar.

Cajuda arrisca tudo, faz sair Pica, entra Rui Miguel e joga apenas com 2 homens mais atrasados no terreno, Medina e Fernando Ferreira.

O Famalicão estava encostado ás cordas, e apenas aproveitava o adiantamento academista, para sair em contra golpe.

Ainda tiveram e excelentes oportunidades de dilatar a vantagem, mas Jonas redimiu-se por 2 vezes dos lapsos da 1ª parte.

Aos 84m Medina marca o 2 golo, e acreditava-se que mais viriam. Ainda faltava muito tempo de jogo, uma vez que o jogo esteve muito tempo parado para os jogadores se refrescarem e devido á lesão do guarda redes famalicense.

Aos 97m Gasilin marca o 3º mas já não dava para mais, o jogo estava a terminar.

Péssima 1ª parte academista, com muitos erros defensivos, não se podem sofrer golos tão consentidos, mas com uma segunda parte de luxo, onde contabilizámos 6 ou 7 oportunidades de golo para o Académico.

João Malheiro fez uma arbitragem fraca, os jogadores academistas ainda reclamaram uma grande penalidade, e uma alegada jogada em que a bola entrou na baliza adversária.

Manuel Cajuda tem um "quebra cabeças" para resolver... Descobrir onde esteve o verdadeiro caos defensivo no jogo de hoje. Os elementos estão identificados, resta saber se tiveram apenas um jogo mau.





7 comentários:

paulo teixeira disse...

Importam-se de NÃO repetir aquela primeira parte!!!
Hoje voltamos a dar de avanço mas hoje foi muito, e o Fama não é o Arouca, mesmo assim bastava um pouco mais de acerto e tinhamos conseguido pelo menos o empate.
Arbitragem reles como quase sempre acontece no Fontelo, já estava á espera disto e vai continuar...
Domingo lá estarei em Alverca com todo gosto e academismo que me move, e apesar de irmos defrontar uma equipa perfeitamente ao nosso alcance peço encarecidamente ao mister Manel que não faça poupanças se as quiser fazer faça quando o jogo estiver resolvido, este Alverca não é o mesmo que defrontamos há uns anitos atrás, é mais fraco, subiram na epoca passada ao CNS têm uma equipa arrumadinha e se tiverem a sorte do lado deles e nós cometermos erros pode-se tornar um pesadelo esta eleminatória, e depois de duas derrotas seguidas é isso que menos queremos, estes jogos da taça podem funcionar como um balão de oxigenio como podem deitar uma boa parte da epoca pelo cano abaixo.
FORÇA ACADÉMICO, sempre com vocês equipa, sempre do vosso lado.

Paulo Teixeira

domingo, 23 setembro, 2018
Anónimo disse...

Uma vergonha as condições para se ver o futebol, tive que vir embora ao intervalo pois a superior é uma autentica sauna e já não aguentava tanto calor, depois querem chamar os adeptos ao estádio.
Os forasteiros ficam instalados à sombra, os academistas ficam ao sol.
É assim tão caro por uma cobertura na superior?

domingo, 23 setembro, 2018
Anónimo disse...

Mau resultado, bom jogo, excelente exibição do Académico, a melhor da época e uma das melhores de sempre na 2ª LIGA.
Houve de tudo neste jogo no Fontelo: bom futebol, emoção, sorte, azar, lances duvidosos, um grand ejogo de futebol, daqueles que vale a pena ver ao vivo e a cores no Estádio, magnífico jogo no Fontelo, nesta tarde de domingo com 35 ºC, um calor impróprio para a prática do futebol.

Perante condições tão extremas seria de esperar um jogo ao lento, mas nada disso aconteceu e foi um jogo jogado a um rimo intenso, com uma 2ª parte por parte do Académico demolidora, onde constrói 8 ocasiões soberanas de golo, sim, disse bem, 8 ocasiões soberanas de golo, sendo que apenas 2 deram golo, foi pena!

Vamos ao início, o Académico entrou bem no jogo, tinha o controlo do mesmo, quando do nada, sim do nada, 1-0 par ao Famalicão, lance infeliz da nossa defesa, acontece, há que levantar a cabeça e reagir, depois cada bola que chegava à nossa área dava golo e aos 22 minutos o Famalicão ganhava por 3-0, sem ter criado 3 oportunidades de golo, incrível, mas era a realidade. O Académico não baixou os braços e reagiu muito muito bem, faz o 3-1, mas bola ao meio e o Famalicão na jogada quase imediata faz o 4-1 com muitas dúvidas sobre o posicionamento e intervenção deste no lance, não o marcador do golo, mas outro jogador do Famalicão em zona de definição da jogada. Este 4-1 marca o jogo e o resultado, pois quando se esperava que fosse o Académico em busca do 3-2 e com esse resultado ao intervalo, tudo ainda seria possível eis que sai o 4-1, ma o Académico não desistiu e criou, ainda, assim, vários lances de golo até ao intervalo. Ao intervalo o resultado justo seria o empate e não este brutal desnivelamento, mas foi com esse resultado que MAnuel Cajuda teve de montar a equipa para a 2ª parte e a verdade é que se viu o melhor Académico de há muitos anos no Fontelo, um grande Académico, com grande personalidade, grandes jogadas, muitas situações de golo, flagrantes, mas a bola teimava em não entrar e o tempo ia passando, sendo que apenas aos 80 minutos o 4-2 aparece e a esperança renasceu, mais situações, mais lances de dúvida na área do Famalicão e já nos descontos surge o 4-3, mais uma grande jogada, mas o tempo já não deu para obter pontos mais do que merecidos e justo neste jogo, não um empate, mas sim 3 pontos de uma vitória que era mais do que justa e merecida, tal a qualidade do nosso Futebol.

O que fica deste jogo, depois de 3 semanas de paragem? Um Académico muito bem treinado por Manuel Cajuda, foi notório o trabalho desenvolvido nestas 3 semanas e hoje a qualidade do nosso jogo foi muito superior aos dos 4 jogos anteriores, ninguém tenha dúvidas disso, o nosso jogo melhorou e melhorou muito e a continuarmos a jogar assim, vamos ganhar muitas vezes, temos é de corrigir algumas situações que com o treino vão ser corrigidas, tenho a certeza.

Este jogo é daqueles que leva adeptos ao Estádio e não havia uma pessoa que tivesse saído do Fontelo que não dissesse "O Académico jogou bem, o Académico não teve a sorte do jogo, o resultado é injusto"

Temos de saber conviver com jogos assim, onde tudo, tudo fazemos para ganhar, mas onde o resultado não corresponde à exibição, é assim o Futebol, mas quem joga assim, em 10, ganha 9.

(continua)

Carlos Silva

domingo, 23 setembro, 2018
Anónimo disse...

(continuação)

Se pontuação houver para a atitude e empenho de todos os jogadores, só poderíamos dar nota 10, em 10, foi incrível a forma como todos lutaram até à exaustão com, repito, 35 ºC.

Não querendo ser injusto para os outros jogadores, tenho de destacar Fernando Ferreira, encheu o campo, Kevin Medina, 2ª parte espantosa, Luisinho, grande jogo, mais um, está o Luisinho que todos conhecemos de sempre e que na última época não tinha estado ao seu nível, voltou e voltou no seu melhor. N'Sor está um jogador de equipa não apenas o finalizador que todos conhecemos, no 3º golo é de categoria a forma como assiste o seu colega, sendo ele ponta de lança e ainda não tendo marcado no jogo, esteve excelente naquele momento, assim se constroi uma equipa quando todos pensam na equipa e no que é melhor para a equipa (acaba, tb, por se melhor para o jogador), e não pensar apenas em ser ele a fazer golo, excelente N'Sor.

Apesar de um resultado mau sai do Fontelo satisfeito com uma tremenda exibição do Académico, perante um adversário muito poderoso, são sem dúvida 2 das melhores equipas da 2ª LIGA,
Lá estarei em Braga, no Estádio 1º de maio, para apoiar o Académico rumo a mais uma vitória.

Sempre Académico!

Carlos Silva

domingo, 23 setembro, 2018
pmarq disse...

São tantas as incidências deste jogo e deste início de época que nem sei por onde começar...

Começámos o jogo sem chama, o Famalicão entrou com outra atitude e mereceu a vantagem. Depois, teve sorte a aumentar essa vantagem, a marcar logo a seguir ao nosso golo, enfim, tudo correu mal.
Na 2a parte tudo foi diferente, jogámos com grande alma e o suficiente para dar a volta, mesmo sabendo que o adversário deu a iniciativa de jogo ao Académico. Foram tantas as oportunidades claras de golo que perdi a conta, contra uma ou duas do Famalicão.

Alguns reparos... Paná é dos jogadores que realmente gosto no nosso clube mas não é o médio ofensivo que Cajuda quis fazer neste jogo, é mais um 8 ou médio de transição como Fernando Ferreira ou Latyr.
Pica já foi um central com qualidade de 1a, já foi óptimo para uma 2a, mas neste momento... não tem velocidade ou capacidade de arranque.
Jonas... Bom, por trás de um jogador há uma pessoa e não quero ferir susceptibilidades, mas há jogadores para o Real Madrid, para o Porto, para a 2a liga e Jonas não serve para nenhuma destas. A última vez que fui mais incisivo sobre alguém, foi quando disse que com André David caminhávamos para o abismo, agora digo que, se o objetivo é subir, nunca na vida lá chegamos com este guarda-redes.

Para finalizar, Cajuda já fez coisas boas e más pelo nosso clube e é tão criticável como André David, Chaló, ou qualquer outro.
Fico com a sensação de que o Sr com grande currículo que veio treinar um clube de 2a não pode ser criticado... Ora bem, resolveu insistir num sistema de 3 centrais utilizado por uma pequena minoria de treinadores no mundo, mas que tem toda a legitimidade de escolher, contratou jogadores para esse sistema e depois joga com 4 defesas... Eu saúdo essa mudança, até porque se percebeu que só ganhámos a oliveirense e arouca quando mudámos de sistema para 4 defesas, agora temos um problema de só termos 2 extremos, Luisinho e João Mário. Espero que o Cajuda não tenha vindo para o Académico fazer experiências em fim de carreira e que ponha os bons conhecimentos que tem em benefício do nosso clube.




segunda-feira, 24 setembro, 2018
paulo teixeira disse...

Amigo Carlos Silva primeiro temos taça em Alverca, domingo 15h00, já agora deixo uma sugestão a todos os academistas que queiram deslocar-se a Alverca domingo:
Intercidades, Nelas 08h14, chegada a Vila Franca de Xira ás 11h08 uma boa hora para escolher um restaurante para almoçar, pelas 14h20 está na hora de apanhar um urbano para Alverca chega lá ás 14h28 da estação ao estadio são 700 metros, regresso 17h51 chega a Vila Franca ás 17h57 e depois é só esperar pelo intercidades para Nelas que será por volta das 18h52, se o bilhete for comprado até amanha ás 23h59 fica ida e volta por 30,5 euro mais 3,20 do urbano, o intercidades não para em Alverca.

Paulo Teixeira

segunda-feira, 24 setembro, 2018
Anónimo disse...

Já agora, os adeptos da central superior (1) já deixavam de insultar os jogadores por tudo e por nada, ao ponto de insultarem os jogadores que estão a aquecer e que não têm culpa e (2) já paravam de ter o irreal sonho da subida. O Académico não tem plantel, nem estrutura para subir de divisão. Infelizmente, está muito longe de equipas como Estoril, Paços ou mesmo Famalicão.

segunda-feira, 24 setembro, 2018