domingo, maio 07, 2017

Ac. Viseu FC 1-2 CF União

Estádio do Fontelo, 7 de maio de 2017
40ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

Ac. Viseu: Rodolfo; Carlos Eduardo, Bura, Bruno Miguel e Stéphane (Joel, 67); Capela, Paná e Rui Miguel (Bruno Loureiro, int); Luisinho (Moses, 67), Tiago Borges e Sandro Lima. Treinador: Francisco Chaló.

U. Madeira: Tony; Thiago Enes, Allef, Tiago Ferreira (c) e Rúben Lima; Sérgio Marakis, Caminata (Luís Tinoco, 75), Mica e Nuno Viveiros (Jaime, 79); Cédric (R. Henriques, 74) e Flávio Silva. Treinador: Jorge Casquilha.

Golos: Flávio Silva 32 (0-1), Bura 40 (1-1), Allef 90+6 (1-2)


Se me permitem hoje não vou fazer a habitual crónica, mas sim uma reflexão.

Estamos na fase decisiva da prova, qualquer golo, qualquer ponto, pode ser decisivo. 

É nestas alturas que começam os jogos de bastidores, os rumores, as pressões, etc.


O nosso Académico recebeu o União da Madeira, e até fez tudo para ganhar, jogou bem, empolgou os adeptos, disso a equipa não se pode queixar, houve palmas hoje no Fontelo durante largos períodos de jogo. 

Mas o futebol de hoje não é igual ao do passado, aquele futebol bonito de meninos de rua acabou, é um futebol feio, estratégico, feito de muita concentração.

Foi aí que mais uma vez o Académico falhou, na concentração.

Falhou como sempre nas bolas paradas, cada vez que há canto ou bolas paradas a favor do adversário, o Fontelo sufoca!

Naquele momento em que apenas tem de se chutar para a baliza impera o desespero, vai daí chuta-se por cima da baliza.

Hoje ambiente fantástico no Fontelo, sintonia equipa e publico, os resultados adversários a correr de feição, faltava o nosso golo.

6 minutos de compensação, o "favorito" Famalicão, perde na Póvoa, o Cova da Piedade, marca aos 95m, o Leixoes a perder em casa.

Falta sobre um adversário, cruzamento para a área, golo, mais 1 de bola parada. 

Debandada geral, banho de água fria.

Os jogos decidem-se na concentração, na inteligência, na raça.



O Académico deste modo desce à 16ª posição mas mantém os 4 pontos de avanço sobre a linha de play off, sendo certo que não descerá diretamente.
Na próxima jornada, na deslocação a Famalicão, um empate garante a manutenção. A derrota deixa uma certeza tudo será resolvido na última jornada, em casa, frente ao Cova da Piedade.

Domingo há mais, que o azar de hoje nos proteja em Famalicão.

João Nunes

4 comentários:

  1. Este jogo passou, esta 2ª Liga é assim, esta equipa do União é fortíssima e a dada altura o jogo podia cair para qualquer lado, queríamos que fosse para o nosso lado, não foi, é assim o futebol, é assim esta 2ª Liga, que dirão os adeptos do Leixões com o Estádio cheio 5724 (86.57%), quase 6 mil pessoas, estavam a ganhar já na 2ª parte e perdem o jogo, é assim o futebol, é assim esta 2ª Liga, e os verdadeiros Academistas vão marcar presença no próximo jogo no APOIO à equipa, onde com a qualidade dos nossos jogadores, a atitude desde o 1º minuto com um só pensamento, ganhar o jogo e obter os 3 pontos, não pode haver outro tipo de raciocínio, respeitar e muito o adversário, mas chegar ao campo e ao jogo com a predisposição de tudo fazer para tentar ganhar, e resolver de vez o objetivo da época.
    REpito, os verdadeiros Academistas estão com a Equipa e percebem a dificuldade da permanência nesta 2ª Liga, onde Farense não resistiu, Leixões está com sérias dificuldades e são CLubes com um história e uma dimensão de respeito no Futebol Português, tal como nós Académico.
    Esqueçam as contas, esqueçam o que podia ou não podia ter acontecido, o que interessa é o próximo jogo, e só esse como se fosse o último da´época, isso é o que conta.
    E, é sempre bom lembrar que Francisco Chaló pegou no Académico numa situação, essa sim, de dificuldade extrema, e, hoje, após um resultado mau, e uma exibição nada boa, saímos vivos e numa situação que pode ficar já resolvida no próximo domingo, com uma vitória, e isso é mérito de Francisco Chaló, é bom que todos os Adeptos respeitem isso.

    Sempre Académico!

    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. 8 derrotas em casa! acho que é record negativo para o Académico, é triste o que aconteceu hoje podiamos ter arrumado a questão face aos resultados que iam caindo, tivemos uma oportunidade de ouro para nos livrar-mos das contas da descida agora temos aí um escaldante Famalicão-Academico domingo onde um empate deixa-nos livre de descida mas uma vitória do Fama deixa-nos a ter de ganhar o ultimo jogo frente ao Cova no Fontelo, porque o Fama se nos ganhar tambem ganha o ultimo frente ao «amigo» gil...
    Só espero que o Cova ganhe o próximo jogo frente ao Aves pois se vierem a Viseu com a sua situação por resolver temo o pior, primeiro com a «maldição» do Fontelo e segundo os «chineses» da margem sul vão entrar em cena!
    O melhor é mesmo pontuar em Famalicão.

    Paulo Teixeira

    ResponderEliminar
  3. O jogo de ontem pareceu em muita coisa decalcado do desafio contra o Penafiel. O mesmo resultado, a mesma marcha do marcador, a altura do jogo em que o adversário marcou o segundo golo e também a nossa dificuldade em defender bolas paradas.

    Ontem também aconteceram coisas positivas: o ambiente no estádio e os resultados dos nossos adversários directos.

    As contas para a próxima jornada são elementares, temos de ir a Famalicão com muita vontade, garra, concentração (principalmente isso) e tudo fazer para conseguirmos pontuar. Se assim for, fazemos a festa.

    Força Académico!
    EU ACREDITO!

    ResponderEliminar
  4. Desperdiçamos uma vida, temos mais duas. Se essas duas não chegarem ainda nos dão mais dois créditos.
    Não há desculpas, temos que ser competentes!

    ResponderEliminar

A MAGIA DO FUTEBOL reserva-se no direito de não aprovar comentários que considere que não foram feitos por academistas.
Quando se referir a alguém em concreto, em tom pejorativo, tenha a hombridade de assinar de forma inequívoca, porque se não o fizer o seu comentário não será aprovado.