quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Números e curiosidades de 2/3 da Segunda Liga

Foto Global Imagens retirada do site zerozero.pt

Terminada a 28ª Jornada da Ledman LigaPro, chegamos aos 2/3 da competição, pelo que vamos fazer um balanço do que se passou até agora.

O Académico tem neste momento 34 pontos, 19 alcançados no Fontelo e 15 fora de portas, ou seja, tem mais pontos em casa do que fora, algo que não acontecia nos dois anteriores balanços feitos, em que tinha mais pontos fora do que em casa.

Apesar da melhoria significativa, os 19 pontos caseiros mantém-nos como uma das piores equipas nesse aspeto, onde só Fafe (14), Sporting B (12) e Olhanense (10) fazem pior. Em termos forasteiros o Académico mantém-se a meio da tabela, ou seja, a esse nível é a 10ª equipa que mais pontua fora de casa.

No primeiro balanço, à 14ª jornada, o Académico estava com uma média de um ponto por jogo, média que aumentou no segundo balanço para 1.048 pontos por jogo, e entretanto essa média aumentou para 1.214 pontos por jogo.

Os nossos 27 golos na competição – só Leixões (26), e Freamunde (25) marcam menos - estão assim distribuídos: Bura (6), Paná (4), Zé Pedro (4), Moses (3), Bruno Loureiro (2), Sandro Lima (2), Zé Paulo (2) Bruno Miguel (1), Luisinho (1), Tiago Borges (1) e um autogolo de Sandro (Varzim).
Os 31 golos sofridos fazem do Académico a 8ª melhor defesa. Também neste pormenor estamos a melhorar, tínhamos a 10ª melhor defesa no balanço do 1/3 da prova, e a 15ª no balanço da metade da competição.

Até ao momento o Académico utilizou 28 jogadores. Capela, com 27 jogos, é o jogador mais utilizado. Luisinho foi o jogador academista mas vezes substituído (15), no lado contrário Bruno Madeira, Bruno Miguel, Bura, Elísio, Ricardo Ferreira, Rodolfo, Stéphane e Tiago Gonçalves nunca foram substituídos. Tiago Borges com 10 jogos, mantém-se como o jogador mais utilizado vindo do banco. Diogo Freire e Tiago Gonçalves, ambos por 15 vezes, foram os jogadores que mais vezes ficaram sentados no banco sem de lá sair.

Contando os últimos 15 jogos, o Académico conseguiu nesse tempo a 13ª melhor performance (20 pontos), nos últimos 10 jogos (período em que todos os jogos foram orientados por Francisco Chaló), o Académico tem a segunda melhor marca (19 pontos, tantos como o Braga B), com apenas menos 3 pontos que o Varzim.

Nos últimos 10 jogos o Académico marcou sempre primeiro com os seus adversários. No entanto nos anteriores balanços tínhamos dito que o Académico nunca tinha perdido um jogo depois de ter começado a vencer, todavia o jogo caseiro frente ao Gil Vicente  (1-2) terminou com essa tendência. Mantém-se a tendência de que sempre que sofremos o primeiro golo do jogo, nunca conseguimos virar o resultado.

Ligações:


1 comentários:

paulo teixeira disse...

Faltam 7 vitórias para atingirmos o objectivo da epoca, em condições normais 55 pontos chegam para a manutenção mas espero eu e todos academistas que vamos fazer mais do que os 55 pontos.
Faltam 14 jogos vamos ter 7 em casa (Freamunde, Santa Clara, Leixões, Penafiel, Portimonense, U.Madeira e Cova) e se conseguirmos vencer estes 7 adversários no Fontelo estamos safos, e 7 jogos que vamos ter fora de portas (Braga, Sporting, Académica, Olhanense, Covilhã, Fafe e Famalicão), a minha aposta aponta para mais 26 pontos o que somado aos 34 que temos faziamos 60 no final o que nos levaria a uma posição na tabela entre o 10º e 12º lugar, a ver vamos.
Próximo jogo temos a oportunidade de matar um borregão, nunca ganhamos ao Braga B o que me deixa irritado pois tenho a sensação que em todas as epocas somos superiores a eles, vamos lá equipa, eu acredito que os 3 pontos podem vir para Viseu que no fundo é o mais importante!

Paulo Teixeira

quinta-feira, 23 fevereiro, 2017