domingo, novembro 25, 2018

Recordar: Febras

NOME COMPLETO
Jorge Manuel Ribeiro Cardoso
NOME
Febras
DATA DE NASCIMENTO
25/11/1973
NATURALIDADE
Cambres – Lamego
POSIÇÃO
Avançado
ESTREIA
Torreense 2-0 Ac. Viseu (08/10/2000)
PRIMEIRO GOLO
Cucujães 2-2 Ac. Viseu (27/05/2001)
JOGOS
35
GOLOS
8
ÉPOCAS
00/02



Foi júnior da Académica e por lá passou algumas épocas (94/00) chegando a actuar na I Divisão e a marcar golos importantes nessa divisão. 


No Académico de Viseu esteve duas épocas, ambas na II Divisão, tendo feito 6 jogos e um golo, na primeira época, e 29 jogos e 7 golos na segunda época.

Outros clubes por onde passou: Naval (92/94), Gil Vicente (98/99), Lousada (01/03, 04/06), Vizela (03/04), Sabah da Malásia e Lamego (06/07).

18 comentários:

Anónimo disse...

o FEBRAS neste momento é treinador adjunto do Sporting de Lamego,ele é natural de cambres-lamego.

terça-feira, 25 novembro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Que achavam dele como jogador? Hist+ortia que tenham para contar.

terça-feira, 25 novembro, 2008
Anónimo disse...

A meu ver este jogador não tem história no Ac.Viseu. Foi à conta de meninos como este que o clube chegou onde chegou...ao fim. Ele veio da Académica completamente arruinado de um joelho e poucos jogos fez em Viseu, não tenho a certeza mas penso que nunca jogou os 90 mn, veio só receber uns trocos, porque jogar "tá quieto". è só a minha opinião.

quarta-feira, 26 novembro, 2008
Anónimo disse...

É verdade que ele não jogou muito no Académico, devido a essa lesão mencionada. Contudo era um ponta-de-lança de eleição, como provou em Coimbra. Mas fica registado pela passagem no nosso clube.

quarta-feira, 26 novembro, 2008
Anónimo disse...

ainda jogou o jogo todo contra o fc porto e no ac.viseu era medio e nao pontade lança

quarta-feira, 26 novembro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

É essa a ideia criar um espaço de debate. Espero que mais gente participe.

Ao Pedro: ainda não me esqueci da ajuda que prometeste. Assim que tiver tempo mando-te um mail.

quarta-feira, 26 novembro, 2008
João Nunes disse...

Febras
Data Nascimento 25-Nov-73
Posição Avançado
Épocas Anteriores no AC VISEU

1991 - 1992 Académica Jun.
1992 - 1993 Naval
1993 - 1994 Naval
1994 - 1995 Académica
1995 - 1996 Académica
1996 - 1997 Académica
1997 - 1998 Académica
1998 - 1999 Académica + Gil Vicente
1999 - 2000 Académica
2000 - 2001 AC. VISEU

Mais informações em http://playacadviseu.blogspot.com

quarta-feira, 26 novembro, 2008
Anónimo disse...

o febras jogou ainda alguns jogos pelo académico,teve lesão no joelho mas isso faz parte do futebol,ele era avançado e não medio,tanto jogava no centro como na direita.

quarta-feira, 26 novembro, 2008
Anónimo disse...

II DIVISÃO B - ZONA CENTRO - 14 .A JORNADA – 2001/2002

Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras

ÁRBITRO: José Albino (Algarve)

TORREENSE 1 - 1 AC. VISEU

AC.VISEU - Augusto; Rogério, José Duarte, Mauro e Bruno; Lage, Fernando, Adilson (Amorim, 50 m) e Listra; Febras (Pedros, 74 m) e Lemos
TREINADOR: Luís Almeida


TORREENSE - Hugo Alves; Sérgio Santos, Esteves, Lima e Bispo; Filipe Correia, Bruno (Seul, 62 m), Canoa e Onkem; Igor (Pateiro, 62 m) e Bernardo (Dionísio, 74 m)
TREINADOR: Luís Brás

AO INTERVALO: 0-0

MARCADOR(ES): Febras (59 m) e Bernardo (69 m)

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Adilson (40 m), Correia (41 m), Listra (57 m), José Duarte (60 e 69 m), Amorim (67 m) e Bispo (87 m). Cartão vermelho, por acumulação, a José Duarte (69 m), e directo a Lage (69 m)

Neste jogo onde o académico foi muito prejudicado pelo arbitro,o Febras marcou o golo que na altura punhao académico a ganhar 1:0,depois o torreense empatou com um golo ilegal e no mesmo minuto o ze duarte e o lage foram expulsos.

quarta-feira, 26 novembro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ao anónimo que deixou os onzes deste jogo: sabe em que data se realizou esse jogo?

quinta-feira, 27 novembro, 2008
Anónimo disse...

não tenho a certeza do dia mas foi em dezembro de 2001 na 14 jornada,sei que depois houve mais 1 jogo para o campeonato e a seguir o ac.viseu recebeu o fc porto para a taça no fontelo.

quinta-feira, 27 novembro, 2008
Anónimo disse...

Mais um jogo pelo Académico, na Covilhã, em que Febras esteve presente.


Ficha do Jogo

Estádio Municipal José Santos Pinto
21/10/01

Árbitro: José Figueiredo (Lisboa)
Árbitros assistentes: Pedro Ferreira e Mário Pedrouço

Sp. Covilhã - 1

Celso; Rui Morais, Piguita, João Carlos e Marco Abreu; Filipe Avelar (Pombo, 78m), Capelas, Trindade e Sousa (José Carlos, 45m); Hermes (Alexandre, 61m) e Riça.

Treinador: João Cavaleiro


Ac. Viseu - 0

Augusto; Rogério, Zé Duarte, Rui Carlos (Gil, 57m) e Bruno Almeida (
Sebastiem, 76m); Fernando, Lage, Adilson (Amorim, 37m) e Pedro Fonseca; Febras e Rui Santos

Treinador: Luís Almeida

Golos: Riça (49m)

Disciplina: cartão amarelo a Pedro Fonseca (46m), Lage (48m), Febras (50m), Bruno Almeida (66m), Fernando (70m) e Amorim (81m). Vermelho directo a Piguita (72m).

quinta-feira, 27 novembro, 2008
Pedro disse...

O Febras jogou contra o FCP. Tenho os jornais desse jogo e ainda o jogo todo em K7 VHS. Mas o Febras nao era eficaz. Esforçao, corria, mas nao eficaz. Lembro-me que marcou ao FCP, ao serviço da Académica.
Mesmo assim, tendo em conta os jogadores que passam por cá, era acima da média sem dúvida.
E veio um pouco por "amor" á camisola, acho eu.. já que estava na I divisão e é do Distrito..

quinta-feira, 27 novembro, 2008
Anónimo disse...

Ele veio pk ninguem o keria. Tava, como se diz na giria, arrumado para o futebol.

sexta-feira, 28 novembro, 2008
Anónimo disse...

Caro anónimo, penso que isso não seja verdade, uma vez que depois da sua vinda para o Académico, ainda foi fazer duas ou três boas épocas, no Lousada(9golos) e no Vizela(8golos).

sexta-feira, 28 novembro, 2008
Diário Regional disse...

O histórico Sporting Clube de Lamego, clube dono de um dos mais ricos palmarés na Associação de Futebol de Viseu, tenta, por estes dias, reerguer-se de um dos períodos mais difíceis da sua história. Desde o processo de alegada corrupção desportiva, à instabilidade directiva, após a saída do presidente Amândio Fonseca, o Lamego não tem tido vida fácil.
A própria inscrição do clube nos campeonatos distritais esteve em risco, tendo sido realizada já fora do período normal.
Solucionado esse problema, os lamecenses preparam já mais uma época na Divisão de Honra, agora com uma Comissão Administrativa a gerir o clube, e realizaram o primeiro treino na passada segunda-feira, já com a orientação do novo treinador, Febras, o conhecido jogador que passou por clubes como Naval 1.º de Maio, Académica, Académico de Viseu e o próprio Sporting de Lamego.

A motivação
de Vítor Rebelo
Natural de Cambres, Lamego, Jorge Cardoso, Febras para os amigos do futebol, tem assim o seu primeiro desafio como treinador principal no clube da terra, sucedendo a Vítor Rebelo com quem diz, em declarações ao Diário de Viseu, ter aprendido bastante.
"Aprendi parte do que sei com o Vítor Rebelo, com quem trabalhei na época passada aqui em Lamego. Tenho por isso que lhe fazer um agradecimento especial, até porque foi ele próprio que me motivou, e ao Moleiro (adjunto), a abraçar este projecto no Sporting de Lamego".

Equipa só pode
pensar na manutenção
Febras é claro quando fala em objectivos e apela ao bom senso de todos para perceberem que o tempo é de 'vacas magras'.
"A manutenção é o nosso único objectivo. Temos as nossas dificuldades e é preciso ter os pés bem assentes. Com a experiência que tenho, habituei-me a ser realista e a adaptar-me às dificuldades e limitações de cada clube. Não podemos ambicionar mais do que a manutenção".
Quanto ao plantel, Febras refere que as 'armas' disponíveis dão garantias para a 'guerra' da manutenção na Divisão de Honra.
"Temos um plantel com 16 jogadores, sendo que grande parte desses renovou da época passada. Já contratámos alguns e queremos ainda ter mais um defesa-central e um avançado, pelo menos. Ainda assim, os jogadores que temos dão-nos garantias para atingirmos os nossos objectivos, mas se pudéssemos ter mais alguns de qualidade seria óptimo".

Amigáveis já marcados
O Sporting de Lamego tem já, entretanto, dois particulares agendados. O primeiro realiza- -se já no próximo sábado, com os lamecenses a receberem o Fontelas, da AF Vila Real. Depois, a 12 de Setembro, o Lamego joga no Estádio dos Remédios com o Moimenta da Beira, num encontro sempre apetecível entre clubes rivais.
Quanto ao plantel, esse está ainda em aberto. O clube reforçou-se com dois juniores do Cracks de Lamego (Leandro, defesa, e Edy, médio). Contratou ainda o defesa Filipe ao Arguedeira e os médios Adriano (ex-Sande) e Daniel Bastos (ex-Santa Marta). Este último trata- -se de um regresso ao clube lamecense, após aventura no distrito vizinho de Vila Real. De resto, Febras destaca que o clube continuará a "apostar na prata da casa" para constituir os seus plantéis.
Da última temporada renovaram 10 elementos, entre eles o médio Nuno Binaia e o guarda-redes Marco Oliveira. Este último era dado pela própria Tarouquense como reforço garantido, mas a verdade é que o guardião renovou pelo Sporting de Lamego e tem treinado às ordens da equipa técnica liderada por Febras.

quarta-feira, 26 agosto, 2009
Anónimo disse...

não se esqueçam que a formação do Febras , foi feita no Cracks Clube de Lamego , onde foi meu colega de equipa

quinta-feira, 26 novembro, 2009
Record disse...

FEBRAS já passou por momentos melhores: o jogador, actualmente no Académico de Viseu, está afastado dos relvados desde finais de Outubro passado, devido a uma lesão bastante grave, nos ligamentos cruzados.

”Estou numa fase de saturação completa. A ansiedade de voltar aos relvados é enorme e isso acaba por não ser muito benéfico”.

O jogador quer voltar à equipa ainda no decorrer desta época, talvez em Abril. Aos 27 anos, diz que ainda tem muito a dar e que o Ac. Viseu pode ainda lutar pela subida:

”Temos uma palavra a dizer. Este grupo de trabalho merece uma outra divisão, mas as pessoas da cidade deveriam ajudar mais o clube”.

domingo, 25 julho, 2010