domingo, julho 08, 2012

Vouzela em entrevista

Foto: Viseu Desportivo

Peniche, 8 de Novembro de 1992. Lembraste deste dia?
Não sou muito bom em memorizar datas mas se não estou em erro foi a minha estreia pelo Académico.
        
Iniciaste a carreira no CAF e depois foste para a União de Leiria. Foi aí que viveste os melhores anos da tua carreira? Como te sentes ao ver a “agonia” porque passa esse clube?
Sim vivi muito bons momentos, foi nesse clube que fiz a minha estreia na I Liga e onde comecei a ter mais destaque. É lógico que fico triste ao saber que o clube está a passar por este momento menos bom, é um clube histórico e desejo que volte o mais rápido possível aos grandes palcos.

Conta-nos um pouco da tua passagem pelos outros clubes:
Santa Clara – É um clube que na altura tinha todas as condições para se manter na I Liga, principalmente a nível financeiro…e foi um clube que gostei de representar.
Moreirense – Uma boa surpresa. É um clube que devido à sua dimensão, dito o clube “pequeno” dava todas as condições aos atletas e fazia com que estes se sentissem bem. Uma boa organização.
Beira Mar – Uma subida à I Liga. Excelente grupo.
Chaves – Surpreendido pela quantidade de adeptos que assistiam aos jogos. Bom clube.
Nelas – Uma desilusão! Infelizmente…
Penalva do Castelo – Clube humilde, pessoas humildes e gostei…

Também jogaste no Chipre. Foi uma boa aventura? Como explicas o facto de tantos portugueses se aventurarem nesse país?
Foi a minha primeira experiência fora do país. Gostei de conhecer uma nova cultura mas o clube Olimpiacos de Nicosia em termos de organização era fraco e não cumpria o acordado…daí em Janeiro ter saído para a Grécia. Fui representar o Niki Volos mas mais uma vez tive uma deceção …excelente cidade, muito boas condições mas mais uma vez falharam com o prometido…enfim…
Na minha opinião o facto de muitos haver muitos portugueses no Chipre deve-se às oportunidades que cá não lhes são dadas e também em termos financeiros onde alguns clubes pagam bem. 

A época 2010/2011 marcou o teu regresso ao Académico. Foste considerado pela A MAGIA DO FUTEBOL como o melhor jogador do ano. No entanto o Académico não conseguiu a subida. O que correu mal?
Foi o regresso desejado e fico feliz por ter sido considerado o jogador do ano… no entanto o objetivo não foi alcançado, não vou individualizar as culpas para ninguém porque todos nós tivemos responsabilidades pelo sucedido. Foi uma época perdida…

No início desta época veio a lesão. Foram muitos meses sem competir. Como foram passados esses meses?
É verdade mas estive sempre com eles, tiveram sempre o meu apoio e foi com a força dos meus colegas/família e amigos que consegui ultrapassar estes meses agoniantes e Graças a Deus consegui o desejado regresso que todos esperavam e ajudar o clube na subida.

Tens 38 anos. Alguns dos teus colegas têm idade para ser teus filhos. No entanto continuas com a garra e a entrega de um “puto”. Qual é o segredo?
(Risos) Não há segredo nenhum… apenas faço aquilo que mais gosto com muita dedicação e empenho…não sou de virar a cara à luta…

Pelo que lemos nos comentários no nosso blogue, ou na nossa página do facebook, e também pelo que ouvimos nas bancadas, tu és dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos. Sentes esse carinho?
Fico muito feliz ao ler e ao ouvir o carinho que os adeptos têm por mim… só lhes tenho a agradecer… e estarão sempre no meu coração… a minha maneira de lhes retribuir era sempre jogo após jogo dar o meu máximo para alcançarmos vitórias e lhes dar essas alegrias.

Depois de a equipa ter desperdiçado quatro pontos de avanço, grande parte dos adeptos deixou de acreditar na subida. E a equipa alguma vez duvidou?
Não…senão não tínhamos conseguido, sabemos que ficou mais difícil mas sabíamos o que queríamos e no final o objetivo foi alcançado.

Último jogo da época em São Pedro do Sul. Bancadas quase esgotadas com academistas. Nós gostamos muito do ambiente. E visto do relvado como foi? Porque achas que os academistas – alguns claro – só aparecem na hora das glórias?
Visto do relvado até parecia que jogávamos em casa, foi espetacular… entramos a ganhar! Gostávamos que fosse sempre assim mas infelizmente não o é… contudo sempre fizemos o nosso trabalho e o objetivo foi cumprido.

Depois de 92/93 e 94/95 esta foi a tua terceira subida com o Académico de Viseu. Qual foi a mais saborosa?
Todas tiveram um sabor especial mas a que mais me marcou foi 92/93… nunca vi nada assim…Viseu saiu à rua… espetacular!

Na última época trabalhaste com o Lima Pereira. Na próxima época o treinador do Académico será um ex treinador teu - Carlos Agostinho. O Académico fica a ganhar com a troca?
Não gosto de falar sobre os treinadores… o primeiro conseguiu o objetivo o segundo se o deixarem trabalhar com certeza que vai fazer um excelente trabalho.

Até agora é conhecido apenas um reforço – Bruno Loureiro. Foi teu colega no Penalva do Castelo. O que nos podes contar sobre ele?
Bom jogador, humilde, trabalhador e desejo-lhe que tudo corra bem.

Para finalizar a pergunta que se impõe. Vais continuar a jogar? No Académico?
Em principio irei fazer mais uma época…para muita tristeza minha não irei terminar a minha carreira no clube do meu coração…agora vou contar a mais pura da verdade do sucedido…o presidente apresentou-me duas propostas, uma para fazer mais uma época e outra para ficar como adjunto, como é lógico tive que refletir, como sabem tenho 38 anos, além de me sentir com forças para fazer mais uma época gostava de ouvir opiniões de outras pessoas, e todas elas foram unânimes e disseram-me para jogar mais um ano…após a minha decisão entrei em contacto com o presidente para lhe comunicar que fazia mais uma época e ele simplesmente disse-me que tinha ponderado melhor a minha permanência no clube e que a melhor solução seria eu arranjar outro clube…
Fiquei muito desiludido com a decisão do presidente mas respeito-a… penso que não merecia…
Contudo desejo as maiores felicidades ao clube, e a todos que me apoiaram e demonstraram muito carinho por mim.
SEMPRE ACADÉMICO!!
Á MAGIA DO FUTEBOL DESEJO AS MAOIRES FELICIDADES E QUE CONTINUEM COM O EXCELENTE TRABALHO QUE TEM FEITO E CONTINUAREI A SEGUIR-VOS.OBRIGADO POR TUDO…
LUÍS MIGUEL DA SILVA TAVARES (LUÍS VOUZELA)

Entrevista realizada por José Carlos Ferreira

Nota: Quando enviamos as perguntas para o Luís Vouzela Bruno Loureiro era o único reforço conhecido.

6 comentários:

Anónimo disse...

Até na hora da partida é um senhor! Como podem reparar é assim que tratam os jogadores quando não querem saber deles. Percebem agora porque é que se fala pouco em renovações? É por causa de situações como estas. Ainda bem que isto aconteceu para as pessoas terem noção do que é a vida de um jogador e neste caso um jogador como o grande Luís Vouzela. Que exemplo. Obrigado por tudo amigo.
Um grande abraço e muitas felicidades porque mereces.

domingo, 08 julho, 2012
Anónimo disse...

Caro Vouzela que a sorte te sorria sempre. Pelos anos jogados no Academico, obrigado pela dedicação! Pela tua carreira no futebol, uma enorme admiração! Foste um dos jogadores que sempre apontei como exemplo a seguir no futebol aos meus filhos, jogadores nas camadas jovens do clube. Ambos muito admiramos a tua entrega em campo. Grande Vouzela, estás no coração dos academistas. Felicidades. Toze.

domingo, 08 julho, 2012
Anónimo disse...

Sempre admirei o Vouzela e na época do seu regresso ao AVFC foi o melhor jogador daépoca mostrando aos mais novos que a idade não conta para jogar futebol. Mas depois da lesão grave que teve no inicio da época já não era o mesmo Vouzela da época anterior, principalmente a nivel fisico. Só não concordo é o presidente mudar de opinião de um momemto para o outro.

domingo, 08 julho, 2012
Anónimo disse...

Sem saber pormenores do que possa ou não ter acontecido, lamento e muito, a confirmar-se a saída de Luís VOuzela, tal como lamentei, a saída do Sérgio.
É verdade que no Futebol a idade pesa, mas também é verdade, que quer Sérgio, há 3 épocas, quer Luís Vouzela esta época demonstraram estar pefeitamente ao nível dos melhores!

Espero e desejo para o Luís Vouzela, a maior sorte do mundo, ainda com a esperança de que continue no Académico!

Se tal não vier a aocntecer, pode ter a certeza que será sempre recebido no Fontelo, de braços abertos, e ficará no coração de todos os Academistas!

Carlos Silva

domingo, 08 julho, 2012
Marco Gomes disse...

Quero agradecer ao Luis tudo o que fez pelo nosso clube e desejar boa sorte para o resto da carreira e vida.
Quanto ao presidente, espero que não se arrependa do que fez...
Abraço a todos

segunda-feira, 09 julho, 2012
Anónimo disse...

Tenho muita pena,por o presidente ter tomado esta deçisão...Por isso é que o ACADEMICO ñ anda pra frente...GRANDE VOUZELA!!!

terça-feira, 17 julho, 2012