domingo, fevereiro 16, 2014

CD Feirense 0-3 Ac. Viseu FC

Estádio Marcolino de Castro, 16 de fevereiro de 2014
30ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)

Feirense: Paiva; Barge, Ícaro, Tonel (Valdimir, 62) e Zé Pedro; Sténio (Tiago Miguel, int), Cris e Fábio; Jorge Gonçalves, Valente (Cedric, 77) e Porcellis. Treinador: Pedro Miguel.

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Paulo Monteiro, Cláudio e Dalbert (Leonel, 30); João Alves e João Martins (Zé Rui, 89); Bruno Loureiro, Luisinho (Fausto Lourenço, 75) e Tiago Costa; Cafú. Treinador: Ricardo Chéu.

Golos: Ícaro 8 pb (0-1), Cafú 44 (0-2), Bruno Loureiro 90+1 (0-3)


Vitória expressiva nos números, talvez a maior de sempre na 2ª liga, fora de casa, perante um adversário em excelente momento de forma, que nos últimos 14 jogos, em casa, apenas por uma vez tinha perdido, com o Desportivo das Aves.

Entrou muito bem o Feirense no jogo, com muita atitude, muita velocidade, futebol pelas alas, muito rápidos sobre a bola, a colocarem grandes dificuldades ao Académico. Mas a nossa equipa está muito moralizada e aguentou a pressão, com um grande espírito de entre-ajuda e com a solidez defensiva do costume, mas sejamos sérios na análise, este Feirense apresentou-se como a equipa que mais problemas nos causou, em termos de futebol jogado, se calhar em todo o Campeonato. Muito forte esta equipa do Feirense em termos de jogo jogado, mas com algumas dificuldades ao nível da concretização.

Primeiros 30 minutos, portanto, de domínio do Feirense, com o Académico a defender-se como podia e sempre a espreitar a possibilidade de ir lá à frente, mas não estava fácil. Até que no lance de ataque do Académico a bola é cruzada para área, e na tentativa de aliviar o defesa do Feirense faz auto-golo e coloca o Académico em vantagem, algo que diga-se, em abono da verdade, não era justo para o futebol produzido por ambas as equipas até esse momento. O Feirense acusa o golo, e para além disso não era humanamente possível continuar no mesmo ritmo, e o Académico sacode a pressão e começa a ser mais perigoso na frente de ataque. Perto do intervalo num lance de muito perigo em que Leonel, numa 1ª fase não atira à baliza, e em boa hora o fez, pois ajeitou tão bem a bola que a colocou em Cafú para este finalizar e fazer o 2-0, mesmo à beira do intervalo. O Feirense ficou muito desorientado com este golo e ainda antes do intervalo em mais um livre, o Académico levou perigo à baliza do Feirense, mas o intervalo chegou logo de seguida com 2-0 a favor do Académico. Há ainda um lance (não referi anteriormente) em que Cafú, de cabeça, poderia, mas não era fácil, ter desviado para a baliza e ter feito golo.

Há uma grande contrariedade para o Académico, por volta dos 30 minutos, com a lesão de Dalbert (aparentemente lesão muscular, mas há que aguardar), a ser substituído na sua posição por Tiago costa, já em campo, entrando Leonel para o meio-campo. Há que dar mérito, a Ricardo Chéu por, com a equipa a ganhar fora, ter tido a coragem de substituir um lateral por um homem de características mais ofensivas, é de Treinador!


O 2-0 ao intervalo dava-nos alguma tranquilidade mas dada a qualidade desta equipa do Feirense, repito equipa muito complicada e capaz de jogar futebol, nada estava garantido.

O Académico entra muito bem na 2ª parte e logo no 1º minuto Cafú cabeceia de forma excelente, para uma grande defesa do Guarda-redes do Feirense, ao nível das defesas do Janota. A partir daí, o Feirense novamente muito bem, muito rápidos os seus jogadores sobre a bola, mas os jogadores do Académico mantiveram a serenidade e a coesão defensiva, e quando o perigo aparecia junto à nossa baliza, estava lá Ricardo Janota, a fazer 2 a três intervenções de nível altíssimo, evitando o golo que parecia certo do Feirense. Excelente Ricardo Janota, em grande forma. Passado o fulgor inicial do 2º tempo, o Feirense começou a descrer que era possível, hoje, fazer alguma coisa do jogo, e o Académico começa a controlar a partida e a criar algumas situações de perigo. Se mais serenidade houvesse, o Académico mais golos teria marcado na 2ª parte, pois a dada altura o Feirense, em busca desesperada pelo golo, abdicou de Tonel, central que já jogou no Sporting e ficou com muito espaço nas suas costas, o que era o terreno ideal para os nossos rápidos jogadores. Ainda assim as transições não saíram tão bem, quando seria desejável, e por essa razão o resultado não se foi avolumando. O Feirense continuava a criar algum perigo e Janota apareceu em grande nível, mas perto do fim, num remate, julgo que de Bruno Loureiro, à entrada da área, o Guarda-redes do Feirense teve um intervenção infeliz, e o Académico chega ao 3-0, que sendo um resultado muito feliz, é injusto para a equipa do Feirense, mas o Académico foi jogando e muito bem com o resultado e mereceu a vitória.

Em termos individuais, Janota, 3 defesas que evitaram 3 golos certos, uma ou outra intervenção menos segura ao nível do jogo com os pés, mas grande exibição de Ricardo Janota, é essa a marca que fica, ao ponto de se poder dizer algo do género, Janota à seleção!

A defesa excelente, como sempre, com Cláudio imperial, Paulo Monteiro, talvez e só o melhor homem em campo, parecia o Matic, estava em todo o lado, excelente a cortar de cabeça, de pé, imperial e sempre muito tranquilo, Tomé correu por três, a par de Paulo Monteiro, uma exibição de encher o olho. Dalbert, muito bem enquanto esteve em campo, esperemos que recupere rapidamente. Tiago Costa passou a fazer o lugar de Dalbert e cumpriu na perfeição.

No meio campo a categoria do costume, embora, hoje, nem sempre as coisas saíssem pelo melhor na construção do jogo ofensivo.
Na frente Luisinho e Cafú trabalharam muito, cumpriram bem o seu papel.

Arbitragem em excelente nível, muito, muito bem, apesar de uma ou outra crítica que surgiu de um e outro lado, não vi a mínima razão para contestar esta arbitragem.

Nota para os muitos adeptos do Académico que se deslocaram a Santa Maria da Feira, apoiando do início ao fim o Académico, em especial a Claque, hoje, mais uma vez muito bem, naquilo que sabem fazer melhor, e que se devem sempre e só limitar a isso, APOIAR o Académico!
Hoje estão de parabéns pois fizeram-no com grande categoria, arrastando os restantes adeptos do Académico no apoio À equipa.

O Académico atingiu em definitivo o 1º objetivo, a manutenção na 2ª Liga, perfila-se agora, um outro que foi apenas estabelecido por mim, nada mais, que é o de ficar à frente dos Clubes da Região Centro,  Beira-Mar, já conseguido, Covilhã, hoje alcançado e Tondela, agora a 4 pontos.

Há um outro objetivo que é o de ficar à frente dos clubes que nos acompanharam na subida, Farense, já conseguido e Chaves, a 1 ponto.

Bem, vamos jogo a jogo, jogar com alma, com atitude, com confiança, com o APOIO de TODOS e vamos pensar apenas e só nisso, cada jogo, é um jogo em que podemos conseguir uma vitória. Faltam 12 jogos e é assim que temos de pensar em todos.

No próximo sábado, não pode haver um único Academista a ficar em casa, pois a equipa tudo tem feito para merecer o apoio dos adeptos, e às 11H15 de sábado, dia 22 de fevereiro o Académico recebe no Fontelo o Benfica B, há que divulgar junto de toda a gente esse jogo, o dia e a hora do mesmo e fazer com que o Fontelo seja novamente aquele sítio mítico onde quando o Académico joga, há romaria! Para além disso o jogo é televisionado é temos uma oportunidade de mostrar na 2ª Liga um estádio com milhares de pessoas, algo que raramente acontece nesta 2ª (e mesmo 1ª) Liga. Isso promove o Académico de faz-nos crescer enquanto Clube.

O Académico precisa de rapidamente chegar aos 3 mil sócios e isso só se consegue com bons resultados e boas exibições em 1º lugar, estão a acontecer e são o mais difícil de conseguir, mas têm de ser acompanhadas de uma adesão massiva à campanha de angariação de Sócios, promovida e muito bem pela Direção do Académico

Par ao jogo com o Benfica os bilhetes podem ser adquiridos, antecipadamente, para evitar as filas no dia do jogo, no Palácio do Gelo, sendo que por apenas 6 euros é possível ver o jogo em posição central, na bancada nascente.

Mas para não se perder tempo nas filas, o melhor mesmo, é ser sócio do Académico, algo que se pode conseguir, também, na Loja do Académico no Palácio do Gelo


VAMOS TODOS APOIAR O ACADÉMICO!


Nós Somos o Académico! Nós Fazemos o Académico!

Sê Sócio e traz um amigo!

Força Académico!

Força Ricardo Chéu

Notas aos jogadores (atribuídas pelo jornal Record): Ricardo Janota (4), Tomé (3), Paulo Monteiro (3), Cláudio (4), Dalbert (2), João Alves (3), João Martins (3), Luisinho (3), Bruno Loureiro (4), Cafú (4), Tiago Costa (3), Leonel (3), Fausto Lourenço (2), Zé Rui (1)

21 comentários:

Viriatus disse...


Humildade...garra...vontade...determinação...categoria...eis o ACADÉMICO...parabéns por mais esta vitória.

domingo, 16 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

grande jogo, enorme vitória com muitos ACADEMISTAS no estádio!
Brilhante!
Académico! Orgulho em ser Academista!
Chéu, uma lição de futebol. Pena as lesões que pareceram de certa gravidade.
Sábado no Fontelo para depenarmos uma águia (no bom sentido).

domingo, 16 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Vitória expressiva, resultado muito moralizador.
Tudo nos saiu bem, temos de ser francos e honestos na anániles, mas a equipa trabalhou muito, muito, muito e mereceu ser feliz.
O resultado é enganador e a equipa do Feirense jogou muito, pressionou muito e não teve um pingo de felicidade, aglo que nos aconteceu em alguns jogos, mas futebol é assim mesmo.

Em resumo o Académico conseguiu mais uma vitória, e sábado frente ao Benfica não pode haver um só adepto que fique em casa, pois esta equipa, estes jogadores, este treinador e acima de tudo, sim, acima de todos eles, esta Direção que foi busca o Clube ao precipicio e o colocou a fazer resultados que nunca na história do clube tinham acontecido!

Vamos todos ao Fontelo, sábado, dia 22 de fevereiro pelas 11H15.

Sê sòcio, aproveita a campanha em vigor e traz um amigo.

Carlos Silva

(Mais logo colocarei a habitual análise mais pormenorizada ao jogo)

domingo, 16 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Parabéns a equipa!! Força Académico!! Continuem assim!!
Somos grandes e mostrem isso no próximo sábado a ganhar a um "grande"... Eu vou lá estar no Fontelo.

domingo, 16 fevereiro, 2014
Costa disse...

"O Académico de Viseu nunca tinha ganho dois jogos consecutivos fora de casa."
Na versão AVFC, certo?

domingo, 16 fevereiro, 2014
paulo teixeira disse...

Fantástico, simplesmente espectacular a vitória do Académico em Santa Maria da Feira, uma vitória que deu para várias coisas, a primeira a manutenção está consumada o grande objectivo da epoca está concretizado, a segunda deu para matar um borrego já idoso mas hoje era mesmo dia de São Académico.
Não acredito que nenhum academista olhe para a classificação e não caia na tentação de verificar a diferença de pontos para o Portimonense, clube que neste momento está no lugar que dá play-off, é claro que neste momento quer queiram quer não somos apontados pelo país inteiro como uma equipa candidata a um lugar de subida, tanto pelo plantel que pussuímos como pelos resultados alcançados até este momento, na minha modesta opinião acho que subidas são para aqueles que apostaram mundos e fundos para o conseguir, não foi o caso do nosso Académico mas a partir de agora acredito que vamos começar a encomodar muita gente...
O próximo jogo vai ser complicado, o Benfica B parece mais um Benfica A sem os jogadores mais influentes e ainda realce para o reaparecimento de Ivan Cavaleiro que no jogo da primeira volta no Seixal partiu a loiça toda numa tarde muito azarada de Helder Godinho, acredito que Sabado o jogo vai ser nosso o Benfica B é uma grande equipa mas nós não ficamos atrás, espero uma grande vitória nossa pois ainda me doi aquele tarde de Outubro passada no Seixal a ver o nosso clube a ser cilindrado.

Paulo Teixeira sócio 752.

domingo, 16 fevereiro, 2014
562 disse...

Grande vitória do Académico!

Hoje foi um jogo em que tivemos de trabalhar muito para ter este resultado. Apesar de, devido ao trânsito e à revista à entrada, não ter visto o 1º golo, vi um jogo em que, apesar de algumas contrariedades, tudo saiu bem ao nosso CAF:

Em 1º lugar, quero deixar um louvor ao Janota porque, hoje, esteve sensacional. Não foi apenas o pilar que costuma ser, com a sua frieza, calma e sentido de jogo. Hoje, para além disso, deu espectáculo. Esteve brilhante e foi, para mim, o melhor elemento do CAF pois, à parte daqueles 3 monumentos que protagonizou, teve outras acções de elevadíssimo nível. Hoje, a vitória começou nele...

A estratégia do CAF assentou no contra-ataque. A defesa esteve ao nível habitual e deu a sensação de que o Dalbert pode ser mesmo uma mais-valia. Pena foi que se tivesse lesionado ao efectuar um grande corte. Pelo que se viu, deve parar aí um mezito.. Os centrais foram a limpeza habitual.

Foi um CAF órfão de médio-defensivo de raíz, embora o João Alves tenha estado muito bem. No entanto, essas funções consomem um pouco da sua enorme classe e influência. O meio-campo esteve muito batalhador, sempre embuído de grande espírito prático. O Tiago Costa estava a fazer um grande jogo, mas teve de se sacrificar em função da lesão do Dalbert. Foi para defesa esquerdo e, claro, desceu um pouco de produção sem, no entanto, comprometer, bem pelo contrário.
A lesão obrigou à entrada, a frio, do Leonel que não teve um dia bom. Esteve apático e desconectado do jogo. O Luisinho esteve uns furos abaixo do normal e o Cafu foi a correria do costume.
Disto decorre que, tendo havido algumas exibições, na minha perspectiva, um pouco abaixo do normal, o espírito de equipa compensou e hoje, nesse aspecto, fomos enormes.
A vitória pode ter números excessivos, mas não se pode dizer que tenha sido injusta. Houve trabalho, vontade e, claro, factor essencial, sorte.

Parabéns a todos: Direcção, adeptos, jogadores e equipa técnica. Estamos em grande. E, mais uma vez, um grande louvor ao Ricardo Janota, que foi impressionante e é um jogador de classe muito superior à exigida para a 2ª liga. Sorte a do CAF em contar com um GR desta craveira.

Viva o Académico de Viseu!

domingo, 16 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

A.de Viseu conseguiu mais uma excelente vitória e confirmou mais uma vez o grande plantel que tem esta época.
O mérito deste grande plantel que o A.de Viseu construiu deve ser dado ao presidente, portanto tanto a cidade e o clube devem em primeiro lugar agradecer ao presidente porque ele é o grando obreiro da grande época que a equipa está a fazer na sua estreia nos campeonatos profissionais.
E percebam isto de uma vez por todas não é o treinador nem este ou aquele jogador que fazem a diferença, mas sim o presidente que consegue dar estabilidade a todo grupo.

domingo, 16 fevereiro, 2014
Unknown disse...

Classificação desde a entrada de Ricardo Chéu - 7 jogos

Académico 19
Aves 17
Penafiel 15
Benfica B 14
Oliveirense 14
Porto B 13
Moreiremse 12
Feirense 11
Braga B 11
Tondela 10
Farense 10
Beira Mar 9
Santa Clara 9
Chaves 9
Portimonense 7
União 6
Sporting B 6
Atlético 6
Covilhã 5
Leixões 4
Trofense 3
Marítimo B 1


Classificação da 2ª volta -
9 jogos

Aves 20
Benfica B 20
Penafiel 19
Académico 19
Porto B 17
Moreiremse 16
Oliveirense 16
Feirense 15
Chaves 15
Braga B 14
Tondela 14
Farense 13
Sporting B 12
Santa Clara 12
União 9
Covilhã 9
Beira Mar 9
Portimonense 8
Atlético 6
Leixões 4
Trofense 4
Marítimo B 2

Abraço

Rui Sousa

domingo, 16 fevereiro, 2014
--FD disse...

Parabéns equipa!

Mais três pontos e mais um passo gigantesco rumo à manutenção. Aconteça o que acontecer nos 12 jogos que faltam para o final da época, o Académico nunca terá uma média inferior a um ponto por jornada. Penso que neste momento já atingimos a estabilidade classificativa necessária para ir delineando com calma a próxima época. Sem dar passos maiores do que as pernas penso que temos condições para criar um grupo forte e com ambição.

Quanto ao jogo de ontem, tivemos alguma felicidade mas também muito mérito e a verdade é que depois de vencermos pela primeira vez em Chaves há duas jornadas atrás, trouxemos uma vitória igualmente inédita de Santa Maria da Feira. O grupo está todo de parabéns!

Destaque ainda para o nosso guardião, Ricardo Janota, que segundo a imprensa e comentários de adeptos de uma e de outra equipa, foi um herói e fez uma exibição de encher o olho.

Vamos todos divulgar o jogo de domingo às 11:15 contra o Benfica B para que o Estádio tenha muito público. O Académico merece!

Força Académico!

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Alguém sabe a duração do contrato do Ricardo Chéu e, se a tiver, qual o valor da cláusula de rescisão?

Miguel

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Meus Amigos , Jogamos hoje contra uma Grande Equipe. ( Feirense ). Dai que a nossa vitoria seja ainda mais Brilhante. Os jogadores, o treinador , os adeptos enfim toda a comunidade viseense esta de parabens. Fomos todos Enormes e temos a ambiçao de continuar a sermos grandes. A Ref:a N/ Equipe ;Dai que a nossa humildade , trabalho ,afinco ,entrega ,disponibilidade mental e fisica tenha que estar na berra ,no topo.. ( no maximo ).Desejo as melhoras para o Dalbert e o Cafu . Recuperem bem e Rapido . Todos Sao necessarios para continuarmos o N/ Sonho. ( E Este «sonho» comanda a vida .....) Sempre mas sempre Positivos! Ah Grandissimo Academico! Bravo!

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Parabens ao Presidente sr Albino e sua respetiva direçao. Da forma como conseguiu dar a volta a uma situaçao negativa ou menos boa para a situaçao atual. ( Situaçao positiva ).Sem grandes alaridos ,trabalhou no assunto com perspicacia, sabedoria e talento . Parabens Pesidente!

Conseguiu praticamente primeiro objetivo. ( Manutençao 42pts?? Chegam ??') Julgo que sim .E agora qual o proximo objetivo??? Continuar a ir a procura da melhor classificaçao da epoca 2013-14 ?Julgo que deve ser assim ......Força Presidente.

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
--FD disse...

Penso que o contrato do nosso treinador termina no final da presente época desportiva.

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Alguns adeptos parece que estão muito preocupados com o contrato do treinador,não se preocupem porque com o presidente que o A.de Viseu tem qualquer treinador tem possibilidades de ganhar, isto é como no F.C.Porto qualquer treinador arrisca-se a ser campeão.
Portanto não se preocupem com o treinador do A.de Viseu porque se não for com este é com outro e o clube continuará a vencer!!!!

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Viseu deveria fazer uma estátua ao presidente António da Silva Albino por tudo que tem feito em prol do clube porque se bem se recordam o clube
tinha acabado.
Só com muito trabalho e sacrificio do presidente é que foi possivel levantar novamente o clube ao atual nivel, e podem crer não é facil, só por alguem com muita vontade de ajudar isso era possivel e o presidente teve esse papel importante para o clube e para a cidade, por isso é hora do clube e cidade agradecerem ao presidente!


segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
--FD disse...

Peço desculpa, cometi um erro no meu comentário. O jogo contra o Benfica B é no sábado às 11:15 e não no domingo. Para que não restem dúvidas: http://www.ligaportugal.pt/media/24752/comunicado-oficial-277.pdf

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

Mas não foi qualquer treinador, que pôs o A. de Viseu GANHAR (Já ganhou mais este em 7 jogos, que o Filipe M. em 23 jornadas)foi o Mister Ricardo Chéu, que muito trabalhou para tirar o nosso Académico dos lugares descida e nos põem agora a sonhar isto tudo num só mês.
Vamos dar é valor a que defende a nossa camisola em todos os jogos. Força mister.
Quero continuar a sonhar.

segunda-feira, 17 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

boas magicos, queria-vos pedir uma pequena coisa, que tentassem apelar a alguem que va ver o jogo de sabado na tv ou net que o possa gravar para depois voces poderem partilhar com o resto do pessoal que nao vai poder ir ao estadio nem ver o jogo.
saudçoes academistas
atenciosamente, afonso loureiro

terça-feira, 18 fevereiro, 2014
Anónimo disse...

pois,alguém podia gravar o jogo e depois disponibilizar isso na Internet fazendo download..
Alguma alma caridosa? eu vou ao fontelo ver o jogo,mas gostava de ver o fontelo na televisao,entao se estiver bem composto..

quarta-feira, 19 fevereiro, 2014
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Tenham atenção que isso é ilegal.

quarta-feira, 19 fevereiro, 2014