sexta-feira, fevereiro 09, 2018

As subidas de Manuel Cajuda

Foto de Nuno André Ferreira retirada do site Correio da Manhã (ver aqui)


A tarefa não será fácil, é certo, mas Manuel Cajuda (MC) veio para Viseu com clara intenção de subir à I Divisão o melhor clube do mundo, o nosso Académico. Se conseguir, subir, não será um feito inédito na carreira do novo técnico do Académico de Viseu Futebol Clube. Recordemos então as subidas anteriores de MC.

A primeira subida foi em 90/91, à custa do nosso infortúnio, mas já lá vamos. No início da época em causa MC treinou  a equipa de «O Elvas» CAD, curiosamente no clube da cidade onde um dos editores deste blogue mora. Chegou até a defrontar o Académico em representação da turma elvense, tendo perdido, como pode recordar aqui.
Entretanto mudou-se para o Torreense. Não temos referência há jornada em específico em que foi para a equipa de Torres Vedras, sendo certo que na 30ª jornada era treinador da equipa, mas na 22ª, quando o Académico ali se deslocou (derrota por 3-1, golo de Zé da Rocha) o treinador era então Eurico Gomes.
Na 33ª jornada, a 5 de terminar a competição, o Torreense de MC empatou em casa com o Varzim (3-3), enquanto o Académico venceu em casa o Elvas (1-0, golo de Cândido). Numa altura em que as vitórias valiam apenas dois pontos, o Torrense estava na 9ª posição a 3 pontos do nosso clube - que estavam em zona de subida - pelo que a missão de MC parecia impossível. 
No entanto nas últimas 5 jornadas venceu 4 jogos (empatou outro), enquanto o Académico só venceu um, tendo-nos ultrapassado mesmo no último segundo da última jornada, num autogolo «suspeito» tal como já recordamos aqui e aqui

A segunda subida à I Divisão aconteceu na época de 93/94 ao serviço da UD Leiria. Nessa época também defrontou o Académico (ver aqui), mas a luta pela subida não foi nossa, infelizmente, até porque acabamos por descer. 
Num plantel que contava com o ex academista Abel, MC começou a trabalhar nos leirienses apenas à 6ª jornada, substituindo Luís Campos que o máximo que havia conseguido tinha sido 2 empates. Teve um entrada de rompante, com 5 vitórias em seis jogos e nos últimos 15 jogos apenas perdeu um (4 empates), só não conseguindo o título de campeão, que foi para o Tirsense.

A última subida foi já no presente século, época 06/07, ao serviço do Vitória SC, tendo pegado na equipa após a 12ª jornada, com os minhotos na sétima posição a 5 pontos da zona de subida que era então ocupada pelo Leixões SC e CD Feirense.
O primeiro jogo correu bem, já que venceu no terreno do Portimonense SC (1-3), mas depois perdeu 3 jogos consecutivos e baixou para 11º a 10 (!) pontos dos lugares de subida ainda ocupados pelos clubes já mencionados.
Parecia o fim do sonho. Parecia... nos 14 jogos até o fim da época a equipa de MC só consentiu 4 empates, vencendo 10 jogos. Beneficiou ainda do facto do CD Feirense apenas ter vencido 4 jogos no mesmo período.
Assim, na penúltima jornada, ao vencer em Gondomar (0-2) e beneficiando da derrota do Rio Ave FC na terra de MC o Vitória garantiu a subida. Refira-se que na equipa vitoriana jogava o então futuro academista - Bacari!

Que a quarta subida de MC coincida com a quarta subida do Académico!

                                                                                

0 comentários: