quarta-feira, outubro 23, 2013

Ac.Viseu FC 3-0 UD Oliveirense

Estádio do Fontelo, 23 de outubro de 2013
11ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Pedro Ferreira (Braga)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé (Marco Lança, 86), Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Tiago Rosa; João Martins, Bruno Loureiro (Ibraima, 84) e Leonel; Luisinho (Capela, 75), Ouattara e Cafú. Treinador: Filipe Moreira.

Oliveirense: João Pinho; Steven (Valdinho, 52), Sérgio, Banjai e Paulinho; Godinho (Laurindo, 46), Alphonse e Rui Lima; Carela, Ely (Mamadu, 32) e Guima. Treinador: Henrique Nunes.

Expulsão: João Pinho 31

Golos: Paulo Monteiro 33 gp (1-0), Leonel 55 (2-0), Cafú 70 (3-0)

Comecemos pelo minuto que mudou por completo o jogo. O minuto 31: o Académico ganha a bola no meio campo Ouattara desmarca Cafú que em velocidade isola-se, ultrapassa João Pinho e quando se aprestava para empurrar para a baliza deserta é derrubado pelo número da equipa de Oliveira de Azeméis. Penalty e expulsão – sem qualquer tipo de dúvida – e na marcação da grande penalidade Paulo Monteiro – que classe! – atirou a contar. Golo do Académico!
Até a esse momento – ao minuto 31 – destaque para duas grandes oportunidades para o Académico, primeiro com Ouattara a não ser rápido na hora de atirar à baliza, permitindo o corte, e ainda um falhanço inacreditável de Cafú que não conseguiu desviar para a baliza, com a cabeça, após um excelente passe de Ouattara. Pelo meio uma boa oportunidade para Ely com Ricardo Janota – a grande surpresa no onze – a fazer uma excelente mancha e a não permitir o golo Oliveirense.
Na segunda parte quase só deu Académico. Logo no primeiro minuto Ouattara e Cafú atrapalham-se, mutuamente, e não conseguem corresponder a um excelente passe de Tomé. Ao minuto 55 o segundo golo academista numa irrepreensível cobrança de um livre direto Leonel desfeiteou o gigante Mamadu. Golo do Académico e loucura no Fontelo.
No minuto seguinte Henrique Nunes tirou Godinho e colocou Laurindo, tirando músculo mas dando criatividade ao meio campo oliveirense. Quase resultava já que ao minuto 60 Guima fez brilhar Ricardo Janota. Acabou aí o jogo, já que a partir desse momento o Académico dominou, fez o 3-0 e só não marcou mais porque lhes faltou alguma calma e discernimento.
Primeiro foi Leonel que abriu em Luisinho obrigando Mamadu a defesa vistosa. Pouco depois em Ouattara a fazer excelente jogada mas a preferir rematar – compreende-se – quando seria melhor o passe. E ao minuto 70 o terceiro golo academista, grande jogada de João Martins a isolar Cafú que não perdoa.
Daí até ao fim houve oportunidade para rodar um pouco jogadores pouco utilizados com destaque para a entrada de Ibraima.
Em suma, boa vitória do Académico. Uma alegria que já merecíamos!

José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube

15 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
11ª Jornada, 23 de outubro de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu-3 ; Oliveirense – 0

Tiago Janota na Baliza,
Tomé, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro, Tiago Rosa, Leonel, Bruno Loureiro, João Martins;
Luisinho e Ouatara, Cafú.
Entraram na 2ª parte Marco Lança, Capela e Ibraima

Treinador: Filipe Moreira


Vitória merecida, indiscutível, resultado escasso, bom jogo do Académico.
De forma resumida assim se conta o que se passou, hoje, no Fontelo, onde, finalmente, o Académico juntou, um resultado magnífico a uma exibição bem conseguida (durante todo o jogo). Já tinha tido exibições que para mim foram muito aceitáveis, ao contrário da opinião de muitos, nomeadamente no jogo com o Chaves, mas aí o resultado foi adverso e poucos vislumbraram algo de positivo no jogo. Com o Benfica no jogo anterior para o Campeonato, em termos de qualidade de jogo o Académico não esteve mal, a espaços, mas erros inacreditáveis e a qualidade/nível competitivo de alguns jogadores do Benfica fizeram a diferença.
Hoje, o Académico entrou bem, decidido a resolver desde cedo a partida, e foi acumulando lances de perigo, jogadas de golo feito, mas, e este mas tem de ser muito bem conversado com os jogadores, pois oportunidade criada, que tanto trabalho deu a todos, a construir, tem de dar golo, pois o desgaste é de tal ordem grande, para quem cria sucessivas oportunidades e não as concretiza, moralizando o adversário que vai acreditando que basta ir lá uma vez para fazer golo. Para quem, como eu, assistiu ao Académico da Década de 80 e 90 sabe do que falo, pois havia jogos no Fontelo em que o Académico massacrava (era em quase todos) e por vezes a equipa adversária ia uma duas vezes à Baliza e marcava um golo e ganhava o jogo. Aconteceu algumas vezes. Houve jogos em que o domínio do Académico era de tal ordem que chega a ter 20 cantos num só jogo, e ainda assim por vezes o resultado não saia do 0-0.
Hoje, felizmente e já estávamos a precisar de alguma felicidade, aconteceu no último Domingo, entrámos mesmo decididos a que com chuva, com vento, ou com sol, o resultado só poderia ser um, no final dos 90 minutos, vitória da nossa equipa. A equipa entrou pressionante, com velocidade pelas alas, e chega ao golo num penalti sobre Cafú que isolado, passa o guarda-redes e quando se preparava para ir para a baliza é derrubado, dando origem a vermelho direto ao guardião da Oliveirense. Paulo Monteiro com muita classe, marca fazendo o mais do que muito merecido 1-0, pois o Académico já tinha criado 2, 3 situações de golo.
Até ao intervalo o Académico abrandou um pouco, ainda assim poderia ter feito o 2-0.

Na 2ª parte total domínio do Académico, hoje foi o jogo todo, à moda antiga, e mais 3 ou 4 oportunidades de golo, acabando por marcar de livre direto por Lionel, excelente execução e por Cafú que fez mais uma magnífico golo. Cafú cria muitas oportunidades de golo, marca vários, mas tem de ser mais eficaz noutras ocasiões, pois faz o mais difícil e depois falta a eficácia que o poderá levar a marcar mais e mais golos. Muito bem Cafú, apenas a melhorar este “pormenor” importante.
O Académico para os mais e menos críticos é bom saber, jogou há 3 dias em Lisboa, um jogo com prolongamento de grande desgaste físico e psicológico, tem saído vencedor desse jogo e com outra moral para esta partida, mesmo com o cansaço acumulado, tal não se notou.


(Continua)

Carlos Silva

quarta-feira, 23 outubro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação)

Os meus cumprimentos aos Jogadores, Treinador e restante equipa técnica e Direção pelo sofrimento que tem sido suportar esta sucessão de jogos em que a vitória teimava em não aparecer mesmo quando se jogava bem, pois quando se jogava menos bem ou mesmo mal tal tinha de se aceitar.
Estes 3 pontos e esta vitória vêm na melhor altura, e juntamente com o alento da passagem à fase seguinte da Taça de Portugal, onde agora para correr bem (no sorteio) devíamos apanhar um adversário fácil em nossa casa, ou então o Benfica, no Fontelo para recordar a enchente do final da década de 80, 40 mil pessoas, agora só poderiam ser 12 mil!
Ficámos a meia dúzia de pontos do meio da tabela, que é para onde devemos olhar, não é para qualquer outro sítio, nem devemos ter outro tipo de discurso. Ganhámos, obtivemos 3 pontos, uma vitória moralizadora, numa altura em que se notou que o tempo e o trabalho produzido nesse tempo (pois milagres é mais difícil) deu, na 11ª jornada, uma equipa com entrosamento, com uma ideia de jogo, algo arredia em vários jogos anteriores, com vontade, muita vontade de vencer e perante um adversário que em termos ofensivos mostrou muito pouco, em termos defensivos não pareceu ser dos piores, e mesmo o seu guarda-redes suplente esteve muito bem, apesar dos 3 golos sofridos.

Fui dos que sempre disse que era preciso dar tempo ao tempo, mas também disse que a 10ª jornada teria de marcar uma viragem e marcou, felizmente. Nada foi conseguido, para além de uma importante vitória, com tudo o que ela representa e traz de bom para Jogadores, Treinador, Direção, Sócios e Adeptos, que com outra alegria e serenidade e com o mesmo empenho vão encarar o próximo jogo com o Sporting.
Muito público no Fontelo na Bancada Central Coberta, dado a hora e o dia do jogo, ou seja mais gente do que seria suposto, perante estas circunstâncias.
Há uma ânsia em todos, em conseguir mais vitórias e mais pontos, mas todos temos de ser realistas, saber que há pouco mais de ano e meio jogávamos na 3ª Divisão, e com dificuldade obtivemos a subida. Estamos a crescer, a aprender de novo a caminhar, TODOS, Clube, Sócios e Adeptos e precisamos todos de APOIAR e APOIAR muito, pois o caminho (Campeonato) é longo e com a postura de hoje, de todos o caminho só pode ser um, o do nosso crescimento e na nossa subida gradual na Tabela. Repito não está tudo feito, não está tudo bem, mas hoje, houve uma equipa do Académico que entrou para ganhar, jogou para ganhar, produziu inúmeras oportunidades de golo, marcou 3 e falhou outras 3 pelo menos.
Destaco a atitude e comportamento de toda a equipa, mas Luisinho muito bem, grande dinamismo no seu corredor, Lionel, bem, muito bem, Ricardo, na Baliza, excelente. Saúda-se o regresso de Ibraima, depois da lesão que sofreu e que tanto o atormentou. Aguarda-se o regresso de Cláudio, pois Cláudio é Cláudio, apesar de hoje, toda a defesa e os centrais, em particular, terem estado impecáveis.
Não vi, ainda o lance da expulsão de Zé Rui, no jogo anterior, mas que fique a lição, uma vez mais para todos, não podemos, em circunstância alguma dar o mínimo pretexto ao árbitro para que algum nosso jogador seja expulso. Hoje, estivemos impecáveis a esse nível, e imagino o que terá dito Filipe Moreira aos seus jogadores para impedir que tal se volte a repetir. Não sei o que terá dito, mas imagino e o que é verdade eé que funcionou. Comportamento exemplar dos nossos jogadores.

Fiquei muito contente com este resultado e em especial com esta exibição. Na bancada central do Fontelo, ouvia-se, ainda com 0-0, o Académico está a jogar bem. Ou seja alguma descrença estava a apoderar-se de alguns adeptos e hoje, foi o ponto de viragem no Fontelo.




Arbitragem em bom plano, no cômputo geral.

Nós Somos o Académico!



Sê Sócio e traz um amigo!


Força Académico!

Carlos Silva

quarta-feira, 23 outubro, 2013
Anónimo disse...

Finalmente!
Um excelente resultado num jogo que não pude ver tal como quem trabalha. Foi mais um jogo para desempregados verem se tivessen dinheiro para isso.
Um belíssimo resultado que vai desviar a s atenções daquilo que é importante neste momento que é vermos este treinador pelas costas.
Espero arrepender.me destas palavras e ter de vir aqui dar os parabéns ao FM no final da época, mas não me cheira muito.
Uma andorinha não faz a primavera e desejo que no próximo jogo ganhemos e no seguinte e no seguinte.
Tenho de confiar na direcção, não tenho outro remédio e esperar que também eles estejam certos e eu errado.
Por hoje, parabéns!
Académico!

quarta-feira, 23 outubro, 2013
Viriatus disse...

Não sendo uma exibição de "encher o olho", tal como critico negativamente, tenho hoje de fazer um elogio, gostei da exibição do colectivo. Parabéns!

quarta-feira, 23 outubro, 2013
Anónimo disse...

Há muito que ansiavamos por uma vitória destas, acredito e espero que tenha sido um problema de falta de confiança, adquirida no domingo naquele epico jogo de Marvila, tenho fé que vamos começar a trepar por essa tabela classificativa acima pois bem merecemos, segunda-feira lá estarei em Alvalade para mais um jogo e aí acredito que vamos dar uma resposta ainda mais convincente do que hoje.
VIVA O ACADÉMICO
Paulo Teixeira Sócio 752

quarta-feira, 23 outubro, 2013
--FD disse...

PARABÉNS EQUIPA!

Após dois meses conseguimos voltar às vitórias e logo com um resultado expressivo. É certo que acabámos por ter sorte visto que a expulsão do guarda-redes e a consequente saída de um jogador de campo para entrada de guarda-redes suplente acabou por condicionar o jogo mas segui o relato (e depois vi as imagens da sportViseu) e o nosso domínio foi inequívoco e podíamos ter marcado ainda mais golos.

Esta vitória vem na melhor altura para dar um novo ânimo à equipa e preparar com outra cabeça o embate contra o SCP e contra o FCP. Neste momento temos uma "almofada" de 4 pontos para o último lugar. Não é bom, obviamente, mas agora - com 9 pontos em 11 jornadas - estamos mais próximos daquela que eu penso ser uma boa média a perseguir - 1 ponto por jornada. Foi também positivo conseguirmos fazer 90 minutos sem receber qualquer cartão!

Parabéns também aos 482 espectadores que apesar da hora do jogo e da chuva se deslocaram ao Fontelo.

Força Académico de Viseu!
EU ACREDITO!

quarta-feira, 23 outubro, 2013
Anónimo disse...

Pode ser que com esta vitoria as coisas mudem para um rumo melhor!!
força equipa

quinta-feira, 24 outubro, 2013
Marco em Toronto disse...

Parabens Academico aqui de Toronto, que serviu para calar muitos treinadores de bancada. Devem todos canalizar a energia para o apoio e nao para a critica. O clube precisa de vós a apoiar a equipa incondicionalmente. Força academico e academistas

quinta-feira, 24 outubro, 2013
Anónimo disse...

Boa vitória. Embora não seja fã do Filipe Moreira, o que mais quero é que ele tenha sucesso no meu clube.

Depois de um inicio cheio de experiências (3 centrais), começa agora a impôr-se um padrão de jogo. Espero que tal seja para manter e que possamos sair destes lugares desconfortáveis.

Queria também deixar 2 notas:
- Penso que é a primeira vez que ficamos a zeros desde o primeiro jogo oficial. Quando aqui apontei as falhas do H. Godinho nas suas saídas da baliza fui criticado, mas se fizerem uma análise rigorosa, verão que nos custou alguns pontos. Gosto mais da atitude serena do Janota que da aventureira e espalhafatosa do Godinho;
- Porque não foi convocado o João Alves (impedimento ou causa técnica em virtude da sua falta de empenho).

Segunda, que lutemos uma vez mais pelos 3 pontos.

Miguel

quinta-feira, 24 outubro, 2013
Anónimo disse...

Sim nao custa admitir mesmo quando criticamos o nosso treinador , eu sou um deles , que a equipe hoje esteve em campo com muita personalidade . As circunstancias ajudaram e certo mas o Academico fez muito pela vida sobretudo no seg tempo. Nada a dizer , so felicitar .........Parabens equipe. Nao os queremos ver so por aqui . Queremos mais .....somos exigentes , somos lutadores , somos Beiroes. Talvez sejamos dos povos mais lutadores do Pais. Veja-se esses emigrantes espalhados pelo mundo inteiro oriundos do distrito de Viseu........Sao milhares. Temos que ter uma equipe a imagem do Povo . LUTADORA ATE AO ULTIMO SEGUNDO DE JOGO!

quinta-feira, 24 outubro, 2013
Anónimo disse...

Para além, obviamente, da vitória do nosso Académico (finalmente!), fico muito feliz pelo regresso do Ibraima, o mais decisivo jogador na época passada. Quando ele recuperar plenamente a forma física, não tenho dúvidas de que vais ser titular e, com isso, o futebol do Académico vai ganhar outra consistência. Se não formos confrontados com mais lesões em jogadores nucleares, o futuro, para o nosso clube do coração, pode ser risonho.
Força, Académico!

quinta-feira, 24 outubro, 2013
José Matias disse...

Julgo que, com a eliminação do Oriental e com esta vitória, vamos obter outros resultados...

Tenho uma dúvida: quantos clubes descem este ano de divisão? É que na BOLA estão assinalados os útimos três e o RECORD só assinala o último... Alguém sabe quem tem razão?

quinta-feira, 24 outubro, 2013
Anónimo disse...

Caros adeptos,

Obrigado pelas vossas mensagens.
Não tenho mais que associar-me a vós sobre o inapropriado da hora para a realização destes jogos.
Quis saber, obviamente, as razões que sustentam a marcação de jogos da Liga Cabovisão para as tardes de 4ª feira. E verifiquei que, no essencial, prende-se com questões de ordem financeira ( gastos de energia com a iluminação).
De facto vive-se no País um momento particularmente difícil que obsta a que, muitas vezes, não seja possível satisfazer os legítimos interesses das pessoas, neste caso particular os dos adeptos de futebol. Pese embora esta situação, já informei os Órgãos dirigentes da Liga Portugal que devem continuar a sensibilizar os Clubes para o facto de, cada vez mais, se sentir uma indignação crescente dos adeptos, que em nada contribui para a melhoria do futebol português.
Tenho, todavia, a esperança que a Liga e os Clubes irão encontrar vias tendentes a solucionar este problema, sob pena de não se conseguir a sustentabilidade almejada.

Um forte abraço.

Alfredo Magalhães


Resposta do provedor da Liga.

quinta-feira, 24 outubro, 2013
Anónimo disse...

Bem melhor, muito melhor... que seja fortemente motivador para um resultado positivo no Sporting. Pareçe que as criticas fizeram bem, venham agora esses elogios e apoio à equipa

quinta-feira, 24 outubro, 2013
562 disse...

Olá a todos.
Ganhar em casa a uma equipa que luta para não descer não é um grande feito, é uma obrigação... O Académico ganhou e ainda bem. Jogou benzinho contra 11 e bem contra 10. Dá para respirar melhor, sim senhor. No entanto, perdoem-me mas não embandeiro em arco. Em competição não há magia... Viemos de uma eliminatória onde não ganhámos no jogo jogado, mas sim nos penaltis a uma equipa do CNS. Agora esta vitória... Fará de nós os melhores? Não. Terá havido ataques de competência no CAF? Também não... Vem agora uma fase muito difícil que vai culminar com a visita a Coimbra. Se contra o Oriental entrou à defesa, até tenho medo de ver como o FM vai fazer a equipa entrar contra a AAC. Vamos indo e vamos vendo. Porém, um dia de sol em pleno Inverno não significa que seja Verão.

Um abraço a todos e viva o Académico.

quinta-feira, 24 outubro, 2013