segunda-feira, outubro 28, 2013

Sporting CP "B" 0-0 Ac.Viseu FC

Estádio de Alvalade, 28 de outubro de 2013
12ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Rui Rodrigues (Lisboa)

Sporting B: Luís Ribeiro, Esgaio, Eric Dier, Nuno Reis e Mauro Riquichio; Rinaudo, Kikas (Betinho, 78) e Hugo Sousa (Jefferson, 61); Chaby (João Mário, 71), Iuri Medeiros e Slimani. Treinador: Abel Ferreira.

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Tiago Rosa; Bruno Loureiro, João Martins e Leonel (Marco Lança, 80); Luisinho (Capela, 61), Ouattara e Zé Rui (Lourenço, 89). Treinador: Filipe Moreira.


Eu estive no estádio de Alvalade a assistir ao encontro da 12ª jornada da II Liga de futebol entre o Sporting B e o Ac. Viseu e como Visiense e adepto do Ac. Viseu fiquei bastante agradado com o resultado conquistado neste campo difícil, este empate com sabor a vitória, e é de enaltecer o esforço e a ambição que os jogadores e a equipa técnica do Ac. Viseu revelaram na hora de lutar pelo resultado, resultado tirado a ferros.

Eu sinceramente, reforcei a ideia que Filipe Moreira é a pessoa certa para este Ac.Viseu lutar pelos objectivos propostos para esta temporada difícil, que passa obviamente pela manutenção da equipa neste escalão, tarefa que não é tão fácil como parece (já que apenas uma equipa é despromovida) pois existe uma enorme competitividade a este nível e o Ac. Viseu quer queiramos quer não, está muito aquém do poderio das outras equipas, portanto, é de ficar bastante contente e confiante com o sucedido na passada segunda-feira e a conquista deste precioso ponto.

Relativamente ao jogo mais propriamente, o Ac. Viseu limitou-se a defender, soube aproveitar o facto de o ritmo de jogo estar bastante lento para fazer uma primeira parte bastante tranquila, certo a defender, Ricardo Janota foi enorme, dos melhores em campo, bastante seguro nas saídas dos postes, foi várias vezes obrigado a sair a punhos e fez uma ou outra defesa determinante. No geral a defesa esteve muito bem, o Paulo Monteiro tem muita qualidade, ganhou de cabeça tudo o que havia par ganhar, e tem a tranquilidade para sair a jogar nas alturas de maior aperto, o que a meu ver é o ponto forte na estratégia do Académico, estratégia esta que poderia dar mais frutos, se no ataque estivessem homens com outras características das que o académico apresenta. Eu percebo a ideia do Filipe Moreira quando aposta na velocidade e no poderio físico do Ouattara, pois aliado ao enorme espírito combativo que tem, torna-se um elemento que perturba a defesa contrária e vai desgastando e “arreliando” os centrais da equipa adversária, no entanto, pouco mais faz este avançado, e nos dias de hoje pede-se um pouco mais a um avançado, espera-se de um avançado que seja um jogador mais completo, que trate bem a bola e principalmente que seja inteligente e assertivo na hora de partir para o contra-ataque, coisa que Ouattara não é.

Imagino como seria o resultado deste jogo, se na primeira parte o Ac.Viseu tivesse aproveitado uma ou outra ocasião em que partiu para o ataque aproveitando o “desposicionamento” da equipa contrária e que infelizmente não conseguia materializar em reais ocasiões de golo. Talvez se o tivesse feito com maior assertividade chegasse lá, enfim, fica a nota positiva para a prestação de Zé Rui e Luisinho que tiveram a preocupação defensiva sempre presente ao longo do jogo, sendo obrigados a fechar as alas contra as investidas dos laterais do SportingB, mas que sempre que puderam imprimiam velocidade ao ataque academista.

Na segunda parte o Sporting aumentou o ritmo de jogo e o académico “encostou as cordas”, não teve uma única ocasião de perigo e limitou-se a defender com o guardião Janota a mostrar-se seguro, a verdade é que o académico foi uma equipa bastante organizada a nível defensivo e isso destinava ao insucesso qualquer tentativa de concretização da equipa do Sporting B que para além de desinspirada mostrava pouca pontaria na altura do remate.

Nas bancadas de Alvalade o público desesperava com a equipa inclusive Bruno de Carvalho que assistia ao jogo na bancada, mesmo a minha frente. Muitos adeptos questionavam as opções do treinador Abel, que deixou no banco o jogador Betinho que havia marcado dois golos na última jornada.

Para terminar dizer que o académico foi uma muralha intransponível em Alvalade, sem fazer anti-jogo, impôs a sua táctica e leva para casa um ponto por mérito próprio.

Nota: Não gostei da forma como a equipa entrou no relvado no início da segunda parte, para além de atrasada (estava toda a gente a espera dos jogadores do académico) a equipa entrou separada, entraram 8 primeiro e só depois entraram os restantes 3.Falta de profissionalismo não! Obrigado.


Crónica de Pedro Machado a quem A MAGIA DO FUTEBOL agradece.

“O objectivo era pontuar e a equipa acabou por o conseguir graças à forma organizada como se apresentou, mesmo se para isso abdicasse de atacar na segunda parte.
Janota, na baliza, foi o melhor em campo, mesmo sem defesas de grande grau de dificuldade.
O quarteto defensivo esteve bem, com destaque para os centrais, Tiago Gonçalves e Paulo Monteiro.
Bruno Loureiro e João Martins estiveram bem em termos defensivos, mas só isso, enquanto nas alas Luisinho tentou furar e Zé Rui Conseguiu mesmo alguns bons lances. Leonel tentou apoiar Ouattara, o avançado que parece um artista de “freestyle” mas o futebol é algo mais que inventar dribles com a bola.”


Notas aos jogadores (Record): Ricardo janota 4, Tomé 3, Tiago Gonçalves 3, Paulo Monteiro 3, Tiago Rosa 3, Luisinho 2, João Martins 2, Bruno Loureiro 2, Zé Rui 3, Leonel 2, Ouattara 2, Capela 2, Marco Lança 1 e Lourenço 1.


11 comentários:

josé péreira disse...

Bravo, bravo academico de Viseu.
Filipe Moreira para finalmente construir uma equipa e os bons resultados devem chegar ........
parabéns. Viseu Força .....................................

segunda-feira, 28 outubro, 2013
--FD disse...

Para grande pena minha não pude estar presente no jogo. Apesar de residir em Lisboa teria de ter faltado ao trabalho para assistir ao jogo. Mas enfim, esta questão já foi discutida...

Excelente resultado para o Académico de Viseu que consegue manter a vantagem de 4 pontos relativamente ao lugar de descida após jogar em casa de uma equipa com vários jogadores habitualmente convocados para a equipa principal do Sporting.

Pelo relato pareceu-me que o Ouattara, Zé Rui, Luisinho e Ricardo Janota estiveram em destaque. Não criámos grandes ocasiões de golo mas fomos solidários a defender e a lutar pelo resultado. Foi bonito o momento quando a NOSSA equipa recolheu aos balneários ouvindo ACADÉMICO, ACADÉMICO, ACADÉMICO!

Segue-se agora o FC Porto em mais um jogo complicado deste ciclo infernal. O Académico precisa do apoio de todos para continuar este ciclo positivo. Este foi o segundo jogo consecutivo sem sofrer golos e a pontuar. Em apenas duas jornadas (11 e 12) estamos a dois pontos daquilo que fizemos nas dez primeiras jornadas. Obviamente que não é óptimo, nem sequer bom, mas estamos a 4, 5 pontos do meio da tabela.

Força ACADÉMICO DE VISEU!
EU ACREDITO!

segunda-feira, 28 outubro, 2013
562 disse...

Parabéns Académico!
Ouvi o relato do jogo e não fiquei com a sensação de que tenhamos jogado muito bem. Em mais uma das suas derivas inventivas, FM decidiu, de um momento para o outro encostar o GR que tanto quis a defender as redes do CAF. E não é que o que já lá estava não fica atrás do que entretanto chegou? Vá-se lá perceber...

Quanto ao jogo, mesmo jogando à defesa, acho que se aceita o resultado para o Académico. Poucas oportunidades, contra-ataque, tudo à defesa mas, ao fim e ao cabo, aceita-se que assim seja contra o Sporting com meia equipa dos AA. Interessa é que esta postura não seja a regra... Espero que seja a que se adopta quando se joga fora contra equipas do topo...
Foi bom... Interessa agora é que a equipa se consolide contra o Porto B com uma vitória.. Oxalá que sim...

Força Académico!!

segunda-feira, 28 outubro, 2013
Anónimo disse...

Bom resultado!
O jogo parece ter sido miserável, mas para já o que é preciso é pontos. Depois vê-se o futebol. Bom era o Académico embalar e pelo menos pontuar contra o Porto. O Chaves limpou-os na própria casa, será pedir demais uma vitória?
Académico!

segunda-feira, 28 outubro, 2013
paulo teixeira disse...

Bom jogo do Académico, sem duvida, na defesa não cometeram um unico erro foi uma autentica muralha pena que ataque não tenha fucionado, senão levava-mos os três de pontos de Alvalade.
Até 30 de Março Académico, nos jogos aqui em Lisboa isto se não houver um Benfica/Sporting/Atlético-Académico para a taça!
Eu vou continuar a acreditar que o melhor está para vir!

segunda-feira, 28 outubro, 2013
Anónimo disse...

Bom resultado, após excelente vitória e excelente jogo com a Oliveirense.

Não vi o jogo, não sei como correu, mas o resultado é bom e permite-nos encarar esta recuperação com outra ALMA, a ALma Academista, o espírito Beirão. É desta forma que todos, Jogadores, Treinador, Sócios e Adeptos temos de encar o próximos jogos com Porto e Beira-Mar de modo a que as coisas nos corram be. Temos de fazer por isso, TODOS!

Vamos APOIAR o Académico, vamos ao FOntelo, Sàbado às 11h15.

Ac. Viseu - FC Porto B
Estádio do Fontelo - sábado, 2 de novembro de 2013, 11H15

Eu não falto! de que estás à espera?

Sê Sócio e traz um amigo

Carlos Silva

terça-feira, 29 outubro, 2013
Marco Gomes disse...

Infelizmente não pude ir ao jogo. Ia sair mais cedo do trabalho mas tive de tomar conta do meu filhote de 2 anos... nem sequer deu para ouvir o relato :(
Pelo que vejo dos comentários anteriores e da reportagem verifico que a equipa foi solidária a defender. Este era um dos pontos que eu mais criticava na equipa. Espero que se mantenha em todos os jogos para pudermos recuperar as bolas mais à frente e criar ainda mais oportunidades de golo.
Força Académico!!!

terça-feira, 29 outubro, 2013
paulo teixeira disse...

Claudio, já está apto?
Alguem sabe dizer-me o estado desta valoroso jogador?

quarta-feira, 30 outubro, 2013
José Carlos Ferreira disse...

Ainda tem para umas semanas. Falava-se em um mês de paragem e ele ainda não foi operado há um mês.

quarta-feira, 30 outubro, 2013
--FD disse...

E o que aconteceu ao Thiago Pereira? Também está lesionado?

quarta-feira, 30 outubro, 2013
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sim, está lesionado. A ver vamos se regressa esta jornada.

quarta-feira, 30 outubro, 2013