terça-feira, abril 14, 2009

Jogos inesquecíveis: Sporting 4 Newcastle 1

Este jogo inesquecível – valeu a passagem às meias-finais da Taça UEFA – decorreu no dia 14 de Abril de 2005 – faz hoje 4 anos. De Inglaterra – Newcastle – o Sporting trazia uma desvantagem de 1-0.Quando Dyer aos 19 minutos colocou os forasteiros em vantagem tudo se complicou pois o Sporting precisava de marcar 3 golos para passar a eliminatória. 3 Golos?! Sendo assim marcaram-se 4: aos 40 minutos, a passe de João Moutinho, Marius Niculae de cabeça empatou a contenda; aos 70 minutos Sá Pinto encosta para a baliza do Newcastele uma bola que Given largara a remate de Pedro Barbosa – faltava 1 golo; aos 77 minutos na sequência de um pontapé de canto Beto elevava de cabeça para 3-1 – o Sporting estava na frente da eliminatória; aos 89 minutos Rochemback marcou o golo da confirmação. Inesquecível!

Sporting: Ricardo; Rogério, Beto (c), Polga e Rui Jorge; Rochembak; João Moutinho, Sá Pinto (Custódio 88) e Carlos Martins (Pedro Barbosa 66); Douala e Niculae (Pinilla 74). Treinador: José Peseiro.

Newcastle: Given; Carr, Taylor, Bramble (O´Brien 56), Babayaro, Jenas (Milner 45), Bowyer, Faye, N´Zgobia, Dyer (Kluivert 59) e Shearer (c). Treinador: Graeme Souness

4 comentários:

  1. Já lá vão quatro anos?!?
    Estou mesmo a ficar velho!
    Lembro-me deste jogo como se tivesse acontecido ontem. Noite fantástica e inesquecível sem dúvida.

    Dois pormenores curiosos os quais aqui recordo: logo após o jogo, um amigo também sportinguista, manda-me um SMS em que me diz qualquer coisa como: "...quando querem correr até fazem umas coisas engraçadas".
    Ouvir Graeme Souness, então treinador do Newcastle, dizer na conferência de imprensa: "esqueçam as meias e a final e entreguem-lhes já a Taça".

    Infelizmente as coisas acabaram mal, mas que foi um percurso bonito, lá isso foi!

    Nuno Costa
    Viseu

    ResponderEliminar
  2. O grande problema do Sporting de 2004/2005 é que só gostava de atacar, defender que é bom está quieto! Bom era se possível uma mistura de treinadores (filosofias) entre Peseiro e Bento. Foi uma época em que podíamos ter ganho tudo e nada ganhamos. Mas, é como costumo dizer, se fosse fácil ser sportinguista seriam outros do Sporting e não nós.

    ResponderEliminar
  3. Noite inesquecivel.
    Nesse dia ate estava de folga e convidei um amigo meu (também sportinguista) a ir ver o jogo a minha casa.Iamos deitando o prédio abaixo.
    O pior foi na manha seguinte.
    A minha vizinha do andar de baixo
    (por sorte tambem Portuguesa) veio
    pedir-me explicaçoes do que tinha acontecido. Felizmente fui "perdoado".

    ResponderEliminar
  4. Eu estive prsente no Estádio nesse jogo e nunca vi tanto apoio dos adeptos como nessa noite.
    Até o treinador do Newcastle, na altura era o Souness, disse isso no fim do jogo.

    ResponderEliminar

A MAGIA DO FUTEBOL reserva-se no direito de não aprovar comentários que considere que não foram feitos por academistas.
Quando se referir a alguém em concreto, em tom pejorativo, tenha a hombridade de assinar de forma inequívoca, porque se não o fizer o seu comentário não será aprovado.