quarta-feira, janeiro 15, 2014

Notícia de interesse academista


O G-14, grupo de clubes que se opõe ao presidente da Liga, Mário Figueiredo, insiste na tentativa de destituir a atual liderança do organismo. O grupo cresceu e esta tarde, numa reunião que teve lugar num hotel de Braga, Paços de Ferreira, Beira-Mar, Portimonense e Académico de Viseu juntaram-se ao movimento, enquanto o Chaves, não se fazendo representar oficialmente, enviou mensagem de apoio ao grupo. 

Para José Eduardo Simões, porta-voz do G-14, os sinais são claros: Mário Figueiredo tem de ser destituído imediatamente, apesar de terminar mandato em maio. «Apelamos vivamente ao presidente da mesa da Assembleia Geral para que marque uma AG extraordinária. Na prática o nosso documento remete para o anterior, que não foi acolhido por razões meramente processuais, que aliás não eram verdadeiras. Agora há 18 clubes que pedem AG e que estão em condições de a solicitar.»

O descontentamento daqueles clubes com a desorganização interna é bem traduzido pelas palavras de José Eduardo Simões. «O orçamento para a atual época ainda é etéreo, ninguém o conhece! As contas de 2012/2013 não são conhecidas e ninguém da Liga parece ter interesse para que isso aconteça»

Pelo meio, considerou incrível que «o atual detentor da Taça da Liga, o SC Braga, tenha recebido menos dinheiro que o Gil Vicente, finalista vencido da edição imediatamente anterior», referindo-se ainda às eventuais quebras de receitas dos patrocinadores. 

E mais: «Como é possível nesta fase não se saber onde é a final da Taça da Liga? Provavelmente porque a Liga nem dinheiro tem para realizar a final, nem, provavelmente, a terceira fase. Nenhuma empresa que gere milhões de euros pode funcionar sem apresentar orçamento ou relatório e contas. Ninguém aceita este tipo de situação.»

E sobre a reação ou reposta de Mário Figueiredo a todas estas queixas... «Silêncio é a palavra. Nunca nenhum presidente da Liga desrespeitou tanto os clubes como este está a fazer. Se tem condições para continuar o mandato? Não sei, não sou jurista, vamos esperar que o presidente da mesa da Assembleia Geral marque a AG. Espero que a Liga não se ponha à margem da lei.»

Da I Liga estiveram presentes na reunião em Braga o FC Porto, Arouca, Paços de Ferreira, Olhanense, Académica, V. Setúbal, SC Braga, Belenenses, Nacional, Olhanense, Estoril e Rio Ave. Da II Liga o Portimonense, Académico Viseu, Beira-Mar, Tondela. União da Madeira e Penafiel.

Texto e imagem In A Bola

0 comentários: