terça-feira, abril 12, 2016

O que falta jogar

Ac. Viseu FC - O Académico é a única equipa, das que lutam para não descer, que tem 4 jogos em casa e apenas dois fora. Em casa joga com Sporting B (9º), Aves (8º), Feirense (6º) e Sporting da Covilhã (16º). Os dois primeiros jogos são com equipas que "apenas" jogam pelo prestígio, e pela melhor classificação possível. Segue-se o Feirense que apesar dos recentes maus resultados chegará muito provavelmente a Viseu ainda com esperanças de subida. Terminará com o Covilhã que luta tal como nós para não descer.
Fora de casa joga com Gil Vicente (10º) e Mafra (18º). Os gilistas, agora que perderam as hipóteses de subida, têm andado em baixo mas em casa são difíceis, em Mafra jogar-se-á cartada importante já que é um adversário direto a quem ganhamos na primeira volta.

Vitória SC B - Está em 14º lugar mas apenas a 3 pontos da linha de água. Fora de portas jogará com Portimonense (3º), Benfica B (17º) e Sporting B (9º). São três deslocações muito complicadas já que as duas primeiras são contra equipas com objetivos e a última será no terreno do Sporting, ou seja, é uma das equipas com calendário mais complicado fora do seu terreno.
Em casa tem vindo a amealhar vitórias importantes mas tem adversários complicados - O Braga B (12º) o seu grande rival e depois jogará com equipas com ambições, o Sp. Covilhã (16º) e o Porto B (1º).

Atlético CP - 15º classificado com mais três pontos que a primeira equipa em zona de descida. Perdeu uma grande oportunidade de sair deste sufoco ao perder em casa com o Braga B. Agora tem 6 jogos pela frente em que 5 dos adversários ainda têm objetivos bem definidos.
Fora de casa jogará na Covilhã (16º) já amanhã (têm os mesmos pontos) e depois terão que jogar com Farense (20º e primeira equipa abaixo da linha de água) e em Famalicão (5º) que luta afincadamente pela subida de divisão.
Na Tapadinha jogará com Portimonense (3º), Santa Clara (21º) e Oriental (23º) que quando visitar os alcantarenses já estarão, tudo indica, despromovidos.

SC Covilhã - Começou o campeonato mal, depois subiu na classificação quase parecendo que o cenário de descida tivesse desaparecido. Mas esse cenário regressou e o Covilhã é agora 16º com 3 pontos sobre a linha de água.
Tem amanhã nova oportunidade para se sentir mais aliviado nesta luta ao receber em casa o Atlético (15º). Depois disso no Santos Pinto receberá duas equipas já sem objetivos o Olhanense (11º) e a Oliveirense (24º e já condenado à descida).
Fora de portas jogará com Varzim (7º) e depois com Vitória B (14º), terminando a época no Fontelo (19º) onde tentará chegar com a manutenção garantida.

SL Benfica B - A equipa B do Benfica tem os mesmos pontos que o Académico, é 17º e tem dois pontos de vantagem sobre a linha de água, tendo no domingo vencido no terreno do Famalicão. Mas não se livrou de ver o seu adversário se queixar da arbitragem e são muitas as vozes que dizem " o sistema não os deixará cair".
Em casa está a chave para garantir a manutenção onde recebe Leixões (22º), Vitíoria B (14º) e Freamunde (4º). Fora de portas o cenário não é muito agradável já que se desloca ao terreno do Sporting B (9º) - um derby é sempre um derby - a Braga (12º) e ao Porto onde a equipa B dos dragões espera fazer a festa de campeão.

CD Mafra - Está a fazer uma recuperação fantástica, interrompida com a derrota em Guimarães, e é 18º com os mesmos pontos do Académico. Tem pela frente duas equipas com objetivos e 4 "descansados".
Em casa jogará com Penafiel (13º) que neste momento tem 6 pontos de avanço sobre a linha de água mas que poderá, se perder, ficar de novo aflito, Chaves (2º) em luta acérrima pelo título e subida de divisão e o Académico de Viseu (19º).
Fora de portas jogará no terreno da Oliveirense (três pontos certos?), Varzim (7º) e termina o campeonato no terreno do Aves (8º) equipas sem objectivos mas nada acessíveis.

SC Farense - Vida complicada para o Farense, a primeira equipa abaixo da linha de água, e aparentemente com calendário mais difícil.
Em casa jogará com o Porto B (1º) em luta pelo título, Atlético (15º) também  na luta mas para não descer e por fim recebe o Aves (8º). Fora de portas o cenário também não é muito agradável, o Olhanense (11º) já sem objetivos mas é um derby, o Chaves (2º) que não perde em casa e termina no terreno do Gil Vicente.

CD Santa Clara - Está a três pontos dos lugares seguros da tabela. Começa esta caminhada final recebendo um candidato à subida, o Freamunde que é o 4º classificado, e depois recebe o Varzim (7º) e Braga B (12º).
Fora de portas jogará no terreno do Penafiel (13º), na Tapadinha com o Atlético (15º) num jogo de muitos nervos e termina o campeonato no terreno do sossegado Olhanense (11º).

Leixões SC - Tal como o Santa Clara está a 3 pontos dois lugares seguros. Fora de casa tem já uma deslocação ao terreno do Benfica B (17º) e depois visitará Oriental (23º e muito provavelmente já sem hipóteses de manutenção quando receber os leixonenses) e Oliveirense (24º).
É em casa que o cenário parece mais complicado quando receber o Freamunde (4º) e o Famalicão (5º), antes de terminar o campeonato com o Olhanense (11º).

Abaixo representamos os "quadros de dificuldade". Somamos as classificações das equipas que os nove "aflitos" vão defrontar e aquele que apresente uma soma mais pequena é aquele, que em teoria, tem o campeonato mais dificil (quadro 1). O quadro 2 apresenta a dificuldade, em média, dos jogos em casa e o 3, também em média, a dificuldade dos jogos fora


Dificuldade Total

CLUBE
DIFICULDADE
CLASSIFICAÇÃO
Farense
47
Vitória B
58
Santa Clara/Benfica B
62
Ac. Viseu
67
Mafra
73
Leixões
84
Atlético
88
Sp. Covilhã
90

Dificuldade Casa

CLUBE
DIFICULDADE
CLASSIFICAÇÃO
Leixões
6.6
Santa Clara
7.6
Farense
8
Vitória B
9.6
Ac. Viseu
9.7
Mafra
11.3
Benfica B
13.3
Atlético
15,6
Covilhã
16.6

Dificuldade Fora


CLUBE
DIFICULDADE
CLASSIFICAÇÃO
Benfica B
7.3
Farense
7.6
Vitória B
9.6
Santa Clara/Mafra
13
Sp. Covilhã
13.3
Atlético
13.6
Ac. Viseu
14
Leixões
21.3


2 comentários:

--FD disse...

Não há volta a dar: temos de manter a atitude de Chaves e tudo fazer para vencermos os dois próximos jogos em casa. Nesta Liga todos os resultados são possíveis mas se vencermos o Sporting e o Aves teremos no domingo a questão da manutenção mais encaminhada.

Aquilo que se tem vindo a notar é a quantidade absurda de golos sofridos por erros defensivos, é o quinto jogo em que entramos a perder. Há que corrigir este aspecto, tentar marcar primeiro e tudo fazer para conseguirmos os três pontos.

Em 2013/2014 conseguimos vencer o Sporting no Fontelo. Que sirva de inspiração!

Força Académico!

terça-feira, 12 abril, 2016
paulo teixeira disse...

Penso que os 54 pontos que ja tinha avancado nao devem garantir manutencao por isso so um caminho, ganhar 3 jogos em casa e pelo menos empatar 1 e ir buscar um ponto a Mafra.

Paulo Teixeira socio 433

terça-feira, 12 abril, 2016