sábado, maio 19, 2012

Ac. Viseu 1 - 0 Alba

Disputou-se hoje no Fontelo a 9ª Jornada da fase de subida da 3ª divisão Nacional Série C.

Os sócios e adeptos Academistas, entraram confiantes que podiam já hoje concretizar a tão ambicionada, subida de divisão, mas tal não veio a acontecer, não que o Académico não tenha cumprido a sua obrigação de ganhar o jogo, mas porque os adversários directos também ganharam, adiando a decisão para o ultimo jogo da época.   

Perspectivava-se um estádio do Fontelo com mais espectadores, uma vez que era um jogo decisivo, mas de qualquer forma, muita gente hoje no estádio.

O Académico alinhou com: Nuno, Marco Almeida ,Calico, Tiago Gonçalves e  Casal, na defesa, Luis Vouzela, Rui Santos e Ricardo no meio campo, Bacari, Helder Rodrigues e Luisinho.

O Académico entrou em campo com vontade de decidir rapidamente o desafio, e viu em Luis, guarda-redes do Alba, o seu principal opositor, porque foi defendendo tudo o que havia para defender. Aliás, este guarda-redes teima em fazer grandes exibições em Viseu!

O Académico trocou sempre bem a bola no seu meio campo, onde regressou Ricardo para o lugar do castigado João Paulo. Na frente Luisinho, Hélder e Bacari, colocaram a defesa contrária em sentido, pelas oportunidades que foram criando.

Na segunda parte, e uma vez que já estavam de sobreaviso, que os adversários já estavam na frente do marcador das respectivas partidas, o Académico continuou a criar muitas oportunidades de golo, que tardava a chegar... até que Luisinho aparece pelo lado direito do ataque academista, e remata para o fundo das redes do Alba. Estava reposta a justiça no resultado.

O Alba após o golo, subiu um pouco no terreno, e deixou mais espaço para o contra-ataque do Académico que por várias vezes podia ter dilatado a vantagem.

O Académico não mais viria a marcar, e os últimos minutos do encontro foram de alguma aflição, não pelo perigo criado pelo Alba, mas sim pela ansiedade do apito final.

Realçar, a excelente atitude do Alba, que embora não tenha vindo passear ao Fontelo, nunca alinhou no anti-jogo, jogando jogo pelo jogo. 

Aliás o técnico adversário, quando um dos adeptos mais conhecidos das bancadas do Fontelo lhe perguntou se já tinha recebido o "dinheiro", sorriu cordialmente, fez um gesto de quem não alinha nessas aventuras, e mostrou inclusivamente o seu bolso das calças vazio, como que alinhando na brincadeira. Excelente momento, porque o futebol deve ser vivido com fair play.

Estranhamente quem não apareceu na equipa inicial do Alba, foi o "nosso" Bastigol (lesionado??).  

O Académico ainda não subiu de divisão. No próximo domingo se o Académico pontuar em São Pedro do Sul sobe. Se perder também pode subir, desde que Bustelo e Nogueirense não empatem entre si.

João Nunes ( sócio nº 125 )

1 comentários:

Anónimo disse...

24ª Jornada – Académico - 1 Alba – 0
(9ª jornada da 2ª Fase - Subida à 2ª Divisão).


Académico-1; Alba-0


Vitória justa, indiscutível, mas resultado escasso para tanta oportunidade de golo.
Magnífica exibição do Académico perante um Alba que em muito valorizou a vitória do Académico. O Alba já sem nada a perder ou a ganhar apresentou-se de forma descomplexada com uma excelente organização defensiva e com rápidas saídas para o ataque criando por 2 ou 3 vezes, não mais do que isso situações de perigo. O Académico sabedor da importância deste, encarou-o, tal como em Avança de forma decidida e até ao intervalo criou 3 a 4 claras oportunidades de golo, mas como só as que entram contam, ao intervalo verificava-se um preocupante zero-zero.
Na 2ª parte, o Académico entra bem e cria mais uma ou duas oportunidades claras de golo, ainda nos primeiros 5 minutos. O tempo ia passando, o Académico jogava bem, mas os golos não parecima, até que numa excelente jogada de toda a equipa, Luísinho faz uma fabuloso golo, coroando uma excelente exibição. Percebeu-se, aí que tudo estava mais facilitado, mas o 2º golo teimou em não pareceu e deixou no ar alguma preocupação até ao apito final.
No final, vitória merecida do Académico, com um resultado escasso, para tanta ocasião de golo.
Hoje, a equipa esteve melhor do que os adeptos, que embora, em bom número, não deram o apoio que se esperava ao longo de todo o jogo, como tinha acontecido, em Avanca. De saudar a claque, essa sim, apoiou sempre, sempre.
Os adeptos reservaram-se para S. Pedro do Sul, onde pela primeira vez, aquela magnífica bancada irá encher, pois o Académico precisa de todo o apoio nesse jogo, onde só a Vitória nos interessa para terminarmos em 1º lugar, aquele que nos é devido, por isso há que fazer a curta viagem de 20 Km, à capital da Região de Lafões, a bela e esplendorosa cidade de S. Pedro do Sul.
Vamos a S. Pedro de forma civilizada e ordeira, como é apanágio das gentes do Académico, fazer do futebol uma festa, um espetáculo, respeitando tudo e todos, mas com a legítima ambição de querer ganhar para ficar em 1º lugar. Temos que encarar o jogo dessa forma, é mais um jogo, o último, vale 3 pontos e tudo temos de fazer para os conseguir.
Não há outra forma de abordar o jogo, apenas essa!

Árbitro de Leiria de grande categoria, fazendo uma arbitragem, à Inglesa, quase sem apitar e quase sem mostrar cartões. Excelente arbitragem, talvez a melhor d toda época.


Força Académico!
Rumo à Subida!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

sábado, 19 maio, 2012