domingo, agosto 27, 2017

Ac. Viseu FC 1-0 SL Benfica B



O Académico recebeu hoje de manhã no Fontelo a equipa do Benfica B, e conseguiu o objectivo do jogo, 4ª vitória no campeonato, e manter-se nas posições cimeiras da classificação.

Já se sabia que a tarefa não iria ser fácil, uma vez que a equipa adversária, tem um plantel recheado de jovens cheios de valor. 

Francisco Chaló, fez uma alteração em relação ao jogo de Arouca, deu a titularidade a João Mario, em troca com Rui Miguel.

A primeira parte foi bastante repartida, com muita luta a meio campo, com supremacia para a equipa academista, com Sandro Lima a fazer mais um grande jogo, e a empolgar os colegas.

Destaque para a apresentação do novo reforço academista, no intervalo da partida, Avto, o primeiro Georgiano a vestir a nossa camisola. Apresentação aqui.

Como vem sendo tradição esta época, o Académico vem para as segundas partes com "ganas" de vencer.

 Foi logo aos 48 minutos de jogo, numa jogada de ataque, que Sandro Lima é impedido de se isolar frente ao guarda redes adversário, e é travado em falta. O árbitro entendeu que o lance não era para expulsão e apenas mostrou o cartão amarelo ao jogador benfiquista. 

Neste lance surge o golo de Sandro Lima, um livre superiormente executado. Estava feito o primeiro e único golo da partida. 

A equipa academista, a partir do golo mudou de estratégia, devido ao calor que se fazia sentir, preferiu dar a iniciativa de jogo ao adversário, para que este acabasse por se desgastar fisicamente, e assim que surgisse a oportunidade, e em contra ataque, acabasse por "matar" a partida.

João Mário teve oportunidade flagrante de marcar o segundo, mas frente ao guarda redes permitiu a defesa. Logo a seguir, bastante desgastado deu o lugar a Zé Paulo.

O Benfica B pressionava mais, e Chaló, decide tirar Sandro Lima, que apresentava fadiga muscular, e faz entrar Bruno Loureiro, para dar "pulmão" ao meio campo academista.

Zé Paulo, por duas vezes ainda tentou a sua sorte, mas quem estava por cima do jogo era mesmo o adversário, bola na barra da baliza de Peçanha, e duas intervenções de categoria máxima do guarda redes academista.

O jogo aproximava-se do fim, Kiko entra para o lugar de Lucas, o Benfica atacava, e por esta altura a poucos minutos do fim, o campo começava a ficar "inclinado", faltas e faltinhas a favor do adversário, e quando estas eram a favor da equipa de negro, passavam impunes aos olhos do juiz da partida. O amarelo mostrado a Fernando Ferreira é um bom exemplo.

Final da partida, vitória tão sofrida, quanto justa. 

Mais uma vitória, rumo ao grande objectivo, uma época tranquila, e com muita união dentro e fora das 4 linhas.

O Académico é grande, e hoje ficou mais uma vez comprovado, mas e sempre o mesmo lamento, numa cidade com 100.000 habitantes, o Académico não ter 900 associados é lamentável e lastimoso.

Não olhem para o lado, façam-se e tragam novos sócios, só assim se pode sonhar com outros objectivos.

Força Académico, parabéns equipa, técnicos e staff.

João Nunes

5 comentários:

Duvido, logo existo disse...

Uma dúvida: como está o processo de adesão?
Se fizer online, mandam-me o cartão e as modalidade de pagamento via correio ou e-mail ou ainda é preciso ir à sede presencialmente? É que vivo longe e assim seria tudo muito mais prático.

Obrigado.

domingo, 27 agosto, 2017
paulo teixeira disse...

Vitória complicada e muito suada com muito dedo de Peçanha mas é para isso que ele lá está, e pronto já estamos no poleiro outra vez e que bem que sabe olhar para cima e não ver ninguem, merecem a liderança pelo que fizeram até aqui, agora é continuar a jogar e lutar (no bom sentido) porque depois do jogo de ontem ficou provado que se tem de ter algo mais que bom futebol para singrar neste campeonato.
Proxima jornada é um escaldante Nacional-Académico na Choupana, é mais um jogo de candidatos e em caso de vitória nossa será uma pequena grande vantagem que passa para o nosso lado, mas isso é só no dia 10 até lá vamos desfrutar deste momento que é nosso e da equipa.
FORÇA ACADÉMICO!

Paulo Teixeira

segunda-feira, 28 agosto, 2017
Unknown disse...

A distância não é desculpa para não ser sócio. Também vivo longe de Viseu e renovo a quota todos os anos.
Basta enviar um e-mail para o endereço do Académico a perguntar o IBAN; depois envia o comprovativo da transferência juntamente com uma fotografia sua e a sua morada; passados dois dias tem o cartão em casa e nem lhe cobram nada pelo envio...

segunda-feira, 28 agosto, 2017
--FD disse...

Acima de tudo o jogo de ontem valeu pelo fantástico resultado que permite fechar o mês de Agosto em primeiro lugar.

Infelizmente ainda é muito cedo, não pode haver euforia mas é sempre óptimo criar o hábito de vencer e a verdade é que neste momento (jornada 5) temos quase tantos pontos como quando o mister Francisco Chaló pegou na equipa em Dezembro passado! Temos agora duas semanas para recuperar jogadores, afinar a táctica e preparar a dificílima deslocação à Madeira contra o Nacional.

Em relação à falta de "massa crítica" há, para mim, várias explicações:
1: o divórcio entre a cidade e o seu principal Clube, após o elevado número de épocas sem competir em campeonatos profissionais e o processo de refundação do Académico. Infelizmente não faltam exemplos de pessoas que só estão bem a falar mal e no caso do Académico esse aspecto é bem visível. Dizem-se viseenses com amor à cidade mas esquecem-se que quando o Académico entra em campo está também a representar Viseu. Para mim este Académico é o mesmo que assistia em miúdo. A paixão é a mesma (ainda maior agora) e acredito que os mesmos que criticaram a refundação do Clube estariam a criticar o desaparecimento do Académico se nada tivesse sido feito;
2: a falta de iniciativas de angariação de sócios. Pontualmente existem iniciativas de visitar escolas, para mim de extrema importância, mas continuamos a ser poucos sócios. Nas bancadas infelizmente somos sempre os mesmos e noto que a idade média dos sócios e simpatizantes é elevada, provavelmente de pessoas que ainda se lembram do Académico jogar na primeira divisão. Este ponto preocupa, obviamente;
3: falta de condições do estádio. O Fontelo é, para mim, um estádio bonito, com um enquadramento fantástico, localizado no centro da cidade e com uma alma diferente desses recintos feitos para o Euro 2004. Faltam, no entanto, condições. Encadeiramento total, iluminação digna que permita ter jogos a outras horas (se calhar às quartas-feiras seria uma ajuda para termos mais público) e, a grande questão, a cobertura de mais lugares. Sabemos que o estádio é municipal logo é à Câmara que competem estas melhorias mas a verdade é que os regulamentos exigem 60% de lugares cobertos e nós estamos muito, muito longe disso. Aparentemente existem projectos mas tardam a ver a luz do dia. A Câmara tem apostado na promoção da nossa cidade e a meu ver tem sido uma aposta ganha mas penso que ainda não entendeu que o futebol tem um peso elevado e que pode ser sem dúvida o maior veículo de promoção para a cidade. Acho que para a esmagadora maioria dos portugueses quando ouve falar em Arouca, Moreira de Cónegos, e etc, a primeira imagem que vem à cabeça é a sua equipa de futebol. Com o inverno rigoroso que temos e com a ainda pouco consolidada massa adepta acredito que muito provavelmente as bancadas vão voltar a ficar despidas quando a chuva regressar. É preciso que a mensagem passe, a cobertura do estádio não é um capricho, está regulamentada (http://ligaportugal.pt/media/7487/regulamento-competicoes-2017-2018.pdf , página 103 ponto E36) e é obrigatória!
4: a massificação dos media e a facilidade com que os três estarolas entram em nossas casas. Queixamo-nos que temos um país inclinado para o mar, em que tudo se passa em Lisboa e no Porto mas quando chega a hora de escolher o clube (se é que existe escolha) normalmente um dos três estarolas ganha mais um adepto. Temos de mudar este paradigma! Cada vez me convenço mais que o campeonato só tem mais equipas para que os três estarolas não tenham de jogar sempre entre si. Que raio de adeptos somos?

Sei que a comunicação do Académico ainda tem falhas, não somos um clube perfeito, mas reconheço também alguma vontade para mudar. A Cidade de Viseu tem agora a palavra, o momento pode ser de viragem mas temos de ser muitos mais e a remarmos todos para o mesmo lado.

Força Académico!
Força Viseu!

segunda-feira, 28 agosto, 2017
Anónimo disse...

Grande resultado! Boa exibição! Um bom Académico!
Fontelo com boa moldura, mas nada como deveria ser!
Temos de levar beirões e viseenses ao Fontelo, porque agora a equipa está a puxar por nós, também!
Um desabafo: Vivo longe, bastante longe. estive no Fontelo no jogo do Leixões e notei que o estádio está a precisar de obras urgentes. E estive na feira de S. Mateus e não vi lá o Académico! É possível ou fui eu que andei distraído?
ACADEMICO!

segunda-feira, 28 agosto, 2017