domingo, março 04, 2012

Ac. Viseu FC 3-0 SC Penalva do Castelo

Liderança isolada e garantida a presença na poule de subida!

Estádio do Fontelo, 4 de Março de 2012

Árbitro: Rui Torres (Braga)
21ª Jornada da III Divisão, Série C

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Casal; Filipe (Luís Vouzela, 75), Ricardo Ferreira e João Paulo; Luisinho (Baio, 79), Hélder Rodrigues e Bacari (Doumbouya, 69). Treinador: António Lima Pereira.

Penalva do Castelo: Ferrari, Diogo, Nélson, Gamarra, Mikael (Faria, 66), Bruno Loureiro, Luís Cardoso, Papy, Djibril (Reuss, 55), Califa e Sérgio. Treinador: Totá


Golos:
 João Paulo 60 (1-0), Hélder Rodrigues 70 (2-0), Doumbouya 88 (3-0)


O Académico de Viseu venceu a equipa do Penalva do Castelo por 3-0, e garantiu a presença na poule de subida desta serie C da 3ª divisão. Um resultado extremamente importante para as aspirações academistas.
O jogo iniciou-se com um Académico acutilante e rápido nas alas, com Luisinho e Hélder Rodrigues a serem constantes dores de cabeça para os laterais penalvenses. Contudo, continuava-se a pecar na hora do remate, como tem acontecido em tantos outros jogos. Os viseenses não marcaram nos primeiros 20min, e o Penalva equilibrou a partida, sem incomodar muito a defesa academista. Alias Nuno, guardião academista, foi mesmo espetador praticamente durante os 90min.
Para o segundo tempo, o Académico entrou decidido a ganhar o desafio. E Luisinho deu o mote, ao fazer um chapéu a Ferrari, GR do Penalva, com Sérgio a tirar em cima da linha de golo. Ficou a dúvida se a bola terá ou não entrado. Na recarga do lance, a bola incrivelmente não entrou na baliza forasteira. Pouco depois foi Ricardo, que com tudo para fazer o golo, não conseguiu desfeitear o guardião opositor, que esteve em bom plano. Mas á passagem do min 55, João Paulo, de livre direto, fez um golo de levantar o estádio. Um livre superiormente marcado por o centrocampista do Académico, que mais uma vez, foi peça-chave na equipa de Lima Pereira. Estava feito o mais difícil, desbloquear o bloco defensivo do Penalva, superiormente comandado por Sérgio (ganhou praticamente todos os duelos aéreos com Bacari). Pouco tempo depois, e já com o Penalva reduzido a 10 elementos – expulsão de Califa, por acumulação de amarelos – Hélder Rodrigues iria fazer o 2-0, com um remate de belo efeito a entrada da área, apos jogada de M.Almeida na ala direita. O extremo foi mesmo efusivo na celebração com o treinador do Académico. O jogo estava decidido, e foi só esperar pelo 3º golo que ditou o resultado final, apontado por Doumbouya, apos jogada de Casal na asa esquerda do ataque academista. 3-0 resultado final, que se ajusta face as enumeras oportunidades de golo que o Ac.Viseu dispôs ao longo de toda a partida.
Com estes 3 pontos importantíssimos, e face á conjuntura de resultados dos adversários, o Académico de Viseu garante a presença na poule de subida, independentemente do resultado que fizer em Bustelo na derradeira jornada, assumindo a liderança isolada a uma jornada do final da 1ª volta.

Outros resultados:


O.Hospital 1-0 Nogueirense
O.Frades 1-0 Canas
Valecambrense 1-3 Sampedrense
Alba 1-1 Bustelo
Avanca 0-0 Sanjoanense


Classificação:

1ª Ac.Viseu 38 pontos

2ºs Alba, Nogueirense, Penalva, Avanca e Bustelo 36 pontos
7º Sampedrense 35 pontos

João Monteiro


Foto: Diário Viseu

16 comentários:

Anónimo disse...

Contra todos os malandros Lima Pereira conseguiu superar esta prova.
Boa sorte Lima Pereira, vem aí a segunda fase e, para já, precisamos de vencer o ultimo jogo.

Mereces a subida Campeão, que a sorte te acompanhe.

Parabéns aos 14 que estiveram hoje em campo.

Anónimo.

domingo, 04 março, 2012
Anónimo disse...

boas caros academistas....... alguem me sabe dizer o pk do rui dolores nem tar nos convocados??????? força academico rumo a subida!

domingo, 04 março, 2012
academicomania disse...

Parabéns académico!! Força para a subida de divisão, a fase final e crucial rumo a subida!! vão conseguir!!
É preciso também elogiar as vitorias do clube e não só criticar as derrotas... continuem assim...

domingo, 04 março, 2012
Anónimo disse...

21ª Jornada – Académico - Penalva

Académico-3; Penalva-0


Novamente na liderança após vitória difícil, mas justa, sobre a formação de Penalva. Com esta vitória, a garantia de que o Académico vai disputar a fase de subida, a única equipa que o conseguiu, e com isso pode ser que a calma, a tranquilidade e a serenidade, regresse de novo às hostes Academistas: jogadores, treinadores, sócios e adeptos. Todos devem remar no mesmo sentido, que só pode ser um, lutar, jogar mais e melhor do que o adversário, para subir de divisão.
Hoje o Académico ganha o jogo de forma justa, com um resultado justo, mas o jogo não foi fácil, longe disso. 1ª parte, pode ser dividida em 2 partes, 20 minutos de bom futebol e várias oportunidades de golo, mas teimosamente a bola não entra e a ansiedade começa a aparecer. Os últimos 25 minutos da 1ª parte não são tão bem jogados e o intervalo chega sem que o Académico conseguisse chegar à merecida vantagem.
Na 2ª parte o Académico, sem alterações, no onze inicial, mas com Rui Santos e Doumbouya no aquecimento, e com perspectivas de entrarem a todo o momento, mas Lima Pereira, bem, optou por ver como começavam as coisas na 2ª parte, e as coisas começaram bem, muito bem, o Académico a jogar bom futebol, com velocidade, a criar oportunidades atrás de oportunidades, mas começava a pairar o espectro “Benfica”, ou seja, por muito que se jogasse parecia que a bola não iria entrar. Há um lance em que, no Fontelo se começou a falar em “malapata”. O lance é fácil de descrever, Luizinho envia a Bola para a baliza deserta num chapéu magnífico, onde o golo parecia mais do que certo. O Fiscal de linha corre a acompanhar o lance, junto à lateral e próximo da bandeirola de canto, quando tudo indica iria assinalr o golo, escorrega, cai, um defesa do Penalva tira a bola, não sei se em cima da linha ou já dentro da baliza, a bola sobra para um avançado do Académico que de baliza aberta, em posição frontal, atira ao lado. O árbitro sem qualquer indicação do seu fiscal de linha, limita-se a marca pontapé de baliza. Perante tanta falta de sorte, o espectro de uma não vitória pairou no Fontelo, mas como tinha escrito no fim de semana passado, a nossa má série de resultado tinha acabado e acabou mesmo. Quando Lima Pereira se preparava para lançar Doumbouya, no jogo, o Académico chega à vantagem, num livre sobre a meia esquerda superiormente marcado por João Paulo. Logo de seguida, entra Doumbouya por troca com Bacari (no FOntelo, houve quem criticasse, mas Lima Pereira teve razão), e quase de seguida grande, grande golo de um grande, grande jogador, Hélder Rodrigues. Nesta altura já o Penalva jogava com 10 e de seguida fica reduzido a 9. Já perto do fim, Doumbouya faz o 3º golo e desta forma coloca em definitivo o Académico na fase de subida, onde continuo a acreditar irão estar 3 equipas do nosso distrito.
Em face dos resultados, o Sampedrense depende apenas de si próprio para ficar nos 6 primeiros e a única equipa apurada é o Académico.
Espantoso este campeonato, deve ser o mais equilibrado, a nível mundial, pois a diferença do 1º ao 7 é de, apenas, 3 pontos!
Bastante público, hoje, no Fontelo, espera-se que na 2ª fase, muito mais, ainda, esteja presente para apoiar o Académico rumo à subida.
Boa ideia será publicitar, desde já, entradas a 5 Euros, para todos os jogos!
Como nota final, hoje, o Académico, não podia falhar, e não falhou, e ao longo da época, há que dar o mérito, a quem o tem, Lima Pereira e os seus jogadores, pois nas alturas decisivas, não falharam. Falharam, sim, em vários jogos, mas nos momentos cruciais do campeonato, disseram presente e mantiveram sempre o Académico próximo da liderança, algo que nunca aconteceu, na 1ª fase da época passada, essa é portanto uma diferença que é de registar.

Força Académico!

Carlos Silva

domingo, 04 março, 2012
Anónimo disse...

Arbitragem, em bom plano!

Sérgio, agora, no Penalva, merecia uma maior ovação por parte dos Academistas, pois foi um jogador que deixou, no Académico, a sua marca por mais do que uma vez, um Academista como poucos! Os verdadeiros academistas não esquecem o Sérgio e Sérgio não esquece o Académico!

Força Académico!

Carlos Silva

domingo, 04 março, 2012
Anónimo disse...

Excelente vitória! Infelizmente não consegui estar presente no Fontelo mas sofri bastante durante a tarde de hoje. Apesar do resultado, segundo as crónicas que li foi um jogo bastante disputado e difícil. São mesmo essas as vitórias mais saborosas! Espero que isso traga ânimo para a equipa e para todos os adeptos! Conseguimos o primeiro objectivo da época (disputar a fase de subida). Falta agora lutar para que, no final da época, a subida à segunda divisão nacional seja uma realidade. Acho que independentemente do resultado final desta época, o treinador Lima Pereira merece o reconhecimento de todos os adeptos pois temos vindo a passar por muitos momentos muito complicados e felizmente até ao momento estamos no rumo certo!

Força Académico de Viseu!
Força Viseu!
Rumo à subida!!!!

domingo, 04 março, 2012
Anónimo disse...

Bom comentario de Carlos Silva, quer quando se refere aos bilhetes a 5 euros, bem como ao dar merito ao Lima Pereira, jogadores e na referencia que faz ao Sergio. Grande jogador que ainda é e grande Academista!!! Evite apenas falar no Benfica, é que nem toda a gente gosta deste clube...

domingo, 04 março, 2012
Anónimo disse...

Um bom jogo, com uma boa vitória, finalmente.
Garantido o apuramento para a subida, o ideal é que o Académico ganhe o próximo jogo, porque assim partirá com algum avanço, até porque há um outro confronto entre equipas que se podem apurar e em que um deles, pelo menos, tem de perder pontos.
O Académico esta época tem perdido muitos pontos em casa e esse é o meu receio para a fase de subida. Por isso é urgente que os Academistas estejam sempre em força no Fontelo. Tem havido cada vez mais pessoas, mas temos de ser muitos mais. E sempre que possível, acompanhar a equipa fora. Somos a melhor equipa deste grupo e temos de o demonstrar desde o primeiro minuto.
A subida está cada vez mais perto, mas a diferença pontual é mínima e todo o cuidado é pouco.
ACADÉMICO!
Lumago

segunda-feira, 05 março, 2012
Anónimo disse...

o rui dolores nem sequer esta nos convocados porque esta doente!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 05 março, 2012
Anónimo disse...

Com o apuramento já garantido seria bom dar oportunidade aos jogadores menos utilizados e quem sabe levar um ou outro júnior. Também têm estado em bom plano no campeonato nacional de Juniores e seria bom começar a observá-los para uma futura possível integração.

segunda-feira, 05 março, 2012
José Carlos Ferreira disse...

Está o apuramento garantido mas há pontos em disputa. Não quero com isto dizer que não possa ter razão no que diz, mas a haver alterações têm as mesmas que ser pensadas. Alterar apenas por alterar, não.

segunda-feira, 05 março, 2012
Anónimo disse...

Concordo quando o Lumago diz que é preciso mais academistas a ver o jogo, mas tem de ser academistas verdadeiros não como aqueles arruaceiros que a meio do jogo começaram a tratar mal jogadores e principalmente o treinador, penso que socios pagantes como esses não fazem falta ao clube, que peguem no dinheiro das cotas de socios e procurem outro sitio para o gastar, o Académico precisa de sócios que compreendam os bons e os maus momentos, pode-se criticar mas de forma moderada sem pôr em causa o lado humano das pessoas, penso que é uma vergonha o que se passou na bancada.

segunda-feira, 05 março, 2012
Anónimo disse...

O Académico está em primeiro, nada está decidido, pois está tudo muito empatado. Ainda assim, somos os primeiros, e é essa posição que temos de defender, já no próximo domingo, como se de uma final se tratasse e não qualquer outro pensamento pode estar na cabeça dos jogadores, e sei que não estará, pois nem eles pensam de outra forma, que não seja entrar em campo, para ganhar um jogo muito, mas mesmo muito difícil, nem Lima Pereira irá permitir menor empenho, menor atitude, ou achar que algo já está ganho. NAda está ganho e tudo poderá começar a ser ganho, precisamente no próximo jogo, o 1º para nós da 2ª fase e que em caso de vitória nos dá 2 pontos, isso mesmo, 2 pontos, ou seja, neste momento temos 19, com uma vitória fazemos 21 e continuamos isolados na liderança, algo que irá todos motivar: Jogadores, Treinadores, Sócios, e Adeptos. O Académico precisa dessa vitória, e quem fala em rodar jogadores, testar isto e aquilo, tem que pensar que nada acabou, agora é que tudo começa!

Quanto aos sócios que não apoiam e estão sempre a contestar, é verdade, que há uma minoria, repito minoria, que tem dificuldade em perceber que injuriar, tratar mal, só vai prejudicar quem lá está dentro e irritar quem cá está fora, e não se revê nesse tipo de atitude, a maioria das pessoas que estão no Fontelo. Ainda assim, o Fontelo não é um lugar fácil, nem nunca foi, para o Académico, nem para os seus adversários. É um lugar de exigência, onde os resistentes têm na memória grandes jogos, grandes jogadores, e onde todos ainda julgam que o Académico está na 1ª divisão. Essa não é a realidade atual, mas para que tal volte a acontecer há que apoiar, em vez de criticar permanentemente.
Ontem, o Académico fez um bom jogo, praticou bom futebol, marcou excelentes golos, e na 3ª e mesmo 2ª Divisão é difícil ver melhor em qualquer campo deste país.
No jogo com o O. do Hospital o Académico também jogou bem e perdeu, agora onde o Académico jogou mal e perdeu foi em O. de Frades, aí sim, a 1ª parte do Académico foi muito má e o O. de Frades jogou muito, muito bem!

Carlos Silva

segunda-feira, 05 março, 2012
Anónimo disse...

Claro que sim e também concordo consigo! A haver qualquer alteração terá de ser bem pensada. Apenas me refiro a, por exemplo, dar alguns minutos ao atleta Jorge que subiu dos júniores do ano passado. O lado esquerdo da defesa é claramente o sector menos desta equipa do Académico de Viseu e seria bom poder ver como ele actuaria nessa posição, uma vez que é o único jogador que faz essa posição de raiz. Tanto o Casal como o Ricardo não são jogadores para jogar nas laterais pois são muito importantes no meio campo. Quanto aos júniores tratava-se de dar apenas alguns minutos a um ou outro, tal como fazem muitas outras equipas. É uma mera opinião, mais nada.
Quanto aos adeptos, sim, o Estádio do Fontelo deve estar cada vez com mais gente, mas gente da casa, que apoie nos bons e nos maus momentos. Isso é que é ser adepto, não é como uns que quando ganham são os maiores, quando perdem são uma vergonha. Para isso é necessário que se pratique bom futebol o que fará com que mais gente comece a ir ver os jogos do Académico.

Um Academista

segunda-feira, 05 março, 2012
Anónimo disse...

Concordo em pleno com o comentário do Sr. Carlos Silva. Agora é que vamos lutar pelo grande objectivo desta época e portanto não podemos descurar nada. Perante isto, a utilização de jogadores menos utilizados é bem-vinda mas deve ser bastante ponderada. O Académico é um projecto que está em fase de crescimento e neste momento (falo por mim) o que me leva a seguir o Clube dentro e fora do Fontelo é mais a paixão do que propriamente a expectativa da qualidade das exibições. Esta, tem obrigatoriamente de ser enquadrada no patamar em que estamos e não se pode esperar exibições de encher o olho. O que se pode esperar e exigir é atitude, garra e imensa vontade de ganhar. Independentemente do que venha acontecer no final desta época (eu acredito na subida de divisão), há que dar crédito à actual Direcção. Havendo ainda muito a fazer no que toca à comunicação do Clube com os adeptos, notam-se já melhorias (espero que finalmente a página do Académico seja uma realidade) e ao contrário de muitos erros cometidos no passado, o Clube não vive acima da sua capacidade. Obviamente que toda a gente gostaria de ver o Académico na divisão de topo mas esse tem de ser um caminho preparado e trilhado com muita ponderação. A fase em que nos encontramos é a fase certa para criarmos massa crítica e bases para o futuro. Não podemos viver à custa do nosso passado e se houver união entre os vários agentes, acredito que mais cedo ou mais tarde é possível voltar a verm o Fontelo com muito público a assistir a um jogo numa divisão profissional.

Voltando agora para o futebol dentro de campo, espero que na próxima jornada o Académico vença para cimentarmos o primeiro lugar. Depois disso, aí sim; são dez finais que temos pela frente.

FORÇA ACADÉMICO!

terça-feira, 06 março, 2012
Anónimo disse...

Excelente resultado, bom jogo! G.Moita

terça-feira, 06 março, 2012