sexta-feira, setembro 23, 2016

Apresentação do adversário: GDR Gafetense

Nome: Grupo Desportivo e Recreativo Gafetense
Data de fundação: 18 de janeiro de 1979
Localidade: Gáfete
Associação: Portalegre
Estádio: Estádio Dr. Armando Pequito (o jogo será no Estádio Municipal do Crato dado que o estádio de Gáfete se encontra em obras de beneficiação)
Equipamento: camisola azul, calções azuis e meias brancas


Resumo Histórico

Gáfete é uma freguesia do concelho do Crato, distrito de Portalegre, e o seu clube é um “jovem” de apenas 37 anos. Está neste momento no Campeonato de Portugal, sendo esta a primeira vez que se encontra nos nacionais do nosso futebol. Conquistou esse direito depois de ter terminado na 2ª posição o campeonato distrital da época passada, após o Mosteirense (campeão) ter abdicado da subida.

Apesar de ser estreante nos campeonato nacionais, esta não é a sua primeira presença na prova rainha do nosso futebol. Depois de ter vencido a taça distrital na época 2012/2013, participou na Taça de Portugal da época seguinte.
Chegou à 3ª eliminatória! Venceu, em casa o Vianense por 1-0 e depois o Sourense, nas grandes penalidades, depois de um empate a um golo. Caiu apenas aos pés do Sporting de Braga – em casa emprestada (Portalegre) – perdendo por zero-a-dois.
Foto retirada do zerozero.pt referente à conquista da Taça de Portalegre

Passado em comum

Nunca de defrontaram

Plantel

Guarda Redes

Vítor Rodrigues – 21 anos, ex 1º Dezembro. Tem formação no Benfica (foi colega de Filipe Nascimento), mas terminou essa formação no Oeiras onde se estreou nos seniores mesmo sendo junior. Fez poucos jogos no Alcanenense (CNS) e na época passada, no Campeonato de Portugal, foi o suplente de Marco Pinto, atualmente no Aves.

Fernando Junior – 22 anos, natural de Cabo Verde, ex Santa Iria, da AF de Lisboa. É a sua estreia nos campeonatos nacionais.

Tiago Mendonça – 18 anos, ainda junior. Iniciou-se no Gafetense e andou pelo Crato e Estrela de Portalegre, regressando agora a “casa”.


Defesas:

Caxias – 26 anos, sexta época consecutiva no Gafetense, oito no total. Além do Gafetense jogou no Crato e teve também uma breve passagem pelo futsal. Como jogador do Crato foi suplente não utilizado quando essa equipa alentejana foi eliminada por nós na época 10/11. Tem no currículo uma taça de Portalegre ao serviço da sua equipa atual.

Rodrigo Falé – Defesa direito, 19 anos. Ex júnior do Loures, depois de também ter sido júnior do Beira Mar de Almada, sendo que a restante formação foi feita no Fabril do Barreiro.

Miguel Silva – Defesa esquerdo, 20 anos, ex Oeiras. Formado no Belenenses e Casa Pia, fez na época passada 23 jogos ao serviço do Oeiras, contribuindo para o 11º lugar final.

Elton Tavares – Defesa esquerdo, 20 anos. É ex júnior do Oeiras, mas já jogou nos seniores do Povoense quando ali era júnior. Os restantes clubes da sua formação foram Catujalense, Barreirense e Real.

Igor Cartaxo – Defesa central/médio defensivo, brasileiro, 25 anos, ex Crato. Veio para Portugal em 2014/2015 para jogar nos distritais, mais propriamente no Estrela de Portalegre. Na época passada, ao serviço do Crato no Campeonato de Portugal, fez 30 jogos tendo apontado um golo.

Yuran – Defesa central/médio defensivo, 21 anos, natural de Cabo Verde, ex Minas de Argozelo. Veio para Portugal para atuar nos distritais ao serviço do Africanos de Bragança, a que se seguiu o Minas de Argozelo (campeão distrital). No Minas de Argozelo, na época passada, fez no Campeonato de Portugal 23 jogos tendo apontado um golo, onde foi adversário de André David


Médios:

Mark Hluszkiw – 19 anos, natural da Polónia, ex júnior do 1º Dezembro. Jogou também nos juniores do Casa Pia.

David Lourenço – 20 anos, médio defensivo, ex Povoense. Alverca, Sacavenense, Belenenses e Torreense foram os clubes da sua formação. Ao chegar a sénior jogou nos distritais de Lisboa

Diogo Fernandes – 20 anos, médio defensivo, ex Sanjoanense (distrital de Lisboa). Mais um atleta com formação em clubes da área de Lisboa (Olivais e Moscavide, Povoense, Belenenses, Casa Pia, CAC e Alverca). Esta é a terceira época de sénior, a primeira nos nacionais.

Carlos Augusto – Médio centro/médio defensivo, brasileiro de 26 anos, ex Independente de Limeira (Brasil). Regressou agora a Portugal, depois de já ter atuado nos distritais de Portalegre ao serviço do Estrela. Já jogou no Uruguai e na sua formação passou por grandes clubes como Corinthians e Grêmio.

Macky – 24 anos, médio centro, natural de Cabo Verde, ex 1º Dezembro. Andou quase sempre pelas distritais (Alferrarede, Vieira, Bucelenses, Águias da Musgueira) e na última época, no CP, só fez um jogo.

Bruno Lima – brasileiro de 23 anos, médio ofensivo/extremo. Vem do Brasil e pouco se sabe sobre si.


Avançados:

Duarte Borralho – avançado alentejano de 20 anos. O nome mais sonante na sua formação é o Boavista. Na época passada não esteve inscrito em nenhum clube.

Bruno Gonçalves – 20 anos, extremo, ex Coutada (distrital de Lisboa). É sobrinho de Jorge Andrade, antigo internacional português. Tem formação no Vialonga, Alverca, Sacavenense e Torreense.

Fred – 21 anos, natural da Guiné Bissau, extremo, ex Sabugal. Era júnior do Povoense tendo jogado na sua equipa sénior, chamando a atenção do Braga onde terminou a formação. Como sénior jogou no Tourizense, Atlético de Reguengos e Sabugal, sempre no terceiro escalão do futebol português.

Cláudio Carvalho – 21 anos, extremo, ex Quarteirense. Na formação passou por muitos clubes – Benfica, Belenenses, Povoense, E. Amadora, Feirense e Rio Ave. Como sénior passou por Torreense, Naval e Quarteirense mas sem grande sucesso. É cunhado de Rafa, jogador do Benfica.

João Henriques – 22 anos, ponta de lança, ex Águias do Moradal. Um dos poucos atletas sem formação em clubes de Lisboa (formação no Desportivo de Castelo Branco e Benfica da cidade albicastrense). Ao chegar a sénior esteve duas épocas no Benfica de Castelo Branco (12/14), mas não chegou a jogar contra o Académico em 12/13. Depois foi campeão distrital pelo Águias do Moradal (14/15) e na época passada no CP marcou 3 golos em 34 jogos.

Igor Taborda – 20 anos, ponta de lança, ex Sintrense. Portimonense, no escalão de junior, é o único clube de formação conhecido. Na época passada, no CNS, fez 19 jogos e um golo pelo Sintrense.
Foto do Estádio de Gáfete, embora o jogo se dispute no Crato. O motivo vê-se na foto, ou seja, obras.

Treinador

João Vitorino – 58 anos, treinou Nisa e Benfica, Mação e Crato. Era treinador do Crato quando defrontou o Académico na temporada de 09/10, para a Taça de Portugal, tendo perdido.



Jogadores que passaram por ambos os clubes 


Não há registos de atletas que tenham representado os dois clubes

0 comentários: