domingo, novembro 06, 2011

Ac. Viseu FC 2-0 GD Oliveira de Frades

Estádio do Fontelo, 6 de Novembro de 2011
8ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro: Bruno Pereira (Viseu)
Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Casal; Álvaro, João Paulo (Filipe, 78) e Ricardo Ferreira; Baio (Hélder Rodrigues, 64), Luisinho (Rui Santos, 86) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.
Oliveira de Frades: André, Bruno, João Paulo, João Pedro, Fábio, Rúben, Caldas, Meireles (Mauro, 86), Zé Carlos (Samir, 78), Pedro´s (Nuno Pedro, 53) e Semedo. Treinador: Rui Almeida.
Golos: Baio 30 (1-0), Hélder Rodrigues 90+2 (2-0)

O Académico de Viseu recebeu e venceu a equipa do Oliveira de Frades por dois golos sem resposta. Baio e Hélder Rodrigues foram os marcadores do jogo desta tarde no Fontelo.

Em relação ao último desafio em Oliveira do Hospital, o técnico Lima Pereira não mexeu muito na equipa, sendo que o destaque foi apenas a inclusão de João Paulo, face à ausência por lesão de Canelas. Assim, Nuno foi o guardião academista. Calico fez dupla com Tiago Gonçalves no centro da defesa. M.Almeida e Casal foram os laterais. Álvaro, Ricardo e João Paulo foram os homens do meio-campo. E o ataque ficou ao cargo de Luisinho na direita, Baio na esquerda e o ponta-de-lança Bacari.

O jogo começou com um caudal ofensivo assinalável por parte dos academistas, com o trio da frente a mostrar-se perdulário na hora do golo. Bacari e Baio tiveram boas ocasiões para marcarem. Luisinho foi o assistente de serviço e, para nós, o melhor em campo. E foi dos seus pés que nasceu o primeiro golo da tarde, à passagem da meia hora de jogo. Cruzamento perfeito do lado direito do ataque do Académico, e Baio de cabeça não perdoou. 1-0 que já se justificava algum tempo, e que era escasso dadas as ocasiões de golo.

No 2º tempo, o Oliveira com a entrada de Nuno Pedro, parecia ter mais bola na zona central. Contudo, as ocasiões de golo continuavam a pertencer ao Académico de Viseu. Hélder Rodrigues, que foi aposta de Lima Pereira para o lugar de Baio, teve o golo nos pés por três vezes. Na primeira, após passe de Luisinho, quis fintar os adversários, quando o remate imediato se justificava, dado que a baliza estava deserta. No 2º lance, tinha Luisinho ao seu lado, mas acredito que não o tenha visto, e rematou ao lado. Emendou-se já no tempo de compensação, com uma arrancada impressionante, e isolado, não perdoou, matando o jogo, para descanso de todos os academistas. Vitória justa por 2-0.

Em suma, um vitória bem trabalhada por parte do Académico, que deu continuidade aos bons resultados. Se a exibição está longe de agradar a todos, a verdade é que os academistas vêm de três vitórias consecutivas, isto na “véspera” das visitas a Alba e Penalva do Castelo (nas próximas duas jornadas). Face à derrota caseira do Nogueirense (1-2 frente ao Avanca), os viseenses encontram-se no 2º posto com os mesmos 15 pontos da equipa de Nogueira do Cravo. O líder, Penalva do Castelo, está à curta distância de três pontos, com 18 pontos conseguidos até ao momento, depois dum excelente triunfo no reduto do Alba.

Força Académico!

João Monteiro

22 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente, 1-0 aos 30 minutos!

Embora sem jogar nada, o 1-0 já está. Es+eramos é por futebol, pode ser?

Lumago

domingo, 06 novembro, 2011
luis pessoa disse...

Muito melhor o resultado que o futebol praticado. Depois de tantos jogos, este Académico parece o FCPorto deste ano, cada vez pior, de jogo para jogo! Não devia ser o contrário?
Vamos ver o que nos dá a segunda parte. Vai começar, Académico!

Lumago
Lumago

domingo, 06 novembro, 2011
Anónimo disse...

Começa a ser exasperante a falta de qualidade das exibições do nosso Académico. Não basta ganhar...

domingo, 06 novembro, 2011
Anónimo disse...

Mais um jogo, mais uma vitória, e isso é importante, muito importante, mas vamos à forma como tudo aconteceu: O Académico entra bem, no jogo, muito bem e nos primeiros 5, 10 minutos já tinha criado 2 oportunidades claras de golo, depois, bem depois voltou a acontecer aquilo que tem acontecido demasiadas vezes, neste início de temporada, o Académico desaparece do jogo, ou seja deixa de conseguir construir jogadas com princípio e meio, ou seja falham as tais transições, e o jogo torna-se aborrecido e sem interesse. Quando tudo estava equilibrado o Académico chega ao golo por volta da meia hora e até final da 1ª parte pouco mais se viu, digno de registo. Na 2ª parte o Académico, fruto também, é verdade de um melhor Oliveira, com a entrada do nº 18, o jogo estava equilibrado, com ligeira supremacia do Oliveira. Entretanto em contra ataque o Académico consegue um primeira clara oportunidade de golo e de seguida mais duas por Hélder Rodriges e Luisinho. Como quem não marca “sofre”, pairou sobre o Fontelo a possibilidade de algo desse género poder acontecer, pois o Oliveira construía algumas jogadas com perigo para a nossa baliza. Contudo já em período de descontos, o Académico finalmente acaba com a incerteza numa jogada rápida de contra-ataque num excelente golo de Hélder Rodrigues.
Em resumo vitória justa do Académico, com bons períodos de futebol, mas ainda muita intranquilidade na equipa e longos períodos de futebol longe do aceitável.
A arbitragem esteve em excelente plano, pese embora uma falta assinalada já em período de descontos contra o Académcio que deixa muitas dúvidas, mas fora isso esteve bem, muito bem é é difícil de entender algumas criticas vindas da bancada à atuação do árbitro, difícil de perceber, pois há quem esteja na bancada apenas para dizer mal de tudo e de todos, mesmo do nosso jogadores que assim dificilmente têm a tranquilidade necessária para explanarem o seu futebol.
Para essas pessoa, que repito, são em reduzido número e não representam a esmagadora maioria de sócios e adeptos do Académico (os que apoiam e sabem ver futebol, criticando quando tal se justifica mas aplaudindo e reconhecendo as coisas boas quando elas também acontecem), eu vos digo, não percebeis nada de futebol e digo-vos ainda mais, Hélder Rodrigues é uma talento natural, um jogador como poucos e vamos desejar que fique por muitos e longos não no Académico, acompanhando as nossas sucessivas subidas, é um Jogador Fantástico que precisamos acarinhar e não criticar na 1ª falha, pois é um jogador jovem, muito jovem, com uma talento natural, repito, do melhor que pisou o Fontelo nos últimos anos. Vai ser um jogador que vai dar muito que falar e calar muitos dos críticos que nada perdoam e nada toleram. Os verdadeiros Academistas só têm que apoiar o Hélder Rodrigues, exigindo sim, mas tolerando e apoiando, pois é repito, uma talento natural, uma jogador fabuloso, daqueles que dá gosto ver jogar.

O Oliveira de Frades (GDOF) apresentou uma equipa na 2ª parte com um futebol solto, e razoável, podendo em meu entender manter-se claramente na 3ª divisão, pois conseguiu no Fontelo discutir o resultado até ao fim do jogo! Para quem não sabe, o Oliveira de Frades, na década de 80 (início) foi aos quartos de final da taça de Portugal, tendo pelo caminho eliminado, entre outros, o Portimonsense da 1ª Divisão, o Paços de Ferreira, na altura da 2ª e só caindo com o Belenenses. Caso passa-se nas meias finais poderia ter jogado com o Benfica, pois foi o Belenenses que esteve nesse jogo.
Há que dar mérito ao GDFO pelo facto de ter feito o jogo pelo jogo não se tendo remetido a uma defesa de muitos homens, como sucede com muitas outras equipas que visitam o Fontelo.

Força Académico rumo à Subida!
Força Oliveira rumo à manutenção!

Carlos Silva

domingo, 06 novembro, 2011
Anónimo disse...

Mais uma vitória, a 3.ª consecutiva, no que se espera que seja uma senda com muitas mais. Que assim continue, rumo à segunda divisão e se não der para nota artística, paciência, passe o lugar comum, o que conta são os 3 pontos.

Allez, académico, allez.

Luís Luís sócio n.º159

domingo, 06 novembro, 2011
Anónimo disse...

Sr Lumago,com todo o respeito,mas quando é que o senhor vai ficar contente???
Continuando...O árbitro não esteve mal, mas também não esteve bem! Algumas falhas, no entanto sem que tivessem infuência no resultado, agora o "bandeirinha" que acompanhou o ataque do Académico na segunda parte...deixou muito a desejar!
Também não posso concordar com as críticas ao Hélder Rodrigues...mas percebo que muitas vezes acontecem no "calor" do momento...E que os adeptos que o criticaram, fizeram rapidamente as pazes quando ele fez o 2-0! Agora alguns "adeptos" têm de aprender a puxar pela equipa(o ideal era sempre!), e deixarem de criticar tudo e todos! Como aqui já disse, o Fontelo não é um gabinete de Psicologia!!Se estão de mal com a vida aproveitem o domingo para espairecer e vão deitar comida aos patos e ver os pavões!!
Força Hélder!Estaremos sempre contigo!Ainda nos vais dar muitas mais alegrias!
E aliás, hoje voltou-se a comprovar que temos uma equipa unida! Parabéns a todos! Continuem a trabalhar e a acreditar no vosso valor! Nós cá estaremos para vos apoiar!
Força Académico!

domingo, 06 novembro, 2011
Anónimo disse...

Bravo Equipa! Estes três pontos vêm mesmo a calhar numa altura em que teremos dois jogos fora seguidos (Alba e Penalva do Castelo). Cada vez me convenço mais que o regresso do Baio e do Bacari acrescentaram sangue novo ao Académico. Continuamos, contudo, a falhar muitas situações claras de golo (o que pode levar a ansiedade dentro do campo e nas bancadas).

Espero que esta série de resultados positivos traga mais gente ao Fontelo (notou-se um incremento de público na Superior Central - infelizmente não tive oportunidade de ver o jogo mas reparei nas imagens da SportViseu). Aos poucos espero que a Cidade se vá (re)aproximando do NOSSO Académico de Viseu. Concordo em pleno com o Sr. Carlos Silva quando refere que o Hélder Rodrigues é uma grande jogador e gostei de ver aquela assistência do Luisinho. A pouco e pouco já vamos na terceira posição em igualdade pontual com o segundo classificado. É preciso continuar a trabalhar para que no final a festa seja nossa.

Viva o Académico de Viseu!
Rumo à subida à II Divisão!

segunda-feira, 07 novembro, 2011
Anónimo disse...

É impressionante...Eu já disse que por motivos diversos, dificilmente deixaria algum comentário neste espaço. Porém, nao posso deixar de uma vez mais lamentar o conteúdo dos comentários que li esta e a semana passada. Eu sei que não me compete concordar ou não com os restantes comentários mas é difícil resistir. Quando o clube perde ou empata , maltratam-se os jogadores e pede-se a cabeça do treinador a toda a hora em todos os jogos, qundo vence é porque jogou mal não merecia ganhar, etc, etc...! Não há pachorra para isto. Santa paciencia. Eu é que não queria ser padre nesta paróquia. Juízo teem os directores do clube que já sabem o que a casa gasta e não ligam patavina a estes pseudo adepatos....No meu tempo em Viseu, não era assim...Paciência tem limite...! Carlos Ferreira Toronto

segunda-feira, 07 novembro, 2011
Marco Gomes disse...

Alguém sabe onde vai ser disputado o próximo jogo? o Alba tem andado com a casa às costas...

segunda-feira, 07 novembro, 2011
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Caro academista Marco Gomes. Para já ainda não é conhecido o campo. Se bem que ontem a equipa do Alba jogou em Oliveira do Bairro.

segunda-feira, 07 novembro, 2011
Anónimo disse...

Uma coisa é a alegria pela vitória e essa astá sempre presente quando a equipa ganha, outra bem diferente é ficarmos alegres por vermos a equipa jogar mal, quase sempre mal.
Como sabemos que uma equipa tem muito mais possibilidades de ganhar quando joga bem, é lógico que fiquemos apreensivos ao vê-la jogar assim, ou não?
Ir ganhando, não é mau, mas quando GANHAR mesmo, jogando bem, ficaremos muito mais repousados. É que ganhar jogando mal não costuma durar muito tempo.
Quando se saberá onde é o próximo jogo? Alguém pode dizer?
Obrigado

Lumago

segunda-feira, 07 novembro, 2011
José Carlos Ferreira disse...

O jogo é no dia 13. Vou perguntar ao Zé Bastos e se tiver resposta direi.

segunda-feira, 07 novembro, 2011
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Está confirmada a alteração no site da FPF. O jogo será no CAMPO S. SEBASTIÃO (Relv. Sintetico) - OLIVEIRA BAIRRO.

segunda-feira, 07 novembro, 2011
Viriatus disse...

Boa tarde!

Peço desculpa por incomodar, mas porque li algures, que vinha um médio brasileiro de nome Adriano, gostava de saber se corresponde ou não à verdade.

Obrigado!

segunda-feira, 07 novembro, 2011
Anónimo disse...

Mais uma excelente vitória (3ª consecutiva) do nosso Académico. Não percebo muito de futebol, mas, salvo situações pontuais em alguns jogos, o Académico tem sido superior aos seus adversários. Não falo de situações tecnico-táticas porque, como disse, sei pouco de futebol, mas que tem tido muitas mais opotunidades de golo do que os seus adversários, não existem quaisquer dúvidas. Gostaria que neste blog houvesse algum técnico, de futebol que comentasse, numa perpetiva de organização de jogo, os jogos do Académico, para termos a noção aproximada do que é jogar bem, mal ou assim-assim.
Lendo alguns comentários (poucos por sinal), continuam alguns adeptos (que se dizem) a dizer que o Académico joga mal, mas gostaria de saber qual é a sua ideia de jogo, para perceber qual a razão para determinados comentários, que mais me parecem de "deita-a-baixo". Não sei qual é a equipa no mundo (talvez o Barcelona ou nem seque essa) que, para o Sr Lubango, joga bom futebol? os seus comentários são sistematicamente depreciativos relativamente ao Académico e o que é demais é moléstia.
Saudações desportivas e no próximo Domingo lá estarei para continuar a apoiar o nosso Académico.

terça-feira, 08 novembro, 2011
José Carlos Ferreira disse...

Só vi o primeiro jogo do campeonato em canas de Senhorim naquele que foi o pior resultado do Académico nestas primeiras jornadas – basta olhar para a classificação do Canas de Senhorim.
Com o passar do tempo tenho ouvido críticas à maneira de jogar da equipa, críticas essas que confirmam o que vi na primeira jornada.
Mas nem tudo pode ser mau, uma vez que o Académico está apenas a 3 pontos da liderança e tem os mesmos pontos que uma equipa que é uma das maiores candidatas à subida (Nogueirense).
No entanto, só a partir de agora é que vamos ver o que realmente vale esta equipa. Ainda não ganhamos a ninguém dos seis primeiros lugar. Perdemos em casa com o Nogueirense e empatamos em Avanca. Agora vamos jogar com Alba (f), Penalva (f) e Bustelo (c). Para ganhar estes jogos bastará jogar o que estamos a jogar? Espero que sim.
Posto isto se não entendo posturas de “bota abaixo” também não entendo tanta crítica a quem crítica. São preferíveis estes adeptos àqueles que à primeira contrariedade fogem – ou àqueles como eu vêm poucos jogos. Rui Bento, treinador do Beira-Mar, disse um dia destes “venham ao estádio, nem que seja para criticar o treinador”.
O Sr. Lumago não precisa que eu o defenda (por vezes também não concordo com o que diz) mas ele não diz coisas muito diferentes das que ouço nos relatos da Estação Diária (a mais crítica) e Rádio Lafões (mais comedida), nem o que leio quer no Viseu Desportivo ou no Sport Viseu.

terça-feira, 08 novembro, 2011
Anónimo disse...

Ainda não entendo porque se critica sempre mesmo a ganhar´, este vicio do povo português tarda em desaparecer.
Como é possível dizer que o académico jogou mal? Jogou o bastante para ganhar por 3 ou 4, certo que o Oliveira tambem teve as suas oportunidades e penso até que o golo que marcou não estava em fora de jogo mas olhando para as oportunidades do Académico facil de ver que foi superior.
Nesta divisão dificílmente se vê bom futebol (nem na I OU II liga).
Numa equipa com laterais adaptados e com jogadores como casal (bom jogo) que tem que jogar fora da sua posição, sem um médio ofensivo que consiga acompanhar o ataque e que seja um apoio ao ponta de lança tambem não é facil, o plantel é desiquilibrado em alguns setores. O Lima Pereira parece ser uma pessoa competente, temos de transmitir confiança a estas pessoas que vêm para ajudar e não andar sempre a criticar e a pedir sempre a mudança de treinador. Os jogadores precisam de sentir mais apoio é preciso compreender que não é facil sair da 3ª divisão se não houver união entre todos.
No final da época se o Académico subir a festa é de todos mas para isso é preciso muito esforço e união.

Abraço a todos

Rui Lage

terça-feira, 08 novembro, 2011
Anónimo disse...

Palavras sábias do grande Rui Lage. Devemos seguir o exemplo de uma pessoa que fala com conhecimento de causa e que é um exemplo para todos os Academistas. Penso que um dos problemas é que quando vamos assistir aos jogos levamos na mente o futebol que observamos na televisão. Obviamente que na III Divisão não é possível assistir ao mesmo nível de espectáculo! Tenho a perfeita noção que o que me faz seguir o Académico é a grande paixão que tenho pelo Clube (não o nível das exibições).

Saudações.

Força Académico!

quarta-feira, 09 novembro, 2011
Anónimo disse...

É isso Rui, faltam pessoas assim no futebol em Viseu!

quarta-feira, 09 novembro, 2011
José Carlos Ferreira disse...

O Rui Lage tem obviamente razão. Mas reparem no que ele diz “o plantel é desequilibrado em alguns setores”. Não será esse “desequilíbrio” o “culpado” pelas exibições menos conseguidas?

quinta-feira, 10 novembro, 2011
Anónimo disse...

Rui Lage, como academista e conhecedor do fenomeno futebolistico, faz uma análise positivista e objectiva do jogo. Perece que respondeu ao meu apelo - que apareçam tecnicos a comentar os jogos do Académico- o que agradeço, e espero que aqueles que acham que o Académico joga sempre mal e que fazem sempre uma critica depreciativa "ponham os olhos" no Sr RUI. Quanto á equipa ser desiquilibrada, Sr José Carlos Ferreira, a análise aos jogos também pode ser feita de uma forma positiva tendo em conta esse mesmo desiquilibrio.
Saudações desportivas e força Académico.

quinta-feira, 10 novembro, 2011
Anónimo disse...

Obrigado Rui Lage!
A palavra é união, união e união!
Só assim podemos chegar ao tão desejado objectivo que é a subida!
Temos também de perceber, e como já aqui foi dito, que não podemos esperar que todas as equipas sejam uma espécie de Barcelona!!Por essas e por outras é que podemos dizer que, ser adepto do Académico é bastante mais especial do que de um clube como Benfica, Porto ou Sporting!
Quanto ao desequilibrio do plantel...muitas vezes o equilibrio ganha-se com esse suposto desequilibrio, e também acredito que a direcção estará atenta a essa situação.
Deixo aqui, mais uma vez, uma palavra de incentivo ao jogadores e equipa técnica! Força rapazes! Juntos, com garra e preseverança vamos conseguir! Acreditem no vosso trabalho!
Académico! Académico! Académico!

quinta-feira, 10 novembro, 2011