terça-feira, outubro 11, 2016

Apresentação do adversário: SCU Torreense

NOME: Sport Clube União Torreense
Ano de Fundação: 1917
Localidade: Torres Vedras
Associação: Lisboa
Estádio: Campo Manuel Marques
Equipamento: Camisola e meias bordeaux, calções azuis


RESUMO HISTÓRICO

O Torreense anda nos nacionais, de forma interrupta, desde a longínqua época de 1937/1938.

Constam no seu currículo seis presenças na I Divisão. Tudo começou na época 55/56 permanecendo até 58/59, com dois sétimos lugares e um oitavo antes de desceram. Em 64/65 voltaram à I Divisão mas foram últimos e desceram de novo. A última presença foi na época 91/92, foram 16º e voltaram a cair.

Curiosamente a última vez que estiveram na I Divisão, foi à custa do Académico. Terminaram a época 90/91 com os mesmos pontos do Académico, mas beneficiaram do facto de terem vencido em casa (3-1) e terem empatado no Fontelo (1-1). Beneficiaram ainda de um autogolo suspeito, no último minuto do último jogo, que levou o Torreense para a I Divisão. Foi o “caso Elísio” como recordado aqui e aqui.

Desde 97/98, desceu juntamente com o Académico, que não voltou a jogar nos campeonatos profissionais.

No que concerne à Taça de Portugal o seu maior feito aconteceu na época 56/57. Depois de terem eliminado Beja, Sporting, Braga e Belenenses perderam na final com o FC Porto (2-0). 
Em 83/84, com o clube na II Divisão, voltou a causar sensação ao cair nos quartos-de-final, novamente aos pés do FC Porto, mas apenas após prolongamento. 
A última vez que causou sensação na “prova rainha” foi na época 98/99 quando voltou a cair nos quartos-de-final, frente ao V. Setúbal, isto depois de terem eliminado o FC Porto em pleno Estádio das Antas.


Passado em comum

Até agora Académico e Torreense encontraram-se em 41 ocasiões. O Académico venceu 21 jogos, empatou 11, perdeu 15, marcou 61 golos e sofreu 58. No Fontelo o Académico tem um saldo de 16V, 4E, 4D, 44 golos marcados e 25 sofridos. Fora de casa tem 5V, 7E, 11D, 17 golos marcados e 33 sofridos.

Na Taça de Portugal esta será a terceira vez que se encontram. Até agora a nossa superioridade é total. Em 77/78, como o Académico na II Divisão e o Torreense na III, vencemos por 3-1. Na época seguinte, com o Académico na I Divisão e o adversário na II, o nosso clube voltou a passar mas só no jogo de desempate. 

A má notícia é que o Académico não venceu nenhum dos últimos 10 jogos efetuados em Torres Vedras.

Gil e Zeca são os jogadores que mais vezes marcaram ao Torreense, na qualidade de futebolistas do Académico, com 3 golos cada. Augusto, com 13 jogos, foi o atleta academista que mais vezes defrontou o Torreense. Seria esta a equipa tipo do Académico em jogos com a turma de Torres Vedras: Augusto; Rogério, José Duarte, Fernando e Sérgio; Rui Lage, Penteado e Chalana; Paulo Listra, Póvoas e Pipa.

Equipa da final da Taça de Portugal. Foto retirada daqui

49/50 (II) – Torreense 0-1 Ac. Viseu (marcador não identificado); Ac. Viseu 5-2 Torreense (Hugo, Zeca 3, Ferreira);
50/51 (II) – Torreense 1-0 Ac. Viseu; Ac. Viseu 1-1 Torreense (Raul Silva);
52/53 (II) – Torreense 1-2 Ac. Viseu (marcador não identificado e Pedro); Ac. Viseu 1-0 Ac. Viseu (Ferreira); Torreense 2-0 Ac. Viseu; Ac. Viseu 2-2 Torreense (Raul Silva, Póvoas);
54/55 (II) – Torreense 3-0 Ac. Viseu; Ac. Viseu 2-0 Torreense (Julinho, Prado);
59/60 (II) – Ac. Viseu 3-2 Torreense (Ramiro 2, Orlando); Torreense 1-2 Ac. Viseu (Franco, Quintino);
76/77 (II) – Torreense 1-1 Ac. Viseu (Ferrão); Ac. Viseu 3-1 Torreense (Cavaleiro 2, Félix);
78/79 (Taça) – Torreense 0-0 Ac. Viseu; Ac. Viseu 2-0 Torreense (Alberto 2);
79/80 (II) – Ac. Viseu 2-0 Torreense (Nelito, N’Habola); Torreense 2-2 Ac. Viseu (Águas, Inaldo);
82/83 (II)Ac. Viseu 0-3 Torreense; Torreense 0-1 Ac. Viseu (Cunha);
85/86 (II) – Torreense 3-1 Ac. Viseu (Leal); Ac. Viseu 3-0 Torreense (Gil 2, Cunha);
86/87 (II) – Torreense 4-1 Ac. Viseu (Rui); Ac. Viseu 0-2 Torreense;
90/91 (H) – Ac. Viseu 1-1 Torreense (Zé da Rocha); Torreense 3-1 Ac. Viseu (Zé da Rocha);
93/94 (H) – Ac. Viseu 2-0 Torreense (Zé de Angola, João Luís); Torreense 2-0 Ac. Viseu;
97/98 (H) – Torreense 1-1 Ac. Viseu (Chalana); Ac. Viseu 2-1 Torreense (Pinha, Edmilson);
98/99 (II) – Ac. Viseu 2-2 Torreense (Santos, Edson); Torreense 1-0 Ac. Viseu;
99/00 (II) – Torreense 1-0 Ac. Viseu; Ac. Viseu 1-0 Torreense (Jacques);
00/01 (II) – Torreense 2-0 Ac. Viseu; Ac.Viseu 2-1 Torreense (Bispo, Santos);
01/02 (II) – Torreense 1-1 Ac. Viseu (Febras); Ac. Viseu 2-0 Torreense (Lemos, Amorim);
02/03 (II) – Ac. Viseu 1-2 Torreense (Fábio); Torreense 1-1 Ac. Viseu (Nuno Miranda);
03/04 (II)Ac. Viseu 1-3 Ac. Viseu(Antero); Torreense 1-1 Ac. Viseu (Rui Miguel);
04/05 (II) – Torreense 2-0 Ac. Viseu; Ac.Viseu 2-0 Torreense (Chicabala 2).

PLANTEL

GUARDA-REDES

Cléber Santana – Brasileiro de 26 anos, terceira época no Torreense. Veio para os juniores do Alcanenense, onde se iniciou como séniro, e já passou também por Monsanto e Sertanense. Defrontou o Académico na época 10/11, quando jogava no Monsanto e venceu-nos 3 jogos, tendo empatado apenas um. Tem qualidade.

João Ascenso – 25 anos, segunda época no Torreense. Formado no Estrela da Amadora, Atlético e Real. Tem jogado muito pouco por onde tem passado – nunca jogou nos escalões profissionais e até andou pelas distritais – em clubes como Real, 1º Dezembro, Lourel, carregado e Pêro Pinheiro. Nunca defrontou o Académico.

Marcelo Deodato – 28 anos, ex Ericeirense. Na sua formação conta com uma breve passagem pelo Sporting, além de Malveira, U. Madeira e E. Amadora. Andou pela terceira divisão (Malveira), regionais (Odivelas, Vila Franca do Rosário e Eiceirense) e CNS (1º Dezembro, Malveira e Peniche). Nunca defrontou o Académico.

DEFESAS

Junshuai Liu – 21 anos, ex Jiangsu Suning (China). Antes de ido para a China terminou a formação no Real e jogou no Cacém e Torreense.

Qin Cheng – 20 anos, chinês, ex Oriental Dragon. Completou a formação no Sacavenense e na época passada jogou nos distritais de Setúbal. Nunca defrontou o Académico.

Rafael Pinto – 19 anos, ex junior. Formado no clube, com uma pequena passagem pelo A-dos-Cunhados.

João Lobo – 19 anos, formação no Louletano e Torreense. Ex junior, embora já tenha jogado nos seniores enquanto junior. Nunca defrontou o Académico.

David Rosa – Defesa direito, 26 anos, ex Malveira. Formado no Linda-a-Velha, CAC e Real foi nestes últimos que se iniciou como sénior (IIB e III). Também jogou no Casa Pia. Nunca defrontou o Académico.

Fábio Santos – Defesa direito/defesa central, 26 anos, segunda época consecutiva no Torreense, quinta no total. Começou a sua formação no Lourinhanense e terminou no Torreense. Antes de voltar a casa ainda jogou no Lourinhanense, Fátima e Benfica de Castelo Branco mas sem nunca defrontar o Académico.

Rui Burguette – 28 anos, defesa esquerdo, ex Peniche, terceira época no Torreense. Lembram-se dele? Em 2013/2014 foi anunciado como reforço do Académico, fez um treino… e foi-se embora!
Passou pelo Benfica e acabou a formação no E. Amadora. Iniciou-se como sénior no Mafra e andou sempre pela II B/CNS (Torreense, Oriental, Sintrense, 1º Dezembro, Malveira e Peniche). Nunca defrontou o Académico.

Bruno Sales – Defesa central, 21 anos, ex Ericeirense. É sobrinho de Jorge Jesus. Formado no Benfica e Belenenses, passou como sénior por Mafra, 1º Dezembro e Ericeirense (regionais) sem grande sucesso. Nunca defrontou o Académico.

Dalhata Soro – Defesa central de 23 anos, terceira época no Torreense. Veio para Portugal para jogar no Tourizense, onde fez uma boa época e depois seguiu-se Famalicão e Vila Flor. Jogou pouco na época passada. Encontroy o Académico na época 12/13, ao serviço do Tourizense, tendo sido utilizado nos dois jogos (uma vitória e uma derrota).

Welinton – brasileiro, defesa central, 26 anos, segunda época no Torreense. Veio do Brasil para terminar a formação no Sporting. Depois de uma breve passagem pelo Brasil regressou para jogar no Alcanenense (distrital). Depois andou sempre pelos nacionais – III Divisão (Monsanto) e IIB (Monsanto, Sertanense, Operário e Torreense).
Como jogador do Monsanto defrontou o Académico em 2011/2012. Fez os 90 minutos do Monsanto 4-1 Ac. Viseu, o jogo todo do Ac. Viseu 2-5 Monsanto e os 90 minutos do Ac. Viseu 0-0 Monsanto.


MÉDIOS

Boxuan Feng – 19 anos, chinês, formado no clube. Nunca defrontou o Académico.

Shang Ji – 22 anos, chinês, ex Oriental Gragon (regionais de Setúbal). Terminou a sua formação no Casa Pia e como sénior tem passagens pouco profícuas por Amora, Real e Sacavenense.

Lingfeng Zhang – chinês de 19 anos, ex junior do Sporting.

Tomás Jorge – 19 anos, ex junior do Tondela. Tem ainda formação no Sporting, Belenenses, E. Amadora, Caldas e Sacavenense.

Stephen Eustáquio – 19 anos, médio defensivo/médio centro, terceira época no Torrense. Passou pela formação do Nazarenos e U. Leiria. Era junior de primeiro ano quando fez vários jogos pelo Nazarenos (distritais). No último ano de junior mudou-se para o Torreense, chegando a jogar na equipa principal. Na época passada fez 25 jogos e na presente época continua a mostrar que tem qualidade.

Tiago Esgaio – 21 anos, ex Caldas. Tem formação no Nazarenos, U. Leiria e Rio Ave. Como sénior foi importante no Caldas. É irmão de Ricardo Esgaio (Sporting).

Diego Zílio – Médio ofensivo, 27 anos, brasileiro, segunda época no Torreense. Veio para Portugal para os juniores do Alcanenense, onde se estreou como sénior chamando à atenção do Marítimo, de onde não passou da equipa B, e depois de uma experiência de três épocas na Alemanha (regionais), andou por Alcanenense (outra vez e deu nas vistas com 15 golos em 32 jogos), Santa Clara, União de leiria e Loures. Nunca defrontou o Académico.

AVANÇADOS

Sun Zhaoling – Chinês de 20 anos, ex Pinhalnovense. Formação no Sacavenense, jogou pouco na época passada no CNS.

Hélio Vaz – Extremo de 25 anos, ex Peniche. Terminou a formação no Benfica (último ano) depois de passar do Olímpico do Montijo e Montijo. Como sénior esteve uma época na Segunda Liga (Atlético) e na primeira divisão do Chipre (Doxa). A maior parte da carreira andou pela IIB/CNS/CPP em clubes como Mafra, Tondela, Casa Pia e U. Leiria.
Ao serviço do Mafra (09/10) foi suplente utilizado no empate em Mafra (0-0).

Leo – Extremo de 25 anos, ex Loures. Formação no Ponte Frielas e Loures. Jogou nos distritais (Musteirense e Malveira), III Divisão (Sacavenense) e CNS – Cova da Piedade, Malveira e Loures. Nunca defrontou o Académico.

Bonifácio – Ponta de lança, de 31 anos, ex Malveira. Ericeirense e Mafra são os clubes onde fez formação. Passou diversos anos nos mafrenses, sempre na IIB/CNS. Também no CNS jogou no Malveira. No Igreja Nova jogou na III Divisão. Teve passagens pelo Chipre (Doxa e Anagennisi Deryneias) e Macedónia (Vardar Skopje).
Defrontou o Académico em 09/10, fez os 90 minutos em Mafra (0-0) e na segunda volta foi autor do golo do empate (2-2) depois de sair do banco de suplentes.

Tiago Pereira – Ponta de lança de 26 anos, ex Loures. Quase toda a formação no Loures, onde se estreou como sénior jogando várias épocas nos distritais. Nos distritais jogou ainda no Murteirense. Na segunda liga teve uma breve passagem pelo Atlético. Na IIB/CNS jogou no Padroense, BC Branco e Loures.
Enquanto jogador do Atlético foi suplente não utilizado na vitória academista (3-0) na 15ª jornada da Segunda Liga da época 13/14.

Treinador: Rui Narciso - Começou a carreira de treinador nas camadas jovens do Torreense. Na época 12/13 iniciou a sua carreira nos séniores, fazendo apenas os dois primeiros jogos da época. 
Em 2013/2014, orientou o Malveira e sagrou-se campeão distrital conseguindo mantar o clube no CNS na época seguinte. 
Na época passada substituiu no Torreense o nosso conhecido Filipe Moreira a apenas 3 jornadas do fim da competição. Com a equipa em lugar de play off, para descidir se descia ou não, em 3 jogos conseguindo um empate e duas vitórias e alcançou a manutenção direta pelo que inciou a presente época como treinador principal. 

JOGADORES QUE ACTUARAM ÑOS DOIS CLUBES

Alain – Ac. Viseu (90/92); Torreense (96/98);
Arnaldo Silva – Ac. Viseu (80/81); Torreense (83/84);
Baltazar – Ac. Viseu (80/81); Torreense (86/88);
Bispo – Ac. Viseu (99/01); Torreense (01/02);
Cabrinha – Torreense (64/65), Ac. Viseu (67/68);
Carapinha – Torreense (55/56, 57/58), Ac. Viseu (58/59);
Clodoaldo – Ac. Viseu (96/97), Torreense (97/98);
Hélio – Ac. Viseu (86/87), Torreense (87/88);
José Fernando – Torreense (85/86), Ac. Viseu (89/90);
João Peixe – Ac. Viseu (03/04), Torreense (09/10);
José Alhinho – Torreense (80/83), Ac. Viseu (88/89);
Leonel – Ac. Viseu (13/14), Torreense (15/16);
Mauro Silva – Ac. Viseu (93/94), Torreense (97/99);
Nuno Santos – Torreense (02/03), Ac. Viseu (03/04);
Orlando – Torreense (93/94), Ac. Viseu (97/98);
Ouattara – Ac. Viseu (13/14), Torreense (15/16);
Pais – Torreense (64/65), Ac. Viseu (66/74);
Rebelo – Torreense (94/95), Ac. Viseu (96/99);
Vítor Mantas – Ac. Viseu (00/01) e Torreense (00/01).

0 comentários: